vitor-muanisRIO – Morreu na manhã desta terça-feira, por volta das 7h, o estudante de Engenharia Naval da UFRJ que foi atingido por uma bala perdida na noite da última quinta-feira, na Lapa. O corpo de Victor Emanuel Muanis foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), e a família ainda não divulgou o local do enterro. Até a tarde da segunda-feira, a namorada do rapaz estava sedada, em estado de choque.

De acordo com a Coluna Gente Boa, do jornal O GLOBO, o jovem, de 23 anos, estava bebendo com os amigos em frente ao Bar da Ladeira, na Lapa, quando de repente caiu no chão. Os amigos do rapaz acharam que ele havia desmaiado, mas logo depois perceberam que ele tinha sido atingido por uma bala perdida na cabeça.

Victor estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, com a bala alojada atrás dos olhos. Segundo a assessoria do hospital, ele sofreu traumatismo craniano. Amigo de faculdade da vítima, Fabrício Feijó contou que Vitinho, como ele era conhecido pelos colegas, tinha ido à Lapa para comemorar a aprovação na última matéria para o projeto final.

– O Vitinho ia se formar este ano e estava cheio de planos e feliz. Por mais que a gente conviva com a violência no Rio, nunca espera que algo possa acontecer com alguém tão próximo. Foi à Lapa para uma comemoração e morreu. Estamos (os amigos) todos revoltados – contou Fabrício, que deve se reunir com um grupo para se despedir de Victor no cemitério.

Ainda de acordo com Fabrício, os amigos tinham fé de que Vitinho ia se recuperar:

– A gente estava achando que ele ia sair dessa. O edema estava diminuindo e ele respondia bem mas, infelizmente, não deu.

Victor, que também era velejador, organizava regatas da classe Dingue para o Grêmio de Vela da universidade, e estava sempre à frente dos torneios de futebol interno da faculdade. O rapaz morava no Jardim Botânico e era ex-aluno do colégio Santo Inácio.

FONTE: O Globo

NOTA DO BLOG: Não costumamos publicar esse tipo de post, porque o assunto “Segurança Interna” foge ao escopo deste Blog. Quase todos os dias pessoas morrem no Rio de Janeiro, por causa de balas perdidas, mas esse caso em especial nos chamou a atenção, porque Victor Emanuel Muanis iria se tornar engenheiro naval e também era velejador. A equipe do Poder Naval Online aproveita para expressar nossas sinceras condolências aos familiares e amigos neste trágico momento e nossa revolta com o descaso dos governantes do Rio de Janeiro.
Há décadas os governos do Rio demonstram uma incompetência atroz na área da segurança pública e o atual segue na mesma direção, “enxugando gelo”. O Governo Federal, por sua vez, pouco tem feito para reduzir a chegada de armas aos morros cariocas.
Na verdade, o Rio já passou faz tempo da situação em que é necessária a intervenção federal, na forma de Estado de Defesa ou de Sítio. Mas nenhum governador vai admitir sua incapacidade em lidar com o problema e pedir ajuda. Por isso, o cidadão carioca vai continuar à mercê da próxima bala perdida. Quem será o próximo alvo?

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Control

Vaga Para engenheiro naval (URGENTE)
A empresa STAR CONTROL está selecionando Engenheiros para atuar na área industrial no Rio de Janeiro.
Interessados enviar currículo para grupostarcontrol@hotmail.com

Iuri Korolev

Putz !
Sempre que vou ao Rio dou uma chegada nos bares da Lapa !
Acho que vou mudar de programa …

Condolências à familia

Sds
Iuri

AMX

Se me for permitido ainda complementar o comentário do blog no post, gostaria de dizer que “basta” aplicar a lei. Criar novas tropas e/ou forças e, ainda por cima, novas leis; é, no meu entender, “enxugar gelo” também.
Já temos uma legislação avançada em muitos aspectos. Arcaica em alguns, é certo, mas, mesmo assim, avançada no geral. No entanto, corrupção e falta de fiscalização colaboram pra situações como essa.

Abraços!

Farragut

Infelizmente esta vítima da inépcia e da omissão do Estado será esquecida em poucos dias no país do Carnaval e do BBB.

