1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

RFA Sir Bedivere - L 3004

Classe Sir Bedivere/Round Table

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 31 de outubro de 1965
Lançamento: 20 de julho de 1966
Incorporação (RFA): 18 de maio de 1967

Baixa (RFA): 18 de fevereiro de 2008

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 4.983 ton (leve), 6.748 ton. (carregado), 4.473 ton. (grt) e 3.362 (?) ton. (dwt).
Dimensões: 139.02 m de comprimento, 17.94 m de boca e 4.5 m de calado máximo.
Propulsão: Diesel; 2 motores diesel de 12 cilindros modelo Stork-Wärstila 12SW280, gerando um total de 9.840 bhp a 900 rpm, acoplados a 2 eixos com hélices de passo variável. É equipado também com Bow Thrusters Brunvoll Model Norway de 985shp (735kW).

Energia Elétrica: 4 grupos motor-geradores, gerando um total de 1.600 Kw; 1 gerador diesel de emergenia de 400 Kw; 4 motores Ruston 6RK215 de 974kW; e 4 Geradores A. van Kaick 930 kW, 440 V, trifásico, 60 Hz, 900 rpm.

Combustível: 811 toneladas.

Velocidade: máxima de 17.2 nós, de cruzeiro 14 nós.

Raio de Ação: 9.200 milhas náuticas à 15 nós.
Armamento: 4
metralhadoras BMARC-Oerlikon GAM BO1 de 20mm em quatro reparos singelos.
Sensores: 1 radar de navegação Kelvin-Hughes Type 1007 e dois outros radares de navegação nas bandas X e S; Sistema de Navegação Racal-Decca CANE; CME Racal Type 670; MAGE MEL UAA-1; 4 lançadores quádruplos de chaffs/flares DLE; engodo rebocavel para torpedos Graseby Type 182 e SATCOM Marisat.

Capacidade de Carga e Equipamentos: capacidade para transportar cerca de 1.000 toneladas, ou cerca de 50 veiculos, incluindo Carros de Combate; 1 Guindaste Clark Chapman com capacidade para 25 toneladas a vante da superestrutura; dois guindastes com capacidade de 8.5 toneladas a vante; rampas na proa e na popa; elevador tipo tesoura ligando o conves de viaturas ao convôo a meia nau; dois guindastes com capacidade para 20 toneladas em trilhos no teto do convés de viaturas e pontões de desembarque Maxiflote transportados nas laterais; quatro EDVP Mk-4 e um RHIB.

Aeronaves: 2 convéses de vôo capazes de operar todos os helicópteros em serviço na RN ou até um He Chinook no convés da meia nau.

Código Internacional de Chamada: GSRE

Tripulação: 65 homens, sendo 21 oficiais e 44 marítimos civis contratados.

Tropa Transportada: 340 homens, podendo, transportar mais 133 homens em espaços públicos do navio e mais 64 homens sem beliches.

Obs: Características da época da baixa na RFA (RN).

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio de Desembarque de Carros de Combate RFA Sir Bedivere - L 3004, foi construído pelo estaleiro Hawthorn Leslie, em Hebburn-on-Tyne, no Reino Unido. A sua construção foi ordenada pelo Ministério do Transporte em 1963, junto com outras cinco unidades para serem usadas pelo Exército Britânico, e que poderiam ser fretadas por empresas particulares de transporte marítimo em tempo de paz; Teve sua quilha batida em outubro de 1965, foi lançado ao mar em 20 de julho de 1966, e foi incorporado em 18 de maio de 1967.

 

1970

 

Passaram do controle do Exército Britânico para a Frota Real Auxiliar da Marinha Real - Royal Fleet Auxiliary/Royal Navy (RFA). Baseado em Marchwood, Hampshire, tomou parte nas principais operações realizadas pela Royal Navy desde então.

 

Esses navios foram substituidos pelo LSD(A) da classe Largs Bay no ano 2000.

