IKL-214

Felizmente muitos dos leitores são novos aqui e o número cresce dia após dia. Por isso mesmo, muitos não leram diversas matérias já publicadas sobre o assunto.

Abaixo, uma seleção de artigos sobre os problemas do submarino grego Papanikolis, publicados aqui no Blog do Poder Naval.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Castor

Devagar aí gente. Está certo que o blog tem sido democrático e postado inclusive as respostas da MB aos ataques feitos em jornais, mas daí a querer pousar de não ser tendencioso e atacar quem acha isso… aí é forte demais. Se o Galante acha que não tem forte tendência tedesca nessas discussões sobre submarinos, se não reconhece que tem clara predileção pelo sub alemão e que acha que a opinião dele é que está certa e a da MB está errada… então ele está precisando de uma terapia de apoio para se assumir. Os dois post “Problemas técnicos que… Read more »

Wolfpack

Portanto, nem tanto ao céu nem tanto a terra… Entre mortos e feridos, só lamento pros amigos do IKL.
Papanikolis lembra Santa Klaus, Papai Noel, bingo, o blog poderia sortear o modelinho do IKL214 da revell…

Tiago Jeronimo

Angelo Nicolaci como eu já disse antes é um direito seu achar que o blog é imparcial em relação a questão da escolha da marinha brasileira, como é meu direito achar que a parcialidade neste caso, e como já disse antes, apenas neste caso. Concordo que o Blog é muito bom e também e o visito várias vezes por dia, por isso mesmo não apenas ignoro como alguns pedem ou deixo pra lá e me retiro, por gostar do blog é que perco meu tempo comentando e fazendo criticas construtivas sobre a linha editorial do Blog(Mais um vez relembrando que… Read more »

Hornet

O Corsário e o Castor já falaram muito bem. Apenas reafirmo que a crítica sempre é bem vinda, quando de fato é crítica. Falar mal e desqualificar não é crítica. É calúnia, difamação, sei lá, outra coisa. Analisar o potencial e tentar verificar a partir deste potencial as possíveis limitações, os possíveis defeitos, isso é crítica. Isso serve aos submarinos, à literatura, à música, e serve ao blog também. Por isso que gostei de todos aqueles que enalteceram o trabalho do blog e pontuaram um ou outro problema existente. E aqui neste post acho que todos enalteceram o trabalho do… Read more »

Castor

Parabéns Corsário Pela primeira vez alguém do Blog admite: “O fato dele (o Galante) expor abertamente a sua preferência pelo 214 também não. Afinal, o Blog é dele e ele tem todo o direito de expor suas convicções, ou não? Claro que o Blog é público, mas nem de longe deixou de ter um dono. E o dono tem sua preferência e ela TEM QUE SER RESPEITADA! Gostem ou não, como eu, os que divergem dele.” Acho que faz bem a todos assumir suas preferências, falta o Galante assumir isso que você declarou. Eu nem sabia que você era do… Read more »

Marcelo Ostra

Castor, o fundo do balde tava falando da Alide … 5 anos são da Alide 🙂

Abs
Mod MO

PS: Não obstante, claro que o Padilha é da casa

Mauro Lima

Falar só do Scorpene daqui em diante… desculpe a sinceridade… acho uma enorme besteira.

Acho que devemos acompanhar o desenvolvimento dos submarinos pelo mundo, inclusive dos alemães…

Assim como também acredito que, no mundo atual, mesmo decisões de grande monta como esta, possam ser REVISTAS caso se mostrem extremamente projudiciais ao país!

Precisamos sim, manter as informações atualizadas sobre o sucesso principalmente destes 2 modelos de submarinos!

Um abraço, gente!

Marcelo Ostra

Padilha, seu kabaço. revell eh pra criança .. começa a procurar as marcas de modelos “de verdade” 🙂

Ah nao ser que vc seja do time do Bismark, missouri, Yamato … (aquelas tipicas limitações da “sapiencia navalis” … heheheheheh

Procura que vc acha Akula, Alfa e afins …

Mod MO

Corsario 01

Em tempo: Eu tenho um 212 da Revell para montar. Gosto mais dele do que do 214. rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Uma pena não existir ainda o Scorpene da Revell.

