Dia da Marinha

Com a fragata como símbolo de vigilância, iniciativa apresenta à sociedade a atuação da Marinha na proteção da Amazônia Azul e dos interesses nacionais

Com o slogan “Soberania começa no mar”, a Marinha do Brasil (MB) lançou a campanha do Dia da Marinha 2026 para mostrar à sociedade como a atuação da Força contribui para a proteção da Amazônia Azul, dos recursos estratégicos e dos interesses nacionais. Conduzida pela figura de uma fragata, ave marinha símbolo de vigilância e mobilidade, a iniciativa busca ampliar a compreensão da sociedade sobre a importância do ambiente marítimo para o Brasil.

Ao percorrer os diferentes campos de atuação da Marinha, a campanha evidencia uma missão que muitas vezes ocorre longe da percepção cotidiana da população, mas que é essencial para a proteção dos recursos estratégicos, das rotas marítimas e da soberania nacional.

Segundo o Diretor do Centro de Comunicação Estratégica da Marinha (CCEM), Vice-Almirante Vagner Belarmino de Oliveira, a escolha do slogan reflete a importância do ambiente marítimo para a defesa e o desenvolvimento do Brasil, especialmente em um cenário internacional cada vez mais complexo.

A escolha do slogan ‘Soberania começa no mar’ foi quase orgânica e nasceu de uma percepção real de impacto. A mensagem central é a ênfase do nosso papel constitucional precípuo: a Defesa da Pátria. Em um contexto geopolítico mundial cada vez mais instável, o mar reafirma-se como protagonista entre os teatros de operações militares e a artéria vital para a manutenção das linhas de comunicação marítimas de qualquer nação”, afirma.

De acordo com o Vice-Almirante Belarmino, a campanha busca ampliar a compreensão da sociedade sobre a relação direta entre a proteção do espaço marítimo brasileiro e a capacidade do País de preservar sua autonomia, seus recursos estratégicos e seus interesses nacionais. “Ao colocar a soberania no centro, queremos que a sociedade compreenda que a autonomia do Brasil e a proteção de nossas riquezas dependem, necessariamente, de um mar seguro e sob controle”, destaca.

Muito além do horizonte

A campanha institucional foi concebida para tornar visível uma atuação que, embora fundamental para a soberania nacional, muitas vezes acontece distante do cotidiano dos brasileiros. Ao longo da narrativa, o público é conduzido por diferentes dimensões da atuação naval e conhece como a presença permanente da Marinha contribui para a proteção dos interesses do País.

O conceito foi construído para evidenciar o uso soberano do mar pelo Brasil e o trabalho, muitas vezes silencioso, que a Marinha realiza longe dos olhos da população, operando muito além do horizonte. Para ilustrar essa vigilância constante, utilizamos a figura da fragata, ave marinha que é testemunha de tudo o que ocorre na imensidão da Amazônia Azul”, explica o Vice-Almirante Belarmino.

No decorrer da campanha, a fragata acompanha uma linha do tempo das entregas e capacidades desenvolvidas recentemente pela Força, reforçando a mensagem de que a soberania não se improvisa, mas é construída continuamente por meio de investimentos, preparo e presença permanente no mar.

A campanha provoca uma reflexão sobre a prontidão: mostramos uma linha do tempo de nossas entregas recentes, provando que a Marinha está em constante atualização, procurando manter-se adequadamente equipada. A mensagem final é de confiança e dissuasão: em um futuro incerto, estaremos prontos para nos opor, no mar, a qualquer ameaça que ponha em risco nossa soberania”, frisa o Diretor do CCEM.

Para o Vice-Almirante Belarmino, iniciativas como essa são fundamentais para traduzir a complexidade do Poder Marítimo para o cidadão. “Ao mostrarmos o que fazemos na Amazônia Azul, transformamos o ‘desconhecido’ em orgulho nacional e consciência marítima. O intuito é fortalecer o laço de pertencimento, mostrando que a Marinha não é apenas uma instituição de defesa, mas uma garantia de que o Brasil pode exercer seus direitos e explorar suas riquezas de forma soberana”, completa.

