Colunista da ‘Folha’ critica escolha do Scorpène

0

Janio de Freitas

vinheta-clipping-navalOs indícios de manobras do Ministério da Defesa para forçar determinada escolha dos novos caças da FAB estão acompanhados, agora, da revelação de que o ministro Nelson jobim, na França, inicia a compra de quatro submarinos e um casco por preço dez vezes maior do que outra oferta, de submarinos mais qualificados. E cujo pacote, como negócio e tecnologia, é mais adequado à Marinha brasileira.

A revelação de José Meirelles Passos, repórter consagrado por muitos anos de excelente trabalho para o “Globo” nos Estados Unidos, inclui duas exigências da vendedora francesa mas tipicamente brasileiras: a construção de uma base naval para os submarinos superados, não reivindicada pela Marinha, e a entrega da obra à empreiteira Norberto Odebrecht. Já se sabe, portanto, quem induziu o negócio escorchante no Brasil e, conhecidos os processos das empreiteiras, como foi conquistado.

Também fica compreendida uma providência: a licitação pública foi relegada.

Os submarinos da classe francesa Skorpène foram comprados por apenas dois países: Chile e Malásia, que explicam as três únicas unidades dadas como ativas no mundo. Nem a própria França os utiliza. Em contrapartida, a Marinha brasileira, com quadros técnicos formados na Alemanha, já comprovou sua capacitação tecnológica na construção de quatro submarinos com projeto alemão (são os atuais Tamoio, Tapajó, Timbira e Tikuna), mais atualizados do que o Skorpène.

Assim como na FAB há reservas à compra do caça francês Rafale, na Marinha há reservas ao amplo negócio em torno dos também franceses Skorpène. Os negócios foram articulados por Nelson jobim e Mangabeira Unger, que para isso chegaram a viajar juntos.

FONTE: Folha de São Paulo

NOTA DO BLOG: A opinião transcrita acima não necessariamente reproduz a opinião do blog.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ARCANJO

Fico lendo toda essa discussão em torno da tentativa de valorizar o SCORPENE e desvalorizar concorrentes e vejo como isso atrai a atenção de todos para os meros detalhes. Enquanto isso o principal vai se esgueirando e progredindo. Estamos cortando as unhas do vampiro quano o perigo está nos seus dentes. O QUE INTERESSA É QUE ESTÁ EM MARCHA BATIDA UMA DAS MAIORES OPERAÇÕES DE LOBBY DA HISTÓRIA O BRASIL. ESCANCARADAMENTE …. Esse é o ponto, o resto é detalhe. O Deputado Julio Delgao que denunciou essa operação que se cuide. A mega e poderosa empreiteira, colegas da Câmara, muitos… Read more »

[…] a coluna “A Empreitada das Armas”, do jornalista Janio de Freitas (14/7), o Ministério da Defesa […]

Navegante

A Folha, a Veja, Globo e alguns outros PIGs, são tradicionais sucursais americanas no Brasil. Ta certo, eles estão trabalhando a favor do país deles os EUA, não tem nada de mais, cada país defende seus interesses. O que não pode é ficar vendendo carne suína no Brasil. Mirian leitão…ehehe.

Otavio

Muita ignorancia!
Apenas 4 subs para uma costa ampla igual a nossa,uma compra certa seria a dos U-214.Com o preço dos Scorp. poderiamos comprar 12 U-214,montar 2 bases navais de subs,cada uma com 6,ja temos a mao de obra e ainda fariamos uma reforma no AMRJ!

Tonelero

Olá galera do fórum, saudações! Sei lá… há pontos bastante questionáveis nas palavras do Sr. Vice-Almirante acima, mas, é claro, ninguem aqui vai chamar um Vice-Almirante reformado de lobbysta, né não? Isso quase não existe… (hahahaha) Ainda mais aqui que a maioria já “abraçou” o Scorpene e as “bondades” francesas como um filho legítimo que nem precisou do exame de DNA. Senso critico as vezes ajuda. Mas tá todo mundo acreditando no NJ como se fosse um profeta, o “Moisés” das FFAA brasileiras. Não param pra pensar em prazos, preços, capacidades da industria nacional de receber a famosa “tranferencia de… Read more »

