1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Cv Angostura - V 20

Classe Imperial Marinheiro

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 30 de outubro de 1953
Lançamento: 2 de fevereiro de 1955
Incorporação: 1º de agosto de 1955

Baixa: 13 de janeiro de 2004

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 911 ton (padrão), 1.025 ton (carregado).
Dimensões: 55.72 m de comprimento, 9.55 m de boca e 3.6 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel Sulzer 6TD36 de 6 cilindros e 1.080 bhp cada, acoplados diretamente a 2 eixos com hélices de passo fixo.

Tração Estática: 18 toneladas; e cabo de reboque de 500 metros e esta aparelhada para efetuar o lançamento do sistema "Beach Gear".

Eletricidade: 2 geradores diesel de 160 kW e 1 gerador diesel de reserva de 75 kW.  alternadores.

Combustível: 135 tons.

Velocidade: máxima de 16 nós; máxima constante 14 nós.

Raio de Ação: 15.000 milhas náuticas.
Armamento: 1 canhão de 3 pol. (76,2 mm/50) Mk 26, 4 metralhadoras Oerlikon Mk 10 de 20 mm/70 em reparos singelos.
Sensores: 1 radar de navegação.

Equipamentos: Maquina de reboque instalada no convés principal; equipamento de Combate a Incêndios e Controle de Avarias fixo e móvel.

Código Internacional de Chamada: PWC?
Tripulação: 64 homens, sendo 6 oficiais e 58 praças.

 

 

H i s t ó r i c o

 

A Corveta Angostura - V 20, é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem as baterias paraguaias forçadas por uma Divisão Naval brasileira constituída dos Encouraçados Tamandaré, Bahia, Barroso e Silvado. As Corvetas classe Imperial Marinheiro foram idealizadas e mandadas construir pelo Almirante Renato de Almeida Guillobel, em sua gestão a frente do Ministério da Marinha. Foi construída pelo estaleiro N.V. Werf Gust V/fa A.F. Smulders, em Rotterdam, Holanda. Teve sua quilha batida em 30 de outubro de 1953, foi lançada ao mar em 2 de fevereiro de 1955 e foi incorporada em 1º de agosto de 1955, pelo Aviso 2150 do Ministro da Marinha. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta Orlando Braga Cruzeiro.

 

As Corvetas classe Imperial Marinheiro, foram originalmente concebidas, como navio guarda-costas, rebocador, mineiro e varredor. Já nos anos noventa, as unidades remanescentes mantinham apenas as características de unidade de patrulha (guarda-costas) e salvamento (rebocador). Seus trilhos para lançamentos de minas e paravanas de varredura não existem mais a bordo. Atualmente a maior restrição das Corvetas nas missões de patrulha é a sua baixa velocidade em relação às velocidades atuais dos navios mercantes. A Corveta tem uma velocidade máxima mantida de apenas 12 nós.

 

1956

 

Em 25 de janeiro, chegou ao Rio de Janeiro.

 

1958

 

Em junho a Angostura foi enviada para resgatar o N/M "Comboinhas" que encalhou na Praia de Itaipu, Niterói, depois deste ter uma avaria em suas maquinas e ser levado pelo mar. Durante uma das tentativas de salvamento, a corveta se aproximou demais da praia e acabou encalhando, também.

 

A Marinha, então, abandonou o salvamento do "Camboinhas" e se concentrou no salvamento da Angostura. Várias tentativas foram feitas, sem sucesso. A Marinha trouxe uma equipe especializada da Marinha dos EUA que armou um trem de desencalhe na praia. Após várias tentativas infrutíferas, a Angostura foi finalmente desencalhada numa operação que contou com a participação dos rebocadores de alto mar Tritão - R 21, Tridente - R 22 e Triunfo - R 23, além das corvetas Imperial Marinheiro - V 21 e Solimões - V 24.

 

1959

 

Passou a compor a Força de Patrulha Costeira.

 

Participou do salvamento do N/M “Santa Helena”, que ficou encalhado nas proximidades de Itanhaém-SP, entre 17 de março e 16 de abril, em viagem da Argentina para Santos, com uma carga de 4.100 t de trigo. Participaram da faina a Cv Caboclo – V 19, RbAM Triunfo – R 23, Rb Audaz – R 31 e o NB Faroleiro Nascimento – H 30.

