1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

M/V Ocean Empress

Classe Theriot Offshore V

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 20 de agosto de 1973
Lançamento: 13 de fevereiro de 1974
Entrega: junho de 1974

Baixa: ?

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 3865 ton (gross tonnage), 1159 ton (net tonnage) e 1764 (dwt).
Dimensões: 93.4 m de comprimento total e 82.21 m entre pp, 13.4 m de boca, 6.59 m de calado.
Propulsão: diesel; 2 motores diesel de 12 cilindros Caterpillar modelo 3612TA, transmissão direta, gerando 4.262 bhp cada, acoplados a dois eixos com hélices de passo fixo. É equipado com um Bow Thruster transversal.

Combustível: ?

Eletricidade: 2 geradores de 1.464 kW/440V/60 Hz trifásicos e um DGE de 1030kW.

Velocidade: 10 nós (cruzeiro) e 13 nós (máxima).

Raio de Ação: 20.000 milhas náuticas e 90 dias de autonomia.

Sensores: 2 radares de navegação.

Equipamentos: ?.

Código Internacional de Chamada: OW2176
Tripulação: 50 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Polar Almirante Maximiano - H 41, ex-Ocean Empress, ex-Naeraberg, ex-American Empress, ex-Maureen Sea, ex-Scotoil I, ex-Theriot Offshore I, é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, hidrógrafo e Ministro da Marinha de março de 1979 a março de 1984, no Governo do Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo. Foi construído pelo estaleiro Todd Pacific Shipyards Corp., em Seattle, Washington, onde o então casco n.º 58 teve a sua quilha batida em 20 de agosto de 1973, foi lançado ao mar em 13 de fevereiro de 1974 e foi entregue em junho de 1974, mas só iniciou suas operações comerciais em 19 de dezembro de 1978.

 

Construído como navio de apoio a plataformas marítimas off-shore, recebeu em janeiro de 1974 o nome de Theriot Offshore I, com bandeira norte-americana. Em 19 de dezembro de 1978 foi renomeado Scotoil I e mudou a bandeira para Inglaterra. Em 4 de julho de 1979, foi renomeado Maureen Sea. O navio sofreu uma reconstrução em 1988 no estaleiro Aukra da Noruega, e, em 1989 foi reclassificado como Traineira de Pesca de Arrasto Industrial, com casco classificado como Ice-C, certificado pelo Lloyd´s Registes, Det Norske Veritas e American Bureau of Shipping. Em 1º de fevereiro de 1989, foi novamente renomeado, recebendo o nome de American Empress, e voltou a ter bandeira norte-americana e callsign WRYY. Em setembro de 1998 foi vendido a Norway Seafoods, da Noruega, e depois, em janeiro de 1999 a AKER ASA, também da Noruega.

 

Em 19 de junho de 1999 mudou a bandeira para Vanuatu e callsign YJRH2, e em 14 de março de 2000, foi mais uma vez renomeado, recebendo o nome de Naeraberg (IMO 7391264), operando como Traineira de Arrasto Industrial. Em 1º de novembro de 2002, o Naeraberg mudou a bandeira para Ilhas Faroe, com porto de registro em Klaksvik e callsign OW2176.

 

Como Naeraberg, mostrando a aparência de quando operava como Off-Shore, com a popa desimpedida.. (foto: Lloyd´s MIU). Como Naeraberg, mostrando a aparência de quando operava como Off-Shore, com a popa desimpedida.. (foto: Lloyd´s MIU). O Naeraberg, ainda com as cores da JFK Seafood. (foto: Aleksi Lindström).

 

Em março de 2001, foi vendido para um proprietário desconhecido e em dezembro de 2004 passou para a JFK Seafood, das Ilhas Faroe. Finalmente, recebeu o seu ultimo nome, em 25 de março de 2008, antes de ser adquirido para a Marinha do Brasil, Ocean Empress.

 

O Ocean Empress, atracado ostentando o casco pintado de azul e branco. (foto: Sichel - vesseltracker.com). O Ocean Empress, atracado em Bremerhaven, Alemanha, com o casco ainda pintado de azul e branco. (foto: C.Eckardt, via ALIDE).

 

Fontes norueguesas dão conta de que o navio, quando operava com o nome Naerberg, apresentou problemas de estabilidade e quase emborcou por duas vezes próximo à costa do Alasca. Naquela região as condições de mar são tão exigentes como aquelas apresentadas pelas águas que circundam o Continente Antártico.

 

Em maio de 2008, o navio possuía três irmãos de construção, o "Pacific Glacier" (IMO 7391276), construído em 1974, Traineira constando como avariado e em reparos; o "Vulkan Ksudach" (IMO 7391288), construído em 1974, operando como Traineira e o "Arctic Fjord" (IMO 7391305), construído em  1975 e também operando como Traineira.

 

Os últimos movimentos, mesmo incompletos, são os seguintes: chegou em Victoria (Canadá) em julho de 1995 e partiu em agosto de 1995; chegou em Seattle (EUA) em agosto de 1995 e partiu em julho de 1999; escalou em Pago Pago (Samoa Americana) em julho de 1999; esteve em Bluff (Nova Zelândia) de julho a dezembro de 1999; cruzou o Canal do Panamá em 16 de dezembro de 1999. O ultimo registro é a chegada do navio em Bremerhaven em 29 de agosto de 2007, procedente de Grenaa (Dinamarca).

 

O Ocean Empress, pertencia a empresa russa ASK Subsea e estava no Bredo - Bremerhavener Dock GmbH, de Bremerhaven (Alemanha), onde sofria obras de reconstrução para voltar a operar como Navio de Apoio a Plataformas para emprego no Mar Báltico. Foi vistoria entre os dias 9 e 11 de abril de 2008 e foram considerados em "boas condições estruturais", o casco, os conveses, as máquinas e todo o sistema de propulsão. quando foi adquirido pelo Brasil.

 

Foi adquirido pela Marinha do Brasil com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia, que aprovou recursos não-reembolsáveis de R$ 69 milhões para o projeto.

 

Desenho do Ocean Empress, como Navio Pesqueiro de Arrasto.

 

2009

 

Foi recebido pela Marinha do Brasil em 3 de fevereiro de 2009.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
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B i b l i o g r a f i a

 

- Internet Ships Register, do Lloyd´s Register Fairplay - acesso em ? de ? de 2008.

- ALIDE