1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

RFA Sir Galahad - L 3005

Classe Sir Galahad

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 12 de julho de 1985
Lançamento: 13 de dezembro de 1986
Incorporação: 7 de dezembro de 1987

Baixa: 31 de agosto de 2006

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 7.400 ton (padrão), 8.541 ton. (carregado), 8.861 ton. (grt) e 3.077 ton. (dwt).
Dimensões: 140.47 m de comprimento, 20.02 m de boca e 4.57 m de calado máximo.
Propulsão: Diesel; 2 motores diesel Mirrlees-Blackstone KMR9 Mk 3, gerando 13.310 bhp, acoplados a 2 eixos com hélices de passo variável. É equipado também com Bow Thrusters.

Energia Elétrica: 4 geradores diesel de 540 Kw e 1 gerador diesel de 300 Kw.

Combustível: 1.260 toneladas.

Velocidade: cruzeiro de 14 nós e máxima de 18 nós.

Raio de Ação: 13.000 milhas náuticas à 15 nós.
Armamento: 2
metralhadoras BMARC-Oerlikon GAM BO1 de 20mm em dois reparos singelos e 2 metralhadoras Browing .50 pol. (12,7 mm).
Sensores: 1 radar de navegação Kelvin-Hughes Type 1007 e dois outros radares de navegação; Sistema de Navegação Racal-Decca CANE; CME Racal Type 670; MAGE MEL UAA-1; 4 lançadores quádruplos de chaffs/flares DLE; e engodo rebocavel para torpedos Graseby Type 182.

Capacidade de Carga e Equipamentos: capacidade para transportar 1.000 toneladas; 1 Guindaste com capacidade para 25 toneladas a vante da superestrutura; dois guindastes com capacidade de 8.6 toneladas a vante; rampas na proa e na popa; um elevador tipo tesoura com capacidade para 20 toneladas, ligando o convés de viaturas ao convôo a meia nau; e dois guindastes com capacidade para 20 toneladas em trilhos no teto do convés de viaturas e pontões de desembarque Maxiflote transportados nas laterais.

Aeronaves: convés de vôo capaz de operar todos os helicópteros em serviço na RN.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 49 homens, sendo 17 oficiais e 32 marítimos civis contratados.

Tropa Transportada: 340 homens, podendo transportar mais 133 homens em espaços públicos do navio e mais 64 homens sem beliches.

Obs: Características da época da baixa na RFA (RN). 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio de Desembarque de Carros de Combate RFA Sir Galahad - L 3005, foi construído pelo estaleiro Swan Hunter Shipbuilders, em Wellsend-on-Tyne, no Reino Unido, para substituir outra unidade de porte semelhante e com o mesmo nome que foi perdida na Guerra das Malvinas, em 1982. A sua construção foi ordenada em 6 de setembro de 1984, teve sua quilha batida em 12 de julho de 1985, foi lançado ao mar em 13 de dezembro de 1986, completou os testes de mar em 10 de julho de 1987 e foi incorporado a Frota Real Auxiliar da Marinha Real - Royal Fleet Auxiliary/Royal Navy em 7 de dezembro de 1987.

 

1989

 

Em maio, participou junto com o RFA Sir Gerait do exercicio DRAGON HAMMER e depois retornou a rotina transportando tropas pelos portos do norte da Europa.

 

1991

 

Durante a Guerra do Golfe serviu como Tender e Unidade de Suporte Avançado para a Flotilha de Caça-Minas composta pelo CM HMS Atherstone, HMS Hurworth, HMS Cattistock, HMS Ledbury e HMS Dulverton.

 

1993

 

Em abril, passou por manutenção em Portland e depois realizou periodo de adestramento pré-comissão.

 

Em maio, visitou portos em Grand Cayman e Jamaica.

 

Em junho, participou do Exercicio CARIBBEAN FURY e depois continuou seu desdobramento pelo Caribe.

 

1994

 

Em 26 de abril, suspendeu de Marchwood, integrando o Grupo Anfibio Anglo-Holandes, sob o comando do Comodoro R.A.Y. Bridges, formado além do Sir Galahad, pelo HMS Fearless, pelo RFA Sir Bedivere e pela Fragata HMS Avenger, para participar do exercicio RESOLUTE RESPONSE 94. Depois de se reunir com forças francesas e espanholas em Rota, em 1º de maio, foi conduzido o desembarque anfibio em Sierra del Retin, sob condições meteorológicas adversas.