Além das ações de mídia exterior, a campanha marca presença nos canais digitais da Marinha. Ao longo do mês de junho, conteúdos especiais serão publicados nas redes sociais da Força, com o objetivo de ampliar o alcance da mensagem, aproximar o público das atividades desenvolvidas pela Instituição e destacar a importância da Amazônia Azul para a soberania nacional. As publicações utilizam diferentes formatos e linguagens para apresentar à sociedade as capacidades, os meios e a atuação permanente da Marinha na defesa dos interesses do País.■

FONTE: Agência Marinha de Notícias


Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
lucena

O governo brasileiro deve mudar e atualizar toda sua doutrina de defesa ..o que se vê ultimamente no Brasil …são ataques midiáticos de agente externo acomunados com “agentes interno” contra a soberania nacional.
.
Se observa… que há maneiras indiretas para um governo externo atacar um pais e a sua soberania…. que já não se resume só os meios físicos ( Mar,terra, Ar) .
.
Os meios midiáticos viraram um verdadeiro campo de batalha …. onde as noticias falsas e tendenciosas para interesses externo…passaram ser manchetes de jornais e criar clima beligerante na população atacada.

Lúcio Sátiro

Que soberania meu caro? Um país governado e desmantelado por um bando de esquerdistas amigos de facções criminosas terroristas que estão impondo um Estado paralelo dentro do território brasileiro, expulsando moradorss de suas casas para vender pelo preço que quiser, obrigado favelado a comprar gás e internet da facção que cobra mais caro, obrigado mototaxistas a pagarem aos traficantes uma taxa pela exploração do serviço. Que soberania você fala se não temos mais um Governo soberano nem sobre o nosso próprio território e estão perseguindo um governador como Claudio Castro que decidiu combater de frente os terroristas? Como é que… Read more »

Paulo

Você acredita mesmo nisso? Um governador que se mancomunou com um banqueiro mafioso para lesar os fundos de pensão de aposentados do serviço publico do RJ ? O mesmo banqueiro mafioso, cujas as fintechs lavam dinheiro do PCC na Faria Lima? E quanto ao 01 que está envolvido até o talo com este mesmo banqueiro mafioso ?
Cara, sua indignação é mais rasa que uma poça d’ água

Joao

CPX!!!!!

francisco

O molusco é um santo, vai ser canonizado pela petralhada.

Gustavão

Você está muito desinformado, Lúcio. Dizer que o Cláudio Castro é perseguido por ‘combater terroristas’ é uma incoerência total e mostra que você caiu em narrativa política. Ele virou alvo da Polícia Federal e do STF para responder por suspeitas de fraudes fiscais bilionárias, desvio de verbas públicas e favorecimento de empresas. O Tribunal Superior Eleitoral inclusive o tornou inelegível por abuso de poder político e econômico. A justiça está cobrando dele crimes de corrupção, e não as ações das polícias contra o tráfico

Joao

Os tribunais votaram quando?
Na festa do Vorcaro ou no Gilmarpalooza?

Henrique B

Coitado… Acho que entrou no armário e foi parar em Nárnia… Acho que tá precisando sair para ver o mundo real aqui fora, não só do Brasil mas com do Rio de Janeiro… Vamos ao que interessa, somente 10% do orçamento parlamentar já seria o suficiente para manter alguns programas de defesa em dia… Aliás, algo que foi entregue nas mãos do centrão no governo passado, ou se esqueceram do Ciro Nogueira, o mesmo parceiro envolvido com o volcaro como chefe da Casa Civil? Então o problema está na classe política como o todo… As prioridades deveriam ser a soberania… Read more »

Atirador

Perfeito, está todo mundo na sacanagem, não escapa nenhum político, seja de direita, esquerda ou centro

Leonardo Cardeal

É isso. Quando a população perceber isso. E brigar pelos interesses do país mesmo. Aí vai. Mas creio que vai demorar. A turma aqui usa cabresto, seja direita ou esquerda

Nativo

Abobrinhas do curral, que esconde as milícias e mesmo facções abençoadas pelos líderes direitistas, do tipo bandidos de Cristo..

Ignoram a corrupção corriqueira dos políticos e líderes religiosos do lado dito “Honesto” a história da família idolatrada, de zero utilidade ao país ,as de imenso enriquecimento.
Enfim é um tipo que só pode sofrer de grave dissonância cognitiva, ou hipocrisia contumaz

Atirador

Cara o Claudio Castro tinha 600 pessoas nomeadas com salários de mais de 10k que não trabalhavam, pelo menos o score até agora é esse. Você está parecendo torcedor de futebol, fala mal do pt mas defende esse cara que em breve vai ser preso. Bate nos dois que fica mais bonito

Marcio

Vc não é Sátiro e sim uma Sátira, comentario 100% tendencioso

Afonso Bebiano

Cláudio Castro perseguido?
Melhor verificar o lote do detergente que você anda bebendo.
Esse hábito está te fazendo mal.

