1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Hermitage - LSD 34

Classe Thomaston

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 11 de abril de 1955
Lançamento: 12 de junho de 1956
Incorporação: 14 de dezembro de 1956

Baixa: 2 de outubro de 1989

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 7.252 ton (padrão), 11.631 (carregado).
Dimensões: 155.45 m de comprimento, 25.60 m de boca e 5.80 m de calado máximo.
Propulsão: Vapor; 2 caldeiras Babcock & Wilcox de 40.8 kg/cm2, 2 turbinas a vapor G.E. gerando 24.000 shp, acopladas a 2 eixos.

Combustível: 1.300 toneladas.

Energia Elétrica: ?

Velocidade: máxima de 22.5 nós.

Raio de Ação: 13.000 milhas náuticas à 10 nós, 10.000mn à 20 nós ou 5.300mn à 22.5 nós.
Armamento: 6 canhões de 3 pol. (76,2 mm/50) Mk 33 em três reparos duplos, 6 metralhadoras Oerlikon de 20 mm e 4 metralhadoras Browing .50 pol. (12,7 mm).

Sensores: 1 radar de vigilância aérea SPS-6C e 1 radar de superfície SPS-10.

Capacidade de Carga e Equipamentos: doca medindo 119.2 x 14.6 metros, com capacidade para 2 EDCG's (LCU), ou 18 EDVM's (LCM 6), ou 6 EDVM's (LCM 8), estacionamento de veículos na parte de vante da doca com uma área de 975m2, pode transportar 7.400 toneladas de carga. É equipado com dois guindastes com 50 toneladas de capacidade cada um, 2 EDVP's e 2 lanchas para transporte de pessoal do tipo LCP.

Aeronaves: capaz de operar todos os helicópteros em serviço na USN.

Código Internacional de Chamada: NRVP

Tripulação: 405 homens, sendo 21 oficiais e 384 praças.

Tropa Transportada: 341 homens, sendo 29 oficiais e 312 praças.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio de Desembarque Doca USS Hermitage - LSD 34, foi o segundo navio a ostentar esse nome na U.S. Navy. Foi ordenado em 14 de outubro de 1954, e construído pelo estaleiro Ingalls Shipbuilding, em Pascagoula, Mississippi, onde teve sua quilha batida em 11 de abril de 1955. Foi batizado e lançado ao mar em 12 de junho de 1956, tendo como madrinha a esposa do Vice-Almirante Alfred M. Pride. Foi entregue e incorporado em 14 de dezembro de 1956, assumindo o comando naquela ocasião, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Leonard A. Parker.

 

A oficialidade do recebimento do USS Hermitage foi a seguinte:

 

     - CMG Leonard A. Parker - Comandante

     - CC John Secrist Oller - Imediato

 

1957

 

Em 29 de janeiro, foi incorporado a Força Anfibia da Esquadra do Atlantico da Marinha dos EUA.

 

Em junho, realizou comissão de avaliação no Caribe, oportunidade na qual foi visitado pelo então Chefe de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra (USN) Arleigh A. Burke.

 

Em agosto, depois de realizar exercicios ao largo de Norfolk, suspendeu para comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo. Participou de exercicios com unidades da OTAN e visitou a Sicilia, Creta, Turquia, Italia, Grécia e Espanha, antes de retornar ao Estados Unidos em 16 de novembro.

 

1958

 

Entre maio e novembro de 1959, participou de operações no Caribe e no Atlântico, ocupado principalmente com o desenvolvimento das taticas e equipamentos para operação de helicopteros de assalto.

 

O Hermitage, com sua bateria de 3 pol, original, composta por 16 canhões e as duas diretoras de tiro Mk-35, acopladas ao sistema Mk-56. (foto: U.S.Navy)

 

1959

 

Em 2 de dezembro, suspendeu com um grupo de helicopteros VIP embarcado para fornecer helitransporte rapido e seguro as visitas do Presidente Dwight D Eisenhowerdo pela Asia e Europa, incluindo Karachi (Paquistão). Nessa comissão o navio navegou pelo Atlantico, Mediterraneo, Canal de Suez, Mar Vermelho e Mar da Arabia.