 

1982

 

Participou da Operação CORPORATE, quando a FT inglesa foi enviada ao Atlantico Sul para a retomada da Falklands que havia sido envadida pela Argentina. No inicio do conflito o navio estava em Vancouver, no Canadá e iniciou imediatamente o retorno para Marchwood onde depois de embarcar equipamentos e suplimentos seguiu para se reunir com os resto da Esquadra na Ilha de Ascenção.

 

Durante os combates foi atingido por uma bomba de 1.000 libras que quicou no navio, sem causar vitimas e caiu e explodiu no mar. Em 24 de maio, sofreu danos ligeiros causados por aeronaves argentinas "Skyhawk", quando operava em águas da Baía de San Carlos.

 

O Sir Bedivere operando no Atlântico Sul em junho de 1982. (foto: MoD-UK)

 

Em 16 de novembro, retornou a Marchwood com os corpos de 52 soldados, 11 reais fuzileiros e um civil chinês contratado da RFA, cuja as famílias aguardavam o retorno dos restos mortais.

 

1983

 

O RFA Sir Bedivere manobrando com reboadores em Marchwood (Southampton), 1983 . (foto: Paul Dashwood - shipspotting.com)

 

1984

 

O RFA Sir Bedivere deixando o porto militar de Marchwood (Southampton) em 1984. (foto: Paul Dashwood)

 

1989

 

No inicio de junho, concluiu reparos no estaleiro A&P Appledore (Tyne) Ltd.

 

1991

 

Participou da Operação GRAMBY (Desert Shield/Desert Storm), na primeira Guerra do Golfo, quando transportou equipamento da 7ª Brigada Blindada do Exército Britanico.

 

1992

 

Em 11 de novembro, foi autorizada a conversão/modernização do RFA Sir Bedivere - L 3004, RFA Sir Geraint - L 3027, RFA Sir Percivale - L 3036 e RFA Sir Tristram - L 3505, que pretendia aumentar a vida operacional dos navios em 15 anos.

 

1993

 

Em abril, embarcou equipamento do Exército Britânico em Marchwood.

 

Em maio, participou do Exercicio DRAGON EXCHANCE, do qual também participaram o Sir Geraint e o Sir Tristram, e depois realizou comissão pelo Mediterrâneo, acompanhado pelo Sir Tristram, com visitas a Chipre e Palma de Mallorca.

 

Em julho retornou para Devonport e participou do Exercicio ANVIL, do qual também participaram o Sir Tristram e o Sir Geraint entre outros navios.

 

1994

 

Em 19 de julho, a conversão do Sir Bedivere foi contratada a Babcock Rosyth Defence, por £ 40 milhões, e incluiu a inserção de uma seção de 13 metros no casco, remodelação das acomodações da tripulação e da tropa, aumento da capacidade de geração de energia, aumento do convés de vôo, instalação de um propulsor de proa (Bow Thruster) e aumento da automação da Praça de Máquinas, sendo substituidos os motores Mirrlees-Blackstone KMR9 Mk 3 pelos Stork-Wärstila 12SW280.

 

Em 14 de novembro, foram iniciados os trabalhos de modernização e extensão da vida útil (SLEP) em Rosyth, que tinham uma programação para durar 70 semanas, mas com os atrasos decorrentes de problemas com corroção encontrados pelo navio, foram prolongados até o inicio de 2008. A reconstrução do navio não foi inteiramente bem sucedida, e navio ficou com mais peso e inclinação na parte de popa. Com esse aumento do peso deixou de ser possivel o transporte de cargas mais pessadas na parte de ré do convés principal de viaturas, como, por exemplo, carros de combate. O convôo de meia-nau foi reforçado e o convôo da popa foi rebaixado um convés. A rampa de popa que era uma peça unica foi substituida por uma nova rampa articulada, em duas peças.