Eduardo de Oliveira moco

Falou muito com poucas palavras sabias

Tomcat4.7

Irretocavelmente digno de aplausos o seu comentário o qual endosso !!!

Jabulani Teimoso

Só pode tá de brincadeira, Cláudio Castro combater terroristas, ele mesmo é um terrorista das milícias cariocas, financiadas pelo BolsoMaster.

BVR

Claudio Castro ?!? O mesmo que tirou dinheiro da previdência dos servidores e aplicou no banco Master, mesmo sendo advertido pelo TCE que a operação financeira era perigosa devido ao que já era sabido no meio econômico sobre a liquez do tal banco ? O mesmo que loteou as secretarias de Educação e Saúde aos interesses de deputados estaduais, como não se via desde 2003 ? Se for o ex-governador do Estado do Rio de Janeiro é melhor retirar essa associação do nome dele ao seu texto sobre soberania. Não é um bom exemplo para citar como político que tenha… Read more »

Neto

Pessoal realmente acredita que os filhos de um coronel político que edificou toda a trajetória política validando milícias no estado do comando vermelho e que nunca realizou nada a favor da justiça contra essas e outra organizações criminosas, e que tem em seu vínculo todos os governadores presos no RJ terá realmente solução para corrupção do Brasil.
.
O povo tá de parabéns viu…

Joao

Mudar a doutrina?
Pelo visto vc não conhece como está….

Luís Henrique

O maior uso de fake news é justamente do governo com as grande mídias que recebem bilhões em dinheiro de propaganda dos ministérios e das estatais. Saiu em tudo quanto é mídia que o Eduardo Bols. queria substituir o Pix pelo sistema americano, maior fake news. Também saiu em tudo quanto é mídia que os EUA querem acabar com o PIX brasileiro e tantas outras asneiras. Temos um problema gravíssimo de fake news mas em sua grande maioria não são causadas por agentes externos e sim pelo próprio governo e as mídias compradas que não aceitam a mudança de poder.… Read more »

Rafael Oliveira

No documento divulgado pelos EUA criticando e sobretaxando exportações brasileiras eles não citam o PIX diversas vezes como um caso de concorrência desleal promovido pelo governo brasileiro que prejudica empresas americanas?

Fábio Mayer

Enquanto o Brasil não resolver o problema político, que é o de todo governo ser odiado por metade do país e praticar todo tipo de populismo para ganhar a eleição seguinte, nada se resolverá no campo militar, que depende de verbas e planejamento.

Scudafax

Isto é um fato. Faz parte de TODO curso de Operações Psicológicas.

Underground

O que que estão gastando com o PROSUB seria suficiente para reequipar boa parte da MB. No final a conta vai ficar lá pelos doze bilhões de pixulecos estadunidenses. Soberania começa por dentro, com interesses na defesa do país.

Eduardo

A Realidade é uma só : a quem interessa que o Brasil não terminei o Submarino Nuclear ? Já Avançamos demais para parar !! Devemos Sim Seguir a Adiante pois o que está em jogo não é a penas as vontades interesses alheios ; o que está em Jogo é a Soberania Nacional independente de qual sigla partidária esteja no mais alto cargo da nação ! E Soberania não se vende e não se comprar , Soberania Nacional a Duras Penas se sangra com dor lágrimas e suor , Soberania Nacional se desenvolve e se Constrói !!

Mauricio R.

Avançamos? Está em construção? Não.

JGF

Óbvio que está em construção! Reator que e a parte mais importante, combustível que é a segunda parte mais importante, estão quase prontos! O casco e a estrutura são praticamente idênticos a qualquer outro submarinos convencional!

Underground

Um protótipo, não o próprio reator do submarino, tem previsão de ficar pronto na próxima década.
O cronograma inicial do reator era previsto para ser concluído em 2012.

Jadson S. Cabral

O protótipo pode virar o próprio reator que será utilizado no submarino, caso funcione como esperado. E para cortar custos, não acho impossível que seja feito

Underground

E provável que a Coreia do Sul conclua seu submarino nuclear antes de nós.

