O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula Da Silva, disse hoje em Havana que pediu um navio de grande porte ao líder do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, para transportar ajuda humanitária aos países do Caribe afetados por furacões.

Lula quer enviar 45 mil toneladas de arroz, sendo 15 mil delas a Cuba e o resto para Haiti, Jamaica, Honduras e outros países, pelo que pediu, na quinta-feira, a Zapatero em San Salvador -onde participavam da 18ª Cúpula Ibero-Americana- um navio maior que os que a Marinha brasileira possui.

“Ontem (quinta-feira) acertei com o companheiro José Luis Rodríguez Zapatero e ele vai nos emprestar uma embarcação grande, de mais de 50 mil toneladas, para que, daqui a três semanas, vá ao porto do Rio Grande do Sul para depois trazer o alimento para distribuí-lo aqui”, explicou o presidente.

“Sei que os alimentos precisavam chegar mais depressa, mas não temos um navio e ainda demoraríamos 45 dias para conseguir alugá-lo“, disse o presidente brasileiro.

Essa ajuda se somará às 1.500 toneladas que o Brasil já enviou à região após os furacões que destruíram vários países em agosto e setembro.

Lula, que chegou na quinta-feira a Havana para uma visita de 22 horas, reiterou o respaldo brasileiro a Cuba, atingida por dois furacões que deixaram prejuízos de mais de US$ 5 bilhões, segundo cálculos oficiais.

Em setembro, o Brasil enviou a Cuba dois aviões com 28 toneladas de alimentos para os desabrigados, e está em caminho um navio com mais mantimentos e materiais para a reconstrução de infra-estruturas e imóveis.

Lula disse que o Governo brasileiro está “fazendo um esforço muito grande” para ajudar a reconstruir as infra-estruturas elétricas destruídas na ilha.

“Uma comissão de técnicos brasileiros já está aqui, em Cuba, para ver que tipo de cabo é necessário”, disse o governante, e explicou que Cuba usa cabos de cobre e o Brasil, de alumínio, o que dificulta concretizar a ajuda.

Fonte: G1

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Fazendo ajuda humanitária com a ajuda de outros!!
Mas liberar a verba da Marinha que é bom…..
Que #@*%*.
Sds.

Lord Nauta

Prezados Senhores

A fala do presidente Lula sinaliza claramente que o mesmo entende a necessidade de um Poder Naval corretamente dimensionado e que neste contexto a Marinha do Brasil precisa de ser modernizada e ampliada.
Acredito que o resultado desta percepção esta vinculada diretamente ao trabalho que a Instituição tem realizado diuturnamente junto as principais autoridades politicas do país.

Sds

Lord Nauta

Marcio

Esse cara só pode tá de brincadeira, pedir emprestado um navio maior! Enviar alimentos para esses países, técnicos em energia, ele tá loco, e o nosso povo aqui passando fome nas ruas, e a quantidade enorme de residências / comunidades e fazendas sem energia eletrica. Os senhores que me desculpem mas ele é mesmo um @#$%&¨&***&¨&¨%%$$$##$ª┬3→8I;Zµäéó»­À^º¿®¬½¼¡«»░.

marcandrey

Bem o Marcio ja se adiantou e postou exatamente o que eu pensei, o Lula ta de brincadeira eu acho que o meu Brasil e o dele não pode ser o mesmo!!!!

konner

Senhores, Isto é politica, enquanto isso será firmado um contrato de participação na produção dos derivados do petróleo entre a empresa local Cubapetróleos (CUPET) e a Petrobras. Cuba descobriu nos últimos anos grandes reservas de petróleo e gás no no Golfo do México ao norte da costa da ilha, que provocaram o interesse de várias empresas internacionais. As fontes oficiais do país anunciaram a descoberta de uma nova jazida com reservas de 20.000 milhões de barris. E o Brasil é um dos países que possui a tecnologia de extração de petróleo da profundidade. Colocar a Petrobras neste filão pagará toda… Read more »

AJS

há poucos anos, os armazéns do porto de Santos, receberam arroz do programa de ajuda humanitária do governo dos EEUU, havia o selo do programa em todas as sacas.
Foi tudo vendido em supermercados, a granel e sem substituir a sacaria.
Não estou falando da importação de arroz, que também ocorreu.

Igor

Eu “concordo”! Assim como na Venezuela, no Brasil existe milhares de pessoas pobres e famintas! Não devemos lançar satélites, ajudar outros países e investir nas FFAA!
¬¬

Rodrigo
Paulo Taubaté

Rodrigo, pelo amor de Deus, quanta abobrinha nesse blog do cardoso….