Marcelo Tadeu

Otavio, vc leu o post acima do seu? Por favor leia…

Até que em fim alguém do meio pra explicar. A mídia deveria ouvir o VA José Luiz antes de publicarem asneira. Muito obriga VA José Luiz e marinheiro pelo post!!

marinheiro

Direito de resposta: Espero que esta noticia seja ganhe um lugar de destaque aqui neste fórum, assim como estas notas falaciosas ganharam, pois isto mostraria que eu estava enganado e que você, nobre galante, é uma pessoa de caráter e neutra… A NECESSIDADE DE SUBMARINOS PARA O BRASIL A OPÇÃO“SCORPENE” Vice-Almirante (Ref) José Luiz Feio Obino Ex-Comandante da Força de Submarinos Nos dias de hoje o melhor projeto comercial, testado, de submarino convencional, no mer-cado, é o do submarino francês “Scorpene”. Trata- se de um projeto modular, altamente avançado e flexível que pode ser construído no Brasil e empregado em… Read more »

Musashi

Não serve nem para limpar a __________…

Caon

“(são os atuais Tamoio, Tapajó, Timbira e Tikuna), mais atualizados do que o Skorpène.”
Sou leigo no assunto mas pelo q sei o Scorpène é mais avançado q os IKL-209 q a MB possui
(desculpe se falei algo q não condiz com a realidade)
abraços

Pampa

Vai recomeçar a cantilena.
Interessante, o Brasil inteiro sabe que o MD está comprando Subs da França. E sabe a muitos meses, mas agora, na véspera da assinatura aparece um jornalista para questionar, de um jornal absolutamente tendencioso…
Vamos aguardar o nosso honestíssimo congresso posicionar-se a respeito, como já disse, alias q fará.
Se cada compra do END for assim, teremos muita novela mexicana para acompanhar.
Um abraço

Djba

Galante,

Assim como o site tem reproduzido na íntegra as várias notícias publicadas por outras fontes sobre o mesmo tema também deveria reproduzir na íntegra a notícia da Isto é, mesmo que esta notícia também já tenha sido apresentado em primeira mão pelo blog antes. Pois, se site não publica esta por que issiste reinterada vezes em publicar notícias sobre acordo de construção dos submarinos já amplamente debatidos em várias notícias?

Ricardo

Ja ta dando no saco… Quando um IKL 209 é mais “qualificado” do que o Scorpene ? Se vai fazer a afirmação tem que vir a “sustentação” da ideia, e os argumentos ?

Tem hora que fico de saco cheio da imprensa burra.

Djba

Inclusive na ISTO É desta semana tem a foto do IATE DE 3 Milhões que dizem pertencer ao ex-militar.

muscimol

“…..ao mesmo tempo que trocemos para que aqueles que busquem impedir seu andamento sejam devidamente identificados e neutralizados a tempo de impedir suas manobras conspiratórias contra a sagrada nação brasileira.”

tem Hugo Chavez neste blog….

GUPPY

Amigos,

Se a decisão foi pela compra dos Scorpenes, então assinemos logo, porque se demorarmos um pouco(e estas reportagens podem provocar percalços), corremos o risco de em pouco tempo termos um presidente
tucano e aí já vimos como eles dão importância às Forças Armadas. Se não as privatizarem(pasmem!), vão criar PDVs(Planos de Demissão Voluntária)para os militares, congelamento de salários, corte de gastos, contingenciamentos de tudo,etc. No final, nem Scorpenes nem nada. Bem, a minha memória não é fraca.

Abraços

WAR

PARA TODOS LEREM: UMA OPINIÃO SENSATA DE UM “PATRÍCIO LUSO” sobre o assunto

http://www.areamilitar.net/opiniao/opiniao.aspx?nrnot=133

Marcos

Acho interessante o fato de que na época que o Chile comprou os Scorpene, grande maioria daqui ficou morrendo de inveja. Entretando aqora que a imprensa lança uma “estória” desconexa sobre valores, cria-se um clamor de que o submarino francês é caro e não serve aos nossos propósitos. Recomendo a todos uma leitura de livros especializados, na dúvida um final de semana em Santos ajudaria muito.

Mauricio R.

Bem o “patrício luso” não puxa a sardinha explicitamente p/ o Type 214, mas de forma mto clara não se mostra nem um pingo favorável, á empreitada francesa do MD.