Quem sabe um dia…..! heheheheheheh

Lucas Calabrio

ops
qu=que
foss= fosse

Corsario 01

FREE, Eu não deveria, mas vou pontuar sobre algo que você insinuou em seu comentário anterior. Me mostre apenas uma razão para falar mal do Scorpene. Meu caro, cada um tem suas necessidades. Patrocinio meu amigo é uma coisa real e necessária e o Galante muito deseja ter também para cobrir os custos deste Blog, logo, ter um anuncio não quer dizer que vc tenha que se prostituir. O BM e a Alide não possuem nenhuma razão para meter o malho em ninguém, até porque, não é a a razão de sua existência. Todos os artigos são sempre focados para… Read more »

Lucas Calabrio

Prezados
Devemos a partir de agora,falar somente sobre o sub francês que é o nossdo sub, pois será assinado no dia 07 de setembro junto como os heli.
Não tem mais sentido falar do U-214, pois se assim foss teriamos que falar de todos os sub do mundo.
Sim eu sei qu e o Brasil tem os tikunas U-209, estamos entrando numa nova era e falemos dos componetes do scorpene.
sds

URUTAU

Bom Dia Senhores

parabens senhor Guilherme Poggio deu uma resposta a altura ou a devida resposta as insinuações ofensas inconsequentes sem sentido realizadas por muitos contra o blog e seus editores se queriam se desejavam provas da imparcialidade do blog ai estão elas portanto senhores por obsequio debater discutir divergir tudo isto é valido ……… mas ofensas insinuações sem sentido é algo descabido fora de sentido e muito desrespeitoso

SDS Senhores

Joel

Algumas questões 1° a materia Papanikolis (S120), Type 214 da a entender que a reclamação da grecia não tem fundamento pois a coreia ´não eclamou de problema algum. 2° a materia Submarinos: A visão da Marinha o Almirante-de-Esquadra ROBERTO DE GUIMARÃES CARVALHO fala que o Scorpene tb apresentou problemas e estes foram SOLUCIONADOS, coisa que o Blog inciste em dizer que não foram, nota que ele usou esse argumento para defender o U 214 Ademais quantas materias existem falando mal do Scorpene e defendendo os alemães, isso tudo me faz crer que o BLOG é PARCIAL SIM. Não obstante, é… Read more »

Flavio

Boa iniciativa do blog em publicar esta matéria. Sou totalmente contra ataque a pessoas e aos editores. Acho que estamos aqui para discutir sobre defesa e sobre as decisões da MB, no que ela julga ser melhor para o Brasil, e não para ficar atacando A ou B. Sendo sincero, também tive a impressão de o blog esta sendo parcial com relação aos submarinos, mas não sai dizendo isso por dois motivos: 1 – apesar de não comentar muito, acesso todos os dias os três sites, gosto muito, e acho seu conteúdo muito bom. É sem dúvida o site mais… Read more »

pazolini

Poggio,

Congratulaçoes pelo artigo exposto , em referencia aos comentarios referentes ao artigo publicado sobre as deficiencias do Scorpene. Embora nao escreva muito , acompanho este site e depois o blog ha´varios anos.O Poder Naval cresceu com o empenho de seus editores, em especial o Alexandre Galante. As criticas foram muito pesadas,com insinuaçoes que nao deveriam ter lugar num blog como este. Solidarizo-me com os editores e mais uma vez os congratulo pela excelencia do trabalho realizado.

Um abraço.

GustavoB

Ué, não vai ter reporcagem do blog sobre problemas com o 214?

Bittencourt

Acompanho este blog e o Poder Naval ha anos e com certeza posso afirmar que não ha nada parecido na rede. Estas controvérsias fazem deste blog uns dos maiores e melhores.

Ps..que tal uma enquete sobre o 214 e o Scorpene

GustavoB

Bittencourt, você diz “nada parecido” em que sentido?

Bittencourt

Gustavo…

parecido pelas discussões e pela qualidade dos comentários e principalmente pelo nível e entendimento das pessoas que postam e comentam……

e o melhor………sem duvida.

Marco Antonio Lins

Falaram tanto do defeito do Scorpene! Agora me lembro desta caso da Grecia que adquirio ILK-214, se eu não estou equivocado eles queriam devolver. Parabens pela lembrança!..

