1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Barca Farol

Canal de Bragança

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: ?
Incorporação: ?
Baixa: ?

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: ?
Dimensões: ? m de comprimento, ? m de boca, ? m de pontal e ? m de calado.

Propulsão: ?

Velocidade: ?

Raio de ação: ?
Tripulação: ?

 

 

H i s t ó r i c o

 

A Barca Farol Canal de Bragança, foi a única embarcação a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construída no estaleiro Nuske & Comp., em Sttetin, Alemanha, encomendada através da firma Behrend, Schmidt & Comp., sediada no Rio de Janeiro por um valor aproximado de 407:140$000. Sua construção foi fiscalizada pela comissão Naval do Brasil na Europa.

 

A Canal do Bragança, revezava-se com a Barca Farol Restauradora, na sinalização do canal do Bragança.

 

1903

 

Em fevereiro, foi substituída em caráter de urgência, por estar fazendo água.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000.

 

- Relatório apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1914.