1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

HMS Brilliant - F 90

Classe Broadsword - Type 22 Batch 1

 

Nome

 

O NOME

 

Nove unidades precederam essa ostentando nome Brillaint.

 

A primeira foi uma Chalupa de seis canhões capturada a França em 1695. Tinha 60 toneladas e tinha uma tripulação de 30 homens.

 

A segunda foi uma pequena Escuna comissionada por volta de 1730.

 

A terceira foi uma embarcação armada que esteve em serviço de 1755 a 1756.

 

A quarta foi uma Fragata de 36 canhões construida em 1757, tinha 718 toneladas e era tripulada por 240 homens. Foi muito ativa na Guerra dos Sete Anos contra os franceses, capturando varios navios. O Intrepide em 1757, o Blond e o Terpsichore em 1760 e vários piratas em 1762. Também esteve envolvida na captura de Cherbourg em 1758, assim como o bloqueio e bombardeio de Le Havre em 1759, ajudando a destruir embarcações e suplimentos que os franceses preparavam para a planejada invasão da Inglaterra.

 

A quinta HMS Brilliant, foi uma fragata de 28 canhões, construída em Bucklers Hard, Beaulieau e lançada ao mar em maio de 1779. Deslocava 600 toneladas e tinha uma tripulação de 200 homens. Ela esteve envolvida na Guerra da Independência Americana e nas Guerras da Revolução Francesa e contra o Império Francês sob Napoleão. Esteve em ação contra navios franceses, espanhóis e holandeses. Esteve na linha de frente no ataque e tomada das ilhas francesas de St Lucia e Tobago em 1803 e também na captura das colônias holandesas de Demerara, Essequib e Berbice no mesmo ano. Em 13 de setembro de 1782, participou do ataque a Gibraltar, sob o comando do Capitão Curtis.

 

A sexta Brilliant, era um navio de 74 canhões capturado aos franceses em Genova em abril de 1814, renomeado Genoa.

 

A sétima Brilliant, era uma fragata de 38 canhões construída em Deptford, e lançada em 1814. Deslocava 1408 toneladas e tinha uma tripulação de 284 homens. Serviu a Royal Navy por quase 100 anos !, Tornou-se navio de treinamento de voluntários em 1860 e em 1889 seu nome foi mudado para HMS Briton. Foi vendida em 1908.

 

O oitavo Brilliant, era um cruzador armado com oito canhões, dois de 6 polegadas e seis de 4.7 polegadas. Deslocava 3600 toneladas e tinha maquinas de 9200 hp com velocidade máxima de 20 nós. Foi construído no Estaleiro de Sheerness, lançado em 24 de junho de 1891. Entre 1904 e 1906, serviu como navio de adestramento em Southampton. A partir de 1906, passou a servir no Serviço de Proteção a Pesca em Newfoundland, onde permaneceu até 1911. Foi afundado como navio de bloqueio em Ostend, Bélgica em 23 de abril de 1918.

 

O nono Brilliant, foi um contratorpedeiro que serviu a Marinha Real de 1930 a 1948. Deslocava 1360 toneladas e tinha uma tripulação de 143 homens. Foi construído pelo estaleiro Swan Hunter em Wallsend-on-Tyne em 1930, custando em torno de £221.668. Era armado com 10 canhões e oito tubos de torpedos e alcançava uma velocidade de 36 nós. Iniciou sua carreira na Frota do Mediterrâneo em Malta. Mas quando eclodiu a Guerra Civil da Espanha foi mandado para Málaga como navio de guarda para proteger e evacuar os cidadãos britânicos. Com o começo da 2ª Guerra o Brilliant foi transferido para Dover para patrulha e escolta no Canal da Mancha. Em setembro de 1939, colidiu com o quebra-mar em Dover, permanecendo em reparos por seis semanas. Em 10 de maio de 1940, dia do inicio da ofensiva alemã na Holanda, foi mandado para Antuérpia, Bélgica para evacuar os cidadãos britânicos e proteger as instalações portuárias das tropas alemãs. Em 12 de maio, deixou Dover, com o seu irmão HMS Boreas, para tomar parte em uma operação similar em The Hague, mas em virtude de uma colisão entre eles, seguiram para Sheerness para serem reparados. Em 25 de julho de 1940, o Brilliant e o Boreas seguiram para interceptar Lanchas Torpedeiras inimigas localizadas ao largo da França, engajando-as com canhão a uma distancia de 5 milhas do Cap Griz Nez, sofrendo disparos por partes da artilharia de costa inimiga. Os dois contratorpedeiros, estavam ao largo de Cap Griz Nez, quando foram atacados por bombardeiros de mergulho que retornavam de um ataque a costa inglesa. O Brilliant, foi atingido por duas bombas na popa, que falharam mas provocaram o alagamento de alguns compartimentos, de um paiol e a perda de governo. Foi rebocado para reparos em Chatham. Em 1941, destacado pela Home Fleet para o Comando do Atlântico Sul para escolta e patrulha, onde permaneceu até 1942, quando foi transferido para outro comando, a Força “H” para a invasão do Norte da África. A invasão ocorreu em 7 de novembro de 1942, e o Brilliant prestou apoio de fogo ao desembarque em uma das praias de Oran. Uma escuna da Republica Francesa de Vicky, a La Surprise, tentou atacar a Força “Y”, encarregada da invasão, mas foi afundada pelo Brilliant depois de 14 minutos de combate. No inicio de 1943, passou por reparos completos e depois permaneceu o resto da guerra em patrulhas A/S. No final da guerra, escoltou vários submarinos alemães que depois de se renderem foram afundados em Holy Loch. Em 7 de maio de 1945, participou da escolta da viagem de George VI a Jersey. Depois de dar baixa do serviço, foi vendido para desmanche em Troon, em 21 de fevereiro de 1948.

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