 

1960

 

Em 17 de janeiro, chegou a Norfolk, depois de escalar em Barcelona (Espanha), encerrando a comissão de apoio a viagem do Presidente Eisenhower.

 

Entre janeiro e agosto, realizou operações no Caribe e no Atlântico.

 

Em 28 de novembro, suspendeu de Norfolk como capitania do CA (USN) A.L.Reed, para participar da Operação SOLAR AMITY I/60, comissão de representação pela África, junto com os CT USS Gearing - DD 710 e USS Vogelgesang - DD 862, o NDCC USS Graham County - LST 1176 e o NT USS Nespelin.

 

1961

 

Em 19 de janeiro, durante a comissão foi desviado para transportar alimentos para ONU no Congo, pais assolado pela fome em decorrencia da guerra civil. Já no final do mês, o USS Gearing e o USS Vogelgesang deixaram a Operação SOLAR AMITY e dirigiran-se para a costa do Brasil a fim de participar das buscas ao SS "Santa Maria", sequestrado por rebeldes portugueses.

 

Em 3 de maio, foi substituido pelo USS Spiegel Grove - LSD 29, como capitania na Operação SOLAR AMITY e retornou a Norfolk no dia 16.

 

Entre junho e junho do ano seguinte, realizou operações em Virginia Capes e no Caribe.

 

1962

 

Em novembro, durante a Crise dos Misseis participou do Bloqueio Naval a Cuba, e transportou fuzileiros para reforçar a guarnição de Guantanamo.

 

1963

 

Entre maio e outubro, realizou comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo, visitando Nápolis, Atenas, Genova, Cannes, Sardenha, Valleta e Rota.

 

1964

 

Entre fevereiro e abril, realizou comissão com o Esquadrão de Prontidão do Caribe, baseado no Panamá, operando com outras unidades do 12º Esquadrão de Navios Anfibios.

 

Em maio, realizou comissão de apoio logistico, transportando suprimentos para Bermuda, Sidney e Halifax (Nova Escócia - Canadá).

 

Conquistou o "E" - Echo de Eficiencia em Combate da Esquadra do Atlantico.

 

Entre 28 de setembro e 3 de dezembro, participou do exercicio STEEL PIKE I, o maior exercicio de adestramento da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais do EUA em tempo de paz, realizado na Espanha e que contou com a participação de mais de 60 navios, entre eles o CT USS Joseph P. Kennedy Jr - DD 850. e o NCaAtq USS Rankin - AKA 103 e 25.000 homens. Nessa comissão visitou Malaga e Gibraltar.

 

1965

 

Em janeiro e fevereiro, realizou adestramento a nivel de unidade a fim de manter a eficiencia e o aprestamento de sua tripulação.

 

Em março, realizou comissão de três semanas, visitando St.Thomas, San Juan (Puerto Rico), Mayport (Florida) e Guantanamo Bay (Cuba).

 

Em 22 de junho, zarpou da Base Naval Anfibia de Little Creek-VA, com o 6º Esquadrão de Navios Anfibios. Durante a insurreição na Republica Dominicana permaneceu por uma semana e meia operando ao largo.

 

Entre julho e agosto, participou de varios desembarques e exercicios anfibios ao largo da Ilha de Vieques, em Porto Rico. Durante essa comissão, conquistou o "E - Barra" - Echo de Eficiencia em Combate da Esquadra do Atlantico e visitou St.Thomas, San Juan e Barbados (Ilhas Virgens Britanicas).

 

Em outubro, seguiu para Philadelphia onde foi docado para um Periodo de Reparos de três meses.