Alex Barreto Cypriano

É idêntico, não. E tanto que por causa de uma prosaica turbina a vapor, que não existe num sub diesel elétrico e não é fabricada aqui, pode não haver submarino nuclear nenhum. Um sistema é composto de várias partes, e dominar as partes mais caras e famosas não significa ser capaz de concretizar o sistema, justamente pelo gargalo nas partes mais baratas e anonimas.

Underground

Isso aí vai ser igual ao foguetebrais! Para projetar e construir o VLS1, gastaram R$ 100 milhões. Nos anos seguintes, tudo em valores da época, gastaram mais de R$ 1 bilhão, sem terem feito absolutamente nada.

Marcelo Freitas

O normal era ter começado pelo básicos gastando essa grana na compra (navios novos) de 20 navios patrulha,10 Navios patrulha oceânica, 10 fragata Tamandaré, 2 navios tanque, 2 navios de desembarque, 6 navios de instrução,5 navios caça minas, 20 baterias astros completas com mansup para defesa costeira.
Depois de todas essas aquisições ai a MB poderia partir para construção da base naval e construção dos 4 sub convencional +1subnuclear.

Dalton

O problema Marcelo é que segundo sua receita o submarino nuclear levaria outros 50 anos para torna-se realidade.
.
Da forma como feito, devagar, adicionando recursos aos poucos se deverá ter o ^Álvaro Alberto^ plenamente operacional em…2040?
.
O ^Tupi^ foi incorporado em 1989, 37 anos para um submarino é muito, chegou ao fim da linha e os outros 3 se ainda em serviço teriam em média 30 anos, não dava para esperar ainda mais pelo tempo decorrido entre o contrato e a entrega do ^Riachuelo^.

Jadson S. Cabral

PROSUB é soberania. Ninguém é soberano nem ter independência nuclear. E o primeiro passo é ter submarinos nucleares.
Não é o Prosub que está drenando dinheiro da MB não. Para de cair nesse papo contra o próprio país.

Gustavão

Esse dinheiro não está sendo jogado fora, ele está sendo investido dentro do próprio Brasil. O programa envolve transferência de tecnologia da França e gerou mais de 60 mil empregos diretos e indiretos na indústria naval brasileira. Além disso, o desenvolvimento da tecnologia nuclear gera inovações que beneficiam a medicina e a energia do país. Reequipar a Marinha com tecnologia própria e nacionalizada é o único jeito de garantir independência real a longo prazo.

Fábio Mayer

Na verdade, o que causa o problema de equipamento das FFAA é o acúmulo de programas que foram diminuídos ou cancelados, não os programas que avançam, por mais que no caso do subnuc, ele já tenha 40 anos. Eram para ser 15 corvetas Inhaúma, fizeram 6. Depois disseram que haveria uma evolução para a Barroso, que levou 14 anos para ser construída, e ficou nesta única unidade. Era para a linha de submarinos Tupi ser renovada, mas pararam no quinto. Eram para ser 15 NaPa de 500 toneladas e conseguiram 5 + um em construção. As Fragatas Niteroi eram para… Read more »

Cosmo

Precisa de um almirante para comandar o CCEM? Sério?!

Marcelo freitas

MB falando em soberania usando a foto do Navio HMS Bulwark inglês que foi adqurido de segunda mão.
Ai fica difícil.

Macgarem

O tema é muito importante, mas esse governo só usa de forma eleitoreira.

Deveria ter sido discutido desde o começo da gestão, mas preferiram tratar de forma jocosa as FAS e depois de virem maduro sendo levado da cama e estão ai tremendo.

Uma penas que as FAS vivem a “mingua”.

Abymael

Pois é, a culpa é do petê!! Desde 1822 no comando, afundando o brazil !

Macgarem

Coitado, só administraram o país por 20 anos.

Precisamos de mais 100 anos.

Abymael

Concordo com vc! Maldyto petê, em 20 anos estragou toda a maravilha que a direita fez em 180 anos! Éramos um país que competia com os EUA, até o petê assumir!

Joao

Na verdade, o ptoca dizia q ia melhorar, e acelerou pro fundo…

Jadson S. Cabral

Usar imagem de IA é osso, viu?! Dá mesmo a entender que a MB não tem meios.

Custava gravar as operações reais pra fazer um bom vídeo? Impressionante como as nossas forças conseguiram ser ruins até na comunicação social

GOES

Kkkkkkkk tem isso
Mas acho que está ligeiramente melhor do que o mockup da aviação de caça naval no shopping dos envelhecidos A4 kkkkkkkk

Jagder

Soberania começa quando o cidadão não precisa pagar pelo gás/internet do tráfico/milícia.

