Falklands/Malvinas: vazamento expõe discussão no Pentágono sobre rever apoio diplomático dos EUA ao Reino Unido
Um vazamento de um e-mail interno do Pentágono revelou que a administração de Donald Trump discutiu, ao menos no nível do Departamento de Defesa, a possibilidade de reavaliar o apoio diplomático dos Estados Unidos à posição britânica sobre as Falklands/Malvinas como forma de pressionar aliados da OTAN que se recusaram a apoiar a guerra contra o Irã.
Segundo a Reuters, o documento, atribuído ao principal assessor de política do Pentágono, Elbridge Colby, listava opções para “punir” países considerados pouco cooperativos, incluindo a revisão da posição americana sobre o arquipélago disputado entre Reino Unido e Argentina.
A iniciativa surgiu em meio à irritação de Washington com a relutância de aliados europeus em conceder direitos de acesso, de baseamento e de sobrevoo para as operações contra o Irã. No caso britânico, Londres evitou aderir plenamente à campanha militar e, inicialmente, não autorizou o uso irrestrito de bases no Reino Unido para ataques contra alvos iranianos, aceitando, depois, apenas missões de caráter defensivo. O próprio Trump vinha aumentando o tom contra o governo de Keir Starmer, acusando os aliados de não estarem ao lado dos EUA quando mais precisavam.
A revelação provocou uma reação imediata em Londres. Downing Street reafirmou que a soberania das ilhas “permanece com o Reino Unido” e que o direito de autodeterminação dos habitantes do arquipélago continua sendo “paramount”, enquanto o governo britânico tratou de afastar qualquer sinal de recuo. Pouco depois, porém, o Departamento de Estado americano procurou conter a crise ao reiterar que a posição oficial de Washington permanece de neutralidade quanto à disputa de soberania, embora reconheça a administração de fato exercida pelo Reino Unido sobre as ilhas.
Buenos Aires aproveitou a brecha diplomática. O chanceler argentino, Pablo Quirno, voltou a defender a retomada das negociações bilaterais com Londres para uma “solução pacífica e definitiva” da disputa, enquanto o presidente Javier Milei afirmou estar fazendo “tudo humanamente possível” para que as Malvinas retornem à Argentina. A reação argentina mostra como uma discussão interna em Washington rapidamente ganhou peso geopolítico no Atlântico Sul.
O episódio reacende uma ferida histórica aberta desde a guerra de 1982, quando o Reino Unido e a Argentina travaram um conflito de 74 dias pelo controle das ilhas. Desde então, Washington tem evitado endossar formalmente a soberania britânica, e os defensores da posição do Reino Unido costumam lembrar o referendo de 2013, no qual 99,8% dos votantes nas ilhas optaram por permanecer como território ultramarino britânico.
O vazamento do e-mail do Pentágono provocou forte reação entre veteranos britânicos da Guerra das Malvinas, que viram na simples hipótese de rever a posição americana sobre as Falklands uma afronta ao sacrifício de 1982 e ao direito de autodeterminação dos habitantes das ilhas. Segundo o Guardian, o tema gerou repúdio imediato de veteranos e de outros setores políticos no Reino Unido, enquanto o ex-combatente Simon Weston afirmou que os moradores do arquipélago vivem em paz há 44 anos e criticou a ideia de que a soberania das ilhas pudesse ser usada por Donald Trump como instrumento de pressão política após a recusa britânica em apoiar a guerra contra o Irã.■

O cara inicia uma guerra que ninguém, inclusive os EUA, sabe quais são os objetivos, e quer apoio irrestrito depois de ver a merla que fez. Os indícios de que essa aventura foi iniciada para tirar o foco do caso Epstein ficam cada dia mais evidente graças a toral falta de planejamento. Felicidade aí só de quem está ganhando muito dinheiro com as informações privilegiadas que vem recebendo. Os EUA que não reclamem do avanço Chinês. No mais, a Ilha fica como está e a Argentina também continua como está, comendo carne de burro.