 

Devido aos problemas encontrados e os atrasos, os planos para modernização semelhante no Sir Percivale e no Sir Tristram e foram abandonados em novembro de 1997 e eles receberam apenas pequenas modificações em 2000-2001. O Sir Bedivere não pode abicar a um bom tempo.

 

1998

 

Concluíu o SLEP.

 

1999

 

Em maio, participou do exercício AURORA 99, originalmente programado para costa leste dos EUA, mas realizado ao largo de Devon para manter o Grupo Anfíbio mais próximo de operações de contingência. Participaram pela Marinha Real os seguintes navios: HMS Ocean, HMS Fearless, HMS Edinburgh e os RFA Argus e RFA Sir Galahad, com homens da 3 Brigada Comando embarcados.

 

No final de agosto, suspendeu do Reino Unido para participar da comissão ARGONAUT 99 realizado no leste do Mediterrâneo e Mar Negro. O GT comandado pelo Comodoro Niall Kilgour era formado pelo HMS Fearless (capitania), HMS Ocean, HMS Edinburgh, HMS Herald, HMS Chiddingfold, HMS Penzance, HMS Quorn, HMS Walney, HrMS Rotterdam e RFA Olna, RFA Fort George, RFA Fort Austin, RFA Sea Crusader, RFA Sir Galahad, RFA Sir Percivale e RFA Sir Geraint. As unidades do Royal Marines que participaram foram o QG da 3ª Brigada Comando, 40 Comando, 29 Comando do Real Regimento de Artilharia, 59 Comando Esquadrão de Engenharia e elementos do Corpo de Fuzileiros Reais da Holanda. Foram realizados exercícios com forças da OTAN e aliados regionais como o Egito, Turquia, França, Turquia, Bulgária, Ucrânia e EUA. O maior exercício, realizado entre 19 de outubro e 3 de novembro foi o BRIGHT STAR do qual participaram pela primeira vez forças gregas, além de unidades França, Alemanha, Holanda, Itália, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e EUA.

 

2000

 

Entre abril e maio, participou do exercício AURORA 00, no Mediterrâneo, junto com o Grupo Anfíbio de Prontidão composto pelo HMS Ocean, HMS Chatham, RFA Tristram e RFA Fort Austin. Em 7 de maio com os navios em Marselha, o Grupo foi desviado para Serra Leoa. As unidades do Royal Marines que participaram foram o QG da 3ª Brigada Comando, 42 Comando e o 846 Esquadrão aumentado por helicópteros Chinook do 27 Esquadrão da RAF. O Grupo chegou a costa de Serra Leoa em 12 de maio.

 

Em Serra Leoa, na chamada Operação PALLISER, os navios receberam o reforço do HMS Illustrious, HMS Argyll, RFA Sir Percivale e RFA Fort George e prestaram apoio a tropas do 42 Comando, 1º Batalhão do Regimento de Paraquedistas e o Royal Anglian Regiment. Retornou a Portsmouth em 26 de junho.

 

Em 15 de setembro, suspendeu do Reino Unido para participar da comissão ARGONAUT 00 realizado no leste do Mediterrâneo e Mar Negro. O GT era formado HMS Fearless (capitania), HMS Ocean, HMS Northurberland, HMS Scott, quatro varreadores, dois navios de apoio logístico e um navio tanque da RFA, alem do NDD HrMS Rotterdam. A principal unidade do Royal Marines embarcada foi o 42 Comando.Na ultima semana de setembro foi realizado o exercício ROCK WADER com os holandeses em Sandy Beach (Gibraltar). O principal exercício foi o DESTINED GLORY realizado no leste do Mediterrâneo e Mar Negro. A comissão foi concluída em novembro.

 

No final de outubro estava com o Grupo Anfibio de Prontidão no Mediterraneo, quando ocorreu um incendio nas maquinas do HMS Fearless. O Sir Bedivere prestou auxilio e permaneceu em Gibraltar. Seu lugar no Grupo foi assumido pelo RFA Sir Geraint que seguiu com os demais navios para Serra Leoa.