 

Entre 4 e 18 de maio, depois de entrar no Mediterraneo sob escolta espanhola, o GT participou do exercicio DYNAMIC RESPONSE 94, em Cape Teulada (Sardenha). O exercicio visava a proteção das linhas de comunicação e projeção de poder no Mediterraneo. Participaram navios da França, Espanha, Italia, Holanda, Grecia e EUA, incluindo o USS Saratoga - CV 59 e outro GT da Royal Navy liderando pelo HMS Ark Royal de operações no Adriático.

 

Até 8 de novembro, passou por reparos em Birkenhead. Depois recebeu munição, combustivel e material em Devonport.

 

Em desembro, realizou adestramento no mar e exercicio de pré-desdobramento dos Reais Fuzileiros.

 

1995

 

Em 3 de janeiro, suspendeu junto com os RFA Sir Geraint e RFA Sir Percivale para exercicios na Noruega.

 

Participou da Operação CHANTRESS ao largo de Angola em apoio as forças de paz da ONU.

 

1996

 

Em maio participou do exercício anfíbio PURPLE STAR na costa leste dos EUA. HMS Fearlees, HMS Brave, HMS Manchester, HMS Glasgow, HMS Southampton, HMS Argyll,, HMS Hecla, HMS Berkeley, HMS Chiddingfold, HMS Cromer, HMS Bridport, HMS Trenchant, RFA Argus, RFA Sir Galahad, RFA Sir Tristram, RFA Sir Geraint, RFA Fort George, RFA Fort Grange, RFA Olwen, RFA Olna, RFA Oakleaf e o M/V Itallica além de cinco outros mercantes que participaram da fase final do exercício.

 

Entre 9 e 13 de outubro participou do exercício FINAL NAIL.

 

Entre 16 e 28 de outubro participou do exercício FORTE.

 

Seguiu para Portsmouth onde desembarcou sua carga até 10 de novembro.

 

Até 1º de dezembro passou por SED em Tyne.

 

Entre 4 e 14 de dezembro embarcou carga em Portmouth e depois retomou as viagens de transporte entre Marchwood e o continente europeu.

 

Passou o feriado de Natal em Marchwood e depois retomou as viagens para o continente.

 

1997-98

 

Participou da comissão OCEAN WAVE, junto com os RFA Sir Percivale, RFA Sir Geraint, RFA Fort Austin, RFA Fort George, RFA Olna e RFA Diligence. Esteve em Cochin de 17 a 20 de fevereiro e em Kota Kinabalu de 4 a 8 de março. Realizou exercicios anfibios de 8 a 12 de março e esteve em Bangkok de 16 a 20 de março.

 

Entre 29 de março e 19 de abril participou do exércicio SETIA KAWAN e depois de visitar Singapura participou de exercicios anfibios com a Marinha da Malasia em meados de maio.

 

Participou do exercício STRONG RESOLVE da OTAN que contou com 150 navios de 25 paises, sendo quinze da OTAN e 10 do Programa Parceria para Paz (PfP). Foram realizados desembarques anfíbios na Noruega, França, Espanha e Portugal.

 

A Royal Navy mandou a HMS Argyll, HMS Iron Duke, HMS Richmond, HMS Somerset, HMS Sutherland, HMS Chatham, HMS Cornwall, HMS Cumberland, HMS London, HMS Chiddingfold, HMS Ledbury, HMS Hurworth e HMS Walney, aos quais se juntaram os navios do Grupo Anfíbio de Prontidão que retornavam do exercico GREEN WADER na Noruega, sendo eles HMS Fearless, RFA Argus RFA Sir Galahad, RFA Sir Geraint, RFA Sir Percivale e RFA Sir Tristram, RFA Orangeleaf e o RFA Olwen, além do NDD Foudre da Marinha Francesa. Daí os navios realizaram desembarques na Bretanha e na região de Cadiz.

 

Realizou Passou por Período de Atualização e Modernização.

 

1999

 

Em maio, participou do exercício AURORA 99, originalmente programado para costa leste dos EUA, mas realizado ao largo de Devon para manter o Grupo Anfíbio mais próximo de operações de contingência. Participaram pela Marinha Real os seguintes navios: HMS Ocean, HMS Fearless, HMS Edinburgh e os RFA Argus e Sir Bedivere, com homens da 3 Brigada Comando embarcados.