E sabe o engraçado? O estatuto da OTAN em tese não se aplica fora da Europa. Então nem obrigação legal os países da OTAN tem em ajudar os EUA. E o e-mail vazado é tão burro, mas tão burro, que eles cogitam suspender a Espanha da OTAN, mas a suspensão de membro precisa de unanimidade na OTAN
E assim, isso seria forçando a barra, porque o estatuto nem previsão para expulsão tem, apenas saida voluntária:
https://www.bbc.com/news/articles/cz78x703lrvo
Se aplica ao território dos EUA. Se os EUA forem atacados em seu território continental eles podem invocar a cláusula do “atacou, atacou todos”. Inclusive isso foi feito em 11/09/2001.
Quando eu disse “fora da Europa” eu estou me referindo ao Oriente Médio. Eu sei que ele se aplica na América do Norte.
E eu não entendi o argumento, porque os EUA não foi atacado na América do Norte, ele inicou a guerra junto com Israhell.
O objetivo da guerra todo mundo sabe qual é.
Tomar as reserva de petróleo e gás e entregar para Halliburton explorar e vender em dólares.
O programa nuclear iraniano é a desculpa perfeita para a mídia propagar para encobrir a real intenção americana do petrodólares no petróleo e gás iraniano.
🙄
Gordo… vc precisa emagrecer…
Bom, o Trump não queria ajuda, depois queria, aí pensaram em apoiar a Argentina, bem eu acho que não muda nada, os Britanicos ainda estão bem dispostos a defender a Ilha ainda mais pq tem petroleo lá.
Deve ser em troca do apoio que o Sr. Milei jurou que vai mandar para o Golfo Pérsico.
Só se for apoio futebolístico para as ligas árabes.
Sei não… o desempenho dos clubes argentinos não está nos melhores dias.
Laranjão e suas politiquices
“Segundo relatos, o presidente Donald Trump está planejando um insulto surpreendente ao rei Carlos III na véspera de sua visita aos Estados Unidos.
O monarca britânico desembarcará em Washington, D.C., na segunda-feira (27/04) , acompanhado de sua esposa, a rainha Camilla…”
…
Este tipo de boatos sobre as Falklands,vindos de supostos vazamentos do Pentágono e surgindo pouco antes da visita do rei Charles à Washington… Alguém acredita que é só uma coincidência ?
Não acredito.
Será?
Bom são os políticos argentinos pagando de nacionalistas, sempre achei a coisa mais tosca do mundo essa defesa das Malvinas. Por um lado depenam as forças ao ponto de serem infinitamente mais debilitadas que em 1982, do outro saem gritando “Malvinas são argentinas”.
A narrativa de Soberania tá na moda…veja aqui no Brasil, pois a narrativa de democracia venceu. Dependendo do resultado da eleição ano que vem a narrativa da democracia e do salve a Amazônia volta rs
Melhor do que a submissão imunda ao nível do entreguismo.
Não fala mal do governo sobre a china, sacanagem
A China já deu motivos, se a compra de terras por eles , vamos ter que barrar tanto a China , como a França e os EUA.
fora isso qual o problema para a a soberania do Brasil que a China impõe? Taxação, ?
Comprando uma centena e meia de bilhões de dólares, ameaça de intervenção militar por conta dos VERMES traidores? Imposição sobre o sistema bancário nacional.
Mais um Adelio …. 🙄🙄
FAKEada aínda cola?
Desculpa, mas um erro não justiça o outro
E qual foi o erro que não apontei?
A submissão e entreguismo aqui no Brasil virou uma virtude.
https://www.instagram.com/reel/DNi1LNZPbUU/?igsh=MXkwM2k3c2FoeDdlOA==
Pagamos para formarr-se em engenharia pelo IME, serviu por 17 anos e deixou a carreira militar em 2008 como capitão.
É de figura como essa que dependemos, e defende intereses de outros.
É falcatrua na SEFAZ, na Sec. Est. Agricultura, em contrato de infraestrrutura, Má gestão da polícia, sucateou a educação…..
Deu um banho no governo de SP e como ministro de Bolsonaro.
Pagou pra formar ele???? Mas quem vc paga pra formar nas federais e saem um lixo não se fala nada….
