JS Mogami

JS Mogami (FFM-1)

O Ministério da Defesa do Japão formalizou um contrato com a Mitsubishi Heavy Industries para a construção de três novas fragatas multimissão do programa New FFM, identificadas como os cascos 3 a 5 da futura classe “Upgraded Mogami”. O acordo tem valor de 128,6 bilhões de ienes, montante equivalente a cerca de US$ 850 milhões a US$ 900 milhões, segundo reportagens especializadas publicadas nesta semana.

A nova encomenda dá continuidade ao esforço japonês de renovação de sua força de escoltas, em um contexto de competição no ambiente estratégico no Indo-Pacífico. A Mitsubishi Heavy Industries já havia recebido, em março de 2025, o contrato para as duas primeiras unidades da nova geração de fragatas, e o novo pacote amplia a produção seriada da classe.

As fragatas “Upgraded Mogami” representam uma evolução da atual classe Mogami da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF), com melhorias importantes em sensores, defesa aérea e capacidade de lançamento vertical. O novo desenho aproxima o navio do perfil de uma fragata de mísseis guiados mais robusta, com maior poder de combate do que os FFM atualmente em serviço.

O programa New FFM é considerado uma das prioridades da modernização naval japonesa, tanto para aumentar o número de escoltas disponíveis quanto para responder mais rapidamente às pressões operacionais no entorno do arquipélago. O mesmo projeto ganhou ainda mais visibilidade após a Austrália escolher uma variante “Upgraded Mogami” para suas futuras fragatas de emprego geral, em acordo anunciado em 18 de abril.

Do ponto de vista industrial, a nova encomenda reforça o papel da Mitsubishi Heavy Industries como principal protagonista da construção naval militar japonesa. Ao mesmo tempo, consolida a estratégia de Tóquio de acelerar a produção de navios de superfície com tripulações menores, alto grau de automação e maior capacidade de atuar em guerra antissubmarino, defesa aérea e ataque de superfície.■

Característica Upgraded Mogami / New FFM Classe Mogami (FFM original)
Tipo Fragata multimissão aprimorada Fragata multimissão
Comprimento aprox. 142 m 132,5 m
Boca aprox. 17 m 16,3 m
Deslocamento padrão aprox. 4.800–4.880 t 3.900 t
Deslocamento em plena carga aprox. 6.200 t 5.500 t
Velocidade máxima mais de 30 nós mais de 30 nós
Tripulação aprox. 90 aprox. 90
Propulsão CODAG (configuração diesel + turbina a gás) CODAG, com 1 turbina a gás Rolls-Royce MT30 e 2 motores diesel MAN
Radar principal Radar multifunção aprimorado OPY-2 AESA de banda X
Sensores ASW Sonares aprimorados para guerra antissubmarino OQQ-25 (VDS + TASS) e OQQ-11 para guerra de minas
Sistema de combate Integração de sistemas multimissão e maior capacidade de operação com sistemas não tripulados OYQ-1 CMS / OYX-1-29 console display system
Lançadores verticais (VLS) 32 células Mk 41 16 células Mk 41
Mísseis previstos Type 12 aperfeiçoado, novo míssil superfície-ar (NSAM), Type 23 A-SAM, Type 17 SSM Type 07 VLA no VLS e 8 mísseis antinavio Type 17
Canhão principal Não detalhado publicamente no contrato recente; esperado armamento compatível com a família Mogami 1 canhão Mk 45 Mod 4 de 127 mm
Defesa de ponto Maior ênfase em defesa aérea de área/local 1 sistema SeaRAM
Torpedos Capacidade ASW mantida/aprimorada Torpedos Type 12
Aviação 1 helicóptero / integração ampliada com sistemas não tripulados 1 helicóptero SH-60L; hangar simples
Outras capacidades Maior foco em defesa aérea, guerra antissubmarino e integração de USV/UUV Operação de UUV, USV e minas pela rampa de popa

Observação: vários sistemas da Upgraded Mogami ainda são descritos em termos esperados ou planejados, pois o programa está em fase inicial de construção seriada.


Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
José Gregório

32 células Mk 41, aí sim!!!!!

Paulo

Seria muito importante a MB entender essa nova tendencia. 12 células não rola. Vamos ver o que será anunciado no próximo dia 24

Hamom

A “lógica” de nossas FA é de que capacidade se mede pelo dinheiro gasto, e não por aquilo que se adquire de fato…

Basta comparar estas 3 fragatas japonesas “top de linha” que, segundo a ,matéria, custarão entre US$ 850 milhões a US$ 900 milhões…Com as 4 Tamandaré da MB por 2,2 bilhões de dólares.

