O Irã não pode ‘vencer’ esta guerra. Mas pode forçar um recuo dos EUA usando estas 4 táticas de insurgência

93
Mayuree Naree

Por Jessica Genauer
The Conversation

O Irã sabe que é militarmente muito mais fraco do que os Estados Unidos. Os EUA respondem por 37% dos gastos militares mundiais, enquanto o Irã representa menos de 1%. No papel, esperaríamos que os EUA vencessem facilmente um confronto militar com o Irã.

Mas, como a história mostra, os EUA não vencem guerras contra grupos que adotam táticas de guerrilha. Isso ficou claro no Vietnã, no Iraque e no Afeganistão. Os EUA não “perderam” essas guerras, mas tampouco conseguiram vencê-las. Em cada caso, os EUA acabaram por se retirar e permitiram que seus adversários reivindicassem a vitória.

O Irã sabe disso e está usando quatro táticas insurgentes fundamentais para forçar a retirada americana da guerra.

Provocação

Ao atacar infraestruturas críticas e bases militares em todo o Golfo Pérsico, o Irã espera provocar os EUA a intensificarem o uso da força.

Isso atende a objetivos específicos do regime.

À medida que a campanha de bombardeios americanos se intensifica, o apoio à guerra entre os opositores do regime islâmico no Irã começa a diminuir. Segundo o Ministério da Saúde iraniano, já mais de 1.400 iranianos foram mortos e mais de 18.000 feridos nos combates.

Enquanto isso, o apoio à guerra nos EUA certamente cairá à medida que o custo do emprego massivo de força militar aumenta, sem uma vitória decisiva à vista. Em pesquisa recente da Reuters e da Ipsos, apenas 27% dos americanos apoiavam a guerra.

Isso provavelmente gerará pressão política sobre o presidente Donald Trump para que se retire.

Mas se o oposto acontecer — se o Irã conseguir provocar os EUA a colocar tropas no solo —, isso permitiria ao país passar para uma insurgência em larga escala que custaria ainda mais vidas americanas. E isso seria muito mais desastroso para Trump.

Sabotagem das relações regionais

O Irã também está atacando seus vizinhos do Golfo Pérsico — Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Kuwait, Catar e Bahrein.

Isso pode parecer uma estratégia arriscada, já que o Irã precisará conviver com esses vizinhos próximos após o fim da guerra. Mas o regime tem um propósito: quer sabotar a relação cada vez mais estreita entre os países do Golfo e os EUA.

Por décadas, os países do Golfo dependeram dos EUA como seu garantidor de segurança definitivo. Os EUA exportam bilhões de dólares em armamentos para esses países, e muitos deles abrigam bases militares americanas.

Ao atacá-los agora, o Irã cria pressão sobre os líderes do Golfo para que se distanciem dos EUA.

Em toda a região, a desconfiança e o antagonismo político em relação aos EUA permanecem elevados. O ressentimento tende a aumentar ainda mais à medida que as economias continuam sofrendo um impacto significativo decorrente da aventura militar americana e israelense.

Se o Irã conseguir sabotar a proximidade entre os EUA e os países do Golfo, isso poderá mudar fundamentalmente o ambiente de segurança no Oriente Médio e aumentar seu próprio poder em uma região em que tem poucos aliados.

Armas leves e embarcações de ataque

O Irã está usando armas leves — principalmente drones e pequenas embarcações de ataque — e táticas de combate ágeis a seu favor.

O Irã perdeu a maior parte de sua capacidade naval nos primeiros dias da guerra. Assim, adotou quase imediatamente uma estratégia de guerra naval assimétrica para bloquear efetivamente o Estreito de Ormuz.

Para isso, está empregando lanchas de ataque rápido, minas navais e submarinos de pequeno porte — projetados especificamente para operar nas águas rasas e turvas do Golfo — para ameaçar grandes e lentos petroleiros.

Essa tática insurgente deu ao Irã controle sobre uma parte importante da economia global, restringindo o fluxo de petróleo, minerais críticos e gás natural liquefeito para o restante do mundo.

Ataques à infraestrutura civil

Por fim, o Irã está atacando infraestruturas civis — como aeroportos, usinas de dessalinização de água e instalações energéticas — em todo o Golfo.

Agora, ameaça destruir por completo essa infraestrutura caso Trump cumpra sua promessa de “obliterar” as usinas de energia do Irã.

Isso intensifica a pressão sobre os países do Golfo, colocando em risco seus ativos econômicos e humanitários críticos. Também está gerando perturbação econômica global com o fechamento de centros de transporte internacional nos Emirados Árabes Unidos e no Catar.

Ataques a alvos não militares desestabilizam toda a população. Ninguém sabe o que pode ser atingido a seguir.

Essas pressões aumentam a probabilidade de que países do Golfo e do resto do mundo pressionem pela retirada dos EUA.