 

1966

 

Em fevereiro, depois de concluir o Periodo de Reparos na Philadelphia partiu para Guantanamo Bay (Cuba), para adestramento e testes pós-reparos.

 

Em maio, realizou exercicio no Caribe por três semanas, transportando um Batalhão de Fuzileiros Navais, retornando depois para a Base Anfibia de Little Creek, para pequenos reparos e manutenção.

 

Em junho, seguiu para o norte, visitando Philadelphia, New York e Halifax (Nava Escócia - Canadá), retornando a Little Creek em 14 de julho.

 

Entre agosto e outubro, participou de operações na Republica Dominicana, realizando três viagens até San Domingos, transportando homens e equipamentos do Exercito dos EUA.

 

Em novembro, juntou-se a quatro navios do 8º Esqudrão de Navios Anfibios para participar do Exercicio CARIB 4-66, com duração de dois meses.

 

1967

 

Em 27 de janeiro, retornou a Little Creek, onde permaneceu em alerta por dois meses.

 

Em 25 de abril, partiu de Little Creek para sua primeira comissão no Pacifico Ocidental. Em 26 de abril, escalou em Charleston-SC (EUA) para receber 9 pequenos Varredores (MSB's) destinado a Costa Oeste, partindo no mesmo dia, seguindo para o Canal do Panamá.

 

Em 29 de abril, enquando estava cruzando pelo Caribe a cerca de 200 milhas ao norte da Colombia, recebeu pedido de socorro do Iate "Billy H" que estava sem máquinas e em perigo de afundamento, a 160 a leste de Cristobal, Panamá. Todos os passageiros foram resgatados e o Iate foi levado a reboque.

 

Em 1º de maio cruzou o Canal do Panamá. Depois de dois dias em escala no Panamá, seguiu para Long Beach-CA (EUA), onde desembarcou os Varredores.

 

Em 10 de maio, partiu de Long Beach para San Diego, onde passou vários dias embarcando equipamentos e homens de um Esquadrão do Corpo de Fuzileiros, para ser transferido para Danang (Vietnã do Sul).

 

Em 18 de maio, chegou a Pearl Harbour-HI (EUA).

 

Em 20 de maio, partiu de Peal Harbour, chegando a Danang no dia 2 de junho.

 

Em 3 de junho, zarpou de Denang para render o NDD USS Point Deficience - LSD 29 no mar. Em 4 de junho, passou a integrar o Grupo Anfibio de Prontidão em apoio as operação de combate em terra no Vietnã.

 

Em 12 de junho, completou sua primeira operação anfibia no Vietnã, partindo para Subic Bay (Filipinas) onde passou doze dias em reparos e descanso da tripulação.

 

Em 26 de junho, partiu de Subic Bay para novas operações no Vietnã do Sul.

 

Em 28 de junho, chegou a Chu Lai onde embarcou Fuzileiros Navais, seguindo para a Zona Desmilitarizada onde em 3 de julho desembarcou as tropas para participar da Operação BEAR CLAW, que durou até 18 de julho quando foram reembarcadas.

 

Em 21 de julho, desembarcou homens para a Operação BEACON GUIDE a 20 milhas ao norte de Danang.

 

Entre 7 e 15 de agosto, desembarcou fuzileiros para participarem da Operação BEACON GATE, realizada 30 milhas ao norte de Danang, partindo em seguida para Subic Bay, onde chegou em 17 de agosto para reparos e descanso da tripulação, partindo em 27 de agosto.

 

Em 1º de setembro, desembarcou fuzileiros do BLT 2/3 proximo a Zona Desmilitarizada na Operação BEACON POINT. Os Contra-Almirante Vannoy, Comandante da Força Anfibia da 7ª Esquadra e Lacey, Comandante do Serviço de Apoio Naval em Danang, acompanharam o desembarque a bordo do Hermitage.

 

Em 5 de setembro, enquanto realizava desembarque em apoio ao BLT 2/3, sofreu alagamento em uma das praças de maquina de ré. Seguiu para Subic Bay, onde chegou em 10 de setembro para ser submetido a reparos.

