Clube do AIP – estado atual e futuro

31

Países que possuem submarinos com sistemas AIP operacionais

  • Alemanha
  • Itália
  • Suécia
  • Coréia do Sul
  • Grécia
  • Japão
  • Paquistão
  • China (?)
  • Rússia (?)

Países que possuirão capacidade AIP até 2012

  • Portugal
  • Espanha
  • Índia
  • Israel

Países que entrarão para o clube após 2012

  • Turquia
  • Austrália
  • Egito (?)

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vassily Zaitsev

Países que entrarão na lista depois de 2070:

Brasil,
Botsuana,
Chipre,
Somália,
Bolívia, esta para usar no lago Titicaca.
Paraguai,
Butão.
Etiópia.

Quem disse que não teremos AIP.

Vassily Zaitsev

O Brasil entra para a lista depois de perceber que o Sub. Nuclear não sairia do papel.

Hornet

Vassily,

a Bolívia usará o Sub no lago Titicaca. Ok. Mas e o Paraguai? usará o sub aonde? No Rio Paraná? No lago de Itaipu?…hehehe

Pior é o caso do Butão…submarino AIP pra escalar os Himalaias deve ser? Ou melhor, já sei o que é… É um aperfeiçoamento do AIP que eles estão fazendo, chama-se “Sub AIP Montanhês”…a mais nova palavra em submarino… esses Butanianos não são de brincadeira, não…vai provocar os caras, vai…hehehehe

um forte abraço

LeoPaiva

O Vassily Zaitsev esqueceu de colocar na lista os piratas da Somália, do jeito que as coisas vão o SubAIP deles vai sair antes do nosso subnuc.

Abraços.

Robson Br

Antigamente o nível do blog era profissional.
Quando escolhemos U214 todo mundo reclamou e encheram os chilenos de elogios pela escolha. Quando estamos fazendo parcerias para queimar etapas, todo mundo reclama.
Galanta,Não estou entedendo nada.

direto do fundo do mar

Triste realidade meu amigo, triste realidade!

Se vc vira a direita é burro por que a esquerda é melhor. Mas quando vc opta por ir para a esquerda, ela do nada se torna o pior caminho.

Isso é Brasil meu amigo! Eu não me surpreendo com mais nada do que leio.

Pior são os especialistas de plantão, estes sim, escrevendo sobre algo que não conhecem. Se bobear, até eles acreditam neles mesmos! rsrsrsrsrsrsrs

Por isso, dê um descontasso como as Casas Bahia.

hehehehehehehehe

Ulisses

Robson Br,eu também não entendo,há um monte de frescos aqui(sem referencia aos presentes) que não acreditam em nada.Só porque no passado a Engesa faliu,o FX-1 não deu certo,etc.Agora porque temos o FX-2,renascimento da Avibras(notícias dizem que a Avibras esta acelerando o ASTROS 3 e o míssil de cruzeiro Matador),o programa do sub nuclear,etc.Eu acredito,como um bom patriota,que nossa indústria de defesa voltará a ser forte como nos anos 80 ou melhor,o Sub nuclear vai navegar até(eu disse até)entre 2018-2020 e seremos muito melhores do que AIP.

Quem não tem competência,não se estabelece.

Ulisses

Mauro,valeu de novo pelo apoio(quando digo de novo digo por que você me apoiou naquela situação sobre a China). Quando antigamente nem projetos tinhamos,agora que temos pouca gente que acredita.Um exemplo disso é que o Brasil assinou nesse mês um acordo com a Itália em cooperação conjunta em defesa de longo prazo(prazo tão longo que não tem previsão para acabar!)que inclui aquisição de material,construção e desenvolvimento conjunto entre os dois países,ou seja,melhor impossível!(essa matéria esta no DefesaNet) E chegou até a ter sujeitos que disseram que o Brasil não tem planejamento de longo prazo,que o Brasil não pensa grande e… Read more »

Taer

Tenho que concordar com Ulisses e Mauro, teremos que pagar para ver,
acredito que um submarino nuclear vai dar ao Brasil uma projeção nunca vista a um país “emergente”, no final vamos ver se a opção foi a mais acertada.
Sds.

Hornet

Ulisses e amigos, concordo. As relações que podemos fazer com o passado do Brasil não devem ser tão diretas assim: se a Engesa acabou, se não sei o que não deu certo, então somos um fracasso. Não é assim que analisamos a história do Brasil. Cada momento é um momento, e vejo esse nosso atual momento como um dos mais promissores dos últimos tempos, no que se refere às FAs. O que está difícil, talvez, das pessoas entenderem é que planejamento estratégico (que é o que o Brasil está fazendo) não é pra agora, senão não seria estratégico (certo?), e… Read more »

Ulisses

Valeu Taer e Hornet,como é bom ter razão.