O Irã pode resistir mais do que os EUA

Então, o que o uso de táticas insurgentes pelo Irã sugere sobre como esta guerra terminará?

Guerras anteriores envolvendo uma grande potência militar contra um oponente muito mais fraco nos ensinaram uma lição.

O ator mais fraco precisa sobreviver por tempo suficiente para que a pressão política e econômica se acumule sobre seu adversário, o que o obriga a se retirar. Mesmo tendo sido gravemente enfraquecido, o ator mais fraco pode então reivindicar a vitória.

Portanto, o regime iraniano precisa apenas sobreviver por mais tempo do que a disposição política americana de continuar a lutar.

É certo que o regime foi muito enfraquecido. Ele pode cair no médio ou no longo prazo. Mas, por ora, está preocupado apenas com o futuro imediato, recorrendo a essas táticas insurgentes para superar os EUA no curto prazo.

Como os EUA deveriam mudar de abordagem

Se os EUA querem vencer, precisam de uma mudança fundamental de postura e da adoção de um princípio central de contrainsurgência: causar danos ao inimigo, mas conquistar os corações e as mentes do povo.

Os EUA têm uma longa história de tentativas dessa estratégia no Iraque e no Afeganistão e podem aprender lições desses conflitos.

No entanto, a guerra do Irã, até o momento, não demonstrou que isso seja uma prioridade.

Os civis têm arcado com o peso dos ataques americanos e israelenses, que incluíram a destruição de uma escola de meninas que, segundo relatos, matou 175 pessoas, em sua maioria crianças. Sítios culturais e infraestrutura civil também foram atingidos.

Trump fez acenos superficiais ao povo iraniano, encorajando-o a se levantar e retomar o controle do governo. Mas não colocou ações por trás dessas palavras.

Uma forma de reconstruir a confiança seria dar muito mais ênfase à proteção de bens civis e de vidas civis nos ataques.

Pode não haver uma estratégia clara de saída para os EUA neste momento, mas apoiar um caminho para a viabilidade de longo prazo do Irã além deste regime significa garantir que os civis não sejam dizimados por esta guerra.■


Subscribe
Notify of
guest

93 Comentários
oldest
newest most voted
JuggerBR

Ou seja, não planejou nada antes de começar essa aventura, e agora não sabe como sair. Governar pelo Twitter não está se mostrando um bom caminho, o que surpreende zero pessoas.

curisco

antes os politicps estavam preocupados com sa vozes das ruas.

depois com os numeros das pesquisas.

agora querem governar seguindo humores a cada 10 segundos

Helio Eduardo

Eu concordo, mas costumo dizer que, mesmo sendo senil como Biden ou aventureiro de Twitter como Trump (dentre outras coisas), o presidente da vez nos EUA está no topo da que eu considero a mais capaz, efetiva e poderosa máquina político administrativa que se viu. Não faltam assessores, especialistas e técnicos de tudo quanto é assunto que existe. Se ele ouvir essa turma, e deve estar ouvindo, do contrário ele já teria mandado para as Termópilas, quer dizer, para o Estreito de Ormuz, uns Arleigh BUrke que, a essa altura, teriam sido atingidos e até afundados, ela leva chance. Afinal,… Read more »

curisco

ouvindo agora que a realidade se impôs brutalmente

Nilo

O momento é de impasse, por parte de EUA, o tempo trabalha contra Trump, os países estão sob forte pressão econômica, dizer que o Iran está em negociação aceitando não produzir armas nuclear em um Acordo de paz, demonstra claramente que o Iran nunca teve e não pretende ter armas nucleares, é Trump ouvindo sua própria voz,.buscando como sempre uma saída honrosa para suas escolhas desastrosas. Natanyaru como sempre achará uma forma de quebrar o impasse rsrsrs

curisco

quem interrompeu os processos d negociacao em 2019 e agora em 2023 com Irão foi o Trump. Irã deixava as vistorias acontecer. mas Trump tem o complexo do machão que precisa o tempo inteiro afirmar que é forte. e todos sabemos que gente realmente poderosa não sai falando isso. Só olha.

Augusto Cesar

Pode ser que o Trump esteja ganhando tempo esperando chegar seus meios anfíbios (mais uma prova do quanto ele estava despreparado com relação a capacidade de resistência do Irã, pois esses meios já deveriam ter sido despachados para o Golfo Persico logo no começo das hostilidades). A previsão e de chegaram na sexta (data aonde deveria terminar seu ultimato).

Os iranianos serão muito tolos se realmente acreditarem que o Trump esteja querendo negociar.

wilhelm

Não adianta nada ter os melhores consultores do mundo se você não dá ouvidos para o que eles falam. Agora que a merda já está feita, não adianta chorar.

Nenhuma nação do mundo, independentemente da época ou lugar, é imune a idiotas.

