Acordo com a França para submarino nuclear tem pontos polêmicos

0

vinheta-clipping-navalO acordo entre o Brasil e a França para a compra de quatro submarinos convencionais Scorpène e de um modelo modificado do mesmo, capaz de receber um motor de propulsão nuclear, foi criticado na Câmara, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, nesta terça-feira (18).

O principal crítico da proposta foi o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que respondeu item por item ofício do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

A proposta francesa inclui o projeto e a construção, no Brasil, de um estaleiro dedicado à fabricação de submarinos nucleares e convencionais e de uma nova base naval, capaz de abrigar submarinos nucleares. “A construção de uma base e um estaleiro por 4 bilhões de euros, estaleiro este a ser entregue graciosamente à uma empreiteira previamente privilegiada é algo que não pode ser aceito, principalmente quando se sabe que grandes estaleiros foram recentemente construídos ao custo aproximado de 300 milhões de euros”, afirmou o deputado. A empreiteira mencionada é a empresa Odebrecht, parceira brasileira de livre escolha dos franceses.

Tecnologia

Quanto aos submarinos, Delgado argumentou que o modelo francês convencional a ser adquirido pelo Brasil, o Scorpène, tem custo muito mais elevado (750 milhões de euros, contra 600 mil dólares) do que os competidores, e já estaria tecnologicamente defasado, além de não ser usado por outras marinhas do mundo.

“Do submarino nuclear, a França só forneceria o casco”. O deputado não vê sentido em “comprar um casco já existente, concebido há anos, ainda oco, para daqui a décadas ou quando, afinal, ficar pronto, receber um reator nuclear brasileiro”.

Alternativas

A alegada impossibilidade ou desinteresse de outros países em participar do projeto do submarino brasileiro também não se sustenta, segundo Delgado. “A Rússia tem transferido tecnologia para a Índia e China há anos, inclusive emprestando submarinos nucleares à Marinha indiana durante muito tempo para operações de treinamento das tripulações e técnicos locais.”

O parlamentar lembra que Suécia e Austrália também dominam a tecnologia de construção de grandes submarinos; e que a Alemanha chegou a fazer propostas concretas ao Brasil, que não tiveram resposta. “Ao contrário do se alega, os alemães não têm qualquer limitação para retornar ao projeto do submarino nuclear brasileiro. Os acordos internacionais que os limitavam se exauriram na década de 60 e o governo alemão não apresentou qualquer objeção ao projeto conjunto com a Marinha do Brasil”, assinalou Delgado.

FONTE: Agência Câmara

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
FN

Deputado vai estudar o assunto a quanto tempo a China e a India são aliados da Russia não fala besteira que tem gente vendo cala a boca que melhor da onde o senhor tirou que o projeto francês é utrapassado acorda e que historia é essa de alemanha ajudar a fazer um submarino nuclear se nem eles tem kkkkkkkkkkkkkkkkk… reputado vai a merd…

Fernando (FGRpapa)

O que onera a sociedade brasileira são os políticos, eles levam muito mais do que os bilhões gastos em qualquer projeto das forças armadas. Sem falar que eles não querem nem saber do Brasil aumentar seu potencial tecnológico, para eles quanto mais burros e atrasados ficarem os brasileiros, melhor, porque vão continuar votando neles. Porque esses políticos não lêem a documentação enviada pela Marinha antes de cahmarem os oficiais para dar explicações? Se eles lessem as cartas da MB e se fizessem uma pesquisa simples sobre o submarino já responderiam 99% das perguntas. Mas eles preferem criar essas reuniões passa-tempo… Read more »

Flavio

Sub nuclear é uma questão estratégica. Nunca fizemos nem um sub convencional 100% nacional. Você quer o que? que fabriquemos logo 4 subs nucleares? Para com isso. Temos que dar um passo de cada vez. Vamos contruir os scorpenes para aprendermos a projetar/desenvolver/fabricar submarinos. Por isso o preço nas alturas, mas que vale a pena e é uma “penitencia” por anos sem pesquisa. No caminho, com a experiência adquirida, vamos fazendo o nuclear. Depois de pronto, quem sabe façamos mais uns 2, 3, 4, sei la. Mas temos que começar com o que podemos. Agora, se você quiser que saiam… Read more »

Sem saco

“Oco” é a cabeça desse deputado, esse congresso é uma latrina só sai M…

Jonas Rafael

Impressionante o conhecimento do deputado sobre Submarinos. Repararam que ele sabe tudo sobre impedimentos ou não da Alemanha em desenvolver cascos de submarinos nucleares, Conhece todas as disposições dos Russos em vender tecnologia e também sabe quais países produzem ou não “grandes submarinos” ou tem “tecnologia defasada”. Também sabe exatamente pra quais tarefas submarinos nucleares e convencionais se prestam melhor. Esse homem é um catedrático! Ele devia estar a serviço da Marinha com seus infindáveis conhecimentos.

