Fragata-União-F45-e1599926721452

Iniciativa inédita prevê envio de meios navais e aéreos para garantir a segurança do tráfego marítimo em uma das rotas energéticas mais estratégicas do mundo

Brasília/Lisboa, 1 de abril – Uma iniciativa conjunta entre Brasil e Portugal para garantir a segurança da navegação no Golfo Pérsico ganhou forma nesta semana com o anúncio da criação da Força Naval Lusófona de Proteção ao Tráfego Marítimo (FN-LPTM), destinada a apoiar a reabertura e proteção do Estreito de Ormuz em meio à escalada do conflito na região.

De acordo com fontes ligadas aos ministérios da Defesa dos dois países, o agrupamento naval deverá operar em coordenação com forças internacionais, mas com comando conjunto luso-brasileiro e regras de engajamento próprias.

O Estreito de Ormuz é responsável pela passagem de cerca de 20% do petróleo comercializado globalmente, tornando-o um ponto crítico para a segurança energética mundial.

Composição da força

Fragata Tamandaré (F200)

Segundo as informações preliminares, a força será composta por meios navais e aéreos de ambas as marinhas:

Brasil:

  • 1 Fragata classe Niterói (modernizada)
  • 1 Fragata classe Tamandaré (em fase final de integração)
  • 1 Navio de apoio logístico
  • Destacamento de helicópteros AH-15B Super Cougar
  • Grupamento de Mergulhadores de Combate

Portugal:

NRP Bartolomeu Dias (F333)
  • 1 Fragata classe Vasco da Gama
  • 1 Fragata classe Bartolomeu Dias
  • 1 Navio patrulha oceânico classe Viana do Castelo
  • Equipes de fuzileiros navais para operações de abordagem

A componente aérea poderá incluir aeronaves de patrulha marítima P-3 oriundas de bases avançadas, com capacidade de vigilância de longo alcance e guerra antissubmarino.

Missão e regras de atuação

A FN-LPTM terá como missão principal garantir a segurança de comboios de navios mercantes que transitem pelo estreito, em um modelo semelhante ao sistema de comboios utilizado durante a Segunda Guerra Mundial.

Entre as tarefas previstas estão:

  • Escolta de navios petroleiros e cargueiros
  • Vigilância aérea e marítima contínua
  • Operações de interdição marítima
  • Neutralização de ameaças assimétricas, como drones e embarcações rápidas

Fontes militares indicam que as regras de engajamento permitirão uma resposta imediata a ameaças consideradas hostis, incluindo o uso preventivo da força em cenários de risco elevado.

Cooperação inédita

A criação da força marca um nível sem precedentes de cooperação militar entre Brasil e Portugal, elevando a interoperabilidade entre as duas marinhas a um novo patamar.

Segundo um oficial envolvido no planejamento:

“Estamos falando de uma força totalmente integrada, com comunicações, logística e cadeia de comando compartilhadas, algo inédito na história recente das duas marinhas.”

Analistas destacam que a iniciativa também reforça o papel dos países lusófonos no cenário internacional de segurança marítima.

Desafios logísticos

Apesar do avanço político, especialistas apontam desafios significativos para a implementação da operação, especialmente no que diz respeito à projeção de força a longa distância.

A distância entre os portos brasileiros e portugueses e o Golfo Pérsico ultrapassa 6.000 milhas náuticas, exigindo uma complexa cadeia logística e apoio contínuo no mar.

Além disso, a necessidade de integração com outras forças navais já presentes na região poderá exigir adaptações doutrinárias e operacionais.

Contexto internacional

A iniciativa surge em um momento de crescente instabilidade no Oriente Médio, com incidentes recentes, como ataques a navios comerciais e ameaças ao fluxo energético global.

A possibilidade de interrupção prolongada do tráfego no Estreito de Ormuz tem gerado preocupação nos mercados internacionais e pressionado governos a buscar soluções multilaterais para garantir a liberdade de navegação.

Próximos passos

Segundo fontes diplomáticas, o anúncio oficial da força conjunta deverá ocorrer nos próximos dias, possivelmente durante um encontro bilateral de alto nível.

A previsão inicial é de que os primeiros meios navais sejam deslocados ainda no primeiro semestre, com capacidade operacional plena até o final do ano.■

NOTA DOS EDITORES: para quem chegou ao final do texto, trata-se de uma tradicional brincadeira que fazemos todos os anos: uma notícia de 1º de abril, dia da mentira.

VEJA TAMBÉM:

Marinha do Brasil negocia a compra do porta-aviões britânico ‘Prince of Wales’


Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
oldest
newest most voted
Santamariense

Belo 1⁰ de abril…hehehehe

Fabio Araujo

Eu gosto de ver essas manchetes do site no primeiro de Abril, são muito criativas.

Dalton

Você bem que poderia ter esperado um pouco mais…alguém iria “cair” 🙂

Victor

Rlx eu caí que nem trouxa kkkkkkkk

Tomcat

Somos 2! Só quando li o primeiro comentário é que percebi que era 1º de abril…

Santamariense

Hehehe…verdade!!!

