1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

Vice-Almirante

Edmundo Jordão Amorim do Valle

 

Nome

 

O NOME

 

O Vice-Almirante Edmundo Jordão Amorim do Valle, era filho do Dr. Luis Gonzaga Amorim do Valle e de dona Zeferina Amorim do Valle, nasceu no Distrito Federal, em 1º de janeiro de 1893.

 

Ingressou na Escola Naval em 1909. Obteve todas as promoções por merecimento.

 

Imediatou: o NE Almirante Saldanha em sua primeira viagem de instrução.

 

Comandou: o Contratorpedeiro Maranhão; Cruzador Rio Grande do Sul e Encouraçado Minas Geraes.

 

Como comandante do Cruzador Rio Grande do Sul, durante a ultima guerra, tomou parte em várias escoltas de comboios entre o Rio de Janeiro e Recife, subordinado à 4ª Esquadra Norte-Americana do Atlântico Sul.

 

Chefe do Estado-Maior da Esquadra; 2º Subchefe do Estado-Maior da Armada; Subchefe do Estado-Maior das Forças Armadas e Comandante do 2º Distrito Naval foram às comissões que também exerceu.

 

Desempenhava as funções de Diretor-Geral de Hidrografia e Navegação, quando foi escolhido pelo Governo para ocupar o cargo de Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, no período 1954-55.

 

Possui as seguintes condecorações: Medalha de Serviços de Guerra com três estrelas; Medalha da Vitória; Comendador da Ordem do Mérito Naval; Medalha Militar de Ouro; Medalha Comemorativa do Cinqüentenário da Proclamação da República; do Centenário do Nascimento de Rui Barbosa; Oficial da Ordem da Coroa da Itália; Ordem do Mérito Naval da Espanha; Oficial da Legião do Mérito Americana; Oficial Honorário da “Muito Excelente Ordem do Império Britânico”; Comendador da Ordem “Ao Mérito” do Chile; Medalha Especial da Junta Interamericana de Defesa e Oficial da Ordem Militar Portuguesa de Âviz.


- Andréa, Júlio. A Marinha Brasileira: florões de glórias e de epopéias memoráveis. Rio de Janeiro, SDGM, 1955.

[Voltar no Browser]