Last edited 2 meses atrás by wilhelm
Hcosta

principalmente quando a responsável pelos briefings de defesa é alguém como a Tulsi Gabbard ou um Hegseth, especialista em programas de TV do final da manhã…

André Macedo

A estrutura até existe, mas quando se troca pessoas competentes por lunáticos vai dar no mesmo, os caras tem um ministro da Saúde ANTIVACINA pra se ter uma noção.

Helio Eduardo

Apenas para um contraponto, se me permite, estou entre “não planejou” e “calculou mal a força do adversário”. Seria algo como os russos na Ucrânia, superestimar a capacidade de resistência do regime aos movimentos internos..

O tempo corre contra a América, quanto mais o conflito se arrasta, mais pode o Irã se beneficiar. E quanto mais demora, maior o risco do “Fator Trump” prevalecer e algo sair muito errado.

Helio Eduardo

Engraçado, a ordem de meus comentários está invertida. O texto que se inicia como “Eu concordo” seria o primeiro

Kornet

Se o Irã tivesse o mesmo apoio que a Ucrânia tem,a coisa iria ser muito pior para os EUA e Israel.

Helio Eduardo

Sem dúvida, mas acho que essa é uma especialidade norte americana, guerra por procuração.

Camargoer.

Olá Kornet. Vocẽ levantou um aspecto curioso e que deveria ser mais discutido. Algo pouco mencionado é que Trump tem mais 3 anos de mandato e a menos que seja dado um golpe parlamentar, os EUA elegerão um outro presidente cuja plataforma pode ser a reaproximação com o Irã ou pelo menos o fim da guerra. Acho improvável que um candidato que proponha o aprofundamento da guerra contra o Irã consiga vencer uma eleição nos EUA. Talvez isso mude se o Irã promover ataques terroristas em solo estadunidense.. isso tende a criar um sentimento de nacionalismo ufanista nos EUA (quase… Read more »

Eromaster

O que eles estão fazendo contra o Irã não é terrorismo? Sem declaração de guerra, sem autorização da ONU, sem agressão de Irã contra o império, eles simplesmente lançam ataque surpresa começaram assassinar os líderes do país uma a um.
Nenhum o Congresso dos EUA aprovou esse tipo de agressão.

wilhelm

Assassinar parte da elite governante de um país durante uma negociação é o tipo de coisa que tende a entrar nos livros de história como algo negativo, além de também ter efeitos bem duradouros por conta da quebra de confiança.

Quem está acostumado a ver a história como um filme do Rambo acha bonito, mas na prática esse tipo de ação tende a ser bem desastrosa, em termos simbólicos e políticos.

PACRF

O Congresso norte americano está fazendo o pior papel que uma instituição desse tipo pode fazer: se omitindo. Fingindo que o conflito não existe. Pior, pesquisas indicam que a maioria da população não conhece os objetivos do conflito.

Leandro Costa

Ninguém realmente conhece os objetivos. Trump nunca os deixou claro. As últimas pesquisas indicam que coisa de 1/4 da população Americana ainda apoia esta Guerra e a tendência é de queda ainda mais nesse número.

E tudo indica que simplesmente não houve preparação suficiente para essa Guerra. A falta de meios navais no local é um sinal bastante claro disso. Na minha opinião, nem os comandantes militares tinham certeza do que o Trump queria fazer. Talvez até nem saibam ainda.

Hcosta

o que não falta são ações de agressão do Irão e dos seus aliados contra os aliados dos EUA.

fewoz

É impressionante como alguém aqui ainda tem coragem de criticar o Irã, mesmo num caso tão óbvio como este.

Hcosta

e vou escrever algo ainda mais impressionante. Sou contra esta intervenção e sou contra o regime iraniano.
Não vou fazer do Irão a virgem ofendida desta história.
E aprecio a grande ironia do Irão ter contribuído para a eleição de Trump ao usar os seus subordinados para causar o caos na região.

fewoz

Acho que grande parte das pessoas também é contra o regime iraniano. Mas também é importante lembrar que há um regime nos EUA (sempre houve um regime lá, que favorece uma elite), mas que é simplesmente chamado de “governo”.

Enfim. Nenhum país deve interferir em assuntos internos de outros países.

Hcosta

Quem determina o ritmo é a Rússia?
Sim, está tudo a correr como planeado…

Camargoer.

Costa Quando mais complicado o plano, maior a chance das coisas serem diferentes. A Russia havia planejado fazer uma guerra rápida Talvez algunas semanas, Era uma estratǵia de batalha decisiva e blitzkrieg. Após o impacto inicial. Este teria sido o primeiro momento da guerra Contudo, Ucrãnia conseguiu resistir o suficiente para organizar um apoio internacional, inclusive com o fornecinento de armas. As sanções aplicadas contra a Rússia foram muito mais rigorosas que qualquer sanção aplicada antes a outros países. Este momento fragilizou a Russia ao ponto de muita gente prever a derrota e até a queda de Putin. Este foi… Read more »

Hcosta

Mas quantas vezes já escreveu o mesmo?

