1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

HMS Helmsdale - M 2010

Classe River

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 21 de maio de 1984
Lançamento: 11 de janeiro de 1985
Incorporação: 1º de junho de 1986

Baixa: 1991

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 630 ton (padrão), 770 ton (carregado).
Dimensões: 47.6 m de comprimento, 10.5 m de boca e 3.1 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel Ruston tipo 6 RKCM de 1.700 bhp cada, acoplados a 2 eixos e 2 hélices Stone Vickers 63XS de quatro pás, de passo controlado.

Combustível: 88 toneladas.

Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW.

Velocidade: máxima de 14 nós.

Raio de ação: 4.500 milhas náuticas à 10 nós.
Armamento: 1 canhão Bofors Mk 3 de 40 mm e duas metralhadoras.
Sensores: 2 radares de navegação Decca TM 1226 C, 2 eco-sondas Kelvin-Hughes MS48, SATNAV, e Sistema de Posicionamento Racal QM 14 (1) e HYPERFIX Mk.6 com alcance operacional de 700 km.
Equipamentos: Sistema de Varredura Mecânica WS Mk.9, monitorado pelo Equipamento de Monitoração de Varredura Mecânica BAJ-Vickers Mk.1, capaz de realizar varreduras até a profundidade de 300 m. Equipado com RHIB Gemini e conta com proteção NBQ.

Código Internacional de Chamada: SWWE

Tripulação: 30 homens, sendo 7 oficiais, 7 sargentos e 16 praças.

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Varredor HMS Helmsdale - M 2010, foi o terceiro navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Foi originalmente ordenado para ser construído no estaleiro Tyne, em Clelands, mas com o seu fechamento, foi mandado construir no estaleiro Richards Ironworks, em Lowestoft, Grã-Bretanha, a um custo inicial em torno de £ 4.5 milhões. Teve sua quilha batida em 21 de maio de 1984, foi lançado ao mar em 11 de janeiro de 1985, e foi incorporado em 1º de março de 1986.

 

Iniciou sua vida operacional como navio de treinamento na Divisão da Reserva Naval Real, em Tay.

 

O Varredor HMS Helmsdale - M 2010. (foto: Royal Naval Warships Photos)

 

1991

 

Em junho, participou do exercício "OCEAN SAFARI 91" da OTAN, integrando um GT composto pelos NV HMS Arun - M 2014, HMS Carron - M 2004, HMS Dovey - M 2005, HMS Helford - M 2006, HMS Humber - M 2007, HMS Itchen - M 2009, HMS Orwell - M 2011, HMS Ribble - M 2012 (capitanea), HMS Spey - M 2013 e HMS Waverney - M 2003, todos pertencentes ao 10º Esquadrão de Contramedidas de Minas da Reserva Naval Real. Nesse exercício operaram com unidades congêneres das marinhas da França e Espanha. Foram visitados os portos de Cadiz e Vigo.

 

Deu baixa do serviço ativo, sendo colocado na reserva e encostado no Estaleiro Naval Portsmouth.

 

1993

 

Em 17 de junho foi anunciada a dissolução do 10º Esquadrão de Contramedidas de Minas.

 

1994

 

Em 18 de novembro, foi assinado o contrado de venda e transferência do navio, entre o Governo Brasileiro e o Minstério da Defesa Britânico.

 

1995

 

Em 31 de janeiro, foi incorporado a Marinha do Brasil na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra recebendo o nome de NB Garnier Sampaio - H 37.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- River class Fleet Minesweppers - www.btinternet.com/~warship/Postwar/Mine/river.htm

 

- Marine News - Journal of The World Ship Society, Vol.XLX, nº 10, Out. 1995.

 

- Parlamento Inglês - www.parliament.the-stationery-office.co.uk