Os japoneses pegariam estes 2,2 bilhoes de dólares gastos nas 4 Tamandaré e construiriam 7 destas fragatas “Upgraded Mogami” e ainda sobrava US$ 100 milhões para gastar com munição…

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Tuto

Vamos revisar esses valores ai. Pq provavelmente esta comparando coisas completamente diferentes. Não faz sentido a Mogami custar 300 milhões de dólares aos japoneses e para os Australianos 2.3 bilhões cada navio. O contrato da FCT sabemos que inclui TOT + CASCOS + SISTEMAS + Treinamento. Provavelmente o Australiano é parecido. Mas o Japonês tem cara de incluir so os cascos (parte mais barata do navio) e ainda vai ser pago em moeda nacional. E mesma diferença que faz um IDV Guarani custar ao EB 3,5 milhões de reais vs os 3 milhões de euros de um Patria 6×6. Mão… Read more »

Hamom

Fiz a ressalva em meu comentário: “…que, segundo a matéria, custarão …” E o texto também não deixa claro que o preço se refere só aos cascos das fragatas. Mas quanto ao preço vc tem razão, fiz uma pesquisa e encontrei este resultado: … “O orçamento de 2025 ( para os navios do 3º ao 5º ) inclui 314,8 bilhões de ienes para os três navios, o que, por um cálculo simples, equivale a aproximadamente 104,93 bilhões de ienes por navio .” (US$ 661,4 milhões) … O que pela mesma conta de padaria, indica que o preço por unidade da… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Hamom
YUFERFLLO

É por ter muita mais Mogami construidas que Tamandaré, para as Tamandaré chegarem num preço baixo precisariamos de 8-12 Tamandaré, como as Mogami que serão 12, ou seja o preço fica menor(e também tem o fato do Japão ter uma industria naval consolidada e muito mais componentes nacionais o que diminui mais o custo), esse é o motivo de vários navios menores e com menos armamentos poderem ser pouco mais baratos que um mais capaz, é uma lógica estranha mas quanto mais se gasta na quantidade de navios mais barato fica o custo por navio

Last edited 1 mês atrás by YUFERFLLO
Hamom

Faz sentido,
ainda mais se considerarmos que estas ‘Upgraded Mogami’ são uma evolução da anterior ‘Classe Mogami’ e portanto com componentes e meios de produção em comum previamente desenvolvidos..

Cassini

Escala de produção e independência tecnológica. Os japoneses compram em maior volume e produzem boa parte dos componentes internamente, em moeda e mão de obra próprias. É isso que todo país razoável em defesa faz.

Diferente daqui, sem planejamento nem orçamento.

NEUDES

No final das contas quem é que ganha com os gastos dos cofres públicos brasileiros??? Grandes empresas estão saindo do nosso Brasil. Investidores estão fugindo em massa. Com o “incentivo”, oriundos do Bolsa família e outras programas que incentivam a ociosidade, para não falar uma palavra mais adequada, afirmo: Boa parte da população não que mais nada com a vida. Auxílio reclusão e outros fontes, alimentam essa parcela da população. Até quando???…😡😡😡

Burgos

Pegaram o que já estava bom e melhoraram mais ainda 👍
São “Tops” esses navios 💪⚓️

Hamom

Ritmo acelerado,
serão construídas 12 destas fragatas em 5 anos, segundo as previsões a última entrega (12ª…), será feita em Março de 2027

Helano

Fragata de gente grande…..

Helano

Sempre a mesma historia de repasse de tecnologia…..e depois o aprendizado vira vento
e o super faturamento pro bolsos de pouco enquanto nos quarteis carne de hamburgue de picanha para todos…..

Augusto Cesar

Pelo menos estão comendo melhor que a USS Navy, isso podemos nos gabar!!!

Adriano Madureira

Lindaça!

Dretor

Anota Anota MB!! Já já vai ser nossa vez de Lançar uma Upgrade Tamandare. Temos que empurrar o nível de conteúdo nacional para os 60 ou 70 % só após isso pensar em uma comprar estrangeira. Vcs falam muito de comprar comprar mas MANTER! esse sim é o desafio.

Obs: Sobre o VLS passou da hora de iniciarmos um programa com a SIATT e criarmos o nossos.
Primeiro uma versão descartáveis de custo bom para uso naval e terrestre ( igual a india fez) para usar no CAMM e CAMM -ER e com a experiência fazer um estilo MK41 multiplicação