Hornet

será que alguém tem o email dos deputados que estão avaliando o projeto nuclear da MB? Se alguém tiver, por favor, manda esta notícia ao deputado do “casco oco”, quem sabe assim ele entenda um pouco mais sobre o projeto que estará fiscalizando: “Aramar lança concurso para 400 novas vagas 5/7/2009 O Centro Experimental de Aramar (CEA), em Iperó, gerará quatrocentas novas vagas em várias áreas de engenharia para a continuidade do projeto do protótipo do reator do primeiro submarino nuclear brasileiro, conhecido como Laboratório de Geração Nucleo-Elétrica (Labgene). As vagas serão ocupadas por intermédio de concurso público nacional, que… Read more »

Hornet

Como bem disse o CADU no outro post: O que vcs esperavam de um deputado mineiro? O cara sabe tudo de mar…é “rato” das praias mineiras…hehehe mas falando sério agora: é normal o Congresso pedir esclarecimentos. Acho isso, inclusive, uma coisa correta dentro de um Estado Republicano e Democrático. O executivo governa, e o legislativo fiscaliza…é assim mesmo que funciona e deve funcionar. mas sempre lembrando: é o executivo que governa. Portanto, cabe ao executivo fechar acordos, negociar parcerias, viabilizar projetos, arrumar finaciamento externo etc. Ao legislativo cabe fiscalizar, no sentido de evitar irregularidades previstas em leis. Resumindo: cabe ao… Read more »

Parthenon

Não questiono os amigos, mas questiono a compra do casco do SUBNUC, poderiamos comprar 6 ou 8 Scorpenes, construir o Estaleiro e a Nova Base, e assim possuiriamos uma bela FORÇA SUB, contando com os 5 Tupis/Tikuna. Esta parte me agradou muito da fala do Deputado: “”Júlio Delgado também não se mostrou convencido da necessidade desse equipamento, pois considera que uma quantidade maior de submarinos convencionais traria melhor proteção para o litoral brasileiro.”” Realmente acredito que o SUBNUC, vae ONERAR demais a sociedade brasileira, que é quem sempre paga, e concordo com ele quanto a questão do quantitativo x qualitativo… Read more »

Lucas

Legal Hornet, essa de casco “oco” nem tia percebido, kkkkkk. Esse deputado acha que esse submarino nuclear vai ter um casco “oco” um reator numa caixa de chumbo, uma salinha logo na frente onde ficam os “misseis” do submarino,( o cara acha que o casco é “oco”, ele deve achar também que arma de submarino é missil), e pra finaliza o raciocínio dele, deve ter um centro de controle com um único e Fabuloso Pentium 4 da Intel,kkkkkkkkkkk. Ah e no máximo 3 tripulantes, um no Pentium 4, um pra cuida do reator na caixa de chumbo e um na… Read more »

Lucas

Cadu, caro amigo, tomara que você tenha razão, pois todos sabemos que o projeto passa pela Câmara dos Deputados sim, e é aí que mora o perido de um cancelamento destas operações, mais se o próprio ministro falou que o contrato vai ser fechado, então já esta nas vias finais de conclusão.

Hornet

mas só mais uma coisinha: este deputado é meio nó cego, hein? Tudo bem, tá no papel dele de fiscalizar o executivo…mas o cara tá mais por fora (do projeto) que umbigo de vedete, como diria minha avó… Bem que ele podia ao menos se inteirar um pouquinho no assunto antes de abrir a boca, né? Olha o raciocínio que o “gênio” fez: “Do submarino nuclear, a França só forneceria o casco”. O deputado não vê sentido em “comprar um casco já existente, concebido há anos, ainda oco, para daqui a décadas ou quando, afinal, ficar pronto, receber um reator… Read more »

André

Acho que a MB já deu todas as explicações possíveis e imagináveis sobre essa questão do projeto do submarino nuclear, ainda que existam alguns questionamentos. Penso até que alguns questionamentos sejam válidos, mas não esses apresentados pelo deputado em questão. A nova base e o estaleiro, por exemplo, estão orçados em 1,8 bilhão de euros, e não em 4 bi, como afirmado pelo parlamentar. Quanto aos aspectos técnicos do submarinso em si, penso que ele ignora totalmente o assunto e, com certeza, também é mal assessorado, pois fez alegações, contestando as notas já expedidas pela MB e pelo MD, bastante… Read more »

Lucas

Se nem os deputados que representam o povo brasileiro estão sendo influenciados pela imprensa dita “especializada” que repudia o acordo de compra de submarinos da França, acho que qualquer leito assíduo aqui do blog poderia ir a câmara explicar detalhadamente este assunto, de tando que a MB lança nota explicando as ondas de falsas notícias sobre esta.

CADU

Boa Noite Amigos
Enfim o Jobim, disse que o contrato vai ser assinado no 7 de setembro, com a vinda do Sarkosy ao BRASIL, submarinos e helis já garantidos.
Saudações a todos.