Se um reage ao outro e vice versa, então nenhum tem a iniciativa.

Ou defende a teoria ridícula de que a Rússia está a perder soldados e material só porque quer. Se o objetivo é uma guerra de atrito, que fique parada à espera dos Ucranianos. Mas não faz isso.

Ainda não atingiu os seus objetivos, que são cada vez mais limitados e claramente determinados pela classe política, devido à resistência Ucraniana.

Augusto Cesar

“Talvez isso mude se o Irã promover ataques terroristas em solo estadunidense”

Do jeito que Trump e sem escrupulos, não duvido que aconteça uma False Flag para poder dar mais legitimidade em sua “operação especial”.

curisco

Todos, absolutamente todos, sabiam disso. Creio que Trumpateta: a) está ganhando horrores manipulando mercados b) achou que ia ser o passeio de 6 meses atrás e ia fazer gracinha c) Netanyahu puxou a corda e vaio continuar puxando. O bibi precisa de guerra até onde não puder porque sabe que tem 4 ou 5 graves julgamentos só esperando ele sair do cargo d) o trump é megalomaníaco e sempre, sempre agiu na base do blefe e posição domnante e) ele precisa agradar seu eleitorado já que internamente é pisada na jaca atrás de pisada na jaca f) esqueceu de combinar… Read more »

JuggerBR

Eles não estudaram como o Irã funciona antes de sair matando os lideres do regime, desconheciam que sempre tem outros que já foram indicados anteriormente para assumir os cargos que vierem a ficar vagos. Mataram um idoso de 86 com câncer, ou seja, semimorto já, para que no lugar deste imediatamente surgisse o seu filho, mais novo e com certeza com um grande sentimento de vingança. O que torna qualquer negociação inútil.

curisco

a CIA e o comando das forças armadas sabe de tudo isso e muito mais.

A questão é que temos um maluco no governo que se gaba e demite todos e qualquer um que não o obedeça cegamente.

O critério trumpista é estritamente obediência

PACRF

Para isso, ele está contando com a complacência e a omissão do Congresso.

curisco

democratas apavirados com a fúria MAGA. mas sabem que vão ganhar mais vagas nas eleicoes que vêm agora

Renato B.

Se tem alguém que saiu ganhando nessa história até o momento foi o Nethanyahu. Eu já sabia que a influência israelense nos EUA é enorme, mas fiquei surpreso de chegar a esse ponto.

Renato de Mello Machado

Se os EUA colocarem tropas no solo o Irã vai ter de adotar a tática de abraçar o inimigo.Aí complica para os EUA atacarem as tropas inimigas no solo com combinação de armas podendo também acertar as suas por fogo amigo.

sagaz

O inusitado é que um país está sujeito a aprovação popular, base para suportar uma guerra, já o outro é sobre a força da chibata, manter uma cadeia de comando mesmo com os líderes virando alvo a cada nova nomeação, a base da força tendo os seus parentes sob o julgo da tirania a qual é obrigado a defender. No Vietnã do Norte a base da população vivia sob a tese de “reforma agrária”, combater os “ricos do mal” para ganhar algo em troca, mas e o Irã!? “É pelo Islã!” Quando começar a faltar comida, energia, as mães e… Read more »

wilhelm

Você está subestimando o papel da crença e da cultura. Apesar da mentalidade ocidental colocar o bem estar material como um fim em si mesmo e ser quase desprovida de valores que transcendem essa lógica, isso não significa que no resto do mundo a banda também toca assim — ainda mais em sociedades que, de modo geral, mantém um estilo de vida mais tradicional e não se tornaram liberais. Nesses casos, não apenas é possível que as pessoas estejam dispostas a morrer ou passar dificuldades por certas noções de honra, justiça, etc, estranhas ao cidadão ocidental médio, como também é… Read more »

marcio

Povo é sem noção, pensa que o tio sam entra na guerra sem informações, sem conhecer o inimigo, sem saber como será a reação do inimigo. Tem gente que acredita que os estados unidos são meio boco. A maior economia do mundo, dono dos maiores meios de informações são burros, inteligente é quem escreve na internet. Esqueceram o que fizeram com Madura onde ninguem jamais tinha sonhado que poderia acontecer. Tio Sam não é bobo.

wilhelm

Amigo, eu sei que é difícil imaginar o mundo assim, mas a elite política americana não é formada por entidades cósmicas acima do ser humano comum. Eles são políticos e todo político pode agir de maneira burra, independentemente do lugar ou época. Em um período de decadência, é até esperado que isso ocorra.

Se até impérios mais influentes e duradouros já sofreram por conta de imbecis que ganharam mais poder do que deveriam, não serão os EUA que vão fugir dessa realidade.

