Suffren

Paris/Atenas, 14 de abril de 2026 — O Naval Group submeteu à Marinha Helênica sua proposta para o Blacksword Barracuda, um submarino convencional derivado da classe Suffren, de propulsão nuclear, da Marinha francesa, como candidato ao programa de aquisição de quatro submarinos destinados a substituir as envelhecidas unidades Type 209/1100 e Type 209/1200 que operam na frota grega há quase cinco décadas. A proposta foi entregue em resposta a uma Solicitação de Informações emitida por Atenas no final de 2025, respondida em dezembro do mesmo ano.

O programa e o cronograma

O Naval Group estima que o primeiro submarino Blacksword Barracuda poderia ser entregue entre cinco e seis anos após a assinatura do contrato. A empresa indicou que, se a Marinha Helênica pretende receber sua primeira unidade até 2035, a assinatura do contrato precisaria ocorrer, no máximo, até 2028.

O cronograma dependerá da assinatura do contrato final e do modelo de construção naval escolhido — seja construção doméstica integral na Grécia ou uma abordagem híbrida, com o primeiro submarino construído no exterior e os demais montados na Grécia. A proposta francesa permanece flexível quanto às opções.

O Blacksword Barracuda

O Blacksword Barracuda é derivado dos submarinos nucleares da classe Suffren da França, mas foi adaptado para propulsão convencional. O design também está sendo adotado pela Marinha holandesa para seus futuros submarinos da classe Orka. A Naval Group descreve a plataforma como uma das mais silenciosas de sua categoria, combinando furtividade, poder de fogo e tecnologia de bateria de íons de lítio de próxima geração para permitir operações submersas prolongadas a altas velocidades.

O submarino é equipado com seis tubos de torpedo de 533 mm e pode carregar até 30 armas, incluindo torpedos, mísseis antinavio, mísseis de cruzeiro, minas navais e veículos submarinos não tripulados.

A frota atual e a necessidade de renovação

A frota de submarinos da Marinha Helênica compreende oito embarcações: quatro da classe Papanikolis (Type 214/1600), um da classe Okeanos (Type 209/1500 MLU-AIP), dois da classe Poseidon (Type 209/1200) e um da classe Glafkos (Type 209/1100 MLU). Os dois submarinos do Type 209/1200 e o único do Type 209/1100 necessitam urgentemente de substituição.

Essa arquitetura mista — com diferentes sistemas de propulsão, níveis de modernização e requisitos de manutenção — cria complexidade operacional e logística que o novo programa busca simplificar ao longo do tempo.

A concorrência e o contexto estratégico

O programa grego de submarinos deve atrair forte competição internacional, com propostas esperadas da alemã TKMS, da sueca Saab, da sul-coreana Hanwha Ocean e da italiana Fincantieri.

O Naval Group destacou a interoperabilidade com marinhas aliadas como uma vantagem chave de sua proposta, observando que plataformas compartilhadas com França e Países Baixos poderiam facilitar operações conjuntas e treinamento.

O programa ocorre num contexto de aceleração dos investimentos em defesa na Europa, com a Grécia — que mantém uma das maiores proporções de despesa militar em relação ao PIB na OTAN — apostando na modernização de sua capacidade submarina como elemento central de dissuasão no Mediterrâneo Oriental.■


Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
ln(0)

O Álvaro Alberto será baseado nesse, né?

Alex Barreto Cypriano

Não.

Fábio CDC

Nem de longe. O Álvaro Alberto nascerá obsoleto e mais barulhento que bateria de escola de samba as 3:00 da madrugada.

Carlos Campos

por que motivos vc diz que ele será baralhento?

Cristiano GR

Por que tem brasileiro que adora fazer um “au au” bem vira latas. Agem bem como queriam os colonizadores europeus e como seguem querendo os países desenvolvidos. Enquanto em países desenvolvidos a população valoriza e defende com unhas e dentes o que é de seu país, no Brasil, uma parte da população sempre tenta desvalorizar e puxar para baixo, não sem antes dizer que o estrangeiro é melhor, mesmo que em, muitos casos, testes técnicos mostrem o produto brasileiro como melhor.

Nilo

Besteira, Tikuna foi construído no Brasil e era considerado altamente silencioso, dificuldades técnicas existem para ser superadas, Labgene não concluí os testes, ainda.

GeneralSofá

Maior erro da MB foi ter optado pelo Scorpène, ao invés de ter construído mais unidade do Tikuna

Rafael lopes

O tikuna que iria ser a continuidade do projeto dos submarinos BR (semelhante ao que a Coreia do Sul estáfazendo), tanto convencional quanto nuclear mas com os nossos incríveis governantes que temos nao se deu continuidade

GeneralSofá

Concordo em gênero e grau. Segundo as delações da Odebrecht ouve o pagamento de propina para escolha dos Franceses/DCNS no PROSUB

sub urbano

O Alvaro Alberto será maior, mas o casco é parecido.

Alex Barreto Cypriano

Alguém aí imagina qual seja o trambique que o Naval Group vai aplicar nos Gregos?

GeneralSofá

Vão prometer a eles uma cooperação num projeto de caça de 5G com a França

Aéreo

Tenho minhas duvidas se os gregos precisam de um submarino realmente oceânico, como o Japão, Austrália, Holanda de fato precisam, ou se para operar quase que totalmente no cenário do mediterrâneo um submarino médio já não é o suficiente. A conferir.

Rafael lopes

Eu tinha lido que os gregos pretendem ser mais presentes nas operações da otan e na defesa da europa vide as atitudes dos EUA

Dalton

Os russos operam submarinos convencionais que deslocam submersos mais de 3.000 toneladas no Mediterrâneo e Mar negro, então, submarinos relativamente grandes trazem sensores mais capazes, maior armamento, espaço para transportar “comandos” etc.
.
Mesmo os muito maiores “Virginias” nucleares foram pensados também para operar em águas mais restritas e regularmente tem operado no Mediterrâneo.

RSmith

Fico imaginado quando vai começar a guerra entre a Grécia e a Turquia… deve ta bem perto… 2029… 2030…

Carlos Campos

acho dificil, a Grécia ia acabar perdendo, a Turquia tem uma industria maior e mais população, ou seja mais vantagens, por outro lado a Turquia não quer pq seria um tiro no pé as forças armadas dos gregos é muito bem equipada, e o terreno grego montanhoso ajuda as tropas que conhecem bem a regiaõ

ChinEs

A Turquia vai ter um submarino nuclear…

Heli

Estranho ver Alemanha e Itália concorrendo em lados oposto com derivados do mesmo projeto inicial.

sub urbano

Verdade. A Alemanha com os Type 209 next generation e o 218. A Italia com os U212NFS. A diferença é q a Italia está oferecendo o filé, q ela mesmo utiliza, já a Alemanha produtos de exportação. Os Type 212 eram bem mais caros q os demais, a Alemanha fez pra ela usar e para a Italia. É o unico modelo de submarino q a Marinha Alemã utiliza. As ligas metalicas usadas no casco sao diferentes, eram submarinos bem mais caros q os Type 209 e 214 contemporaneos. A Ficantieri recebeu transferencia de tecnologia e esta desenvolvendo a sua versao… Read more »