Tiago Jeronimo

A questão desde do ínicio não foi a não publicação desta matéria mas sim a ênfase que se deu aos defeitos do Scorpene que não teve nenhuma unidade devolvida e a forma como se deu a publicação da matéria do U-214 da Grécia onde o Blog tenta colocar a culpa no pais e não no produto. A recorrente tentativa do Blog se mostrar imparcial mesmo sendo claro e evidente que não é(Pelo menos nessa questão) apenas piora a situação pois o numero de matérias publicadas enaltecendo as qualidades do U-214 é muito superior as mesmas relacionadas ao Scorpene. Já quando… Read more »

Alexandre Galante

Tiago Gerônimo, você já é antigo aqui. Se você acha que o Blog é antiético, é só não acessá-lo mais, nem comentar. Se você ainda participa, é porque é conivente. Engraçado que ninguém nos chamou de anti-éticos quando fomos os PRIMEIROS a antecipar a aproximação do Brasil com a França, na área de submarinos, em 2008. Ninguém nos chamou de anti-éticos quando tentamos por diversas vezes contato com a DCNS para obter informações sobre o Scorpène e fomos ignorados. Não temos culpa de que não existam notícias sobre os Scorpène, elas praticamente não existem. Já a TKMS, sempre nos tratou… Read more »

Marcos Pesado

Não querendo ser original, não custa lembrar que não há problema algum em ser imparcial, ainda mais em um espaço em que os editores dedicam seu tempo de forma abnegada não visando o locupletamento pessoal. Mais, a imparcialidade absoluta não existe e é precisso considerar, ainda que eu pessoalmente pense de forma diferente, que, sim, a melhor opção para o Brasil deveria ter sido manter a parceria com os alemães. Os problemas começam a surgir quando, frente a uma discussão ou debate com dois lados – ou opções – não se assume de forma clara a eleição por um dos… Read more »

Alexandre Galante

E para terminar: percebam que não há textos críticos sobre o Scorpène em outros sites de Defesa brasileiros, sendo que um deles teve até “merchandizing” para cobrir uma operação naval. Como poderão criticar o produto do patrocinador? Isso é ético?

Walderson

Mandou bem Galante. Eu penso que muito se fala na parcialidade dos editores. Mas muita gente malha sem nem mesmo olhar a fonte da notícia. Parece que a galera só lê a parte que a interessa. Pode até ser que ocorra uma pitada de parcialidade; isto é normal, pois os editores são – antes de editores – seres humanos. Mas não acho que isso possa comprometer a qualidade do blog. Então, galera, vamos tecer críticas com sentido de engrandecer o nosso debate, pois, como eu, muitas pessoas entram neste blog por prazer e para aprender. É, aprendo muito com várias… Read more »

Tiago Jeronimo

Galante, Parece que você não leu nada do que eu disse. Eu acho sim(E não sou o único) as matérias relativas a escolha do submarino para a marinha brasileira parciais e publicitárias, e tentar esconder isso atrás de uma aparente matéria jornalistica e imparcial é na minha opinião Anti-Ético sim. Mas eu nunca disse que o Blog en sim é anti-ético: “Mas tentar fazer parecer jornalismo matérias totalmente públicitárias ao meu ver é anti-ético e uma falta de respeito com os leitores desse blog que sempre apoiaram e parabenizaram os editores tendo sempre as controvérsias e criticas acontecendo apenas quando… Read more »

Joel

Na minha opinião não existe nada de anti-etico no Blog, nunca foi esse o ponto à respeito. O que eu sempre achei e que esta claro lendo as noticias é que existe uma preferencia em relação ao U 214, o que eu considero algo perfeitamente ormal, pois qualquer um que se interessa pelo assunto tem uma opinião formada à respeito de qual submarino é mais interessante. Importante ressaltar o que o Alexandre Galante disse que foram atras da DCNS e não tiveram resposta, nesse ponto realmente eles pisaram na Bola. Não obstante pelo que eu li À respeito até o… Read more »

João Gonçalves

Caros leitores do blog, já naveguei muito em navios franceses, julgo que os marinheiros brasileiros, que navegam agora no Foch/ S. Paulo podem começar a fazer uma ideia. Toda a tecnologia tenda para a complicação, sem razão aparente. Dir-se-ia que sejam americanos, sejam alemães, dão sempre um jeito de fazer mais simples que o francês. Mais simples, mais barato e, não raramente mais sofisticado e eficiente. Por razões que se desconhece, o Brasil parece estar a ser governado num rumo de enorme despesa para um destino que, longe no tempo, se avista através duma bruma ainda muito densa. Estranhamente, andou… Read more »

Alte. doenitz

Caro Tiago Jeronimo

Há muito que acompanho os seus comentários aqui. E de um tempos para cá você começou a atacar pessoalmente o editor do blog sem fundamento nenhum.

Seus comentários são agrecivos, beirando o descontrole emocional. Você quer porque quer passar uma idéia forçada do que é o blog.

De hoje em diante estou boicotando a leitura dos seus comentários. Venho aqui para aprender e trocar conhecimentos, e não para ver agressividade contra este ou aquele participante.