Entreguismo??? Pq a Ucrânia então tem q ceder algo a Rússia???
Vcs não tem coerência em nada
Só fazem narrativas de menines.
Realmente deu um banho, está limpando os cofres de SP rsrsr
Certo, tu fez equivalência do IME com as Universidades Federais rsrsr
A Ucrânia????! Zé Lascado ainda não foi enforcado? Nossa!!!!! deixaram de ter os artigos frequentes por aqui, a Europa vai salva-los acredite rsrsrsr
Isso na Argentina é pauta velha. Toda vez que o governo está impopular por lá, o governante da vez saca essa carta das Malvinas. Apenas a junta militar fez a guerra nos anos 80, mas todo governante argentino saca isso quando está em crise de popularidade. A Argentina vive meio que um ciclo eterno: Elege governante novo, cheio de promessas; Dá certo por um curto período; população vê piora nas condições de vida e começa a protestar; Governo toma medidas, mas não tem divisas para nada; A situação piora; Governo invoca o patriotismo, “as Malvinas são argentinas” Argentina dá calote… Read more »
Anos de esquerda e populismo…
Nunca encontrará nexo…
Tutu está afirmando: “Bom são os políticos argentinos pagando de nacionalistas”. Ele é inteligente o suficiente para não dizer …a esquerda ou …a direita, a afirmação é os “os políticos”.
Cantei essa pedra recentemente. Particularmente, sempre defendi que a soberania das ilhas seja Argentina. Até por que temos ilhas bem cobiçadas no Atlântico e podemos um dia passar pela mesma situação dos hermanos. Creio que esse alinhamento “essas novas relaciones carnales” entre Casa Rosada e Casa Branca, ainda renderão outros benefícios para os Argentinos, em termos de material militar.
Quem mora na ilha, que é quem deveria decidir isso, já decidiu. Eles querem ficar com a Inglaterra.
também concordo, se eles que são os mais interessados e os mais prejudicados ou não, já escolheram
Essa dos habitantes escolherem é ridícula. Não fizeram isso com ciganos, não fizeram com curdos, não fizeram com palestinos e não devem fazer com ingleses que se mudaram para lá.
Isso seria uma baita de uma reviravolta, alias ia calar um monte de brasileiro que se morde porque o Millei apoia o Trump.
Na prática vai mudar nada porque a argentina teria que tomar na força, hoje possuem 0% de chances de vencerem uma guerra contra Uk.
Papo furado. Hoje a porta-voz do governo norte-americano desmentiu. Eles continuam com a mesma posição: neutralidade, mas reconhecendo a administração britânica. Especificamente sobre esse caso(mas muitos outros), o núcleo ideológico do Trump faz uns agrados(vazando essas pérolas de propósito) a administração do Milei. Agora, lá na Argentina, toda a mídia pró governo e os apoiadores, incluindo youtubers, estão dizendo: “Viu? O Milei conseguiu, em pouco tempo, um avanço sobre a soberania das Ilhas, que os Peronistas não conseguiram com sua estratégia pacífica e através da ONU, em mais de 40 anos!!!” Uma clara estratégia eleitoral e enganadora. Vocês tem que… Read more »
Como diz o ditado: Ser inimigo do EUA é perigoso!, ser aliado/amigo é fatal!.
Nossa, que diferença enorme ia fazer, acho que no outro dia estaria tocando tango nas Malvinas kkkkkkkkkkkk tipo o Trump revogando vistos como se não ir na Disney fosse um pesadelo pra todo mundo
No longo prazo as Malvinas vão acabar nas mãos dos argies, mas vai demorar. Vai ter de esperar o enfraquecimento final da UK e o desinteresse dos EUA pelo tema. Mesmo nesse caso, longínquo, a Arg vai ter de procurar o apoio da AS, sobretudo do BR, que até lá, espera- se, tenha musculatura diplomática e militar para raspalda- la, se for do interesse do BR, nessa hipótese remota. Estou jogando a coisa pra 20 a 30 anos à frente.
