1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Fragata a Vapor

Afonso

Classe ?

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: 23 de dezembro de 1847
Incorporação: 1848
Baixa: 9 de janeiro de 1853

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 900 ton.
Dimensões:  57.91 m de comprimento, 9.44 m de boca, 6.09 de pontal e ? m de calado.

Blindagem: ?
Propulsão: rodas, com máquina de 300 hp.

Velocidade: ?

Raio de ação: ?
Armamento: 2 canhões de 68 cal. e 4 canhões de 32 cal.

Tripulação: ?

 

H i s t ó r i c o

 

A Fragata a Vapor Afonso, foi o primeiro e único navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Príncipe Dom Afonso, primogênito de Dom Pedro II. Foi construída na Inglaterra, sob a supervisão do Chefe-de-Esquadra John Pascoe Grenfell, foi lançada ao mar em 23 de dezembro de 1847 e incorporada em 1848. Foi seu primeiro comandante o Capitão-de-Mar-e-Guerra Joaquim Marques Lisboa.

 

1848

 

Em 24 de agosto, salvou grande número de passageiros e tripulantes do navio inglês Ocean Monarch, que foi avistado em chamas por volta das 11:00 ao largo de Liverpool a cerca de 6 milhas do Cabo Great Ormshead, na costa de Lancastershire. O Ocean Monarch realizava viagem de Liverpool para Boston (EUA), transportando 396 passageiros, 256 dos quais salvos pela Afonso.

 

1849

 

Em 1º de fevereiro, chegou ao Brasil atracando em Recife.

 

Em 2 de fevereiro, tomou parte nas ações que derrotaram os revoltosos pernambucanos conhecidos como "Praieiros".

 

Em 28 de fevereiro, chegou ao Rio de Janeiro.

 

Em 5 de maio, salvou a Nau portuguesa Vasco da Gama que se achava em situação de perigo defronte da barra do Rio de Janeiro, rebocando-a para o porto.

 

1851

 

Em 17 de dezembro realizou o forçamento do Passo do Tonelero como navio capitania Esquadra do Chefe-de-Divisão John Grenfell, composta além da Fragata a Vapor Dom Afonso (Capitão-de-Fragata Jesuíno Lamego Costa - futuro Barão da Laguna, pelas Corvetas a Vapor Dom Pedro II (Capitão-Tenente Joaquim Raimundo de Lamare) e Recife (Capitão-Tenente Antônio Francisco da Paixão), Vapor de Rodas Dom Pedro (Capitão-Tenente Vitório José Barbosa de Lomba), Corvetas Dona Francisca (Capitão-de-Mar-e-Guerra Guilherme Parker) e União (Capitão-Tenente Francisco Vieira da Rocha) e o Brigue Calíope (Primeiro-Tenente Francisco Cordeiro Torres e Alvim).

 

A Afonso liderando a Divisão do Chefe Grenfell no forçamento da Passagem do Tonelero. (foto: ?)

 

1852

 

Em 17 de janeiro, realizou incursão ao porto de Buenos Aires, ostensivamente em "Postos de Combate", saindo incólume.

 

1853

 

Em 8 de janeiro, zarpou do Rio de Janeiro.

 

Em 9 de janeiro, naufragou na praia de Massambaba, 7 milhas oeste de Cabo Frio. Era seu comandante o Capitão-Tenente José Antônio de Siqueira, reputado marinheiro e herói de muitas batalhas.

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

Comandante Período
CMG Joaquim Marques Lisboa __/__/1848 a __/__/18__
CF Jesuíno Lamego Costa __/__/1851 a __/__/185_
CT José Antônio de Siqueira __/__/185_ a 09/01/1853

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.12.