Marcos

– R$ 4,363 bilhões no orçamento e os caras estão discutindo sobre “se”, “quando” e “talvez” o Prosub.
Senhores, a MB não consegue ser sequer, uma marinha costeira. Plenamente falando!
Já falei aqui em outras oportunidades. Independente de legendas, se vierem mais 2 ou 3 governos que olhem a Defesa como sendo passivo, e não ativo. Em breve seremos a 3ª ou 4ª força no Continente.

MARCIO PEREIRA

Soberania começa nas comunidades.
O Governo perdeu a soberania faz tempo.
A Polícia não entra nos morros do RJ, nas comunidades como Heliópolis SP, nas Comunidades dos Estados do Nordeste.
Os Terroristas tem a Soberania nestes locais.

Atirador

A polícia do RJ entra em qualquer morro, mesmo de mãos amarradas pelos políticos

Wilson França

Agora traficante virou terrorista…. a lavagem cerebral é impiedosa

Jagder

Vai na favela e não concorda com os mandamentos deles. Aí tu vai ver o terror que vão “tocar” em você e na sua família.
Depois repita o texto que você escreceu.

Antônio fabricio

A forças armadas deveriam ter mais investimentos. Porém, este governo gasta mais de 4 bilhões em campanha politica para vereador e prefeito , enquanto um porta aviões custa menos de 1 bilhão de reais.

Wilson França

É o congresso que aprova o fundo eleitoral. O mesmo que drena mais de 60 bilhões do orçamento em emendas para show de cantor sertanejo, pavimentação de estrada para a fazenda de político e construção de campinho de futebol.

Eduardo

Mas que porta aviões e este que custa menos de 1 bilhão de reais ? E a força tarefa que deve acompanha lo proteja lo como fica ? Um porta aviões deve sim custar mais de 1 bilhão de reais adquiri lo sem uma força tarefa é uma certeza de que ele será afundado logo logo que chg ao ponto de 0 de possível ataque. Porta aviões sem seu grupo de apoio é pedir pra ser afundado , então o valor de uma nave dessas passa de 1 bilhão de reais custot alto para adquirir e opera lo de formas… Read more »

Sergio

Nos transformamos no maior fornecedor de drogas para a Europa. Através de nossos maiores portos. Tendo nossa ” Amazônia azul” como ponto de partida desse lixo que segue para as mãos de máfias europeias.

Simplesmente, sem plantar ou produzir um grama do po maldito , viramos uma grande Colômbia oceânica.

E esses senhores me vêm com essas peças publicitárias totalmente desconectadas da realidade.

A sorte do estamento Brasileiro é que o Zé povinho vive num estado de alienação tão profunda que sonhar com qualquer tipo de reação a cada dia vai ficando como uma possibilidade ainda mais impossível.

Cansa.

Falcão

A soberania começa no mar e chega as casas de seus militares, desmotivados, deixados de lado e, o principal o pior salário de todos os tempos, um trabalhador, gari, ganha mais que um cabo, chega perto do 3 sargento.
Militar é ser humano, quer viver, ver sua família com um bom nível de vida, isso foi retirado, anos após anos, até chegar nessa situação.
A base do militar deve ser Hierarquia, disciplina e LEALDADE.

ChinEs

O Submarino Nuclear é uma questão de honra da MB, Independentemente de qualquer governo, esse Submarino vai sair…

Paulo

Apesar do contingenciamento das verbas do MD, o financiamento para a BID envolvidas nos projetos estratégicos de defesa não parou, porque vem de outras fontes também, como a FINEP, BNDES e até Petrobrás. É caso da Xmobots ,a maior e mais verticalizada industria de drones militares do país. Seu financiamento vem de 4 fontes : FINEP, BNDES, Petrobrás e até da Embraer def & seg que tem participação acionaria na Xmobots. A MB através do MD, também, mas é apenas uma delas.

Tomcat4.7

Ficou sensacional este vídeo, a FAB e o EB poderiam aprender .

Fábio Mayer

A soberania da Baía de Guanabara, já que a maior parte da esquadra está baseada ali…

uai uai

as minas fecais da baía são mais perigosas que a marinha aterrada

Leandro

Quantas lanchas do trafico a marinha pegou? Nenhuma. Ou seja não serve para nada. Brasil possui inimigos internos e nada é feito pelas forças armadas.