França envia submarino nuclear para buscar caixas pretas

41

rubis-class-ssn

Ministro da Defesa afirma que hipótese de atentado terrorista não está descartada para explicar acidente

O ministro francês de Defesa, Hervé Morin, disse nesta sexta-feira, 5, que a França enviará um submarino nuclear à região do acidente para ajudar na detecção das caixas pretas do Airbus desaparecido. Morin também declarou que hipótese de atentado terrorista não está descartada para explicar o acidente.

“Sempre disse que não podemos descartar o terrorismo”, disse Morin sobre as causas potenciais de destruição do avião. Não há “nenhum elemento ou pista que nos permita corroborar isso, mas a investigação nunca o descartou, pois o terrorismo é hoje a principal ameaça contra nossas democracias”, disse, segundo a AFP.

Morin relatou que não foi informado sobre ameaças contra o voo ou sobre uma eventual reivindicação de autoria, mas alertou que “na maioria dos casos de atentados terroristas contra aviões não houve reivindicação”.

Farol localizador subaquático

As caixas-pretas dos aviões são equipadas com um farol localizador subaquático (ULB). Se você vir a foto de uma caixa-preta, quase sempre verá um objeto pequeno e cilíndrico anexado a uma das extremidades do dispositivo. Ao mesmo tempo que funciona como alça para carregar a caixa-preta, esse cilindro na verdade é um farol.


Foto cedida L-3 Communication Aviation Recorders
Um close de um farol localizador subaquático

Se um avião cai na água, este farol emite um pulso ultrassônico rapidamente detectado pelo sonar e equipamentos acústicos de localização. Existe um sensor de imersão na lateral do farol. Quando a água encosta neste sensor, o farol é ativado.

O farol emite pulsos a 37,5 kHz e consegue emitir som em uma profundidade de até 4.267 m. Uma vez que o farol começa a emitir esse som, faz isso uma vez por segundo durante 30 dias. Esse farol é alimentado por uma bateria protegida que dura seis anos. Raramente o farol arrebenta durante uma colisão de alto impacto.

FONTE: Estadão / Howstuffworks

NOTA do BLOG: A sensibilidade do sistema de sonar passivo do submarino nuclear francês pode ajudar a localizar os sinais acústicos da caixa-preta do avião.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Agora eu vejo alguma chance de encontrar a caixa preta desse avião. Antes eu achava impossível que conseguissem.

BUENO

Desculpa, mas sou leigo no assunto. E os submarinos da MB não conseguem encontrar?

João das Botas

É lastimável que o terrorismo não seja também uma série ameaça para “algumas democracias” mais ao sul do equador…

Luiz Antônio Cavalcanti

Bueno,

Tb sou leigo mas pensei a mesma coisa esses dias: a MB já poderia ter enviado um submarino para tentar localizar a caixa pelo sonar.

Outra dúvida: porque a indústria aeronáutica ainda não desenvolveu uma caixa preta com material flutuante? Toda hora tem milhares de voos cruzando os oceanos… Poderia haver um sistema redundante com duas caixas pretas gravando os mesmos dados em tempo real, só que uma delas, em caso de acidentes no mar, flutuaria.

gaspar

BUENO,

os sub’s da MB mal conseguem navegar…

e se por um acaso a caixa preta tenha caido de “cabeca pra baixo”, ou seja, com o farol enterrado na arreia ?? funciona do mesmo jeito ???
e outra, vai saber que tipo de animal habita as profundezas do mar…

RJ

” vai saber que tipo de animal habita as profundezas do mar…”

Lula, é claro!

João das Botas

Cinco dias se passaram e a frança não mandou um avião de busca qualquer? Há um oficial americano na coordenação mas nenhum francês? Teria o Airbus chocado-se com um OVNI e ambos caíram no oceâno, mas nosso amigos não querem repassar a tecnologia??? Talvez agora nos repassem a do rafeiou…Depois daquela coletiva, a Marinha do Brasil já pode contar com um verdadeiro NELSON…ou ele já estaria provando seu novo uniforme de Brigadeiro da “AERONÁUTICA”…

marco

EU NÃO ACREDITO , MAS ESTÁ LÁ NO SITE DELE COM TUDO REGISTRADO
PREVIU O ACIDENTE EM 2007 E DISSE QUE O AVIÃO CAIU EM TERRITÓRIO ( MAR?) AFRICANO

http://www.jucelinodaluz.com.br/acidente_airfrance.htm

Igo

gaspar,

Essa sua afirmação sobre os subs da MB é uma baita de uma inverdade. Mas para os céticos sobre a possível utilização de um subnuc, tá aí uma vantagem, velocidade de deslocamento. Quero ver o dia em que um SNK vai conseguir se ágil assim. Imagina ele sair do Rio a 15 knots?! Chegava lá para a festa de 7 de setembro!!