 

A popa arriada devido ao alagamento ocorrido em 5 de setembro de 1967, no Vietnã. (foto: http://home.insight.rr.com/epages/welcome.htm)

 

Em 6 de outubro, partiu para o Vietnã onde se juntou ao Grupo Anfibio de Prontidão Bravo.

 

Em 9 de novembro, foi substituido por um NDD fa Esquadra do Pacifico, seguindo para Hong Kong e depois para Yokosuka, onde chegou em 21 de novembro, para desciar de um tufão.

 

Em 21 de novembro, partiu de Yokosuka para Pearl Harbour onde chegou em 3 de dezembro para reabastecimento, atravessando o Canal do Panamá.

 

Em 19 de dezembro, chegou de volta a Base Anfibia de Little Creek-VA.

 

1968

 

Entre junho e novembro, realizou comissão no Caribe.

 

1969

 

Entre janeiro e novembro, passou por um Período de Reparos.

 

Entre novembro e agosto de 1970, realizou comissão no Caribe e no Atlântico.

 

Em dezembro, realizou comissão no Mediterrâneo.

 

1969

 

Em 20 de março, integrando o 4º Grupo Anfibio de Esquadra do Atlântico (PhibGru 4), sob o comando do Contra-Almirante Philip A. Beshany, junto com o NDD USS Plymouth Rock - LSD 29, o NTrAnf USS Francis Marion - LPA 249 (capitânia), os NCargAnf USS Charleston - LKA 113 e USS Rankin - AKA 103, e o NDCC USS Welworth County - LST 1164, o Hermitage participou do exercicio de tiro que culminou com o afundamento do casco do ex-Contratorpedeiro USS Cony - DD 508 (classe Fletcher) as 11:28h, a cerca de 60 milhas ao largo da costa de Porto Rico, na posição: lat: 018º48'9''N e long: 065º08'4'' W, numa profundidade de 850 pés. O casco do ex-Cony, foi rebocado na área do exercício pelo RbAM USS Luiseno - ATF 156.

 

1971

 

Entre janeiro e janeiro de 1973, realizou operações no Caribe e no Atlântico.

 

1973

 

Em fevereiro, iniciou Período de Reparos.

 

Entre novembro e maio de 1974, realizou comissão no Mediterrâneo.

 

1974

 

Entre dezembro e junho de 1975, realizou comissão no Caribe.

 

1976

 

Em março, realizou missão de emergência em socorro as vitimas de um terremoto na Guatemala.

 

Em abril, participou do Exercício "SOLID SHIELD".

 

Entre agosto e novembro, realizou comissão no Atlântico Norte, participando de exercícios da OTAN.

 

1977

 

Entre abril e outubro, realizou comissão no Mediterrâneo.

 

Entre setembro e fevereiro de 1980, realizou comissão no Mediterrâneo.

 

1980

 

Entre agosto e novembro, realizou comissão no Atlântico Norte, participando do Exercício "TEAMWORK 80".

 

1981

 

Entre janeiro e julho, realizou comissão no Mediterrâneo.

 

Em setembro, realizou comissão nas Bermudas.

 

1982

 

Entre janeiro e março, realizou comissão no Panamá, participando da Operação "KINDLE LIBERTY".

 

Em maio, realizou comissão no Mediterrâneo.

 

Em junho, junto com NTD USS Nashville - LPD 13, evacuou 181 civis norte-americanos de Juniyah (Líbano) para Chipre.

 

Entre agosto e outubro, participou das operações da Força de Paz Multinacional, no Líbano.

 

1983

 

Em janeiro, iniciou um Período de Reparos.

 

1984

 

Entre julho e fevereiro de 1985, realizou comissão no Mediterrâneo.

 

1989

 

Em 2 de outubro, deu baixa do serviço ativo na U.S. Navy.

