1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Cv Ipiranga - V 17

Classe Imperial Marinheiro

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 17 de outubro de 1953
Lançamento: 26 de junho de 1954
Incorporação: 6(1) de janeiro de 1955
Baixa: outubro de 1983

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 911 ton (padrão), 1.025 ton (carregado).
Dimensões: 55.72 m de comprimento, 9.55 m de boca e 3.6 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel Sulzer 6TD36 de 6 cilindros e 1.080 bhp cada, acoplados diretamente a 2 eixos com hélices de passo fixo.

Tração Estática: 18 toneladas; e cabo de reboque de 500 metros e esta aparelhada para efetuar o lançamento do sistema "Beach Gear".

Eletricidade: 2 geradores diesel de 160 kW e 1 gerador diesel de reserva de 75 kW.  alternadores.

Combustível: 135 tons.

Velocidade: máxima de 16 nós; máxima constante 14 nós.

Raio de Ação: 15.000 milhas náuticas.
Armamento: 1 canhão de 3 pol. (76,2 mm/50) Mk 26, 4 metralhadoras Oerlikon Mk 10 de 20 mm/70 em reparos singelos.
Sensores: 1 radar de navegação.

Equipamentos: Maquina de reboque instalada no convés principal; equipamento de Combate a Incendios e Constrole de Avarias fixo e móvel.

Código Internacional de Chamada: PWB? 
Tripulação: 64 homens, sendo 6 oficiais e 58 praças.

 

 

H i s t ó r i c o

 

A Corveta Ipiranga - V 17, foi o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, ao riacho histórico de São Paulo. As Corvetas classe Imperial Marinheiro foram idealizadas e mandadas construir pelo Almirante Renato de Almeida Guillobel, em sua gestão a frente do Ministério da Marinha. Foi construída pelo estaleiro C.C. Sheepsbower & Gashonder Bedriff Jonker & Stans, em Rotterdam, Holanda. Teve sua quilha batida em 17 de outubro de 1953, foi lançada ao mar em 26 de junho de 1954 e foi incorporada em 6 de janeiro de 1955. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta Ediguche Gomes Carneiro.

 

As Corvetas classe Imperial Marinheiro, foram originalmente concebidas, como navio guarda-costas, rebocador, mineiro e varredor. Já nos anos noventa, as unidades remanescentes mantinham apenas as características de unidade de patrulha (guarda-costas) e salvamento (rebocador). Seus trilhos para lançamentos de minas e paravanas de varredura não existem mais a bordo. Atualmente a maior restrição das Corvetas nas missões de patrulha é a sua baixa velocidade em relação às velocidades atuais dos navios mercantes. A Corveta tem uma velocidade máxima mantida de apenas 12 nós.

 

1962

 

Em 2 de janeiro, apresou o barco lagosteiro francês "Cassiopé", que se encontrava a cerca de 10 milhas da foz do Rio São Gonçalo, no litoral do Ceará, em atividade ilegal de captura de lagosta, forçando-o a suspender suas atividades e aguardar em Fortaleza, instruções do Estado-Maior da Armada. No dia seguinte o B/P foi liberado para retornar as águas de seu pais.

 

Em agosto, apresou o B/P franceses "Folgor" e "Françoise Christine", que estavam em atividade de captura de lagosta, ilegal, segundo as leis vigentes a época, no litoral do Ceará.

 

1963

 

Realizou comissão nos penedos de São Pedro e São Paulo.

 

1966

 

Em setembro, rebocou o NB Faroleiro Santana - H 28, que havia sofrido avaria do motor proximo ao farol da Ponta do Mel, de Macau-RN para Recife-PE.

 

1968

 

Em 15 de dezembro, sob o comando do Capitão-de-Corveta Heitor Alves Barreira Júnior, partiu de Recife para realizar comissão nos penedos de São Pedro e São Paulo. Nessa comissão foi montada a estação da qual foi realizada a primeira transmissão de radio amador.

 

1971

 

Em março, durante patrulhamento do Mar Territorial Brasileiro na área do 3º Distrito Naval, a Cv Ipiranga apresou o B/P “Yeon Kwang”, de bandeira da China Nacionalista (Taiwan), que estava pescando ATUM, a 25 milhas do litoral sul do Rio Grande do Norte. Em seguida, conduziu o pesqueiro até Recife que, na época, era a sede do 3º DN. O Barco Pesqueiro depois de permanecer apresado em Recife por 15 dias, e de pagar uma pesada multa foi liberado. É interessante notar, que o Decreto-Lei que estabeleceu o Mar Territorial de 200 Milhas havia sido assinado a apenas alguns dias, e esse Barco Pesqueiro foi o primeiro estrangeiro preso nas 200 Milhas brasileiras após a entrada em vigor do novo Mar Territorial. Esse apresamento, realizado pela Ipiranga, foi noticia nos principais jornais do pais, e foi alvo de uma reportagem da revista semanal “Cruzeiro”, o mais importante semanário da época.