 

1969

 

Em 26 de fevereiro, através da Ordem do Dia 0012/69 do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), foi incorporada a Flotilha do Amazonas (FlotAM), com sede em Manaus-AM.

 

1974

 

Foi criado o Grupamento Naval do Norte, desmembrado da Flotilha do Amazonas, pelo Aviso n.º 0373/74 de ??/??/1974, sendo formado então pelas Cv Angostura – V 20, Iguatemi – V 16, Mearim – V 22 e Solimões V 24, e, os NPa Pampeiro – P 12, Parati – P 13 e Piratini – P 10.

 

Em 23 de abril, passou a integrar o Grupamento Naval do Norte (GruNNorte), também subordinado ao Com4ºDN, tendo como área de atuação o litoral dos Estados do Pará, Maranhão, Amapá e também os rios da Amazônia, operando a partir de Belém-PA.

 

1980

 

No segundo trimestre, foi colocada como navio de prontidão permanente do SALVAMAR na área do 4º DN.

 

1982

 

Foi-lhe outorgado o titulo de "Navio de Socorro Distrital" do 4º Distrito Naval, relativo ao ano de 1981.

 

1983

 

Foi-lhe outorgado o titulo de "Navio de Socorro Distrital" do 4º Distrito Naval, relativo ao ano de 1982.

 

Entre 1º de julho e 3 de agosto, integrando GT com o NPa Pampeiro - P 12, realizou adestramento e visita a paises amigos, escalando nos portos de Cartagena (Colômbia), La Guaira (Venezuela) e Port of Spain (Trinidad e Tabago).

 

1984

 

Foi-lhe outorgado o titulo de "Navio de Socorro Distrital" do 4º Distrito Naval, relativo ao ano de 1983.

 

Em agosto, completou completou 29 anos de serviço, tendo atingido as marcas de 1.850,5 dias de mar e 363.868,0 milhas navegadas.

 

Participou do salvamento da Plataforma de Construção de Terminais Marítimos "Iemanjá I", que emborcou e encalhou na Baía de São Marcos-MA. Nessa faina foi acompanhado por um Rebocador civil do tipo "off-shore" e contou com o apoio do NHi Canopus - H 22, que realizou levantamento hidrográfico em volta da plataforma.

 

Entre as comissões realizadas esse anos estavam as Patrulha Costeira, com apresamento e reboque de um Barco de Pesca estrangeiro; uma de Patrulha Fluvial; participação nas Operações LEÃO II e OCEANEX II; escolta do NASH Oswaldo Cruz, que viajava do Rio de Janeiro para Manaus onde seria incorporado a FlotAM; socorro aos náufragos do B/M "Aires de Costa" e reboque do B/P "Nadja I".

 

1985

 

Em janeiro, integrando o GT 45.1 com o NPa Pampeiro - P 12, realizou adestramento e visita a paises amigos, escalando nos portos de Fort-de-France (Martinica), São Domingos (Republica Dominicana) e Caiena (Guiana Francesa).

 

Participou da Operação LEÃO I/85, junto com outras unidades do Grupamento Naval do Norte, da Flotilha do Amazonas e do Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém-PA.

 

Em maio e junho, participou da Operação LEÃO II/85, na região de Almeirim, próximo a Santarém-PA, integrando uma FT ribeirinha, comandada pelo CF (FN) Hiron, Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém (GptFNBe), e que era composta pelos NPaFlu Pedro Teixeira - P 20, Raposo Tavares - P 21, Rondônia - P 31, Roraima - P 30 e Amapá - P 32, Cv Angostura - V 20 e o NPa Pampeiro - P 12, além de meios aeronavais, um Destacamento de FN da Estação Naval do Rio Negro, uma Companhia Reforçada de FN do GptFNBe e a Força de Oposição, formada ao redor de um Destacamento de FN do GptFNBe.

 

Realizou exercício de "Beach Gear" com outra unidade do GNN.

 

Participou da Operação SALVANORTE 85, com unidades do 3º DN.

 

Rebocou a Barca-Oficina "Alecrim" e a Chata "Rainha de Cametá".

 

Resgatou os tripulantes do Iate "Ramatohr".

 

Entre outros portos visitados nesse ano estavam Macapá, Itaquí, Fortaleza, Bréves, Manaus e Santarém.