Last edited 2 meses atrás by wilhelm
DOM

Ele tá em fase de negação.

Bosco

Os mesmos que viviam acusando os EUA e e Israel de covardes e que não tinham coragem de atacar o Irã, que o Irã não era Iraque, que só chutavam cachorro morto.etc. agora fazem beicinho e fazem mimimi por conta dos EUA e Israel terem atacado o Irã. Viviam provocando e incitando mas agora estão chorando em posição fetal chupando o dedão com micose e reclamando que a gasolina vai subir.
E de forma interessante esses mesmos aceitam como legítimo toda a atrocidade Russa na Ucrânia, que nunca ameaçou a Rússia.

wilhelm

Amigo, talvez seja difícil pra você, mas eu sugiro você fazer um esforcinho a mais aí pra tentar chegar a conclusão de que não se trata apenas do preço da gasolina, mas sim de uma das principais cadeias globais sendo diretamente afetada por uma guerra que não tem sequer um objetivo claro e nem mesmo um fim imediato no horizonte, com altíssimas chances de cascatear o aumento de custos sobre todos os bens e serviços do mundo. Se não conseguir, ao menos vai ter servido como um desafio interno pra simular algo próximo de um pensamento que não envolva militância… Read more »

JuggerBR

“Tio Sam não é bobo” Não é bobo, mas penso em um adjetivos bem piores pra o que ele se tornou agora…

Carvalho2008

Mestre Marcio, mesmo vendo o volume de negativacoes que o amigo ganhou, lhe darei parcial razão. passei a postar muito pouco aqui por conta destas brigas de camisas e pouco debate técnico… As pessoa não enxergam que já estamos na III Guerra…toda a motivação é para quebrar o avanço global da China….isto já descrevi a tempos…o Caminho dos EUA era se entrincheirar nas Américas (ação Maduro foi exemplo disto, prover 1o recursos para si). A ação iran é para minar a energia chinesa… Como foi na WWII? quando Japão invadiu e procurou expandir recursos no sul da Ásia, os americanos… Read more »

Comte. Nogueira

Por que Israel e os EUA atacaram o Irã?
Os mocinhos contra os bandidos?
O bem contra o mal?

Bosco

Não sei a sua posição política ideológica mas os canhotos, que adoram seres iluminados não eleitos e ter um feitor estalando um chicote nos seus lombos branquelos, têm ojeriza ao Trump porque ele emprega os mesmos meios que esses canhotos consideram legítimos para seus entes adorados empregarem contra o Ocidente. O Trump não vestiu a carapuça de ter que pagar uma tal dívida histórica e isso deixa os canhotos umas araras empitecidas. Na cabeça canhota , dominado pelo racismo e xenofobia que lhes faz perceberem algumas raças e culturas como sendo menos propensas a nobres ações e portanto, só cobram… Read more »

Last edited 2 meses atrás by joseboscojr
André Macedo

Percebam que nosso colega sempre bate na mesma tecla quebrada e se agarra a ela como o último bote do Titanic: Os “canhotos” fecham os olhos pra supostas ditaduras malvadas mas cobram civilidade do Ocidente, que seria uma democracia digna de contos de fadas. Acho que se esqueceu ou nunca soube qual o país que mais patrocinou golpes e ditaduras, o Ocidente nunca fez oposição à autocracia, ele adota essa máscara de democracia justamente pra poder fazer suas maracutaias. Ora, como a suposta maior democracia do mundo é campeã de golpes e interferências? Ninguém cobra civilidade do Ocidente dessa forma,… Read more »

Last edited 2 meses atrás by André Macedo
Hcosta

esse seu discurso define bem o ponto a que chegamos em termos democráticos. Basta ser de esquerda e torna-se o principal responsável por todo o mal neste mundo. Pode substituir canhotos por fascistas que o resultado é o mesmo. E se o resultado é o mesmo, isso significa que o seu discurso não é muito diferente dos discursos de Putin e semelhantes. Até se auto intitula como o defensor dos valores ocidentais e da luta contra os LGBT… Talvez seja este o principal problema, esta divisão extremista, exacerbada por pessoas como Musk, que transformam qualquer sociedade em uma disputa constante… Read more »

Bosco

Luta minha contra os LGBTs,?
De onde vc tirou isso, cidadão ?
Vai ver se eu tô lá na esquina, H.

Hcosta

Entrou na fase da raiva?
Não escrevi que lutava contra os LGBT’s mas sim Putin.
Ou defende valores democráticos ou Trump/Putin. Os dois não dá.

Bosco

Perdão! Entendi errado.
Achei que se referia a mim.
Em relação à sua percepção de equivalência do Trump com o Putin, eu discordo.