Alexandre

Acreditem eu cai até a última linha kkkkk oh vergonha!

Paulo

1° de abril típico. Mas aposto que os ” bravos marinheiros” do Br tiveram um frio na espinha numa primeira leitura apressada. Pensaram : FdP do L*la. Tinha de demonstrar valentia logo agora ? Mas depois, alguns décimos de segundo, respiraram aliviados.

Enzo

Meu irmão eu já tá me perguntando pra onde peste vai o Brasil se envolver na merda dos outros! Um país que presa pela diplomacia e respeito a soberânia vai se meter nesse furdunço? Graças a Deus é Mentira

Faver

Muito boa esta.
Só faltou usarem alguns modernos caça minas.

Last edited 2 meses atrás by Faver
Mig

Não vai ser necessário ouvir dizer que a marinha da Bolívia e de Andorra já estão a caminho.

Renato de Mello Machado

Kkkkkkkkkk deixa ele fechado

Leo Barreiro

Na boa, se isso fosse verdade… Além dos desafios logísticos, quais seriam as outras ameaças?

E como seria a luta contra as minas? Seriam com esses meios? Ou o que mais seria necessário?

Achei legal a “provocação” por mais que seja uma brincadeira de 1 de abril, isso força pensarmos em como poderíamos ajudar nessa situação?

P.S: Sem paixonites de anti ou a favor do Trump, por favor, apenas dados técnicos, como era antigamente.

Camargoer.

O melhor modo de ajudar é ficando em casa.

Hamom

Não é o que pensa Milei,
ele acaba de ordenar o envio de uma força-tarefa naval para ajudar no desbloqueio do estreito de Ormuz.

Last edited 2 meses atrás by Hamom
Camargoer.

A premissa que Milei pensa pode ser enganosas. riso

Hamom

Boa!…hehehe

Last edited 2 meses atrás by Hamom
Jabulani Teimoso

Uma ação “sabor” Malvinas, pra elevar o moral do governo alvo de inúmeros protestos.

Burgos

Bom dia a todos;
1º de abril 🤣

Paulo

A F200, nem com 24 CAMMs e 8 Mansups ER estaria preparada pra este TO. O maior risco seriam as minas. Como varre- las ? Drone naval Suppressor ? Seria uma prova de fogo dura demais

Mig

Falando a sério até era uma boa ideia mas numa geografia diferente o golfo da Guiné e atlântico sul são zonas importantes para os dois países e são zonas onde infelizmente a pirataria está bem ativa ainda…

karlbonfim

Essa é clássica do 1º de Abril!
Kkkkkkkkkkk!

karlbonfim

É mis fácil a cobra fumar do que o atual governo “brasa” tomar um atitude dessa!
Kkkkkkkkk!

Dimas Santana de Souza

Em 1944 a Cobra Fumou. O povo queria. E como ela fumava ! Ando meio desinformado , parece que já comecou a maldita 3° GM . Dizem por ai . Não e ?

Camargoer.

Hoje, a cobra usa narguile ou cigarro eletrõnico..

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
curioso

Ou sucedâneos ainda mais modernos.
Smoking is so século 20…

Robison

1º de Abril!

JACUBÃO

Calma Senhores 1º de abril Esse Cabo DT é terrível
Faltou dizer que a Pioneira estaria encabeçando o GT;
Lembrando que o Editar serviu na F 40;

Sergio Machado

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Luciano

Huahuahuahua

Rodrigo Silveira

Hahaha, só faltou o VF1 pra completar a piada.

Camargoer.

Creio que o esquadrão de Ipanema da FAB seria mais efetivo

Luís Henrique

hahahahaha

JuggerBR

Se fosse Argentina e El Salvador eu tinha acreditado…

Junior Duraes

Monitor parnaiba deve ser a nau capitania da frota, o persas que se cuidem.
Parabens aos editores do Blog por manter a tradição mesmo apos tantos anos!!!

Moriah

Carracas, galeões e naus funcionariam bem em 1526….

Luís Henrique

O Irã envia 100 drones Shahed (U$ 20 mil cada um) e 50 mísseis. A Fragata Niteroi tem 100% de eficácia e derruba 8 Shahed usando todos os 8 mísseis Aspide 2000. Em seguida os Bofors derrubam mais 6 Shahed e infelizmente outros 6 atingem a Fragata e ela fica fora de combate. Os outros 80 Shahed ficam procurando alvos na região, não encontram e acabam caindo por pane seca. Os 50 mísseis também chegam ao local e não acham nenhum alvo. O Irã fica furioso por ter gastado tanto dinheiro com drones e mísseis em um alvo. O Brasil… Read more »

Mustaba kamenei

Não tem meio fio no estreito nem padaria kkkk

DJ Welltton

🤣🤣🤣

GFC_RJ

Dos 3 caôs apresentados nos 3 sites, esse pra mim foi o mais maneiro!

JuggerBR

O do Aéreo foi melhor, porque é o mais crível… Pode acontecer um dia, infelizmente.

MMerlin

Essa sim é piada pronta, rs.

