areas_dos_dn_e_salvamar.jpg  

Planos seriam de reforçar presença da Marinha no litoral do Sudeste e no Rio Amazonas. Baixada Santista poderia estar sendo cogitada para receber novo estaleiro de submarinos.  

Abaixo, trechos de reportagem de quinta-feira, 4 de dezembro de 2008, do site Santos Export. Pode-se ver no mapa acima que as regiões citadas na reportagem estão sob a jurisdicão do 1º e do 4º Distritos Navais, além do 9º DN, já que se faz menção a todo o Rio Amazonas, e não só à sua Foz. O mapa faz parte de uma matéria especial do Poder Naval Online sobre Espaços Marítimos, de autoria de nosso editor Guilherme Poggio, e cuja leitura (clique aqui para acessar) recomendamos para uma melhor compreensão da questão dos limites da Plataforma Continental, citada ao final da reportagem do Santos Export:
 

A Marinha do Brasil deve aumentar o seu efetivo em duas regiões do País, a partir do próximo ano: no trecho do litoral entre Santos e Vitória (Espírito Santo) e no Rio Amazonas. Este é um dos pontos de um megaplano que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, vai anunciar em 2009, afirmou o deputado federal Márcio França (PSB/São Vicente). O parlamentar foi informado sobre o programa militar pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o vôo que levou França e uma comitiva da Presidência da República de Recife (Pernambuco) até Brasília, na noite da última terça-feira.
Segundo Márcio França, o presidente considera estas duas áreas do País – o Rio Amazonas e o litoral da Região Sudeste -­ estratégicas para a Segurança Nacional.

Na conversa, que durou cerca de duas horas­, o presidente também comentou a idéia de instalar um estaleiro para a construção de submarinos militares. Segundo o deputado, Lula estuda implantar o empreendimento na Baixada Santista. A região disputa o investimento por abrigar o Pólo Industrial de Cubatão e devido aos planos da Petrobras, de explorar as reservas de petróleo e gás na área do pré-sal . “A logística favorece a Baixada neste aspecto”, disse parlamentar, que é líder do chamado bloquinho na Câmara. Ele viajou no avião presidencial, conhecido como Aerolula, a pedido do presidente. O encontro foi acompanhado pelo ministro da Justiça,Tarso Genro.
 

Conforme França, Lula ainda comentou a necessidade de ampliar os limites da plataforma continental, de 200 milhas marítimas (370,4 quilômetros) para 300 milhas marítimas (555,6 quilômetros) da costa. O objetivo em aumentar a zona costeira, explicou o presidente ao parlamentar, é evitar o que ocorre no litoral do Rio Grande do Sul, onde Alemanha e Rússia fazem estudos em uma área do Oceano Atlântico próxima ao mar territorial brasileiro.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João-Curitiba

Se esses “estudos” não forem sobre pesca, então deve haver mais alguma coisa por lá que nós desconhecemos.

Paulo Costa

Deve ser estudos de alto nivel,em que varias traineiras de pesca,
equipadas com poderosos sonares,escaneiam a plataforma em
busca do petroleo,devem estar no Uruguai tambem,aonde
recentemente estiveram escaneando por la….

Antonio

É incrível como tem gente que cai na lorota que vão construir um estaleiro militar num local como Santos. Basta que um naviozinho seja afundado na entrada do estuário, na altura do Canal 7, para que TODO O PORTO seja bloqueado. Se bem que, do jeito que os nossos governantes são pessoas lúcidas, é bem capaz que façam isso só para agradar alguns políticos de baixo escalão !!! O porto de Santos é o principal do Brasil e o principal da América do Sul. Se ele fosse um dos 10 portos mais importantes dos EUA eles já teriam criado um… Read more »

teles

acho que existe muita obseção com a amazonia, excessiva ate. nesse região o que se precisa é de meios regulatorios para impedir o desmatamento ilegal, a intalação de alguns batalhoes ao longo da fronteira e uma melhoria do ibama, que não tem como fiscalizar tudo com uma dezena de homens. imaginar que alguem va tomar a floresta de assalto é bobagem,nossa costa litoranea é que precisa de patrulhamento constante e pesado. e bem colocado o ponto do sr antonio sobre a unica saida do porto. mas vamos esperar pra ver, isso por enquanto so pode ser ideia do lula, mas… Read more »