Sds,

Das profundezas abissais

De tudo o que já foi dito, revisto, revisado, expeculado, passadas 72 horas do acidente, com a propalada tecnologia, o nível de desenvolvimento humano em nossos dias, e nada… O MAR MEU DEUS ! O MAR AINDA É O MAR ! Ainda espero o desenlace do caso, em especial pelos familiares, mas graças a Deus nós ainda somos mediocres diante de tanta grandiosidade da natureza e temos que dispensar tanto tempo e recursos para dominá-la, entendê-la, prescrutá-la.

gaspar

cade o Nemo ?!?!?!

Marcelo Ostra

Sonar para localizar algo a 4.000 m ? (digo sonar convencional ? digo não especifico para esta função) nao creio

Igo, er .. SNK (apesar da designação nao ser conhecida, por associação nao seria um SSN, ou seja a mesma coisa

Creio que vc quiz dizer SSK né ?

Mod MO

gaspar

o MODSUB iria trocar os sonares tb, certo ??
saberiam dizer qual sonar seria ???
o quais equipamentos viriam no combo ??

o MODSUB esta congelado ??? nao ouco mais nada a respeito…
ja tem algum sub sendo modernizado ??

Fernando Gonzales

Pior que lula, só tucano podre, cheio de vermes na barriga….ehehe
Estas aves agourentas nunca mais vão rondar o Palácio….Fora FHC…adoro este refrão.

gaspar

pior que lula e tucano, so mesmo uma guerrilheira no governo…

Sérgio

João

Juro, que eu queria, mas queria mesmo.
Liberdade de pensamento, vá lá!
Olha eu tentei, tentei, mas seria um maior insulto às cabeças pensantes q nos induzem a reflexões, se eu não postasse.
Não estou pegando no seu pé.
Eu só solicitei para acrescentar uma letra no seu “nick” e cada vez mais estou convicto que ela faz falta. Lhe completaria.

Fernando Gonzales

Sergio acho que voce ta com plena razão…ta faltando uma letra..ehehe

Fernando Gonzales

Eu duvido que esta naba de Submarino nuclear frances vai achar esta outra naba. Não passa de mais um engodo para mascarar a falha de engenharia. O que vai ser feito, vão largar um míssil nuclear para desentocar a tal da caixa preta? Vão tentar rastrear com sonar nuclear? Existe esta naba? Por acaso voces acham que um subnuclear pode rastrear uma profundidade arenosa e cheia de ondulações por 5.ooo mts, vão colocando a mente de voces pra funcionar, talvez no ano de 2100, cheguem a um resultado. O Luiz Antonio Cavalcanti tem toda a razão. Por que não fazem… Read more »

Fernando Gonzales

Porra, até que uma guerrilheira caía bem….acabaria com os drogados do rio de Janeiro.

Alexandre Marlon

É muito fácil ocorrer acidentes e depois um gaiato vir e dizer que havia previsto isto e inclusive registrado em cartório com dias de antecedência. Pois pelo que sei nada de difícil têm em registrar coisas em cartório com data diferente da data de fato que está sendo registrado o documento.

E este sujeito Jucelino é acontecer algo de repercução e lá vem ele dizendo que havia previsto tal acontecimento e havia registrado em cartório com dias de antecedência.