 

Foi-lhe outorgado o titulo de "Navio de Socorro Distrital" do 4º Distrito Naval, relativo ao ano de 1984.

 

1986

 

Em 5 de setembro, a Cv Angostura e a Mearim, subordinadas ao Grupamento Naval do Norte, desencalharam, o Navio Catamarã "Roraima", da Empresa de Navegação da Amazônia, que estava preso nas margens do rio amazonas, em frente a cidade de Prainha, com 550 passageiros e 400 toneladas de carga.

 

Foi-lhe outorgado o titulo de "Navio de Socorro Distrital" do 4º Distrito Naval, relativo ao ano de 1985.

 

1988

 

Entre 23 e 29 de janeiro, realizou comissão de reboque à contra-bordo do DFl Jerônimo Gonçalves – G 26, da Estação Naval do Rio Negro (Manaus) para a Base Naval de Val-de-Cães (Belém). A comissão foi realizada em GT com a Cv Mearim – V 22, que rebocava a Barca-Oficina Alecrim, com o NaPaCo Parati - P 13 na escolta, abrindo caminho entre o grande trafego de embarcações nessa região.

 

Em agosto, realizou faina de socorro e salvamento, rebocando o navio mercante "Alioth" (9.600 dwt) de bandeira cipriota que se encontrava sem propulsão no litoral do Amapá, para Base Naval de Val-de-Cães, em Belém.

 

1989

 

Em 3 de agosto, embarcou na BNVC, uma comitiva de Deputados Estaduais do Pará para visita ao Municipio de Soure, na Ilha do Marajó.

 

1992

 

Entre 12 de janeiro e 9 de fevereiro, formando o GT-10.1 com a Cv Mearim - V 22, participou da Operação CARIBEX-I/92. Nessa comissão, foram realizados 19 dias de mar e 4.397,0 milhas navegadas, visitando os portos de Georgetown (Guiana), Santo Domingo (Republica Dominicana) e Bridgetown (Barbados).

 

Foi-lhe outorgado o titulo de "Navio de Socorro Distrital" do 4º Distrito Naval, relativo ao ano de 1992.

 

1994

 

No período de 25 de agosto a 02 de setembro, participou da Operação RIBEIREX-II/94, que foi realizada na área de Santo Antonio do Iça, no Rio Solimões, distante 682 milhas de Manaus. A Força-Tarefa ribeirinha foi integrada pelos NPaFlu Pedro Teixeira – P 20, Roraima – P 30 e Rondônia – P 31, NTrT Ary Parreiras – G 21, Cv Solimões – V 24, NAsH Carlos Chagas – U 19 e o NPaCo Piratini – P 10, 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3) e contingentes da Força de Fuzileiros da Esquadra e dos Grupamentos de Fuzileiros Navais de Belém e Manaus. Na operação foram realizados exercícios de reconhecimento e esclarecimento, patrulha fluvial, controle de hidrovias, ação de presença e assistências às populações ribeirinhas.

 

1996

 

Em agosto, participou da Operação RIBEIREX-AMAZONAS-II/96, nas proximidades da cidade de Coari, às margens do rio Solimões, distante cerca de 230 milhas de Manaus. A Força-Tarefa ribeirinha era formada pelo NTrT Custodio de Mello, NPaFlu Raposo Tavares e Rondônia, Cv Mearim e Angostura, NAsH Carlos Chagas e os NPa Pampeiro, Piratini e Penedo, três aeronaves UH-12 Esquilo do Esquadrão HU-3, assim como tropa da Força de Fuzileiros da Esquadra, Grupamentos de Fuzileiros Navais de Manaus e Belém.

 

1997

 

Entre 5 de março e 3 de abril, participou da Operação CARIBE-I/97, integrando um GT composto pela Cv Solimões - V 24, pelos NPa Parati - P 13 e Penedo - P 14, subordinados ao Grupamento Naval do Norte, e, pelo NPa Graúna - P 42, do Grupamento Naval do Nordeste. Visitou o porto de Caiena (Guiana Francesa) com os demais navios do GT e La Guaira (Venezuela), St.Tomas (Ilhas Virgens), Bridgetown (Barbados) e Paramaribo (Suriname), com a Cv Solimoes.