MOsilva

Bem, acredito que todos que lêem o blog e estão acompanahdo a evolução dos processos de renovação de equipamentos das FFAA brasileiras sabem que existem (muitos) interesses em jogo. Como já foi (muito) bem dito, aparentemente existe um grupo de jornalistas/intelectuais que sistematicamente criticam o atual governo. Qualquer que seja a posição ou decisão tomada. É uma oposição franca. Assim, não me parece estranha tal matéria. E acredito que seja muito bom que o blog aqui a exponha. Além de permitir o debate de idéias, permite que seja vista a opinião “radical” deste grupo que se opõe ao atual governo… Read more »

Caius

Janio de Freitas + Folha de SP = Colonialismo.

Tem índio sentado na tampa do poço. Brasileiro não bebe água.

Ficar discutindo o sexo dos anjos é tática do colonizador , através
dos puxa-sacos, para manter a colônia.

Temos que importar “técnicos” e não tecnologia ,capital e empresas.
A oitava maior economia do mundo tem dinheiro para tanto. Só não
vê quem não quer … ou é cego mesmo.

Caius.

José Bonifácio

A intenção dessas “matérias” jornalísticas (folha e Globo) são claras: desqualificar o governo criando suspeita sobre o acordo com os franceses e atacar a Marinha do Brasil em razão da sua escolha, resta a nós interpretar de forma correta toda essa celeuma criada em razão da compra dos submarinos franceses e da opção pelo sub nuclear e identificar claramente a quem interessa desestabilizar o governo e o tentar impedir a concretização do negócio. 1º Setores da Imprensa ligados a oposição ao atual governo (que numa análise política assume a paternidade de um cobiçado projeto nacional); 2º Loby a favor do… Read more »

Navegante

Menos mal pessoal que foi a Folha…ufa! Achei que fosse algun jornal sério…este aí nem pra limpar a b…de cachorro. Viva o acordo com a França, finalmente vamos sair da estaca zero.

Corsario 01

War, O cara estava indo relativamente bem, quando derepente…….” ainda mais porque para patrulhar mesmo em áreas oceânicas, os novos submarinos oceânicos com AIP são igualmente eficientes e muito mais baratos.” Ai ele derrapou feio, pisou na batatatinha ou viajou na maionese do 214 com AIP. Nunca que um 214 poderá impor velocidade maxima por tempo maior que um Nuke afim de perseguir um GT. Se um 214 com AIP pisar no acelerador, além dele não passar de 21 nós( o que é pouco, pois os Gts normalmente “voam” acima de 29nós), suas baterias iriam zerar rapidamente e nessa hora,… Read more »

Patriota

novamente a midia não especializada começa a publicar besteiras
sem sequer ter conhecimento sobre as informações que divulgam

Marcelo Tadeu

PESSOAL, É TIDO BALELA!! A QUEM INTERESSA O REEQUIPAMENTO DAS FFAA? QUANDO VOAMOS COM B.707 A IMPRENSA O CHAMA DE SUCATÃO, SE A FAB COMPRA UM ACJ, É AEROLULA!! DESDE QUANDO O SCORPENE É ULTRAPASSADO? ELE ESTÁ ENTRE OS SUBS CONVENCIONAIS MAIS MODERNOS DO MUNDO. E OUTRA COISA, NÃO SERÃO SCORPENES PUROS QUE A MB VAI COMPRAR E SIM, UM PROJETO BASEADO NELES. A QUEM INTERESSA O BRASIL TER CAPACIDADE DISSUASÓRIA? AS REVISTAS VEJA, ISTO É, ÉPOCA, OS JORNAIS O GLOBO, FOLHA DE SP, ETC. SERVEM E SE VENDEM AOS INTERESSES, MUITAS VEZES, EXTERNOS E DE LOBBISTAS. QUEREM LER UMA… Read more »

WAR

Alexandre Galante em 14 Jul, 2009 às 23:06 Leiga mesmo! Vamos deixar os caras trabalharem em paz. Tudo bem que quem paga somos nós e a imprensa (felizmente) é livre. Todo este negócio (e não negociata como querem fazer crer) tem o objetivo de nos capacitar a construir subs nucleares (e caças “quase” no estado da arte). Que os alemães ou não sabem ou não podem (consequencia da WW2?) fazer. Pô, então será que não vale a pena pagar? E os scorpenes não servem para nada? Bom, os cães ladram e a caravana passa (e até prova em contrário, Jobim,… Read more »

Djba

Galante,

A notícia de corrupção envolvendo o estaleiro Inace também é notícia do momento. Mais enfim se a administração do site só considera como notícia do momento a compra dos submarinos, paciência. Pois, a meu ver seja a construção dos NAPAS ou do acordo de construção dos submarinos merecem ser amplamentes discutidos e apurados todos os contratos.