Não passa de mais um “esperto” …
http://www.jucelinodaluz.com.br/acidente_airfrance.htm

Zorann

Ontem vi na TV uma entrevista do Ministro das relaçõews Exteriores da França. Me parece que há um grande ‘empurra empurra’ para ver quem será responsável pelas investigações. Os custos envolvidos na busca dessa caixa preta são impraticáveis. Parece-me que nem o Brasil nem a França querem se responsabilizar pela busca das caixas pretas da aeronave. Acredito que nunca saberemos de fato quais as causas da queda do Airbus 330. Mas este acidente deixa claro o nosso despreparo para cumprir as missões de busca e salvamento tão longe de nosso litoral. Nossa Marinha e FAB fizeram um excelente serviço, mesmo… Read more »

Gunter

Sérgio! Perfeito na sua observação, sempre tive esta certeza em tudo que este sujeito escreve. É excremento puro.

muscimol

Ontem vi na TV uma entrevista do Ministro das relaçõews “Exteriores da França. Me parece que há um grande ‘empurra empurra’ para ver quem será responsável pelas investigações. Os custos envolvidos na busca dessa caixa preta são impraticáveis. Parece-me que nem o Brasil nem a França querem se responsabilizar pela busca das caixas pretas da aeronave.”

isso soa-me a opiniao mal feita…eles (a Franca) estao a levar isso muito a serio ….e nao e assim tao caro para eles …

Higgins

Zorann,
permita-me discordar. Colocamos vários meios nesta busca, um deles com tecnologia de ponta, que resultou nos sucessos aparente das operações.
É fácil criticar, pq não tão fácil aceitar quando se faz um trabalho a contento?
Em termos de meios, tirando Helis com autonomia acima de 700Km, não vejo atraso significante.
Não há nenhuma reclamação possível, que possa ser feita aos nossos esforços.

Zorann

Muscimol Posso estar sim enganado, mas vi as duas entrevistas, do nosso Ministro da Defesa e do Ministro de Relações Exteriores da França, na íntegra e ao vivo ma TV e tive esta impressão. Nosso MD afirmou pelo menos 5 vezes que as investigações do acidente estão a cargo do governo francês. Afirmando claramente que o governo brasileiro não iria iniciar as buscas pela caixa preta, serviço este que se for feito, será feito pelo governo francês. O Ministro francês em contra partida, afirmou ( sendo traduzido por uma intérprete) que as investigações estariam a cargo do governo brasileiro, visto… Read more »

Paulo Silva

O problema não é a achar a caixa preta, e sim como chegar a ela!Este sub nuc francês será somente o meio que irá levar o robo que fará o resgate da caixa preta.Além de uma coisa que não falaram, é que não temos na MB aparatos como este robo e tão pouco dinheiro para te-lo.

Comentários??

Abraços

Paulo

Vassili Zaitsev

Paulo,

A MB não possui algo semelhante, mas a Petrobras sim. Mede 4 metros de comprimento, é equipado com sonar e MAD, e consegue descer até 4500 metros de profundidade. Porem, pelas imagens que a Band transmitiu, não fica claro se possui braço robótico que possa abraçar as caixas pretas.

abraços.

Alexandre Marlon

Então é outro robô, o que vi da Petrobrás, pelo menos como sendo da Petrobrás, descia além de 4500, mas os braços eram bem curtos.

Tarkus

ROV da Petrobras sendo atrapalhado pelo lula…

Getulio - São Paulo

A inteligência ou inteligência do contra, sempre tentará vincular países como o Brasil, com grande comunidade de descendência área, ou grandes comunidades muçulmanas, aqui instaladas com organizaçòes terroristas. Primeiro, para justificar a manutenção do aparato milionário criado na gestão anterior do governo Bush e Cia. Em segundo lugar, como a perícia das peças não será realizada no Brasil, portanto, sem nossa fiscalização, poderá ocorrer de um aspone implantar um material comprometedor, somente para justificar um atentado. Em outras palavras, para comprometer a integridade de nosso país, de que não fiscaliza os aeroportos, as revistas nos embarques de passageiros, etc. Dá… Read more »

Getulio - São Paulo

Em tempo: descendentes árabes.

Getulio - São Paulo

A outra teoria mais interessante é que este evento cause desconfianças mútuas entre os dois países ao se insistir em atentado e terrorismo, quebrando a relação estratégica entre o Brasil e França.
Objetivo: forças ultra-nacionalistas-conservadoras francesas que não querem compartilhar conhecimento e tecnologia nuclear ou para a construçào do sub-nuclear.
Ações deliberadas da inteligência da Cia para esse fim, visando o rompimento deste acordo.
Em última análise e manter o status quo, Brasil país de terceiro mundo, que levará muito mais anos para chegar a seu sub-nuclear, etc.