 

No final de agosto, suspendeu do Reino Unido para participar da comissão ARGONAUT 99 realizado no leste do Mediterrâneo e Mar Negro. O GT comandado pelo Comodoro Niall Kilgour era formado pelo HMS Fearless (capitania), HMS Ocean, HMS Edinburgh, HMS Herald, HMS Chiddingfold, HMS Penzance, HMS Quorn, HMS Walney, HrMS Rotterdam e RFA Olna, RFA Fort George, RFA Fort Austin, RFA Sea Crusader, RFA Sir Bedivere, RFA Sir Percivale e RFA Sir Geraint. As unidades do Royal Marines que participaram foram o QG da 3ª Brigada Comando, 40 Comando, 29 Comando do Real Regimento de Artilharia, 59 Comando Esquadrão de Engenharia e elementos do Corpo de Fuzileiros Reais da Holanda. Foram realizados exercícios com forças da OTAN e aliados regionais como o Egito, Turquia, França, Turquia, Bulgária, Ucrânia e EUA. O maior exercício, realizado entre 19 de outubro e 3 de novembro foi o BRIGHT STAR do qual participaram pela primeira vez forças gregas, além de unidades França, Alemanha, Holanda, Itália, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e EUA.

 

2000

 

No inicio de maio participou do exercício LINKED SEAS atuando como navio de comando e suporte de operações de contraminagem. Visitou os portos de Funchal, Brest e Kiel.

 

No inicio de junho, participou do exercício BALTOPS na mesma função, visitando o porto de Stockholm.

 

No inicio de novembro foi destacado do Grupo Anfibio de Prontidão no Mediterraneo, retornando para o Reino Unido. Visitou Malaga em meados de novembro. Partiu novamente de Marchwood para Limassol no final de novembro.

 

2001

 

No inicio de julho realizou reparos corretivos em Marchwood, e depois seguiu em missão de transporte para Antuérpia. Ao retornar da Antuérpia entrou em período de manutenção SMP.

 

Em 21 de julho suspendeu para Devonport para tomar parte do COST.

 

No final de julho chegou a Marchwood onde permaneceu até 4 de agosto antes de tomar parte em um exercício da Reserva dos Reais Fuzileiros Navais.

 

Em agosto iniciou a comissão ARGONAUT 01, que foi realizada no Mediterrâneo, Golfo Pérsico e Oceano Indico. A FT comandada pelo Contra-Almirante (RN) James Burnell-Nugent era formada pelo Grupo de Ataque do Illustrious, pelo Grupo Tarefa Anfíbio e pelo Grupo de Contraminagem, formado pelos seguintes navios: HMS Illustrious, HMS  Southampton, HMS Nottinghan, HMS Cornwall, HMS Marlborough, HMS Monmouth, HMS Kent, HMS Trafalgar, HMS Superrb, HMS Ocean, HMS Fearless, HMS Cattistock, HMS Quorn, HMS Inverness, HMS Walney, HMS Roebuck, RFA Diligence, RFA Sir Bedivere, RFA Sir Galahad, RFA Sir Tristram, RFA Sir Percivale, RFA Fort Austin, RFA Fort Victoria, RFA Bayleaf, RFA Fort Rosalie, RFA Oakleaf. O primeiro exercício de ensaio com elementos da 3 Brigada Comando foi o CHANNEL WADER realizado entre 22 e 28 de agosto ao norte da costa de Devon e o principal exercício da comissão foi o SAIF SAREEA II, realizado com as Forças Armas Reais do Omã. Também foi realizado no leste do Mediterrâneo o exercício TUNUK/OLIVE DANCE. O Bedivere retornou cruzando o Canal de Suez em 14 de novembro e depois de escalar em Limassol retornou para o Reino Unido chegando a Marchwood em 4 de dezembro. FT retornou ao Reino Unido em dezembro, tendo sido visitado portos em 27 paises.

 

Em 5 de dezembro deslocou-se para Portsmouth para ser submetido a AMP.

 

2002

 

Em fevereiro realizou viagens de transporte para o ?Royal army entre Marchwood e Antuérpia.

 

Em fevereiro e março realizou comissão de inverno na Noruega.