 

1978

 

Foi o Navio Socorro do Ano de 1978 (ou 77?).

 

1979

 

No segundo trimestre, foi colocada como navio de prontidão permanente do SALVAMAR na área do 3º Distrito Naval.

 

Em agosto, resgatou quatro sobreviventes do veleiro sul-africano "Mon Amie", encalhado no Atol das Rocas, a cerca de 140 milhas de Natal. O veleiro havia deixado a Ilha de Fernando de Noronha com destino a Fortaleza. Os sobreviventes foram removidos para o 3º Distrito Naval.

 

1980

 

No segundo trimestre, foi colocada como navio de prontidão permanente do SALVAMAR na área do 3º Distrito Naval.

 

1981

 

Realizou viagem a GuinéBissau no continente africano.

 

Até o final desse ano havia atingido as marcas de 237.000 milhas navegadas e 1048,5 dias de mar.

 

1982

 

Participou da Operação "COSTEIREX-NORDESTE 82" realizada ao longo do litoral de Alagoas e no porto de Maceió. Também tomaram parte na operação, as Cv Purus e Forte de Coimbra, os NaPaCo Poti e Pirajá, e os NV Aratu, Araçatuba e Anhatomirim, além de tropas dos Grupamentos de Fuzileiros Navais de Salvador-BA e Natal-RN, helicópteros da Força Aeronaval (ForAerNav) e membros do Grupo de Mergulhadores de Combate (GruMec), num total de aproximadamente 600 homens.

 

Foi o "Navio Socorro Distrital" do 3º Distrito Naval.

 

1983

 

Em outubro, naufragou, durante uma comissão em Fernando de Noronha. Seus destroços encontram-se numa profundidade de aproximadamente 62 metros.

 

A Ipiranga, foi a primeira unidade da classe a dar baixa, depois de encalhar em Fernado de Noronha em 1983. (foto: SRPM) A Ipiranga encalhada em Fernando de Noronha em 1983. (foto: SRPM)

 

 

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

A Cv Ipiranga, de perfil. (foto: SRPM) A Ipiranga em um porto do nordeste. (foto: SDM, via Edson Lucas)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Ediguche Gomes Carneiro 06/01/1955 a __/__/19__
CC Heitor Alves Barreira Júnior __/__/196_ a __/__/196_
CC Marco Aurélio Kuhner de Oliveira __/__/1965 a __/__/1966
CC Heraldo Messeder de Souza __/__/1966 a __/__/1967
CC Domingos Alfredo Silva __/__/1967 a __/__/1968
CC Fernando Domingues Júnior __/__/1968 a __/__/1969
CC Roberto de Oliveira Coimbra 19/10/1970 a 30/08/1971
CC Paulo Augusto Garcia Dumont __/__/197_ a __/__/1972
CC Décio Caldas Costa Moreira __/__/1972 a __/__/1973
CC Antonio da Silva ( * ) __/__/197_ a 11/11/1977
CC Luiz Antonio Beranger Teixeira ( * ) 11/11/1977 a __/__/197_
CC Paulo Alfredo Bourguy Caetano da Silva __/__/1981 a __/__/198_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.133-134.

 

- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000.

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Moore, John. Jane's Fighting Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.

 

- Braga, Cláudio da Costa. A Guerra da Lagosta, Rio de Janeiro, SDM, 2004.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 435, set. 1979; n.º 443, mai. 1980; n.º 502, abr./mai./jun. 1985.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, CCSM, n.º 790, fev. 2008.

 

- Revista Marítima Brasileira. Rio de Janeiro, SDGM, n.º 10/12, out/dez 1981.

 

- Folheto Bem-Vindo à Bordo da Corveta Purus - V 23.

 

- Colaboração Especial do VA (RRm) Roberto de Oliveira Coimbra.


(1) Segundo o Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira, foi incorporada em 06/01/1955, já no Jane's Fighting Ships 1980-1981 consta como 22/09/1955. Na RMB de diz que foi incorporada em 26/05/1955.