Daniel Oliveira

Logo no dia 1 de abril os caras vem com esse Papinho kkkkkkk, eu já fiz a minha parte e já dei os meus parabéns para os meus amigos palmeirenses pelo o Mundial deles, grande 1 de abril kkkkkkkkk.

Fernando Vieira

E eu pensando que a notícia de hoje seria a Marinha do Brasil adquirindo o USS Nimitz, que já seria deixado aqui no Brasil na sua atual viagem…

Essa foi bem mais criativa.

Last edited 2 meses atrás by Fernando Vieira
Orlandojr

Se isso for sério mesmo, que o presidente mande todos os almirantes e demais oficiais que trataram de colocar nossos navios para serem afundados onde nem os EUA nem os maiorais da Europa se dispuseram a ir para abrir o estreito de Ormuz nesta missão! Libertar nosso país de sabujos dos EUA pode ser um preço alto, mas necessário!

Fábio Mayer

Vai lá! Esses iranianos precisam experimentar uma força naval de verdade, composta por marinhas de guerra experimentadas em combate, e belonaves de [ultima geração! Os EUA não deram conta, mas os brazucas vão tirar de letra!

Kornet

Bela dupla, o gigante de pé de barro e o vericalmente prejudicado.
Agora o Irã abre Ormutz🤣

Gabriel

Mesmo sendo uma matéria sensacionalista pelo 1° de abril. Não podemos deixar de analisar que poderia ser uma iniciativa diplomatica militar que se espera de um país que se porta como potência mediadora, e que requer um assento no CS. Seria de boa valia uma atitude assim, porém dado as circunstâncias pensar nisso já seria um desafio.

Marcos Caso

Incautos acreditarão piamente! Bom mote esse!!!

Renato

Nessa forçou um pouco… Achei o aéreo mais verossímil. kkkk

Francisco Hermes Santiago

Essa nossa marinha não tem o que fazer aqui no Brasil? Porque não vai tentar barrar a entrada de drogas e armas nos portos e fronteiras desse imenso pais? Vai te aquietar, deixa de criar problema.

Francisco Hermes Santiago

Eu caí, 1 de abril…

Dr. Mundico

Vai, Brasa!!

Gabriel

Faltou a materia exiplicar que a marinha do Brasil puxará o estreito para leste e a marinha de Portugal para oeste. !

Leonardo Cardeal

Vai Brasa!!!!

JuggerBR

Desafio:
Reportagem Real ou primeiro de Abril? Com ele, nunca se sabe…
 Trump diz que presidente do Irã pediu cessar-fogo e impõe condição: ‘Até lá, vamos bombardear’ – Estadão

Marcelo Andrade

kkkkkkk

Camargoer.

A MB levará o A140 Atlântico equipado com um esquadrão de Ipanema da FAB.

Fábio Mayer

Ehhhhh! Bra-sillll! Mengoooo!!!!

Afonso Bebiano

Vai, Brasa!
PQP, ainda bem que primeiro de abril dura apenas 24 horas…

Guizmo

Juro que achei que a notícia de 1o de Abril seria a aquisição do USS Nimitz

Camargoer.

Acho que anos atrás já teve uma matéria sobre a aquisição de um NAe dos EUA que estava ou já teria dado baixa

A engenharia genética também já foi notícia, ao produzir um boi geneticamente modificado com a introdução de genes do tomate para a carne ja ter gosto de ketchup

Fernando Vieira

Não, era da aquisição do Prince of Wales. Ano passado eu acho.

GBento

Eu adoro essas notícias de 1° de abril na Trilogia.

Ricardo

isso é 1o de Abril

Peter Nine Nine

😅 abria o estreito e fechavam se as marinhas, tamanho era o esticão.

Wagner

Já estava preparando meu kit eletricista e meu pé de pato para mergulho,para desativar as minas, com alicate da Shopee.

Camargoer.

Pois é, as minas piram.

Danilo

Quase infartei ai lembrei da tradição do naval no 1 de abril, muito boa essa editores kkkk !

A C

Agora vai!
Serão lideradas pela corveta Caboclo, com a cobertura aérea dos A4. Assim que possível, o “Álvaro Alberto” estará também presente.

Esteves

Corveta Caboclo?

A C
Macgarem

kkkkkkkk

O nome das task force:”Picanha para os persas!”

Camargoer.

Operação “Bacalhau com Guaraná”

Carlos Campos

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK esse foi o melhor

kodiak

1 de Abril

André Gelio

Mas só faltava essa.
Além de péssimo, esse governo não tem senso do ridículo. Vergonha alheia.

Alexandre Barboza

1.o de Abril, amigo,não passe vergonha.

Camargoer.

Como hoje já é 02 de abril, as piadas já perderam a graça.
A trilogia tem a tradiçao de abrir 01 de abril com notícuas falsas, as quais no fundo servem também como critíca ás condições das forças armadas

No caso da MB, a matérias de 01 de abril de 2026 critica o envelhecimento da Esquadra, por exemplo. Sugiro que você faça uma pesquisa em todas as matérias de 01 de abril oo longo de quase 3 décadas de “Poder Naval” para avaliar as mudanças em torno da Esquadra

Pode até se tornar tema de um Mestrado