 

1998

 

Entre 26 de fevereiro e 9 de março, integrando um Grupo-Tarefa ribeirinho, sob o comando do Comandante do Grupamento Naval do Norte, participou da Operação ADERIB-I/98, realizada na confluência dos rios Amazonas e Tapajós. O GT ribeirinho foi formado pela Cv Angostura (capitânia), NPa Piratini, Pampeiro e Penedo e pelos NPaFlu Pedro Teixeira e Raposo Tavares, com o apoio de um helicóptero UH-12 do Esquadrão HU-3; já o Grupo de assalto Ribeirinho foi formado ao redor de uma Companhia do Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém. O inimigo figurativo, ou força de oposição (OPFOR), foi representado pelos NPaFlu Rondônia e Roraima, um helicóptero do HU-3 e um pelotão do Grupamento de Fuzileiros Navais de Manaus. Ao final do exercício, foi realizada ACISO na localidade de Arapixuna, nas margens do rio amazonas, próximo à cidade de Santarém.

 

1999

 

Em outubro e novembro, participou junto com a Angostura, o Amapá, Almirante Jerônimo Gonçalves e a Alecrim da Operação MOBLOG, um exercício de mobilização logística que consistiu na transferência de material e pessoal da Base Naval de Val-de-Cães para Estação Naval do Rio Negro, dotando, rapidamente, aquela Estação com capacidade total de docagem e reparos de navios, dentro de um cenário de operação real. No inicio do exercício rebocou o Dique Flutuante de Belém para ENRN em Manaus.

 

2000

 

Entre 23 e 30 de maio, participou da Operação RIBEIREX AM-2000, realizada na região de Coari. Com a missão de conquistar e manter as localidades de Livramento, Itapeuá e o Bairro de Pêra, a Força-Tarefa Ribeirinha (ForTaRib) foi constituída além da Angostura, pelos NPaFlu Pedro Teixeira, Raposo Tavares, Rondônia, Roraima e Amapá; NPa Bocaina; Cv Angostura, NTrT Custódio de Mello e pelos destacamentos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Manaus (GptFNMN), 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3), Companhia de Comunicações dos Fuzileiros Navais (CiaComFN), Companhia de Guerra Eletrônica dos Fuzileiros Navais (CiaGEFN), Batalhão de Engenharia dos Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) e do Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais "Btl Tonelero" (BtlOpEspFuzNav). Integraram o figurativo inimigo a Cv Solimões e o NPa Pampeiro.

 

2004

 

Em 13 de janeiro, depois de 49 anos, foi submetida a Mostra de Desarmamento, segundo o Aviso de 05/01/2004, em cerimônia realizada na Base Naval de Val-de-Cães, presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval.

 

O casco do ex-Cv Angostura, foi colocado em leilão pela EMGEPRON por R$ 224.167,00.