Rodrigo Rauta

Ulisses, Robson e Direto do fundo do mar…
As criticas aqui escritas, pelo menos da minha parte, não são em relação ao material escolhido, mas a forma como foi tocado a coisa toda…tinham escolhido o 214, mas ai mudaram pro scorpene do nada!Motivos tecnico?…não! Motivos politicos!!!..isso é o q eu critico!!!Acho a MB totalmente competente pra fazer as escolhas que achar melhor!!!! mas sou contra e total repudio a essa intervenção politica na escolha dos equipamentos…
Mas estou em total acordo com vcs!!!!!

Robson

Faz em paralelo o “Clube do Nuclear – estado atual e futuro”. E a diferença em se conseguir tal tecnologia, tem SN a venda por aí na msm proporção que os AIP?

Robson Br

Amigos A minha crítica é do modo que algumas pessoas estão postando. Que as coisas estão mudando, todo mundo está vendo. Tem que ter um caminho a ser seguido. Nem sempre vai ser do modo que a gente quer. Eu, por exemplo, acho os equipamentos russos muito bons, mas duvido em uma parceria de logo prazo, como duvido que alguns equipamentos vão passar de protótipo, se cheguar a isso. O MD não pode ficar fazendo um planejamento sem contar com isso. Dentro dos planos do MD o projeto frances é mais viável e os equipamentos são existentes e operacionais. Temos… Read more »

Rodrigo Rauta

Amigo Mauro.
Tenho certeza que a MB não aceitaria esse tipo de imposição, mas vale lembrar que no “fringir do ovos” quem decide o q vai ser comprado ou não é o comgresso nacional. A não ser que a compra seja com verba propria da MB( o q acho dificil). No caso dos Subs a verba vem direto de brasilia, o q acarreta a aprovação do congresso..bom,não precisa dizer mais nada…
Reintero o q disse, acho a MB totalmente competente para isso, mas o q me preocupa são os politicos..
Abraço!

Ulisses

É isso ai galera,outro exemplo disso que eu tinha falado era quando o Chile e Venezuela lançou seus patrulhas,fizeram um escândalo como se eles tivessem construído um porta-aviões.Que tolice! Mas não tem nada não meus amigos,eu conheço muitos nomes em vários lugares inclusive aqui no blog que é assim,ai daqui a uns 10 anos quando tudo for concretizado(e olha que até la terá mais novidades)vai aparecer estas mesmas pessoas dizendo:ta vendo,eu sabia,ou,eu sempre acreditei,e etc. O Chile quando compra material militar,as pessoas dizem:olha que exemplo! Agora,se fosse nós,seria:Brasil só compra mas não fabrica nada! Mas não falam assim da:Arábia Saudita,Turquia,Armênia,Venezuela,Colômbia,etc.… Read more »

Luciano Baqueiro

Notícia interessante sobre o U-214 :

http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=701

Vassily Zaitsev

Só fiz uma piada e moeram comigo como se fosse carne de 2ª. Rodrigo Rauta, 11:27; concordo contigo. Minha “decepção” é o fato de as escolhas serem feitas mais pelo campo político. As FFAA bem que tentam, mas na hora “H”, vem um político e diz: – Esse produto não, aceite aquele ou fique sem. Claro que eu preferia a MB equipada com IKL-214, pelo fato de usar-mos, há muito tempo o -209. Tá certo que os alemães não poderiam nos ajudar no quesito SUBNUC. Os franceses alegam que “irão” nos assessorar no assunto. O Jobim, O Bananeira Unger, o… Read more »

LeoPaiva

A única coisa que eu lamento, em relação a associação com os Franceses, e lamentar não é criticar, é a provável perda , ou melhor, o não aproveitamento de tudo o que aprendemos com os Alemães, são inegáveis as vantagens que os franceses nos oferecem, a produção do Marlin e o repasse de tecnologia de um casco que comporte o reator nuclearBR, coisa que os alemães não poderiam nos fornecer, além de nos dar mais uma opção de , no futuro, instalar o MESMA II neles caso queiramos, mas, e toda a tecnologia de subs convencionais dos 209 junto com… Read more »

Guilherme Poggio

Robson Br Não existe apologia a nada. O acontece é que a tecnologia AIP é uma tecnogolia de ponta no atual momento e desperta grande interesse. Existem espectavivas daqueles que a conceberam e daqueles que seriam seus eventuais usuários. Uma etapa já foi venciada – a conceitual. Agora é provar (ou não?) que realmente isto faz a diferença na prática. Se estivéssemos no final dos anos 60 possivelmente estaríamos discutindo canhões x SSM ou turbinas a vapor X turbinas a gás. Mas o momento é AIP, UUV, canhões e catapultas eletromagnéticas, etc. Estamos discutindo hoje o futuro dos combates de… Read more »

