090207-N-3931M-

A foto acima mostra o navio-aeródromo USS Theodore Roosevelt (CVN 71) ao fundo, juntando-se ao Grupo de Batalha multinacional, que inclui entre outros, o destroier Guangzhou (DDG 168) da Marinha da República Popular da China (PLAN), e a fragata Type 21 PNS Badr (D 184), da Marinha do Paquistão.
O exercício AMAN, que significa “paz”, está sendo realizado no Oceano Índico, liderado pelo Paquistão. A operação têm como objetivo desenvolver e melhorar táticas, técnicas e procedimentos na luta global contra o terrorismo. Os EUA participam também com o cruzador USS Lake Champlain (CG 57) e o cutter da USCG Boutwell (WHEC 719). Na foto abaixo, a Type 21 Tippu Sultan e o Boutwell ao fundo.

090309-N-4774B-066

FOTOS: US Navy

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Galante

Nishihata, o lançador na proa da Type 21 é chinês, para o SAM LY-60.

Azevedo

Parece que há um observador da MB neste evento.

Leo Nishihata

Que lançador é esse na frente da ponte da Tippu Sultan? A classe Tariq normalmente tem um Phalanx lá atrás, mas esse barco não. Também não tem Harpoon, aparentemente. Bicho esquisito.

GHz_Brasil

Jacubão,

Os cascos das Niterói, apesar de derivados das Type 21, são bem maiores (só no comprimento, uns 20m a mais).
Outra diferença notável é que, enquanto nas Type 21 o convoo e o hangar estão no convés principal, nas Niterói estão no convés 01 (acima), com espaço na popa que hoje é utilizado pelo lançador Albatros.

[[ ]]
GHz

ramillies

Para quem, como eu, gosta de saber destas coisas: o navio detrás da PNS Badr é a fragata BNS Abu Bakar (F15) do Bangaldesh, ex-HMS Lynx, uma fragata Type 41.

E como estou numa de pedante hoje, os CHICOM não usam prefixos nos números dos navios. O número da Guangzhou é simplesmente 168. Os gringos é que têm a mania de usarem “hull numbers” (por ex. DDG-168) quando se referem aos navios da PLAN.

Jacubão

As nossa Niterói, são uma evolução das T-21, tanto que o casco são identicos, as diferenças estão na superestrutura.

Roberto CR

Puxando a brasa pro nosso lado, as Niterói não tem essa cara de navio velho, ou mal cuidado, dessas Type 21 do Paquistão. Estão feinhos nas fotos.

Abraços

Tiago Jeronimo

EUA e China no mesmo grupo de batalha? Só falta o pedrão aê pra virar uma utopia heheheh