 

Retornou para o Reino Unido onde embarcou veiculos e equipamentos em Marchwood transportando-os para Freetown (Serra Leoa), onde este entre os dias 2 e 4 de dezembro. Retornou para Marchwood no final de dezembro.

 

2001

 

Esteve em Faslane até 2 de julho e em seguida realizou um transporte de Marchwood para Granvin (Noruega).

 

No final de julho tomou parte no exercício FINAL NAIL e depois seguiu para Marchwood, onde chegou em 6 de agosto para começar um AMP.

 

Em agosto iniciou a comissão ARGONAUT 01, que foi realizada no Mediterrâneo, Golfo Pérsico e Oceano Indico. A FT comandada pelo Contra-Almirante (RN) James Burnell-Nugent era formada pelo Grupo de Ataque do Illustrious, pelo Grupo Tarefa Anfíbio e pelo Grupo de Contraminagem, formado pelos seguintes navios: HMS Illustrious, HMS  Southampton, HMS Nottinghan, HMS Cornwall, HMS Marlborough, HMS Monmouth, HMS Kent, HMS Trafalgar, HMS Superrb, HMS Ocean, HMS Fearless, HMS Cattistock, HMS Quorn, HMS Inverness, HMS Walney, HMS Roebuck, RFA Diligence, RFA Sir Bedivere, RFA Sir Galahad, RFA Sir Tristram, RFA Sir Percivale, RFA Fort Austin, RFA Fort Victoria, RFA Bayleaf, RFA Fort Rosalie, RFA Oakleaf. O primeiro exercício de ensaio com elementos da 3 Brigada Comando foi o CHANNEL WADER realizado entre 22 e 28 de agosto ao norte da costa de Devon e o principal exercício da comissão foi o SAIF SAREEA II, realizado com as Forças Armas Reais do Omã. Também foi realizado no leste do Mediterrâneo o exercício TUNUK/OLIVE DANCE. O Bedivere retornou cruzando o Canal de Suez em 14 de novembro e depois de escalar em Limassol retornou para o Reino Unido chegando a Marchwood em 4 de dezembro. FT retornou ao Reino Unido em dezembro, tendo sido visitado portos em 27 paises.

 

2002

 

Em fevereiro, depois de descarregar em Marchwood seguiu para manutenção no NWSR Merseyside, que foi concluída em abril.

 

Retornou para Marchwood após a comissão AURORA 02 na costa leste dos EUA, onde atuou no apoio a forças de minagem e varredura. Passou pou um período de manutenção em Portsmouth.

 

Em 27 de junho participou das celebrações do Jubileu de Ouro em Portsmouth.

 

Em julho e agosto permaneceu em Marchwood.

 

Suspendeu no final de agosto para participar do exercício WESTERN RHUMBA.

 

Entre setembro e novembro participou da comissão ARGONAUT 02 realizada no Mediterrâneo Central com unidades da França, Espanha, Holanda e Itália, intergrando uma FT formada pelo HMS Ark Royal (capitania), HMS Southampton, HMS Blyth, HMS Brocklesby, HMS Bangor, HMS Sawndown, RFA Sir Galahad e RFA Sir Bedivere, RFA Fort Victoria e RFA Orangeleaf, além do HrMS Rotterdam e BNS Westdiep. O foco principal da comissão foi o exercício DESTINED GLORY 02 realizado entre a costa grega e italiana,, quando o capitania passou a ser o HrMS Rotterdam.

 

2003

 

Na seqüência da comissão ARGONAUT 03 permaneceu no Golfo Pérsico para atuar no apoio aos navios de minagem e varredura.

