O grupo da USN encarregado da investigação do incêndio ocorrido a bordo do USS George Washington (CVN 73) no dia 22 de maio último, decidiu afastar o capitão-de-mar-e-guerra David C. Dykhoff das suas funções de comandante do navio-aeródromo por “perda da credibilidade na sua capacidade de comando”. O imediato do navio, capitão-de-mar-e-guerra David M. Dober, também foi removido de sua função pela atuação abaixo do esperado.

O comando será assumido pelo capitão-de-mar-e-guerra J.R. Haley, que comandou o NAe USS Theodore Roosevelt (CVN 71) de junho de 2005 a janeiro deste ano. Também foi indicado o imediato, capitão-de-mar-e-guerra Karl O. Thomas, transferido do USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69), onde ocupava a mesma função.

A investigação concluiu que a causa mais provável para o incêndio foi fumo em área não autorizada que continha líquidos inflamáveis e outros materiais combustíveis inapropriadamente estocados. O início do incêndio e seu alastramento foram resultados de ações humanas que poderiam ter sido evitadas.

O custo estimado para a recuperação da área afetada é de 70 milhões de dólares. Os reparos estão quase concluídos e o navio deverá partir de San Diego no dia 21 de agosto, com chegada prevista em Yokosuka no final de setembro.

O USS George Washington partiu de Norfolk no último dia 7 de abril com o propósito de substituir o USS Kitty Hawk e sua previsão inicial de chegada ao Japão era agosto de 2008. Durante o seu trajeto, contornando a América do Sul, o NAe participou de exercícios com as marinhas da região.

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direto do fundo do mar

Agora teremos outro comandante de NAe ou CVN como preferirem, com 2 comandos no curriculo.
Até então, só um Almirante Brasileiro tinha isso, ou seja, o comando de 2 NAes. O Minas e os São Paulo.
Com essa noticia, o CMG que assumirá o GW, iguala ao nosso Alte.
Claro que comandar 2 CVNs é outro papo, mas …….

Coralsea

Não é a primeira vêz que isso acontece na US Navy….me lembro de um chamado Jesse Hernandez que foi comandante do CV 67 e do CVN 65.
Mas houve outros cujo nome agora não me lembro.

molleri

Interessante informação do “das profundezas” acima. Poderia nominar o Alte da MB que comandou os dois NAe?

Leo

É interessante a comparação da FAs brasleiras e americanas. Lá o Comandante foi punido, aqui seria promovido.

O caso da explosão do VLS é emblemático. Foram mortos 21 técnicos e engenheiros, por falhas de projeto, montagem ou negligência. Ninguém foi punido. O comandante responsável foi promovido.

A mensagem americana é límpida e clara, o Comandante é o responsável final pelas operações sob sua responsabilidade.

Leo

Julio

Leo, sua observação é oportuna e cabe ainda lembrar que todo núcleo se perdeu com a explosão do VLS e até hoje o projeto está parado, não há interesse desse governo em investir.
Que eu saiba nunca em nenhum país ocorreu um fato desse tipo, de concentrar os principais técnicos e engenheiros num mesmo local.

AJS

Caro Julio, a concentração por aqui, não é novidade, no vôo inaugural do Bandeirante, o Presidente da República viajou acompanhado pelo vice, na mesma aeronave.

Paulo Costa

Segundo o artigo 12 da marinha,o proprietario da embarcação
se estiver presente,é o comandante,manda e é responsavel
por todos,e a embarcação.Isto para arrais,mestre,e capitão.
Não sei se mudou…

Joao

O SETE DE SETEMBRO TA CHEGANDO,RAPAZIADA…

LM

Prezado Molleri,

O CMG Nigro (Antonio Alberto Marinho Nigro), foi comanadante do Minas Gerais e do São Paulo.

Farragut

Como escreve um colunista de jornal, deve ser horrível servir numa marinha em que os comandantes são alcançados pelo simples fato de serem responsáveis por tudo a bordo.
Boa é a “navy” em que incidentes como este não pegam tanto , pois uma investigação séria pode atrapalhar a carreira de alguém.

Farragut

É covardia comparar com a marinha dos EUA…
Uma das provas que o negócio lá é mais sério é a visibilidade dada aos incidentes, às posteriores investigações e às lições aprendidas. Tanto é assim que estamos aqui a discutir o que houve no GW neste ano e até hoje não ficou público o que aconteceu, p/ ficar em um só exemplo de vários, na colisão do CT Sergipe e o Eugênio C em 84.

The Captain

Essa é USNAVY, pisou no tomate, dança legal.

airacobra

e o melhor de tudo o ex comandante dos dois NAe no Brasil é torcedor do sport

airacobra

é isso ai the capitain na MB só praça é punido

Coralsea

Me lembrei de mais um caso…o “Captain” Todd Zecchin foi comandante do CV 67 e é o atual comandante do CV 63.