1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

Vice-Almirante (IM)

Gastão Motta

 

 

Nome

 

O NOME

 

O Vice-Almirante Gastão Motta, filho de Primo Tavares da Motta e de Malvina Motta, nasceu a 14 de março de 1897.

 

Fez seus estudos propedêuticos e de ciências contábeis em instituições particulares. Ingressou na Marinha, por concurso, como Sub-Comissário da Armada, nomeado pela Portaria n.º 4.961, de 24 de dezembro de 1917.

 

Durante a sua vida militar, embarcou em 15 navios, entre eles o Vapor Carlos Gomes, e o Navio-Escola Almirante Saldanha, cuja construção assistiu na Inglaterra, realizando comissões de manobra, de hidrografia, de representação, de instrução e de serviços de guerra.

 

Em terra, distinguiu-se pelos relevantes serviços prestados em diversos estabelecimentos como o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a Escola Naval, onde foi Chefe de Departamento de Intendência, o Corpo de Fuzileiros Navais e a Diretoria-Geral de Intendência da Marinha, onde a sua inteligência e grabde capacidade de trabalho elevaram o nome do Corpo de Intendência da Marinha.

 

Seu profundo conhecimento profissional e vasta experiência nos assuntos ligados à profissão levaram-no a ser designado, em 1952, Chefe de uma Comissão de Estudos, que visitou as instalações do Serviço de Intendência da Marinha dos Estados Unidos da América, com a finalidade de apresentar um programa de implantação de um serviço similar na Marinha Brasileira. Como resultado destes estudos, apresentou ao Ministro da Marinha um programa, de execução progressiva, para a modernização do Serviço de Intendência em nossa Marinha.

 

Com base nesse programa, foram implantados a Diretoria de Intendência da Marinha, o Centro de Controle de Estoque de Material e os diversos Depósitos; passou-se a controlar e conhecer o estoque do material da Marinha em todos os pontos de acumulação; esbeleceu-se um sistema uniforme de contratos, compras e suprimentos; organizaram-se os catálagos de material e as listas de dotação; definiu-se a juristição técnica sobre o material; criou-se a especializadade de "Paioleiro" e, por fim, foi implantado o Centro de Instrução Almirante Newton Braga, destinado, especificamente, a formar pessoal qualificado para os serviços de Intendencia. Sua carreira seguiu a escala hierárquica do Corpo de Comissários da Armada, depois Quatro de Intendentes da Marinha, e hoje Corpo de Intendentes da Marinha, vindo a falecer em 21 de outubro de 1954, quando exercia o cargo de Diretor-Geral de Intendência da Marinha, no posto de Contra-Almirante. Foi promovido "post-mortem", na mesma data, 21 de outubro de 1954, a Vice-Almirante.

 

Assim, o Almirante Gastão Motta, mais que um competente e dedicado oficial intendente, tornou-se o Patrono do Corpo de Intendentes da Marinha, cujos integrantes, com respeito e admiração, seguem como exemplo.


- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 571, mar. 1991; n.º 580, dez. 1991.

[Voltar no Browser]