 

Participou da Operação TELIC (Iraq Freedom) apoiando as tropas britanicas operando na Peninsula de Al-Faw ecomo navio de Comando e Suporte para as operações de contraminagem na área de operações ao norte do Golfo Pérsico, operando com dez navios de contraminagem, sendo seis da Royal Navy e quatro da U.S.Navy.

 

Depois de concluir o apoio as operações de contraminagem, passou a fornecer apoio as tropas dos Royal Marines (Reais Fuzileiros Navais).

 

Em 29 de maio, retornou ao Reino Unido transportando barcos e homens do 539 Assault Squadron Royal Marines.

 

Em junho e julho transportou equipamentos do Exercito Real para Antuérpia (Bélgica).

 

.O Sir Bedivere no porto de Emden/Aussenhafen em 2003. (Jens Smit - shipspotting.com)

 

Retornou ao Reino Unido em 29 de maio, transportando homens e equipamentos do 539º Esquadrão de Assalto do Royal Marines.

 

2004

 

Suspendeu de Marchwood em maio para participar da comissão AURORA 04, realizada na costa leste dos EUA, como navios de apoio e comando de operações de minagem e varredura. Outros navios da RN que participaram da comissão foram o HMS Invincible, HMS Ocean, HMS Albion, HMS Marlborough, HMS Sutherland, HMS Cornwall, HMS Roebuck, HMS Pembroke, HMS Walney, HMS Sandown e HMS Middeton. O principal evento foi o exercício RAPID ALLIANCE que contou com a participação de dois Grupos de Batalha de Porta-Aviões e um Grupo de Ataque Anfíbio dos EUA, além de unidades do Canadá, Holanda, Alemanha, Peru, Noruega, Itália, Dinamarca, França e Austrália.

 

Entre 10 e 15 de setembro, esteve em Gambia onde realizou exercicios militares e entregou donativos de enviados por comunidades inglesas para as escolas daquele país africano.

 

2006

 

Participou da Operação VELA, o maior desdobramento de veiculos anfibios desde 2001 e que envolveu mais de 3000 homens, incluindo efetivos da Royal Navy, Royal Fleet Auxiliary e do Royal Marine Commando (40 Commando).

 

A operação se desenvolveu em águas equatoriais e na selva tropical no oeste africano e constou de duas fases. A primeira, chamada exercicio "GREY CORMORANT", desenvolveu-se a partir de 4 de setembro na costa sudoeste da Inglaterra onde o Royal Marine Commando realizou desembarques anfibios e helitransportados na costa de Devon.

 

Na segunda fase, denominada "GREEN EAGLE", o Grupo-Tarefa Anfibio operou na costa de Serra Leoa, entre 11 de outubro e 5 de novembro. O GT incluia além do Sir Bedivere, o HMS Ocean, HMS Albion, HMS Southampton, HMS Argyll, RFA Wave Knight, RFA Mounts Bay, RFA Fort Austin, HMS Enterprise, RFA Diligence, RFA Oakleaf, 1º Esquadrão de Contra-Minagem, um submarino, o 40 Commando do Royal Marines, 59 Commando Esquadrão Independente de Engenharia, 29 Commando da Artilharia Real, 539 Esquadrão de Assalto do Royal Marines e a 2 Unidade de Mergulho da Frota. Entre os Esquadrões da Fleet Air Arm estavam o 845 NAS, 846 NAS, 820 NAS, 847 NAS, e 27 Esquadrão da Royal Air Force.

 

O Sir Bedivere, fotografado em 29/04/2006. (foto: via shipspotting.com)O Sir Bedivere, fotografado em 03/05/2006. (foto: via shipspotting.com)O Sir Bedivere, fotografado em 27/05/2006. (foto: via shipspotting.com) O Sir Bedivere, fotografado em 10/08/2006. (foto: via shipspotting.com) O Sir Bedivere, fotografado em 10/08/2006. (foto: via shipspotting.com) Em junho de 2006. (foto: ?)