Edu

Acabei de ler o comentário do amigo acima (almirante doenitz) e estou com ele. É inaceitável o ataque deste cidadão (Tiago Jeronimo) ao editor do blog. Não conehço pessoalmente o Galante. Não tenho nenhum contato com ele. Mas admiro muito sua capacidade de criar e manter este espaço aqui. E acredito que como eu, muito aqui tem um apreço e uma adimiração especial pelo Galante. O que este senhor Tiago Jeronimo está fazendo é lamentável. Estou dentro da campanha para não ler mais esses absurdos do senhor Tiago Jeronimo. Você pode continuar lendo e escrevendo no blog. O editor pode… Read more »

Tiago Jeronimo

Meus caros vocês tem todo o direito de ignorar meus posts, mas se atenham a verdade, dizer que eu ataco os editores do blog é faltar com a mesma, mas respeito sua opinião, se você acha que meus comentários beiram o descontrole emocional é um direito seu dizer e melhor me ignorar mesmo. É uma pena ver que nem todos sabem aceitar criticas e rebatê-las, mas tudo bem. Tenho a consciência limpa de que nunca faltei com respeito, fui agressivo ou ataquei pessoalmente nenhum dos editores ou leitores do blog e desafio qualquer um a provar o contrário. Defendo minhas… Read more »

Free

Cito:”Alexandre Galante em 01 Set, 2009 às 16:59

E para terminar: percebam que não há textos críticos sobre o Scorpène em outros sites de Defesa brasileiros, [b]sendo que um deles teve até “merchandizing” para cobrir uma operação naval. Como poderão criticar o produto do patrocinador? Isso é ético?[/b]”

>> Eu sei qual é esse site patrocinado pelo fabricante do Scorpene, e digo mais, um de seus responsáveis comenta aqui no blog, mas não vou falar quem é, nem que site é… 😉 😀

Abraços para todos.

Mauro Lima

Galante… espero que, apesar de todas as críticas, continue postando com o seu “tom” mesmo, já que você não é uma máquina, e sim uma pessoa. Pessoalmente acho o blog excelente e, tirando certos “ataques” ou “posições mais agressivas” a participação dos leitores, e os comentários é show de bola! Ser totalmente imparcial é impossível, ainda assim tenho opinião de que o Blog é bastante equilibrado com relação às suas posições, evitando claramente tomar partido deste ou daquele lado, mas indo ao encontro e de encontro sempre que surgem novas informações! Eu te dou meus parabéns pelo ótimo trabalho! Muito… Read more »

Baschera

Free, Então para que fizeste teu comentário ?? De maneira geral, toda unanimidade é burra de nascença. O inverso também é verdadeiro. Há sempre quem concorde ou não conosco. Particularmente, eu estou aqui por que quero estar. Muitas vezes não concordo com isto ou aquilo, muitas vezes não concordo com este ou aquele comentário. Problema meu. Mas ficar atacando, criticando ou acusando este ou aquele…. não. MINHA sugestão, sem NADA ter à haver com o Blog ou seus EDITORES : Quem se sentir incomodado, injustiçado ou não concordar com a linha editorial do Blog…. que caia fora. Vá procurar onde… Read more »

Baschera

ÔPA….. FALHA MINHA….continuando…

….um lugar onde suas opiniões tenham total respaldo dos demais e possívelmente do editor também. Simples. EU faria assim….

Chega de “Hay editores en este blog, yo soy contra…”

Sds.

Angelo Nicolaci

Tiago Jeronimo Eu vejo como infundadas e totalmente fora dos propositos deste blog os seus comentários aqui expostos. Os editores desta triade de blogs são o mais imparciais que eu ja vi, e por isso eu acesso mais de 3x ao dia, pois eles buscam o maximo de informações possiveis. Não conheço o Galante pessoalmente, mas pelo que ja pude conversar com ele, ele não me parece uma pessoa que impõe seus achismos nas materias que publica, pelo contrario ele busca trazer a tona questões que são a duvida de muitos e solucionar algumas das quais são levantadas por nós,… Read more »

Excel

A impressão que me passa lendo as críticas que o blog faz aos dois submarinos é de que se há mais críticas negativas ao submarino francês do que ao alemão, é porque aquele tem mais problemas que este ou até mesmo são inferior em alguns quesitos em relação ao alemão, afinal com excessão do caso do Papanikolis, o submarino alemão parece que só recebe elogios. Ver o caso da Coréia que aceitou os três iniciais, concertou os problemas existentes e ainda encomendou mais 6 submarinos e agora vai contar com a ajuda do fabricante do submarino para projetar o seu… Read more »