KURITA

Concordo com vc amigo Farragaut

gaspar

lamentavel…

Walderson

Minhas condolências à família da vítima. Só tenho uma coisa a dizer: concordo com muito do que se disse acima, mas lamento ao perceber que nós brasileiros só reclamamos mas não fazemos nada para mudar esse país. O Brasil é o país do carnaval e do BBB porque nós brasileiros participamos disso. Ou seja, só faz sucesso o que nós deixamos. É cultural. Preferimos ter uma semana em que temos dois dias em que não trabalhamos. Não participamos da vida política do país, pois política é chato, pois só há roubalheira. Mas quem elege os corruptos? Quem deixa que o… Read more »

Edilson

Já nem classifico a inoperância e a falta de vontade da polícia, enquanto a justiça soltar para rua traficantes e bandidos capturados cujas fichas criminais preenchem mais folhas de papel qeuo o cuurículo acadêmico dos nossos doutos Juízes, nem polícia, nem exército nem ninguém vai dar solução para o problema.
na minha opinião este tipo de crime tem que ser sufocado pela base, quem os financiam…
mas claro nem todos concordam

Corsario-DF

Mais um episódio triste na cidade Maravilhosa…
Minhas codolências a família desse jovem.

Sds.

Fábio Max

Que coisa triste este país sem Lei!

Aqui onde eu moro, se você precisar fazer um BO na polícia, não conseguirá. O Delegado não o atende porque só aparece uma vez por semana, o escrivão não o atende porque nçao quer e nenhum agente o atende, porque não é da sua alçada. E os homicídios, roubos, furtos, estelionatos, etc… sucedem-se sem que autoridade nenhuma faça algo, e nos bigodes de um Ministério Público inepto.

E isso existe no Brasil inteiro, sem exceção.

MarceloRJ

Moro nesta cidade, mas como já foi citado não da mais sair e se divertir pois não existem lugares que possa se dizer “seguros”. Tenho amigos que tem medo, não saiem de casa, pois está difícil. As esferas governamentais não se entendem, se acha que por ser um local bonito, o resto se esconde!!! Os moradores se acostumam e se conformam com certas atitudes, que chocariam pessoas de outros lugares. Quando irão se tocar que se continuar assim F……?

Paulo Taubaté

Meus sentimentos aos familiares….

Wilson Johann

O Rio de Janeiro virou TO de guerra a muito tempo. Somente uma ocupação permanente de todos os locais dominados pelos traficantes e milícias colocará termo em fatos como este. Mas quando o exército assume posições em uma favela a gritaria é geral, e até mesmo a “justiça” é contra. Sinal de que há muitos interesses por trás da manutenção desta situação. Mais um jovem morto, mais uma família enlutada, o futuro de centanas de pessoas sendo jogado na lata do lixo, por pura inépcia, inaptidão, irresponsabilidade, má vontade e uma grande dose de corrupção por parte dos nossos dirigentes,… Read more »

Roberto

Meus pezares à família desse jovem. O Brasil é o país que menos forma engenheiros entre os países emergentes e ainda perde os que tem de uma forma insana.O Rio de Janeiro tem um problema grave,é uma guerra urbana,tem que ser combatida com serviços de inteligência,quando assisto aquelas noticias vindas do Rio,pessoal correndo,as paredes das casas cravadas de bala,tiros traçantes de fuzil e metralhadoras,parece uma guerra.Mas não da para as Forças Armadas ir la e acabar com tudo,se fosse assim era fácil,era só bombardear tudo e pronto,mas mora muita gente do bem lá,famílias honestas,trabalhadores que procuram ganhar o pão para… Read more »

Mahan

Que o SENHOR tenha piedade de sua alma.
Nossa solidariedade para com a família neste momento de dor.
Para pensar, “sem sair do escopo”: Para o mau prevalescer,basta que os bons fiquem calados.

Noel

Pezares a família. Creio que como todo carioca fico triste pelas condições em que se encontra minha cidade, seu povo perdeu a muito a liberdade, e a culpa é nossa. Os companheiros do Blog já falaram quase tudo, portanto vou opinar apenas sobre a questão salarial das polícias cariocas, que é lastimavel, o que facilita a proliferação da corrupção nos seus quadros. Comparando-se os índices de corrupção, policial, entre Rio x Brasília, onde o salário é digno, isso se torna evidente. Não estou afirmando que baixos salários sejam sinônimo de corrupção, porém no mundo real é o reconhecimento material do… Read more »

Bosco

Vergonhoso e revoltante o povo brasileiro ter que passar por isso todos os dias sem que os criminosos sejam apontados e punidos para que não voltem a cometer essas barbaridades e sirvam de exemplo para que outros não as cometam.
Que país é este que fizemos onde temos medo de crianças de 10 anos?
Como diria Shakespeare: Há algo de podre no “Reino da Dinamarca”…

Meus sentimentos aos familiares.