 

2007

 

Em abril, chegou a águas territoriais do Iraque, iniciando sua estação no Golfo Pérsico, que incluiu, o treinamento de contigentes navais iraquianos e operações de segurança maritima da coalização. O navio operou, basicamente, a partir do Terminal Petrolífero de Al Basra, realizando patrulhas noturnas pelas águas adjacentes, proxímas ao Terminal Khawr al Amaya, com o apoio dos Royal Marines. Também desepenhou, muitas vezes, a tarefa de reabastecedor dos Navios-Patrulha da classe "Cyclone" da U.S.Navy e da U.S. Coast Guard e Navios-Varredores/Caça-Minas das classes "Avenger" e "Osprey". Também prestou apoio a Fragata HMS Cornwall e depois de julho a HMS Richmond, que substituiu a primeira, na tarefa de patrulha pelo Golfo.

 

O Sir Bedivere, fotografado em 03/05/2006. (foto: Royal Navy)

 

2008

 

Pelos serviços prestados durante sua última comissão, o Sir Bedivere foi reconhecido com o prestigiado prêmio "Wedgwood Bowl 2007". O prêmio é concedido ao navio da RFA que mais colaborou durante um periodo de um ano para promover as Relações Internacionais ou conduzir ajuda humanitária.

 

Em fevereiro, retornou de uma comissão de um ano no Golfo Pérsico, onde prestou apoio as tropas britanicas operando no Iraque. ao retornar do Oriente Médio o navio foi substituido pelo NDD RFA Cardigan Bay, que passou a operar na região, quando do seu retorno. No retorno para Inglaterra, em transito pelo Mediterraneo, uma comissão de inspeção da Marinha do Brasil embarcou para conhecer o navio. Em 10 de fevereiro, escalou pela última vez em Gibraltar.

 

A última passagem dop Sir Bedivere por gibraltar em 10 de fevereiro de 2008. (Neill Rush - shipspotting.com)

 

Em 18 de fevereiro, deu baixa do serviço na Frota Real Auxiliar da Marinha Real, sendo que até o ano anterior o navio tinha previsão de ser desativado em 2011. Na travessia do navio para o Centro Logistico Maritimo de Marchwood, Southampton, além de parentes dos tripulantes, embarcaram o Duque de Wessex, Principe Edward, que também é o Comodoro-em-Chefe da Royal Fleet Auxiliary e o Comandante da RFA Comodoro Bob Thornton, que foram participar da despedida e dabaixa do navio do serviço.

 

O Duque de Wessex recebendo um brasão do Sir Bedivere das mãos do Capitão David Buck, por ocasião de sua visita em fevereiro de 2008. Foto: RFA

 

A partir de novembro, após a assinatura do acordo de venda entre a Marinha do Brasil e o Ministério da Defesa do Reino Unido, o ex-RFA Sir Bedivere iniciou um período de reativação, realizando um extenso programa de manutenção em seus sistemas e de treinamento da tripulação, visando o seu retorno à vida operativa no mar.

 

O Sir Bedivere em 8 de novembro de 2008 passando por obras no estaleiro do A&P Group em Falmouth, antes de ser entregue a Marinha do Brasil. (foto: ?)

 

2009

 

Em 21 de maio, foi incorporado a Marinha do Brasil, onde recebeu o nome de NDCC Almirante Saboia - G 25.

 

O u t r a s    F o t o s

 

Uma das metralhadoras BMARC-Oerlikon GAM BO1 de 20mm. Foto: RFA

 

 

 

 

O Sir Bedivere depois de modernizado. (MoD-UK)

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CAPT (RFA) Duncan Lamb __/__/2006 a __/__/2007
CAPT (RFA) David Buck __/__/2007 a 18/02/2008

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 2002-2003. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 2002.

 

- Military Review - Edição em Português, pg. 19, março-abril de 2005.

 

- Noticiário da ALIDE e Blog Naval do Poder Naval On-line.

 

- Ministry of Defence - www.mod.uk