Hornet

Será que o Estadão não errou de submarino?!!!

Nos outros jornais e agência de notícia estão informando que a França enviará o submarino Nautile…o mesmo que encontrou o Titanic.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1181809-5603,00-ROBO+E+SUBMARINO+ENFRENTARAO+RIGORES+DO+MAR+PARA+BUSCAR+CAIXAPRETA.html

O Nautile é um mini-submarino, com capacidade para mergulhar até 6 mil metros.

Não achei nada sobre submarino nuclear…enfim…

abraços a todos

Sérgio

Vocês assistiram a uma reportagem em um telejornal, onde um cientista da UFRJ sugere um dispositivo com luminol, que “ele” desenvolveu. Assim qdo. ocorresse algum acidente esse liquido se espalharia e com uma simples luz negra identificaria-se o local.

A Embraer agradesce a ajuda nas vendas do R-99B e adicionaria um farol de Luz negra. Há a Marinha também tem q se equipar!

Caixa preta -“laranja”- com transmissor e “luminol” ou melhor “iLUMINOL”.

muscimol

“O Ministro francês em contra partida, afirmou ( sendo traduzido por uma intérprete) que as investigações estariam a cargo do governo brasileiro, visto que, segundo ele, os destroços seriam trazidos para Recife”…. besteiras….desculpe o termo ….o procurador Frances ja abriu um inquerito judicial…varias comissoes ja se formaram e outras estao a caminho ….a base das buscas vai ser em Dakar onde um importante contigente esta a ser agrupado …. “””Objetivo: forças ultra-nacionalistas-conservadoras francesas que não querem compartilhar conhecimento e tecnologia nuclear ou para a construçào do sub-nuclear…..Em última análise e manter o status quo, Brasil país de terceiro mundo, que… Read more »

muscimol

existe este sub em portugal que tem um braco pequeno…. Ministério da Defesa Nacional O ROV é um equipamento de prospecção do fundo do mar, comprado pelo Ministério da Defesa com o intuito de apoiar o projecto da Extensão da Plataforma Continental, cuja proposta nacional deverá ser apresentada às Nações Unidas até 13 de Maio de 2009. Com o ROV, cuja chegada a Portugal está prevista para meados de Setembro (2005), Portugal passa a dispor de um meio que permite chegar a praticamente todos os cantos do fundo submarino de soberania nacional (incluindo a plataforma continental em toda a sua… Read more »

Marcelo Ostra

Hornet, eu não estou acompanhando o desenrolar dos fatos, mas opinião de orelhudo, talves o nuke transporta o Nautile tipo um DSRV ?

pode talves, ser isso (mas lembrar, orelhada pura, pois nao estou acompanhando as noticias sobre)

Mod MO

Hornet

Seria este aqui o submarino nuclear de ataque que o Estadão está se referindo?

http://fotos.limao.com.br/galeria,,60341,,17,|,GERAL-FRANCA-ENVIA-SUBMARINO-NUCLEAR-PARA-BUSCAR-CAIXAS-PRETAS-00.htm?pPosicaoFoto=4

esta informação está esquisita, não está não?

abraços a todos

muscimol

“Hornet, eu não estou acompanhando o desenrolar dos fatos, mas opinião de orelhudo, talves o nuke transporta o Nautile tipo um DSRV ?”

nao nao …o SUBNUC e so para dtectar o sinal das caixas …o mini sub vai num navio com uma bobine de cabo de mais de 6 KM!!

Hornet

MO,

como o colega Muscimol já disse, o mini-sub vem a bordo de um navio…

o nome da embarcação é “Porquois Pas”, e ela leva tanto o mini-sub como o robô submergível Victor-6000. E esse navio já está a caminho mesmo…os jornais franceses também deram esta notícia.

Já sobre o sub nuclear, não sei…será que é vero?

abração

ps. Vc viu a notícia mais nova da Cv Caboclo? É nóis na fita mano…hehehe

[…] Emeraude vai inicar uma patrulha em quadrados de 36 x 36km, na tentativa de ouvir as emissões acústicas das caixas-pretas. Caso sejam localizadas, submarinos-robôs não-tripulados a bordo do navio de exploração e […]