Bosco

Meu amigo Hcosta. Tenho muito respeito por sua pessoa. Perdão novamente pelo equívoco. Em relação à dicotomia direita/esquerda, com certeza há canalhas na direita do mesmo modo que pode haver putas num convento, mas com certeza não há honestos na esquerda assim como não há como haver virgens num cabaré. A esquerda é o espectro político que sinaliza a hipocrisia, a inveja, a mentira, como forma básica de agir, e em que pese ser repetitivo, não há esquerdista “grátis”. Todo esquerdista se locupleta com o Estado , seja de forma direta ou indireta, seja com migalhas e esmolas ou com… Read more »

fewoz

Blablablablablablabla

André Macedo

No primeiro ataque ao Irã a popularidade do Trump deu uma leve subida, agora a desprovação dele chegou a níveis alarmantes, 36% de aprovação segundo a Reuters. Se o Trump resolver embarcar numa guerra prolongada contra o Irã vai cair mais ainda, os americanos só gostam daquelas guerras que eles não sentem o peso nas prateleiras do supermercado ou afins.

Bosco

Lá continuará sendo uma democracia e o eleitorado irá escolher outro mesmo , daqui 3 anos.
O que não pode é o Judiciário de lá ser ideologicamente aparelhada (ou empenhado na defesa de seus privilégios e de suas maracutaias) como ocorre em outros partes do mundo.

André Macedo

Quão ingênuo deve ser achar que porque se troca um rosto ou outro se vira uma democracia, com muitas opções pra se escolher entre 2 PARTIDOS (ambos recebendo doações e lobby do mesmo grupo), entre PACs e Super PACs. kkkkkkkkkkkkk

Bosco

A alternância de poder é só uma das características de uma democracia, que como qualquer valor humano, não é absoluta.
Se o método de alternância de poder nos EUA não lhe agrada, sinto muito.

André Macedo

Mas é claro que é absoluta! Se os EUA permitem é democracia, se não, é ditadura!! Matar civis? Se os EUA permitem pode, se não é terrorismo!!

Não me interessa a alternância de poder ou não dos EUA, me interessa eles agirem no mundo em nome de uma suposta democracia, com resultados que agora mesmo estamos sentindo no bolso, ou quando cobram do Brasil reconhecer grupos terroristas sendo que eles mesmos nunca consideraram a KKK como terrorista.

Last edited 2 meses atrás by André Macedo
Bosco

Sim, sim, sim.
Vc está certo em tudo, mas eu ainda torço para que o regime iraniano se exploda.
E também, diferente de você, eu considero acertado considerar as facções criminosas brasileiras como sendo grilupos terroristas … e que se dane a KKK.

André Macedo

Claro que sim, eu não esperaria nada superior.

Bosco

Nunca pense que somos da mesma “laia”. Nunca!

Last edited 2 meses atrás by joseboscojr
Bosco

Em relação a estarmos “sentindo no bolso”, muito nobre a sua preocupação, mas particularmente estou acostumado já que aguardo a picanha há mais de 3 anos. (rssss)
E o grosso vai vir esse ano. Já tínhamos sido avisados.

Last edited 2 meses atrás by joseboscojr
Bosco

Dois milhões de cidadãos brasileiros se lascaram só com a crise do Master encoberta pela cleptocracia no poder e vc se preocupando com o valor da gasolina por conta do regime terrorista iraniano estar sendo “torpedeada”.
Muito nobre de sua parte.
Vai doer no seu bolsinho, né?

Last edited 2 meses atrás by joseboscojr
Bosco

Interessante vc considerar colocar a KKK como grupo tertorista sendo que nem o Obama em 2 mandatos o fez.
Vc se preocupa muito com os EUA.

André Macedo

Obama???? Eu literalmente acabei de fazer um comentário criticando justamente essa suposta noção de “alternância” de poder, não é possível cara kkkkkkkkk

Bosco

Nossa! Vc me pegou!
É mesmo… vc disse.
Kkkk
Jênio vc!
Vc fala e eu não entendo, né?

André Macedo

A título de curiosidade, porém: Os EUA não possuem um mecanismo legal de reconhecer terrorismo doméstico, apenas organizações estrangeiras. Não dependeria só do presidente, apesar de não se ver esforço significativo, mas reforça ainda mais a hipocrisia que me refiro.

Bosco

Então seu comentário sobre a KKK foi só um rampante juvenil testosterônico sem fundamento , servindo só para dar vasão ao seu furor anti-imperilista e sua preferência para os pobres e oprimidos.
Entendo!

André Macedo

Não, Bosco, meu comentário foi mostrando que os EUA como Estado tem essa hipocrisia no seu cerne, que não depende ou se limita ao presidente X ou Y. Sua capacidade de leitura já foi melhor, em momento algum eu limitei minha crítica ao Trump, quem tentou fazer essa divisão foi tu.