Mas, quanto ao tema do post, o Lula assinou nosso Atestado de Incompetência.

Não temos navios, não temos aviões do porte de A-400, C-17, KC-330…
Pra que tudo isso, é desperdício.

Tá aí, Lula, ponto prá vc.
É Phod@#$% ter que viver de favor a vida inteira.

João-Curitiba

Prezado Konner

Você esqueceu ainda que, quem almeja um posto permanente no CS da ONU, isso faz parte.

Rodrigo

Paulo Taubaté, o nome disso é ironia.
Abraço

Jorge

Caro Konner.

Gostaria de acreditar, como você, que o Sr. Lula é motivado nos seus favorecimentos a “Los Hermanos” exclusivamente por pragmatismo político.

Mas quando vejo confraternizar com o Sr. Fidel Castro, e ignorar os assassinatos cometidos em Cuba pela “revolução castrista”, fica difícil concordar com sua tese. Lembre-se da briga para julgar os “torturadores” do Regime Militar. Em Cuba nunca teve nenhum???

Lula sempre será, antes de ser o presidente do Brasil, um comunista que segue à risca o ditado:
PARA OS AMIGOS TUDO, PARA OS INIMIGOS A LEI, embora jure ser um “democrata” ou coisa que o valha.

Leonardo

Carlos Cardoso é um canastrão, o conheço desde os tempos do bbs, quando a internet nem existia e ele já copiava textos em inglês, ensinando a fazer sites em html, e publicava dizendo que eram dele, sem citar a fonte.

kalchicov

antes de mais nda eu peço desculpas antecipadamente aos amigos pelo oq eu vou dizer. ou vcs são burros ou ñ querem mesmo acreditar naquilo q está a mostra,o nosso amigo konner resumiu tudo pra vcs e mesmo assim ainda ficam de ladainha.. NENHUM PAÍS DO MUNDO SERVE ALMOÇO GRATIS SEM TER INTERESSE NENHUM….O HAITI É UM GRANDE EXEMPLO POIS ALEM DE DAR UM PONTO PARA O BRASIL C SENTAR NO CONSELHO DA ONU O LULA JA ESTA INTEGRANDO GRANDES EMPRESAS TEXTIL POR LÁ ALEM D OUTRAS Q PODERÃO C INSTALAR NAQUELA ILHA..por tanto pelo amor de deus dêem esse… Read more »

Farragut

O Comandante Supremo continua com esta baboseira de “irmão maior” que ajuda os “irmãos menores”. Isto seria razoável se tivesse o mínimo de poder dissuasório p/ garantir o esforço político de boa vizinhança. Vai é levar mais uns calotes e outros dejetos na cabeça…

Farragut

“Invejo a burrice, porque é eterna.”
Nelson Rodrigues

André

Amigos, a ajuda de Lula a Cuba e o embargo econômico, após a passagem dos furacões, são temas candentes.

Leiam a opinião de Armando Valladares a respeito dessas ajudas “que até santo desconfia”… É uma chave de leitura para a visita de nosso presidente a Havana e sua generosidade sem limites.

Visitem o Site da Sacralidade, para ler o artigo de Valladares: “Nem um prego, nem uma tábua”. Nem fios de cobre ou alumínio, dizem os tupiniquins…

http://www.sacralidade.com/mundo2008/0036.prego.html

Marcelo R

O “Alice” esta tão preocupado com Cuba e com Haiti, parece que aqui não tem mais nenhum problema. Porque ele não se candidata a presidente em Cuba ou no Haiti e aproveita “exporta todos os PTs” com ele para lá.

Taer

Concordo totalmente com Farragut, isso com o Brasil de Lula, Celso Amorim e Marco Aurélio “sacana” Garcia não funciona! Para o Brasil do PT só tem humilhação (Bolivia, Ecuador e Paraguai) estão a preparar umas boas para nós!Tudo com tempero do Chavez e de seu Mestre Fidel.
Sds.

[…] do Blog: clique aqui para ver post de 1º de novembro sobre a necessidade, admitida então pelo presidente Lula, de […]

[…] DO BLOG: Quando o presidente Lula reclamou que o Brasil não tinha um navio para transportar mantimentos a nações …, nossa Marinha acabou enviando o NDCC Mattoso Maia para realizar o serviço. Mas, como ocorreu numa […]