1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Almirante-de-Esquadra

Jorge Dodsworth Martins

 

Nome

 

O NOME

 

O Almirante Jorge Dodsworth Martins, filho do Dr Custódio Ferreira Martins e Dona Georgina Dodsworth Martins, nasceu em 19 de fevereiro de 1884, em Ponta Nova, em Minas Gerais.

 

Assentou praça como Aspirante em 12 de abril de 1900.

 

Entre 6 de maio de 1918 e 25 de junho de 1919, exerceu o cargo de segundo assistente da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG).

 

Cursou a Escola de Submersíveis em 1921. Em 18 de janeiro de 1923 foi promovido a Capitão-de-Corveta.

 

Entre 10 de outubro de 1941 e julho de 1942, durante a 2º Guerra Mundial, foi Comandante da Divisão de Cruzadores.

 

Em 3 de outubro de 1945 foi promovido a Contra-Almirante e em 4 de setembro de 1946 a Almirante-de-Esquadra. Foi Ministro da Marinha entre 30 de outubro de 1946 e 28 de setembro de 1949. Foi transferido para reserva remunerada após 50 anos de serviço em 7 de março de 1950.

 

Durante a sua carreira recebeu as seguintes condecorações e medalhas: Medalha Militar de Bronze, Medalha de Campanha Italiana "Fatique de Guerra", Condecoração de Cavaleiro da Ordem de São Maurício e São Lázaro (Itália), Medalha Militar de Prata, Cruz de Campanha (1914 a 1919), Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra (França), Medalha da Vitória, Medalha Militar de Ouro, Ordem do Mérito Naval no Grau de Grande Oficial, ao Mérito com Grau de Comendador (Chile), Medalha de Serviços Relevantes, Legião do Mérito no Grau de Comendador e Grau de Comandante (EUA), Medalha Naval de Serviços de Guerra com uma Estrela, Comendador da Legião de Honra da República Francesa, e Grão-Mestre da Ordem Militar de Ayacucho (Peru).

 

Dentre os Cargos que ocupou, destacam-se: Ajudante-de-Ordens do Ministro da Marinha, Ajudante-de-Ordens do Presidente da República, Imediato do Vapor de Guerra Comandante Ferraz, Comandante da Canhoneira Fluvial Acre, Assistente do Estado-Maior da DNOG, Imediato do Cruzador Bahia, Comandante do CT Paraná, Comandante do CT Piauhy, Adido Naval na França, Comandante do CT Alagoas, Comandante do Paquete Comandante Alvim, Comandante do Monitor Pernambuco, Comandante do Navio-Auxiliar Vital de Oliveira, Encouraçado São Paulo, entre fevereiro de 1937 e fevereiro de 1939, Comandante da Flotilha de Contratorpedeiros, Diretor-Geral de Navegação, Comandante Naval do Centro e Diretor-Geral de Marinha mercante.

 

Brasão

 

DESCRIÇÃO DO BRASÃO

 

Num pentágono formado de cabos de ouro e encimado pela coroa naval; o campo faixado ondado de prata e azul de 8 peças, três flores-de-lis em roquetes; em chefe pavilhão, do na época Ministro da Marinha na sua cor.

 

EXPLICAÇÃO

 

O faixado ondado de prata e azul simbólico do mar, reporta-se às atuações do Almirante Dodsworth Martins, no exercício do comando de vários tipos de navios e comando de Força Naval; as flores-de-lis são elementos do brasão da família Martins, lembrando as origens do eminente Chefe Naval. No chefe o pavilhão do, então, Ministro da Marinha lembra a honrosa investidura que coroou a carreira naval do ilustre almirante.

[Voltar no Browser]