Last edited 2 meses atrás by André Macedo
Hcosta

defender Trump e a alternância de poder não dá…
a tentativa de manipulação das eleições e o 6 de janeiro são exemplos, entre outros, disso mesmo.

Bosco

Desconheço que a legitimidade do Trump esteja sendo questionada na justiça americana e desconheço que ele tenha tentada manipular o resultado das eleições.

Camargoer.

Ola Andre O modelo políco/partidário dos EUA ficou bastante defasado em relação a outros países. Talvez fizesse sentido já 250 anos atrás, quanto era preciso usar cavalos para cruzar grandes distãncias e as únicas pessoas que votavam eram os homens brancos livres e que possuima terras ou renda Hoje, o sistema de financiamento que permite doação de empresas tornou os parlamentares e os eleitos para mandatos executivos defensores dos interesses destas empresas. O pior é saber que a indicação para as comissões é feita a partir de quanto cada congressista trouxe de doação para o partido Outro problema grave é… Read more »

André Macedo

É justamente o problema dessa suposta liberdade: Tem-se um sistema totalmente ditado pelo poder econômico e achamos que existe liberdade pq podemos escolher rostos numa tela, mas o problema real está no critério que nos trouxe esses rostos. Não que o Brasil, por exemplo, não tenha esse problema, aliás é justamente essa disparidade econômica que o Fundão Eleitoral tenta combater (sem entrar no mérito de eficácia), mas é inegável que lá essa disparidade é levada ao extremo do extremo. É interessante estudar como o sistema deles se desenvolveu e as diferenças pro nosso, como cada colônia tinha governo e identidade… Read more »

Bosco

E aí a democracia tipo defasada americana foi evoluindo, evoluindo , evoluindo … e chegou-se ao padrão de democracia existente na CN, Venezuela, China, Rússia…
Essas… suprassumo. O ápice .

Bosco

Pra mim a democracia defasada americana com apenas 2 partidos relevantes é muito parecida com a democracia adotada no Brasil a partir de 85 , no chamado “Teatro das Tesouras Tupiniquin” , tão tolerada pelos “democratas” brasileiros que tão nobremente combatem o fascismo.
Não sei como esses mesmos podem criticar a democracia americana, mais precisamente, o processo de alternância de Poder no Executivo americano, enquanto toleram e até incentivam processo semelhante no Brasil e automaticamente se voltam a qualquer iniciativa que tente furar esse modelo e tente se legitimar pela escolha popular pura e simplesmente.
Me explique isso, nobre Camargoer.

Bosco

Quem cala , consente.
Vc , Carmagoer, considera a cleptocacia esquerdista socialista brasileira tão ilegítima quanto a pseudo democracia capitalista americana.

Carvalho2008

Mestre Camargoer….não,….o Brasil não tem um modelo superior ao americacano, mesmo com os vícios apontados… De longe, é o mais estavel….com ou sem vícios…inclusive porque parte do que o colega apontou, ocorre aqui de forma igual ou com mais intensidade. E quanto a alternância de poder, ela é basilar….base, essencial, dos maiores termômetros de saúde democrática…mesmo que o cidadão candidato seja excelente com características ad eternum….ele somente pode dispor de ser presidente por 8 anos em toda a sua vida…e passa o bastão para outro, quer seja do seu próprio partido ou adversário…. Um dos sistemas de doença democrática, é… Read more »

Bosco

Pra começar, sequer o atual ocupante do Planalto esta legitimado no cargo de acordo com a CF-88 e com a EC 16/1997, que define claramente que o presidente da República pode ser reeleito uma única vez para um mandato subsequente. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc16.htm Uma máxima do Direito Administrativo que está imprensa na CF no “princípio da legalidade” afirma que é facultado ao agente público fazer apenas o que a lei determina expressamente. Em nenhum artigo da CF está determinado que um ex-presidente já eleito em 2 mandatos subsequentes poderia ser candidato para um terceiro mandato alternado e muito mais num quarto mandato.… Read more »

fewoz

Uma “democracia” onde os mesmos partidos políticos se alternam desde sempre (e que nunca realmente muda muita coisa).
Uma “democracia” que gasta 1 trilhão em Defesa, mas que deixa sua população à própria sorte com relação à saúde e habitação, além de infraestrutura geral.

Bosco

Você está certo.

Bosco

Deixe que os americanos se entendem com seu sistema de saúde. Preocupe-se com o seu plano de saúde particular aqui no Brasa. rsss
https://www.youtube.com/shorts/xkCFvrKTK0o

fewoz

Há muito tempo que estou fora do Brasil…

Carvalho2008

Mestre Fewoz….

Não é nem nunca foi uma democracia global…a democracia americana é para americanos…votada pelos americanos e defendendo interesses dos americanos…mesmo que seja a guerra e manipulação de governos estrangeiros…é a expressão do desejo ou consentimento de eleitores americanos …americanos que possuem sua renda per capta, expectativa de vida, saúde americana….