O único cenário que eu viria de interesse para o Brasil se meter nessa quizumba seria o Atlântico Sul infestado de pesqueiros chineses. Pressionar os britânicos a fazerem algo sobre isso junto com Brasil, Argentina e Uruguai. Se os britânicos não fizerem nada, aí poderíamos alegar uma questão regional, queremos fechar o Atlântico Sul a invasores.
Mas até isso acontecer os cachorros grandes já chegaram na confusão.
Os norteamericanos ameaçam metade do planeta, inclusive nós, e tu estás preocupado com os pesqueiros chineses? Brow, a China está do outro lado do planeta, e nós não somos “quintal” deles.
Nos ameaçaram com o que???????
CV e PCC terroristas?? Hahhahaahahah
Toda hora ouço e leio algo sobre infestação de navios pesqueiros chineses na costa do Uruguai e da Argentina.
Faz 2 anos ouvi que pescadores argentinos relataram 400 embarcações chinesas e regressaram preocupados com sua segurança.
É, mas eles dependem de matéria prima de terceiros e alimentos para sustentar aquele bilhão e pouco de habitantes, e eles adoram comer peixe, carne é só para os mais ricos.
O Brasil precisaria ser uma potência nuclear, a Argentina uma potência econômica e militar, a América do Sul muito mais unida e fortalecida como um bloco aos moldes(parecido) com a UE, ai sim vejo esse cenário concretizado, para isso dou uns 40/50 anos se tudo caminhar favorável.
Lula foi um dos patrocinadores na UNASUL.
Aí… viu a VNZ e ARG inventarem guerras com o custo de entrarmos juntos… sabiamente, freou tudo q tinha inventado… 2ª Frota, Porta-Avioes, Caça pra burro etc…
Nossos vizinhos são cucarqchas q querem arrumar encrenca com o nosso ox.
Brasil tem q pensar Brasil.
América do Sul unida é uma pinoia.
Antes o Brasil, depois os outros. Se querem remar pra nos fortalecer, blz, se não… danem-se
Vai acabar na mão dos Argentinos? Literalmente 98% da população da Ilha tem ascendência Britânica.
Eu não contaria com essa decadência total do Reino Unido, ela teria que ser gigante, e a Argentina teria que se fortalecer muito.
Hahhahaahahahahahahahah
És um brincante
Também acho que num futuro, a GB não vai mais conseguir arcar com as despesas de manter não só a defesa da ilha como as despesas para manter o pessoal residente lá, afinal lá não é a terra como se diz o ditado ” em se plantando, de tudo dá”. Apenas uma opinião, posso perfeitamente estar completamente equivocado.
“Também acho que num futuro, a GB não vai mais conseguir arcar com as despesas de manter não só a defesa da ilha como as despesas para manter o pessoal residente lá, afinal lá não é a terra como se diz o ditado ” em se plantando, de tudo dá”. Apenas uma opinião, posso perfeitamente estar completamente equivocado”. Acredito que está mesmo equivocado amigo… Você por acaso sabe do potencial energético da Ilha? As Ilhas Falkland (Malvinas) possuem um potencial energético significativo e diversificado, destacando-se tanto por reservas inexploradas de combustíveis fósseis quanto por um alto potencial renovável. Petróleo e… Read more »
Argentinos que se iludam com essa reposição dos Eua.
Uma coisa é convencer (ou forçar) os ingleses a partilharem os recursos minerais nas falklands. Outra coisa, bem mais fácil, é ter o mesmo intento com os argentinos.
Na minha visão estão pesando as coisas, onde podem ganhar mais e perder o mínimo. Por isso esse desvairio sobre Venezuela, Groelândia e classificação de narcotraficantes como terroristas.
Aliás, o Equador que tem campos de exploração de óleo na Amazônia deles, anda sofrendo com ataques sobre território amazônico de lá (onde alegam estar acampamentos de narcoterroristas).