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

A Corveta Angostura - V 20. (foto: SRPM). A Corveta Angostura - V 20. (foto: SRPM). A Corveta Angostura - V 20, em patrulha. (foto: SRPM). A Corveta Angostura - V 20com cabo de reboque passado. (foto: SDM). A Corveta Angostura também foi vitima de encalhe. (?. via José Henrique Mendes) A Corveta Angostura também foi vitima de encalhe. (?. via José Henrique Mendes)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Orlando Braga Cruzeiro 10/11/1955 a 21/12/1956
CC Adhyr Velloso de Albuquerque 21/12/1956 a 16/04/1958
CC Aécio Pereira de Souza 16/04/1958 a 02/04/1959
CT Francisco Lafayette de Moraes  02/04/1959 a 14/08/1959
CC Décio de Oliveira Guimarães 14/08/1959 a 24/06/1960
CT Fernando Montenegro Vasconcellos 24/06/1960 a 12/07/1960
CC José Felippe Figueira Martins 12/07/1960 a 26/10/1961
CT Arnaldo Leite Pereira 26/10/1961 a 09/11/1961
CC José Pardellas 09/11/1961 a 13/09/1962
CC Lúcio Berg Maia 13/09/1962 a 01/12/1963
CC Carlos Rezende 01/12/1963 a 29/03/1965
CC Arnaldo Antônio Rizzo Soares 29/03/1965 a 28/12/1965
CC Tasso Rebello Pires 28/12/1965 a 16/09/1966
CC Fernando Moraes Baptista da Costa 16/09/1966 a 25/11/1966
CT Álvaro Luiz Barros Millen 25/11/1966 a 19/01/1967
CC João Maria Didier Barbosa Vianna 19/01/1967 a 29/03/1968
CC João Baptista Barcellos Pires Ferrão 29/03/1968 a 30/05/1969
CT Antônio Carlos Cairoli Lusardo 30/05/1969 a 07/07/1969
CT Aércio Flávio Pereira Duarte 07/07/1969 a 15/08/1969
CC José Joaquim de Souza 15/08/1969 a 17/08/1970
CC Saint-Clair Guimarães Augusto 17/08/1970 a 10/02/1972
CC Tonio Freudenfeld 10/02/1972 a 16/08/1973
CC Sylvio Gomes da Silva 16/08/1973 a 12/03/1975
CC Gilberto Spinola Lavenere Wanderley 12/03/1975 a 17/08/1976
CC Rógerio Ferreira Esteves 17/08/1976 a 01/03/1978
CC Ronald Cardoso Guimarães 01/03/1978 a 04/05/1980
CC Raul César da Costa Veiga 04/05/1980 a 06/03/1981
CC Milton Benevides Guaranys 06/03/1981 a 08/03/1982
CC Aloísio Ghiggino 08/03/1982 a 19/04/1983
CC Milton Alves Ramires 19/04/1983 a 24/04/1984
CC Airton Militão de Albuquerque 24/04/1984 a 07/05/1985
CC Geraldo Luiz Alves de Mendonça Motta 07/05/1985 a 09/05/1986
CC Arthur Oscar de Freitas Júnior 09/05/1986 a 29/05/1987
CC Eduardo Monteiro Lopes 29/05/1987 a 13/06/1988
CC Paulo José Rodrigues de Carvalho 13/06/1988 a 13/06/1989
CC Paulo Augusto Sá Pires 13/06/1989 a 15/06/1990
CC Jaerte da Silva Bazyl 15/06/1990 a 03/07/1991
CC Álvaro Luiz da Silva Costa 03/07/1991 a 06/07/1992
CC Sérgio Roberto Fernandes dos Santos 06/07/1992 a 08/07/1993
CC Salvador Ghelfi Raza 08/07/1993 a 29/06/1994
CC Clóvis Loureiro Lima 29/06/1994 a 05/07/1995
CC Alcione Gonçalves 05/07/1995 a 03/07/1996
CC Marcos Thadeu Nazareth Ramos 03/07/1996 a 25/07/1997
CC Wellington Luiz Bezerra 25/07/1997 a 30/07/1998
CC Alexandre Tadeu Reginaldo Russo 30/07/1998 a 30/07/1999
CC Marcelo Luís Seabra Pinto 30/07/1999 a 28/07/2000
CC Marcello Melo da Gama 28/07/2000 a 20/07/2001
CC Sérgio Ricardo Mateus 20/07/2001 a __/__/2002

Fonte: Marinha do Brasil

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.23.

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Moore, John. Jane's Fighting Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 443, mai. 1980; n.º 499, jan. 1985; n.º 500, fev. 1985; n.º 502, abr./mai./jun. 1985; n.º 510, fev. 1986; n.º 519, nov. 1986; n.º 530, out. 1987; n.º 536, abr. 1988; n.º 541, set. 1988; n.º 544, dez. 1988; n.º 553, set. 1989; n.º 583, mar. 1992; n.º 584, abr. 1992; n.º 627, dez. 1994; n.º 654, jan. 1997; n.º 660, jun. 1997; n.º 674, mai. 1998; n.º 699, jul. 2000.

 

- O ANFÍBIO - Assessoria de Relações Públicas do CGCFN - Fortaleza de São José, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro - RJ, N.º 2, Ano VI - 1985.

 

- Folheto Bem-Vindo à Bordo da Corveta Purus - V 23.

 

- Revista Tecnologia & Defesa, n.º 5, julho de 1983.

 

- Revista Marítima Brasileira, Rio de Janeiro, n.º 1/3, jan/mar 2000.

 

- Carlos Dufriche - Arquivos Pessoais - e-mail de 01/dez/2009.


Agradecimento Especial ao Comandante Carlos Dufriche, que nos forneceu alguns detalhes sobre o caso do N/M Santa Helena, em email de 05/03/2007.