Noves fora…é deles para eles com as conquistas deles…e assim fazem e assim fizeram funcionar até o momento….estão muito longe de serem os lanterninhas em qualquer quesito..

Independente de ser bom ou ruim paraim, Bosco ou você amigo…democracia nacional é uma coisa…democracia global é outra….

fewoz

Pois aqui está a chave de tudo:

“Independente de ser bom ou ruim paraim, Bosco ou você amigo…democracia nacional é uma coisa…democracia global é outra….”

Realmente, foi o que os americanos escolheram. Democratas ou Republicanos, nada muda, apenas o jeito de falar. O que não pode é ingerência externa e hipocrisia.

Tio Velho Comuna

Lembrei daquele famoso e saudoso general vietnamita: Vo Nguyen Giap, que conduziu uma estratégia vitoriosa contra os EUA. A conferência foi em Paris e dizem que um general americano teria a dito a ele que não perdeu nenhuma batalha para os Vietnamitas(o que é fato); ao que Giap replicou: eu sei, não queríamos ganhar batalhas contra vocês, queríamos ganhar a guerra

Camargoer.

Olá Kamarad (sou fã da Rosa Luxemburgo)

Uma curiosidade sobre o General Giap, ele tinha doutorado em história e era um entusiasta da vida de Napoleão. Ele conhecia (de cor) todas as batalhas que ele comandou, como foram as movimentações das tropas, as decisões dele e dos inimigos e quais fatores determinaram vitória ou a derrota. Ele era capaz de explicar cada batalhar fazendo diagramas em uma lousa. Por isso ele é considerado um dos maiores generais do Sec.XX.

Tio Velho Comuna

E viveu até os 102 anos! Lá no Vietnam é Ho Chi Mihn e ele na admiração do povo. Aliás, há uma passagem pouco lembrada do grande Ho Chi Mihn quando ele trabalhava como marinheiro em navios de longo percurso: ele ficou doente quando o navio estava próximo do Rio de Janeiro, teve que ser transportado para um Hospital no Rio e o navio não iria esperar que ele melhorasse. Quando ele melhorou, foi trabalhar como garçom em um bar no Rio de Janeiro, mas especificamente: na Lapa, onde teve contato e acompanhou a luta dos portuários negros para receberem… Read more »

Edmond Dantes

Algo que falou muito mas poucos entenderam, foi a negativa por parte dos aliados em enviar meios para essa guerra. Tal qual o governo dos EUA tem ótimos conselheiros, os outros países também tem. Estamos diante de mais um atoleiro “americano”.

sub urbano

“Os EUA não “perderam” essas guerras” Errado, perderam duas das guerras listadas (Vietnã e Afeganistão). Matar mais gente não é critério para se vencer uma guerra. A Alemanha matou 10x mais soviéticos do q suas próprias baixas. Eles venceram a guerra? Não. A Rhodesia matou muito mais comunistas do q tiveram de baixas em sua guerra civil. Eles venceram os comunistas por isso? Não. Na guerra de independencia americana, os britanicos mataram muito mais americanos do q perderam soldados. Os britanicos ganharam a guerra? Não. Na guerra civil americana os confederados mataram muito mais ianques? O Robert Lee virou presidente… Read more »

Otto Lima

Depois da Segunda Guerra Mundial, os EUA só ganharam guerras contra Granada (1983), Panamá (1989-1990) e Iraque (1991). Assim mesmo, na Guerra do Golfo, foi uma coalizão de quase 30 países contra o Iraque de Saddam Hussein sozinho.

Renato B.

O Irã mostra que não basta ter força militar, é preciso resiliência e determinação para aguentar ataques e continuar. Será que os EUA vão seguir o esquema de ganhar batalhas e perder guerras?

Danilo

Teatro das sombras, para que a nova ordem mundial possa fazer sentido é preciso um grande medo global, o irã é o monstro criado em cativeiro pela própria politica do golfo e dos eua e europa, nada de novo até aqui, se vocês tiverem coragem e lerem o livro de George Orwell “1984” e a “Revolução dos Bichos” vocês notaram que curiosamente tudo que esta escrito nesta ficção esta acontecendo a risca, boa leitura aos corajosos.

JESUS BACCARO

O Vietnã também era “mais fraco” e foi pra História. Afeganistão, hoje está superequipado com a armas dos “vencedores”. O grande problema aqui é que a superpotência é que está parecendo um tigre de papel, pois não todos os meios, não tem em quantidade para suportar um tempo grande de guerra, não tem vontade própria pois está seguindo cegamente Israel. Aliás, todos os presidentes anteriores deram um “migué” em Israel e não atacaram o Irã, como sempre foi o grande sonho sionista, mas Trump é talvez o presidente mais burro e incompetente que os EUA já tiveram e caiu na… Read more »