1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Rb Audaz - R 31

Classe Audaz ou Voluntários

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: 1952
Incorporação: 1953

Baixa: 1986

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 130 ton. (padrão), 220 ton (carregado).
Dimensões:
27.6 m de comprimento, 7.27 m de boca, 3.60 m de pontal e 3.1 m de calado.
Propulsão: motor diesel Wormag de 765 hp.

Eletricidade: ?

Tração Estática: ?

Velocidade: 11 nós.

Raio de Ação: ?
Armamento: ?
Sensores: nenhum.

Equipamentos: maquina de reboque.

Código Internacional de Chamada: ?
Tripulação: 12 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Rebocador de Porto Audaz, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Holland Nautic, em Haarlem, Holanda. Foi lançado ao mar em 1952, sendo entregue em 1953. Foi seu primeiro comandante o 2º Tenente Múcio Piragibe Ribeiro Bakker. Anos mais tarde recebeu o indicativo visual de R 31.

 

1953

 

Chegou ao Brasil.

 

1959

 

Participou do salvamento do N/M “Santa Helena”, que ficou encalhado nas proximidades de Itanhaem-SP, entre 17 de março e 16 de abril, em viagem da Argentina para Santos, com uma carga de 4.100 t de trigo. Participaram da faina as Cv Angostura – V 20 e Caboclo – V 19, RbAM Triunfo – R 23 e o NB Faroleiro Nascimento – H 30.

 

1986

 

Deu baixa do serviço ativo.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
2º Ten. Múcio Piragibe Ribeiro Bakker  __/__/1953 a __/__/195_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.32-33.

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1997-1998. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Moore, John. Jane's Fighting Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.


Agradecimento Especial ao Comandante Carlos Dufriche, que nos forneceu alguns detalhes sobre o caso do N/M Santa Helena, em email de 05/03/2007.