G-23 Almte. Gastão Motta na testa da formatura

O Blog Naval havia noticiado a presença da Aviação Naval durante a realização da ASPIRANTEX-09, agora publicamos uma série de fotos feitas a bordo do NTrT Ary Parreiras (G-21), dos meios da Esquadra que participaram do exercício.

A Operação ASPIRANTEX, como o próprio nome diz, tem como propósito contribuir na formação militar-naval dos Aspirantes, que são alunos da EN e futuros oficiais da MB.

Nesse ano, contribuiu ainda para a formação dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), que serão os futuros oficiais da reserva da Marinha.

Em praticamente todos os exercícios, os Aspirantes e os alunos da EFOMM, estiveram presentes, observando ou participando ativamente dos eventos.

Dessa forma, a Esquadra, além de adestrar seus meios de superfície, submarinos e aéreos, também fortaleceu sobremaneira o entusiasmo daqueles jovens que serão num futuro breve, oficiais da MB.

V-31 JaceguaiFormatura

F-40 Niterói

G-23 Almte. Gastão Motta e F-43 LiberalFormatura

Popa do G-31 Rio de JaneiroPopa do G-23 Almte. Gastão Motta

G-31 Rio de Janeiro

Vista da proa do G-21 Ary ParreirasVista da popa do G-21 Ary Parreiras

F-41 DefensoraG-23 Almte. Gastão Motta e G-31 Rio de Janeiro

V-30 Inhaúma

Nota do Blog: Gostaríamos de agradecer ao CMG Calmon Bahia, que gentilmente nos cedeu suas fotos.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marujo

Corrijam-me se estiver errado: parece-me que este ano, a MB está realizando menos exercícos do que no ano passado.

Bronco

Belíssimas fotos, principalmente esta última da Inhaúma.

Senti falta das Tipo 22, mas acho que se justifica um GT misto entre fragatas equipadas com canhões e navios de projeção de poder em terra. Afinal as escoltas proverão apoio de fogo num eventual desembarque.

Novamente: belíssimas fotos! Parabéns!

Robson Br

com a MB operando equipamentos modernizados e com um novo plano de reequipamento, mesmo que devagar, já está dando um novo ânimo aos novos oficiais.

Marinheiro

pô vocês só falam em OFICIAS , sou Praça e quero mais que esses OFICIAIS ____ , vão tudo para o inferno junto com o capeta , eles so existem para dar aperto , passar faxina e encher o saco dos praças , em uma situação de guerra real ,quem bota as caras não são esse mimados filhos de umas maes !

Oficiais nem sabem arrumar a propia farda que usa precisa de um AR (geralmente xaleira) para arrumar tudo pra ele .. ________ bando de mimados ! no Execito nao tem nada disso ……

Cláudio Melo
Lince Arpoador

Marinheiro,

Com esta mentalidade, vc não deveria ném ser praça!
Vc está no lugar errado e se anda tomano aperto do seus superiores, não deve ser a toa, com todo este recalque, ainda vai fazer muita faxina.

Farragut

Toda simplificação eivada de polarização tende a ser daninha. O assunto se voltou a oficiais porque este post é sobre a ASPIRANTEX que, entre seus propósitos, contribui para a formação dos futuros oficiais. A situação da motivação para a carreira naval é preocupante em quase todos os círculos de oficiais e praças. Há distorções em quantidade e gravidade no recrutamento, na formação e na retenção dos recursos humanos que pedem atenção proporcional à dada ao reaparelhamento. Mesmo porque a “marinha do futuro” irá requer maiores e melhores efetivos nos médio e longo prazos. Um “repessoalmento” também parece necessário, mas não… Read more »

Farragut

correção no comentário anterior:
… Mesmo porque a “marinha do futuro” irá requerer maiores e melhores efetivos nos médio e longo prazos …