1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

HMS Arun - M 2014

Classe River

 

Último Comandante

 

Capitão-de-Fragata Paul S. Beattie, Royal Navy, em foto de 2009, quando era comandante do Contratorpedeiro HMS Manchester - D 95. (MoD-UK)

 

CF (RN) Paul S. Beattie

(Imagem de 2009)

 

O Comandante Paul S. Beattie, se juntou a Royal Navy em Janeiro de 1989.

 

Depois de passar pela formação inicial no Colégio Naval de Dartmouth e a bordo do HMS Bristol - D 82, juntou-se a Esquadra para treinamento inicial a bordo do HMS York - D 98, que foi desdobrado para o Golfo Pérsico na fase anterior a liberação do Kuwait pela forças da coalizão.

 

Depois de concluir o treinamento inicial com a Esquadra foi transferido para o Navio Patrulha HMS Kingfisher - P 260, como oficial navegador, onde serviu por dois anos, no Esquadrão da Irlanda do Norte.

 

Em 1993, juntou-se a Fragata HMS Cornwall - F 99 e realizou comissão pelo Extremo Oriente e Golfo Pérsico. Depois de concluir a formação como Navegador, foi transferido para o Contratorpdeiro HMS Nottinghan - D 91 e realizou duas comissões no Mediterrâneo, em apoio as operações da OTAN contra a ex-República da Iugoslávia.

 

Assumindo o comando do Navio-Varredor HMS Arun em outubro de 1996, ele passou dois anos realizando operações de anti-terrorismo em apoio a Força de Policia da Irlanda do Norte, ao Serviço Especial e ao Exército. Seu tempo no comando do Arun terminou em 18 de setembro de 1998, com a transferência formal do navio para a Marinha do Brasil. Na seqüência realizou o Curso Inicial de Estado-Maior e completou a formação de PWO (Principal Warfare Officer), sendo agraciado com o "Farmer Memorial Prize" como o melhor aluno do curso.

 

Depois de participar da Operação ACTIVE ENDEAVOUR e da escolta do Porta-Helicopteros de Assalto HMS Ocean - L 12 durante a Operação VERITAS, ele realizou o Curso Avançado de Guerra Aérea e foi agraciado com o Premio "BAE Systems AWO" como o melhor aluno do inicio de 2002.

 

Juntou-se a tripulação do Contratordeiro HMS Edinburgh - D 97, em julho desse ano e depois de uma comissão pelo Mediterrâneo na Operação ACTIVE ENDEAVOUR, partiu com um Grupo-Tarefa Naval para a Operação TELIC (invasão do Iraque em 2003). Ao longo dessa comissão o Edinburgh escoltou o HMS Ocean e o HMS Ark Royal - R 07. Ao regressar ao Reino Unido, foi premiado pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra com uma comenta pelo seu desempenho profissional.

 

Em 2004, se apresentou ao Quartel-General da Esquadra onde passou dois anos como Assistente Militar do Chefe do Estado-Maior (Capacidades), Contra-Almirante David Snelson. Depois dessa comissão juntou-se a Fragata HMS Westminster - F 237, como Oficial Executivo (Imediato), realizando comissão pelo Golfo Pérsico e Extremo Oriente antes de ser selecionado para promoção em maio de 2007.

 

Apresentou-se a bordo do Contratorpedeiro HMS Daring - D 32, o primeiro da classe do mesmo nome (Type 45), para ser seu primeiro Imediato, onde participou de um período desafiador assistindo os testes de aceitação da plataforma e dos sistemas de combate.

 

Em julho de 2008, assumiu o comando do Contratorpedeiro HMS Manchester - D 95 e no primeiro semestre de 2009 realizou a comissão de patrulha Task-Force South pelo Atlântico Sul e oeste da África.