 

Na segunda metade de março descarregou em Marchwood e seguiu para manutenção no NWSR Merseyside em abril.

 

No final de abril retornou a Marchwood.

 

Retornou para Marchwood após a comissão AURORA 02 na costa leste dos EUA, passando logo em seguida por um período de reparos de rotina.

 

Entre julho e agosto realizou varias viagens de rotina entre Marchwood e Antuérpia.

 

Entre 25 e 30 de agosto, esteve  presente na Regata Real em Dartmouth.

 

Desde que voltou do Mediterrâneo reassumiu o transporte regular de carga do Exercito entre Marchwood e portos do continente europeu.

 

Entre setembro e novembro participou da comissão ARGONAUT 02 realizada no Mediterrâneo Central com unidades da França, Espanha, Holanda e Itália, intergrando uma FT formada pelo HMS Ark Royal (capitania), HMS Southampton, HMS Blyth, HMS Brocklesby, HMS Bangor, HMS Sawndown, RFA Sir Galahad e RFA Sir Bedivere, RFA Fort Victoria e RFA Orangeleaf, além do HrMS Rotterdam e BNS Westdiep. O foco principal da comissão foi o exercício DESTINED GLORY 02 realizado entre a costa grega e italiana,, quando o capitania passou a ser o HrMS Rotterdam.

 

Esteve em Dartmouth entre 22 e 25 de novembro apoiando o primeiro curso para oficiais da RFA no Britannia Raoyal Naval College.

 

2003

 

Em 15 de janeiro, suspendeu de Marchwood com homens e equipamentos do 40 Comando para integrar o NTG 03 junto com o Ark Royal, Brambleleaf, Oakleaf, Orangeleaf, Fort Victoria, Fort Austin, Fort Rosalie, Argus, Sir Percivale, Sir Tristram, Sea Crusader e outros navios da RN. Cruzou o Canal de Suez no dia 31 de janeiro.

 

Participou da Operação TELIC integrando o Grupo Tarefa Anfíbio, tendo desembarcado, junto com o RFA Sir Percivale e o RFA Sir Tristram, homens e equipamento do 40 Comando na área de Umm Qasr. Em 28 de março, foi o primeiro navio a entrar em Umm Qasr com 300 toneladas de ajuda humanitária e depois permaneceu atracado provendo apoio as forças que operavam em terra.

 

Em 5 de agosto, chegou a Marchwood, retornando do Golfo Pérsico com veículos e equipamentos, seguindo no dia 7 de agosto para Portsmouth.

 

O Sir Galahad em Umm Qasr no Iraque. (MOD-UK) O Sir Galahad durante a Operação TELIC em 2003. (foto: Chief Officer Keith Truscott, RFA, via Ivon Ferreira Dias) Capa do THE SUN mostrando o Sir Galahad desembarcando ajuda humanitária no porto de Umm Qasr em março de 2003 durante a Operação TELIC. (foto:  Ivon Ferreira Dias)

 

2006

 

Em junho, deixou Marchwood, seguindo para Portsmouth.

 

Em 31 de agosto, deu baixa do serviço na Royal Fleet Auxiliary, em cerimônia realizada em Portsmouth. Ele foi o único navio da RFA a ganhar por duas vezes a Comenda da Espada da Paz de Wilkinson pela ajuda humanitária em Angola em 1995 e no Iraque em 2003.

 

2007

 

Em 26 de abril, foi anunciada a assinatura de uma Carta de Intenção dando inicio ao processo de aquisição do Sir Galahad pela Marinha do Brasil.

 

Em 4 de dezembro, em cerimônia realizada em Portsmouth, foi transferido para a Marinha do Brasil, para substituir o NTrT Ary Parreiras - G 21, recebendo o nome de NDCC Garcia D'Ávila - G 29.

 

O Sir Galahad em Portsmouth em 26 de setembro de 2007 alguns meses antes de ser formalmente transferido para Marinha do Brasil. (foto: Ivon Ferreira Dias) O Sir Galahad em Portsmouth em 26 de setembro de 2007 alguns meses antes de ser formalmente transferido para Marinha do Brasil. (foto: Ivon Ferreira Dias)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Royal Navy)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Military Review - Edição em Português, pag. 19, março-abril de 2005.

 

- Noticiário da ALIDE e Blog Naval do Poder Naval On-line.

 

- Ministry of Defence - www.mod.uk