Melhor coisa que os ingleses devem fazer e deixar de dar ouvidos e darem trela a maluco… Maluco é como “influencer”, quanto mais exposição midiática você dá, mais o maluco apronta. E até parece que se Washington retirar o apoio diplomático à posição britânica sobre as Falklands,irá acontecer alguma coisa… Acontecerá oquê?! Eles irão apoiar a Argentina financeiramente e militarmente para reaver as ilhas?! O palhaço laranja irá apoiar o Marrocos contra a Espanha na disputa pelo Estreito de Gibraltar também?! independência da Catalunha? independência da Escócia? Irá apoiar a região de Flandes e o movimento separatista na Bélgica?! Esse… Read more »
Cheira mais los huevos do Trump Milei, cheira.
Já está com 60% de desaprovação na argentina…
Próximo ano serão eleições lá.
Ingleses e argentinos perderam uma excelente oportunidade na década de 70 de explorarem em conjunto petróleo na região das Malvinas. Já havia contatos diplomáticos para a formação de uma espécie de “condomínio” entre os dois países, onde as partes entrariam com investimentos, material, apoio logístico, transporte e distribuição.
Não se falava em soberania mas num consórcio para a exploração do petróleo e gás na região.
Ao que parece, as coisas estavam andando lentamente mas a tendência era seguir adiante.
Mas aí entra em cena um general cachaceiro doido por bravatas latindo patriotismo “on the rocks”…..
E quem disse q empresas britânicas é argentinas não trabalham juntas?
Infelizmente a Argentina e a América do Sul terão que aguentar esse usuário de psicotrópicos no comando do segundo maior país do continente por mais tempo, isso se o Trump não der suporte e esse sujeito se perpetuar no poder, virar outro Perón.
A única maneira das Malvinas voltarem a ser argentinas é pela via diplomática, as duas vezes que tentaram pela força, a primeira vez foi depois da independência da Argentina e o ingleses em 1833 retomaram o poder, depois foi em 1982 e de novo os ingleses recuperaram as ilhas. Em 1982 a Inglaterra estava em crise e existia que defendia abrir mão das ilhas para a Argentina, hoje os ingleses estavam quase devolvendo Diego Garcia para as Ilhas Maldivas mas o processo parou por conta da pressão americana, mas da mesma forma que os ingleses estão negociado Diego Garcia poderão… Read more »
Mesmo que o Tio Sam fique neutro na questão; ainda assim o Reino Unido sozinho manteria a ilha sem muito esforço. A não ser que Trumpalhão mande uma força-tarefa para expulsar os ilheus; nesse caso, até o mais surtado dos MAGAS mandaria um chute no traseiro do laranjão: até a loucura tem seus limites. Quantos as forças armadas dos hermanos; se o Reino Unido colocasse uma tropa de escoteiros, só eles já dariam cota
A meninona laranja é rancorosa!
Queria ver se ele tem moral para fazer isto com a Guiana francesa. Só por pirraça mesmo, queria ver ele falar algo a respeito para ver no que daria.
Não é que a bajulação do Milei está dando resultado.
Quando leio sobre ilhas estrangeiras no atlântico sul não pode deixar de vir a minha a mente a lembrança que enquanto temos um ativo valioso sendo desperdiçado, sendo usado somente como ilha da fantasia para influences, celebridades, subcelebridades e outras subcategorias ficarem na putaria usando lícitos e ilícitos,enquanto os Ingleses e americanos tem uma bela base da RAF bem em frente ao Brasil…
Gostaria de saber até quando esses nossos sábios militares irão ficar vivendo nesse mundinho onde aliados são indissolúveis e perpétuos…
Não duvido que a ilha de Ascension, não seja também equipada com o Sky Sabre air defense system, que são existente nas Falklands…
“defensores da posição do Reino Unido costumam lembrar o referendo de 2013, no qual 99,8% dos votantes nas ilhas optaram por permanecer como território ultramarino britânico.” Verdade. Sempre alegaram isso. Mas quando numa reunião do G20 em 2013, na Rússia, poucos meses depois deste referendo nas Falklands, a presidente argentina Kristina Kirschner perguntou ao então primeiro-ministro britânico David Cameron se ele haviam feito a mesma pesquisa na Irlanda do Norte perguntando aos norte-irlandeses se eles queriam ser integrados à Irlanda ou continuarem sob dominio britânico, o cara se fez de demente e saiu de fininho. Os eternos piratas sempre foram… Read more »