Ulisses

Olha meus sentimentos a família.Porem… http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_(cidade)#Viol.C3.AAncia Há um trecho que diz: “Entretanto, pesquisas recentes demonstram que a violência vem caindo na cidade, sobretudo nos últimos anos. O “Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008″, estudo realizado conjuntamente pela Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (RITLA) e pelo Instituto Sangari, com o aval dos Ministérios da Saúde e da Justiça, divulgado em janeiro deste ano, revela que no Rio de Janeiro a taxa geral de homicídios por 100 mil habitantes retrocedeu 40% entre 2002 e 2006, levando-o da 4ª para a 14ª posição no ranking das capitais mais violentas do país.[117]… Read more »

Ricardo

Desculpe os Cariocas… Mas

Rio de Janeior = Beirute , so que a midia não comenta tudo que rola nas proximidades das favelas…

Meus pesames aos familiares…

Antes que me esculhambem aqui, administro contas de seguro saúde para grandes empresas que tem escritórios ai no Rio, e vira e mexe tenho que resolver algum “sinistro” vindo do Rio… Por isto eu digo e afirmo, não é tudo que ocorre que vai parar nos jornais…

Wolfpack

Discordo inteiramente que o tema Segurança Interna não deveria ser postado no Blog. O tema está intimamente ligado a segurança de nossos rios de fronteira e fronteira terreste. Nossas Forças Armadas não têm a mínima condição de garantir o fluxo em nossos limites. A arma que matou o rapaz provavelmente veio de fora. Nós não fabricamos AK47, SigSauer, Colt M4, HK, etc. e nossa produção de armas se concentra em grande parte em armas leves. Portanto sim é responsabilidade da Marinha controlar os conteiners que vão para o Paraguai e entram sem vistoria por Paranaguá. É responsabilidade do Exercito se… Read more »

Wolfpack

Digo para vocês que se mostra muita coisa no Rio e deixam de mostrar em outras cidades, Em Curitiba, morre muita gente. Lembro de um final de semana que morreram 40 por armas de fogo em um único final de semana. No ano passado um eng. que trabalha na Itália a anos estava sacando um dinheiro em um banco, foi assaltado, correu para pegar um ônibus, mas não deu tempo foi morto a tiros. Não dá IBOPE crimes em Curitiba, Florianopolis, P0oto Alegre, Belo Horizonte. É compreensivo pois as sedes da Rede Globo são no Rio e em São Paulo.

callia

Wolfpack. No primeiro ano de faculdade perdi um amigo por bala “encontrada” , no segundo ano de faculdade o pai do meu melhor amigo tomou um tiro no rosto…tenho um outro que está tetraplégico como você citou. No entanto tenho de discordar do que você afirmou sobre os militares de pijama. Vou falar por mim , não conheço o resto do pais.Voltei ontem da Amazônia , estou na minha casa em São Paulo , servi durante um ano como Médico de Bordo do Nash Oswaldo Cruz.Na região do nono distrito naval o navio que tem menos dias de mar é… Read more »

peixoto

“O vitinho” era meu calouro direto, amigo de turma, companheiro de velejadas, parceiro de futebol, e um dos alunos mais brilhantes que passaram pela POLI-UFRJ, não apenas por ser muito inteligente e sempre solícito aos amigos, mas pelo caráter que possuía e pela personalidade que era, nós estamos realmente chocados com o que aconteceu, algo lastimável e inaceitável, perdem os amigos, a família e principalmente nosso país…Agradeço as palavras dos colegas do site, são confortáveis para mim e tenho certeza para os amigos e familiares nesse momento. Desejo ao nosso amigo vitinho bons ventos onde quer que esteja e sempre.

Wolfpack

Nós temos que deslocar as tropas do Sudeste e Litoral para as Fronteiras Oeste, Norte e Noroeste. Tem muita gente na vida boa Servindo em Curitiba, São Paulo, Rio. E este contingente nos Grandes Centros é diretamente proporcional aos furos em nossas fronteiras. Se faz de tudo nessas fronteiras, se entra com o que quiser. A noite de barco então se fazem várias viagens sem incômodo, já foi até filmado. Volto a afirmar que nossas forças não tem a mínima capacidade de assegurar a segurança nas fronteiras (Marítimas (piratas), Fluviais, Terrestres e Espaço Aéreo). Não estou falando de cargueiro vindo… Read more »

rodrigo rauta

Ricardo, so pra completar o que vc disse… Na verdade nem 1/3 do que acontece vai pra midia. Sou carioca e sempre morei aqui no rio. Oq vcs (de fora do rio) veem pela midia não ta nem de longe perto da real situação.Roubos em onibus, pedrestes, assaltos em sinais, de moto…enfim..todo o tipo de violencia. Antes, era policia contra bandido..agora é policia contra bandido, contra policia( a famosa “banda podre”), policia contra milicia( ex-policiais que agora fazem a “segurança” de locais antes dominados pelo trafico, e que agora estão na mão destas milicias, que controlam vans, comercio, e até… Read more »