 

Enquanto esteve em serviço na U.S. Navy, foi agraciado com a Combat Action Ribbon, Navy Unit Commendation, Navy Meritorious Unit Commendation (2), Navy Battle "E" Ribbon, Navy Expeditionary Medal (2 Cuba e 2 Lebano), National Defense Service Medal, Armed Forces Expeditionary Medal (2 Congo, 1 Cuba e 2 Republica Dominicana), Vietnan Sevice medal (1), Humanitarian Service Medal (Evacuação de Beirute), Republica of Vietnan Gallantry Cross Unit Citation e Republic ofo Vietnan Campaign Medal.

 

Foi transferido por empréstimo por um período de cinco anos, com opção de compra, e incorporado a Marinha do Brasil em 28 de novembro, recebendo o nome de NDD Ceará - G 30.

 

2001

 

Em 24 de janeiro, o NDD Ceará foi adquirido definitivamente dos EUA, sendo retirado do registro naval da U.S. Navy.

 

Em fevereiro, a MB recebeu o certificado de transferência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Hermitage, com a bateria de 3 pol, diminuida para 12 canhões. (foto: U.S.Navy) Navegando em Hampton Roads próximo a Base Anfíbia de Little Creek na Virginia. (foto: U.S.Navy) O Hermitage - LSD 34, tinha nos anos 80 sua bateria de 3 pol. reduzida para 6 canhões e contava com 2 CIWS Phalanx de 20 mm. (foto: U.S.Navy) A aparência maciça do Hermitage, atracado. (foto: http://home.insight.rr.com/epages/welcome.htm) O CIWS Phalanx de BB, instalado em meados dos anos 80. Esse sistema foi retirado quando o navio deu baixa e foi transferido para o Brasil, não voltando a ser instalado. (foto: http://home.insight.rr.com/epages/welcome.htm) O Hermitage na costa dos EUA. (foto: Atlantic Fleet Sales, via Rogério Cordeiro) O Hermitage atracado na Base Naval de Rota na Espanha. (foto: Manolo Budiño)

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CMG Leonard "Lannis" A. Parker 15/12/1956 a __/11/1957
CMG Joe McNitt Alexander __/11/1957 a 01/11/1958
CF Verner Jensen Soballe 01/11/1958 a 07/11/1959
CMG Robert Kenneth Kaufman 07/11/1959 a 06/08/1960
CMG George H. Hood 06/08/1960 a 19/08/1961
CF William Perkins Tyler 19/08/1961 a 15/09/1962
CMG John Paul Wier Jr. 15/09/1962 a __/09/1963
CMG Harry Sanford Warren __/09/1963 a __/05/1964
CMG James C. Donaldson Jr. __/05/1964 a __/10/1965
CMG James Edward McCauley __/10/1965 a __/04/1967
CF Herbert Spencer Matthews Jr. __/04/1967 a __/05/1968
CF Donald Robert Jex __/05/1968 a __/09/1969
CMG Wesley Lee McDonald __/09/1969 a 14/09/1970
CF Donald Fred Ryder 14/09/1970 a __/09/1971
CF Harvey Thomas Walsh Jr. __/09/1971 a __/04/1973
CF James Douglas Laurence __/04/1973 a 29/01/1975
CF Robert Francis Deegan 29/01/1975 a 07/01/1977
CF James P. L. Thomas 07/01/1977 a 25/01/1979
CF Vidvuds Dekshenieks 25/01/1979 a 05/03/1981
CF Donald Andrew Stoufer 05/03/1981 a 11/02/1983
CF Robert S. Beckett 11/02/1983 a 16/07/1985
CF John K. Condon 16/07/1985 a 15/09/1987
CF Charles H. Wilson 15/09/1987 a 02/10/1989

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Friedman, Norman. U.S. Amphibious Ships and Crafts: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 2002.

 

- Naval Historical Center Homepage - Departament of the Navy.