Hornet

Vassily, hehehe..boa! mas deixa eu falar, não estou nesse “açougue” aí não que vc falou…nesse negócio de “moer carne de segunda”… O que eu escrevi foi pra continuar a sua zoação, que achei super legal. É que como vc tinha colocado em destaque o “Lago Titicaca” (no caso da Bolívia) e não colocou nos demais países sem mar, então fui no embalo procurando os novos “locais submarinísticos” (Himalais, lago de Itaipu, rio Tietê etc.)…hehehe…mas não no sentido de “moer” nada, não…era só pra continuar a brincadeira… E se pensar bem, por que não um submarino tocaiado nos Himalaias pra caçar… Read more »

rodrigo rauta

Vassily.
A coisa é por ai mesmo…não adianta termos os caras mais competentes do mundo se na hora “H” que escolhe são os deputados incopetentes!

Marco Antonio

Desculpem a ignorância sobre o assunto, mas sou novo aqui e começo a ter minhas idéias. Acho que se tantos países estão optando pelos AIP é pelo simples fato de que não possuem tecnologia nuclear própria como nos temos. Imagine quem iria vender o combustível nuclear e a que custo. Será que seriam os Russos??? Obrigado mas eu passo. Quem iria vender os submarinos??? Olha os Russos ai de novo, e eu passo de novo. Acho que quanto a isso o Brasil esta no caminho certo apesar dos percalços que tivemos esses anos todos. Estamos desenvolvendo tecnologia que terá inclusive… Read more »

Marco Antonio

Vassily.
Antes que eu me esqueça, sobre moer carne eu manjo bem, eu sou açougueiro!!!
Mas não se preocupe, sou bonzinho.

Robson Br

Guilherme Poggio

Desculpe se fui mal entendido. Só critiquei o modo que alguns tratam estes assuntos. Só críticas e mais críticas. Na minha opinião o sistema AIP é limitado, perigoso de ser manuseado e só vai ser usado pelas marinhas que não podem e não tem tecnologia nuclear. Se a nossa opção foi pelo nuclear e a mais de 20 anos estamos trabalhando sozinhos e com poucos recursos e chegamos até nesse ponto, porque retroceder. O caminho mais difícil já percorremos. Na minha opinião estamos no caminho certo. Esta opção da MB foi só para queimar etapas.

cesar

Pelo q tenho lido, a parceria c/ os franceses deve-se ao fato q eles têm tecnologia p/ cascos de subnuc e vão repassá-la à MB. Suponho q a diferença entre o convencional Marlin/Scorpene e o futuro subnuc brasileiro seja basicamente o diamêtro do casco p/ comportar o sistema de propulsão e a utilização de ligas de aço especiais em sua construção. Corrijam-me se estiver errado. Os alemães nunca lançaram ao mar um subnuc, logicamente ísto é fato. Agora, fora o know-how de produzirem sub’s a + de 70 anos, os alemães além de ser mestres em cerveja, são mestres em… Read more »

AJS

Acredito, que a opção pela França, seja para queimar etapas, pois, enquanto a pesquisa de tipos de aço adequado ao casco do SN estivesse consumindo tempo, até encontrar o ideal, nós estaremos com a tecnologia já desenvolvida nos sendo repassada, não falo em dinheiro, pois nas 2 situações seria usado, mas a opção pelos franceses, me parece sob o aspecto tempo, mais proveitosa.
Quanto à tecnologia absorvida com relação aos 209, não acredito em perda, mas em utilização para reparos de nossos S 209 e também de outras nações que os possuem e não tem tecnologia para repará-los.

Vassily Zaitsev

Hornet,

Que é isso, imagina. Não te coloquei no “bolo” de carne não. Robson BR, Ulisses e Direto do fundo do balde foram os alvos da piada.

abraços.

Marco Antonio, dia 24 22:26,

Passa um quilo de picanha fiado para churrasco. Põe na conta do Abreu, se ele não pagar, o Direto do fundo do Balde paga, pois já é dia 25 e o meu din-din já virou História.

abraços.

Vassily Zaitsev

E, como prova de que o IKL-214 é o futuro, o Galante foi o escolhido para fazer um “tour” pela Alemanha, com a intenção de conhecer as instalações da HDW, em Kiel.

Bem que ele estava “postando” pouco, menos que o normal. Mas o Poggio assumiu o posto com bravura e não deixou à desejar.

Galante, aproveita que estais na “Oropa” e vai até a DCNS, para tirar essa dúvida cruel que tanto marreta os frequentadores do PN. Quem se sai melhor: IKL-214 ou Scórpene/Marlin.

[…] 2: Clique aqui para ver quais os países no mundo que já adotaram, ou vão adotar em breve, a propulsão AIP para […]

[…] Clube do AIP: estado atual e futuro […]