Alexandre Galante

Djba, a matéria que publicamos do Janot foi reproduzida porque julgamos de interessa do Blog, uma vez que o estaleiro INACE está envolvido e o mesmo tem importante atuação na construção dos NAPAs.
Mas ficar publicando foto do barco do Janot foge do escopo.

Quanto à publicação das matérias dos submarinos, é o assunto do momento, e precisamos mostrar o que a imprensa leiga tem dito.

Hornet

“A opinião transcrita acima não necessariamente reproduz a opinião do blog.”

Correção: a opinião acima não necessariamente reproduz a opinião da MB, do Brasil, das FAs, dos brasileiros e nem de coisa alguma.

A única opinião que o Jânio de Freitas representa é a da Folha de SP…o jornal que acredita em “ditabranda”…

Falar mais o quê? Deixa pra lá…

abraços a todos

Mauricio R.

Tá parecendo aquela época do FX-1, em que a Embraer queriq pq queria empurrar o Mirage 2000 á Fab, esta tinha que aceitar s/ chiar e pto final e c/ total respaldo do Palácio do Planalto ainda.

Não há nada que esse design frances acrescenta á capacidade da MB, que não possa ser adquirido em outro lugar.

Insistir na opção francesa é somente menos pior que reformar antigos submarinos classe “Upholder” britânicos, conforme feito pelo Canadá ou em um devaneio saudosista, atualizar a antiga classe italiana “Sauro”.

Rodrigo Rauta

Agora, reparem uma coisa, pelo o q o cara escreveu, ele SEQUER se deu ao trabalho de contatar um reprresentante da MB ou do MD pra confirmar as informaçoes, ele simplesmente pegou a reportagem do ” Globo ” , babou o vovo do jornalista que escreveu e comentou em cima da materia do cara, ou seja, o cara não fez absolutamente nada!!!!
Fez um comentario em cima de uma reportagem repleta de erros e extremamente tendenciosa….
realmente, lamentavel a nossa imprensa….

Abraços a Todos!

Djba

Se o blog se propoe a colocar notícias da semana publicada por outras fontes como o GLOBO tambem deveria colocar a notícia da ISTO É DESTA SEMANA sobre a prisão do Sr. Euclides Matos ex-chede do Estado Maior. Por que não coloca?

Robson Br

Tudo o que o Brasil compra é ruim, segundo alguns. Quando a MB tinha escolhido o IKL U-214 apareceram os problemas com os da Grécia e da Coréia do Sul. Coitado do caça escolhido. Acho que o blog não precisa procurar aqui e alí para justificar sua opinião. Tá ficando até chato. Parece que todo mundo é incopetente. Ninguem na MB presta. Todos já sabiam que os alemães nunca facilitaram as coisas para MB. A questão não é os equipamentos franceses e sim a posição de independência da França na Política mundial. Alguem já viu algum chefe de estado Europeu… Read more »

Alexandre Galante

Djba, já publicamos antes da Isto É:

http://www.naval.com.br/blog/?p=13258

Gunter

Janio de Freitas + Folha de SP = folhetim de 5ª categoria!

Tudo que diz respeito ao Gov federal este jornalista deturpa, distorce. É um verdadeiro “colonista”!

Carlos Emilio Di Santis Junior

Descordo completamente da matéria. O Scorpene foi adquirido pela India também, e ele é, sim, mais avançado que o IKL 209. Essa matéria é de uma irresponsabilidade gritante. Eu considero o Blog Naval e seus blogs irmão, otimos pois são atualizados com artigos interessantes diariamente, porém sugiro que não publiquem matérias escritas por leigos e visivelmente tendenciosa. Esse tipo de artigo destoá da qualidade do Blog.
Abraços