1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NOc USS Sands - T-AGOR 6

Classe Robert D. Conrad

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 23 de agosto de 1962
Lançamento: 14 de setembro de 1963
Incorporação: 2 de fevereiro de 1965

Baixa: abril de 1973

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 359 nrt, 1.129 grt. 1.350 (máximo)
Dimensões: 63.70 m de comprimento, 11.88 m de boca e 4.26 de calado médio e 5.48 m de calado máximo.
Propulsão: diesel-elétrica; 2 motores diesel Caterpillar D-378 de 765 hp; 2 geradores elétricos de propulsão General Electric de 450 Kw e um motor elétrico de propulsão Westinghouse, gerando 1.000 shp, acoplados a 1 eixo com hélice de passo controlável.
Duas caldeiras principais a diesel Vapor Corp de 30lb/in2 e uma auxiliar Eletric Reiners Eletric 20lb/in2. Equipado com Bow Thruster Westinghouse 175 hp e um propulsor auxiliar de manobra acionado por uma turbina à gás Garret de 620 hp.
Combustível: 211 toneladas.
Eletricidade: 3 motores de combustão auxiliar GM 12V71 de 287 hp e 3 geradores auxiliares Westinghouse de 250KvA.
Velocidade: máxima de 13.5 nós e 12.4 nós (VMC).
Raio de Ação: 10.000 milhas náuticas à 12 nós.
Armamento: nenhum.
Sensores e eletrônica: 1 radar de navegação Raytheon 1602 Marine Pathinder; Sistema de Navegação por Satélite ITT composto por um minicomputador  CP-967-V/UYK, uma unidade de comutação AS-1695/UYK, receptor R-1548/SRN-9, uma teleimpressora  LPC-400BR e uma perfuradora/leitora de cartão 569/SRN- 9; Sistema de Navegação Eletrônica com um LORAN RCA LR-8803 e um Sperry Mk-2 e um Radiogôniometro  Mackay 4004; quatro receptores; um Mackay 3001A, Mackay 3002C, Mackay  3010B e Collins 515 e 6 transmissores; um Mackay 216BS, Mackay 2012B, Mackay 2013B, Collins MS-201, Collins 32 RS-1 e Mackay 2010A de emergência.
Equipamentos: Equipado para pesquisas gravimétricas, magnéticas e geológicas, e eco-sondas capazes de medir profundidades de até 11.000 metros. Possuía um guindaste com seis movimentos e capacidade de carga máxima de 10 toneladas.
Código Internacional de Chamada: NGKG
Tripulação: 41 homens, sendo 09 oficiais e 17 marítimos, mais 15 cientistas.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Oceanográfico USNS Sands - T-AGOR 6, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha dos EUA, em homenagem aos Contra-Almirantes (USN) Benjamin Franklin Sands e James Hoban Sands. Foi construído pelo estaleiro Marietta Manufacturing Co., de Point Pleasant, West Virginia. Teve sua quilha batida em 23 de agosto de 1962, foi lançado ao mar em 14 de setembro de 1963, tendo como madrinha a Sra. Priscilla Goodwyn Sands. Foi entregue em 31 de novembro de 1964 e incorporado ao então MSTS - Military Sea Transportation Service (Serviço de Transporte Marítimo Militar)(1) em 2 de fevereiro de 1965. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Longo Curso (Captain) George W. Fladerer.

 

Os navios dessa classe  foram projetados em função dos resultados de uma conferencia patrocinada pelo Offcie of Naval Research sobre o tema “navios oceanograficos”, que tinha como uma de suas finalidades, exatamente, o estabelecimento  de características e qualificações básicas de um projeto para navios de pesquisa, a fim de de assegurar a sua maior eficiência e versatilidade  nas diversas atividades oceanográficas exigidas pelos vários ramos pesquisa no mar, seja em regiões tropicais, seja em regiões polares.

 

1965

 

Em dezembro, iniciou operações de pesquisa em proveito do Escritório de Oceanografia Naval na costa leste e oeste dos EUA, na América Central e Europa, em pesquisas nas áreas de Oceanografia e Geofísica Marinha e também estudos na área de propagação do som submarino. Visitou diversos portos na Europa e América Central , como Lisboa, Escócia, La Guairá e Cartagena.

 

1966

 

Esteve em Reikjavik (Islândia).

 

1968

 

Estave em Honolulu (Havaí).

 

1969

 

Estave em Honolulu (Havaí).

 

1973

 

Esteve em Reikjavik (Islândia).

 

Em abril, foi colocado na reserva e em maio foi submetido a um período de reparos no New York Shipyard Co., ocasião em que esteve docado.

 

1974

 

Em 1º de julho, foi emprestado e incorporado a Marinha do Brasil, onde recebeu o nome de NOc Almirante Câmara - H 41.

 

O navio foi agraciado com a Medalha de Serviço de Defesa Nacional.

 

1990

 

Em 25 de maio, deu baixa do Registro Naval Americano.

 

Em 5 de dezembro, foi vendido definitivamente ao Brasil, sob os termos do Security Assistance Program.

 

 

 

 

 

 

O Navio Oceanográfico USNS Sands - T-AGOR 6. (foto: MSC, via Carlos Roberto da Silva). O Navio Oceanográfico USNS Sands - T-AGOR 6 atracado junto com seu irmão de classe USNS Lynch - T-AGOR 7. (foto: Navsource.org).

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CLC George W. Fladerer 02/02/1965 a __/__/196_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.

 

- Confraria do Bode Verde - www.bodeverde.hpg.ig.com.br

 

- Colaboração Carlos Roberto da Silva.


(1) O antigo MSTS - Military Sea Transportation Service, tornou-se a partir de 1º de agosto de 1970, no atual MSC - Military Sealift Command (Comando de Transporte Marítimo Militar)