Jairo

WolfPack, sua revolta é coompreensível, e correta, exceto em apontar os militares das Forças Armada como se fossem os atores príncipais da Segurança Pública, NÃO SÃO e NÃO PODEM SER, compete as nossas o apoio total as forças de segurança, tanto federais, quanto estaduais, isso em parte já é feito, pode melhorar muito, desde que os entraves juridicos e políticos sejam superados. A grande reformulação que precisa ser realizada, é no nosso modelo de Polícias estaduais, elas é que tem a responsabilidade constitucional de combater a criminalidade. A maioria das PM estaduais não conseguem corresponder às necessidades da população, e… Read more »

Nunão

Wolfpack em 20 Jan, 2009 às 20:31

“Discordo inteiramente que o tema Segurança Interna não deveria ser postado no Blog.”

Na verdade, o que o Galante quis dizer é que o tema foge às pautas mais diretamente relacionadas ao Blog Naval, mas não de outro dos nossos Blogs: colocamos frequentemente artigos relacionados ao tema segurança interna no Blog das Forças Terrestres.

Saudações

Zero Uno

Na minha opnião, segurança interna é = a segurança nacional. Tranficantes são = a terroristas por que portam armas de grosso calibre e de uso restrito das forças armadas. Eles sequestram, torturam, matam e ameaçam a paz não só do povo carioca más do Brasil. Se associam a narcotraficantes/FARC da Colômbia portanto, são uma força beligerante e merecem ser tratados como INSURGENTES contra a Democracia Brasileira. Cometem crimes de traição e lesa-pátria por estarem corrompendo a polícia do RJ, lançando e elegendo candidatos a cargos políticos e cometendo atos terroristas.

E PONTO!

Zero Uno

Meus sentimentos à família desse rapaz… Más um BRASILEIRO que poderia contribuir e muito para a GRANDEZA DESTE PAÍS.

Wolfpack

Desculpem o desabafo de ontem. É que é revoltante e ocorre todos os dias e está chegando cada vez mais perto de nossos parentes, filhos, esposas, pais e mães. O assunto pode arrefecer em breve como tantos outros e assim levamos a vida até ela ser interrompida por uma bala “perdida” mas que têm direção certa de destruir a sociedade. Todos andam com carros que no mínimo tem alguma película de filme preto, ou colocam alarme nas casa, vivem em condomínios fechados. Isso é estrutural, e não vejo solução rápida, mas alguma atitude deveria existir. As Polícias são de dar… Read more »

Jairo

Wolfpack, agora concordo 100% contigo.
Abç

Almeida

Como carioca que sou, venho aqui pedir desculpas por mais este fato lastimável que ocorre com frequência em minha cidade. As vezes penso se não teria sido melhor ter entrado pra PM ao invés da MB/CFN.

LUIZ BRAZIL  DT

Antes de tudo, o meu pesar à família do Victor. Sobre a pergunta que não quer calar: “Quem será o próximo alvo?” Espero que não seja um governante com os miolos estourados pelas balas assassinas, fruto da covardia de quem tem a obrigação e o dever moral de garantir a segurança aos seus concidadãos e não o faz, seja por incompetência ou por frouxidão mesmo. Quem sabe se só assim, alguma coisa mude no panorama da violência que assola o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Vamos dar um basta! Façamos uma pressão no sentido de que… Read more »

Jose Muanis

Olá, sou o irmão do Victor. Só gostaria de agradecer a todos.

Algo que vocês talvez gostariam de saber.

No domingo, quando ele estava em coma no hospital, estaria fazendo prova de um concurso para engenheiro naval da marinha. Ele já havia feito um curso na marinha por ocasião de uma parceria com um laboratorio da ufrj.

Não preciso dizer que eu tinha certeza absoluta que ele passaria nesse concurso.

O Brasil e a Marinha perderam alguém que poderia ter feito a diferença com suas idéias e sua capacidade técnica.

abraços,
jose muanis

Cláudio Melo

O que comumente se chama “bala perdida”. nada mais é do que o resultado de algum idiota atirando para cima. Após esgotar toda a energia cinética na subida o projétil para e inicia a descida ganhando velocidade graças à aceleração da gravidade. Chegará ao nível do solo com quase a mesma velocidade de subida. descontando a resistência do ar. Como o tiro foi disparado para cima e de razoável distância, o atingido e quem estiver próximo nem sequer ouvirá o barulho do disparo, mas o resultado será funesto. É preciso dizer que tiro para cima é um ato criminoso e… Read more »