1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

Almirante

Antônio Alves Câmara Júnior

 

 

Nome

 

O NOME

 

O Almirante Antônio Alves Câmara Júnior, foi um dos maiores incentivadores da hidrografia brasileira. Nasceu em Salvador, na Bahia em 5 de junho de 1891.

 

Tomou parte da Primeira Guerra Mundial, embarcado no Cruzador Bahia, que compunha a Divisão Naval de Operações de Guerra.

 

No primeiro curso de Hidrografia, os então Capitães-Tenentes Câmara e Ary Rongel foram designados instrutores, pelo que passaram a ser classificados como os primeiros detentores da especialidade.

 

Em 1922, Capitão-Tenente Alves Câmara, efetuou o Levantamento da Baía de Guanabara, apoiado na triangulação da carta cadastral do Distrito Federal de 1895.

 

Entre setembro de 1924 e janeiro de 1925, no comando do Navio Faroleiro Tenente Lahmeyer, realizou a determinação das coordenadas geográficas dos faróis da costa Sul, entre Castelhanos e Sarita.

 

Destacou-se nos trabalhos hidrográficos que lhe foram cometidos, acabando por ser designado para o Comando do Navio-Hidrográfico Rio Branco. Dirigiu os Levantamentos hidrográficos ao longo de 300 milhas de nosso litoral, entre o Rio de Janeiro e Santos.

 

Chefiou o levantamento hidrográfico entre a Ponta de Santo Antônio e Porto Seguro, na Bahia, onde realizou estudos para a interpretação da carta de Pero Vaz de Caminha, visando a determinação do verdadeiro local do descobrimento de nosso país.

 

Foi Comandante do Navio-Escola Almirante Saldanha, posteriormente transformado no primeiro navio-oceanográfico da Marinha. Durante seu comando, o Almirante Saldanha atravessou o Canal do Panamá, sendo o primeiro navio de guerra brasileiro a fazê-lo.

 

Comandou ainda o Contratorpedeiro Mariz e Barros, durante a Segunda Guerra Mundial. Também foi Comandante do Encouraçado São Paulo e da Primeira Flotilha de Contratorpedeiros.

 

Nomeado Diretor-Geral de Hidrografia e Navegação, como Contra-Almirante , reorganizou os serviços de hidrografia e balizamento (1946-49). Após breve interrupção, quando exerceu o cargo de Diretor da Escola Naval (1949-52), voltou à Diretoria de Hidrografia e Navegação (1952), para novo e profícuo período de atividades.

 

Designado Secretário-Geral da Marinha, desempenhou tal cargo até fevereiro de 1954.

 

Por seus reconhecidos méritos, o Almirante-de-Esquadra Antônio Alves Câmara Júnior, assumiu o cargo de Ministro da Marinha, falecendo em pleno exercício de suas funções no dia 14 de agosto de 1958.

 

No decorrer de sua carreira , representou a Marinha e nosso País em Diversos conclaves no Brasil e no exterior, sendo-lhe concedidas várias condecorações nacionais e estrangeiras e inúmeros elogios, pelo esforço e dedicação que sempre imprimiu às suas atividades de valoroso Oficial de Marinha.


- Confraria do Bode Verde - http://www.bodeverde.hpg.ig.com.br
[Voltar no Browser]