1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

CT Juruá

depois HMS Harvester - H 19

ex-Handy - H 19

Classe Javary/Havant

 

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 3 de junho de 1938
Lançamento: 29 de setembro de 1939
Incorporação (RN): 23 de maio de 1940
Baixa (RN): 11 de março de 1943

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.340 ton (padrão); 1.854 ton (carregado).

Dimensões: 98.45 m de comprimento, 10.05 m de boca e 2.6 m de calado.
Propulsão: vapor; ? caldeiras; ? turbinas a vapor Parsons gerando 34.000 shp, acopladas a dois eixos.

Combustível: 455 ton. de óleo combustível.

Eletricidade: ?

Velocidade: máxima de 35.5 nós.

Raio de ação: 5.700 milhas á 15 nós.
Armamento: 3 canhões de 4.7 pol. (120 mm) em reparos singelos; 8 metralhadoras de 13 mm; 2 reparos quádruplos de 21 pol. (533 mm) e 2 calhas com capacidade para até 120 minas.

Sensores: 1 radar de vigilância aérea Type 291; 1 radar de vigilância de superfície Type 271 P/Q e Type 86TBS; e sonares Type 123A e Type 127 Sword.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 145 homens.

obs: características na RN. Nas informações sobre as características na MB constam 2 calhas e capacidade para até 120 minas.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro Juruá, foi o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo(1) na Amazônia. O Juruá foi ordenado em 1936 e construído pelo estaleiro Vickers Armstrong, em Barrow-in-Furness, na Inglaterra. Teve sua quilha batida em 3 de junho de 1938 e foi lançado em 29 de setembro de 1939. Com o inicio da 2ª Guerra Mundial, nenhum dos navios de sua classe foi entregue, sendo requisitados pelo Almirantado Britânico em 4 de setembro de 1939, recebendo o nome HMS Handy - H 19, sendo o quinto navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Em 27 de fevereiro de 1940, teve o seu nome mudado para HMS Harvester - H 19, sendo o terceiro navio a ostentar esse nome. Essa mudança de nome foi feita com receio que o navio fosse confundido com o HMS Hardy. Foi incorporado em 23 de maio de 1940, como HMS Harvester - H 19.

 

A principal diferença desses navios em relação as outras unidades da classe "H" construídas para a Royal Navy era o fato dos nossos navios terem um reparo de 4.7 pol. a menos que os navios ingleses, além de uma maior capacidade de armazenagem de cargas de profundidade ou minas e diferenças nos equipamentos e no arranjo interno. Outros quatro navios semelhantes, foram construídos na Vickers Armstrong para a Turquia, sendo que dois acabaram sendo requisitados pelo Almirantado.

 

1940

 

Em 13 e 14 de setembro, acompanhado dos CT HMS Highlander - H 44, HMS Bulldog e HMS Beagle, bombardeou Cherbourg, quando realizava uma varredura pela Baia do Sena.

 

Em 30 de outubro, acompanhado do CT HMS Highlander - H 44, participou do afundamento do Submarino alemão U 32, do Oberleutenant Hans Jenisch, a noroeste da Irlanda nas coordenadas lat. 55º37'N e long. 12º19'W. Foram resgatados 33 tripulantes do U 32 e outros 9 desapareceram.

 

1941

 

Em 7 de dezembro, acompanhado do CT HMS Hesperus - H 57, participou do afundamento do Submarino alemão U 208, do Oberleutenant Alfred Schlieper, a oeste de Gibraltar nas coordenadas lat. 35º51'N e long. 07º45'W. Desaparecem os 45 tripulantes do U 208.

 

1942

 

Em 26 de setembro, realizou exercício com o Grupo de Escolta B3, do qual era capitânia ao largo de Tobermory. O Grupo B3 era composto também pelo CT polonês Garland, 2 Corvetas inglesas e as Corvetas francesas FNFL Roselys, Aconit, Lobelia e Renoncule.

 

Em 3 de outubro, parte de Greenock com o Grupo B3 para escoltar o comboio ONS-136.

 

Em 4 de outubro, assume a escolta do comboio OMS-136 com 36 mercantes em Moville.

 

Em 5 de outubro, foram captados algumas transmissões de radio denunciando a acompanhamento do comboio por submarinos alemães, mas o mesmo conseguiu prosseguir viagem sem ser atacada. Na travessia os navios se dispersaram por duas vezes em virtude do mau tempo.

 

Em 18 de outubro, chegou ao largo de Terra Nova.

 

Em 22 de outubro, partiu na escolta do comboio SC-160.

 

Em 25 de outubro, o comboio foi dispersado duas vezes, uma por mau tempo e outra por ordem do comodore.

 

Em 3 de novembro, o comboio SC-160 chegou a Moville, e em 4 de novembro o Grupo B3 chegou de volta a Greenock.

 

Em 15 de novembro, o Grupo B3 partiu para Moville.

 

Em 16 de novembro, o Grupo B3 partiu de Moville escoltando o comboio ONS-146 com 28 navios.

 

No dia 21 de novembro, foi captado um contato pelo radiogoniomentro, sendo mandada a Cv Aconit que chegou a avistar um submarino mergulhando no horizonte. Foram realizadas buscas sonar mas não houve contatos adicionais.

 

Em 22 de novembro, as Cv Aconit e Roselys obtiveram contato submarino a 5000 jardas a BE do comboio.

 

No dia 23 de novembro as 09:35h a Cv Aconit realiza um ataque contra um alvo captado pelo sonar.

 

Em 29 de novembro, o comboio e dispersado e o Grupo B3 dirige-se para St John'.s, onde chegam no dia 30.

 

Em 2 de novembro, pela manhã o Grupo de Escolta B3 chegou a Saint Pierre.

 

Em 6 de dezembro, seguiu com o Grupo B3 de Argentina.

 

Em 10 de dezembro, partiu junto com o Grupo B3 na escolta do comboio HX-218 com 56 navios, sendo 25 petroleiros. Foram mandados contra esse comboio os Grupos de U-Boots Büffrel e Ungestüm, que logo perderam contato com os navios.

 

Em 20 de dezembro, chegam a Greenock.

 

Em 27 de dezembro, partiu de Moville com o Grupo de Escoltas B 3.

 

Em 28 de dezembro, o Grupo B 3 reuniu-se ao comboio ONS-157 com destino a Terra Nova (Canadá).

 

1943

 

Em 10 de janeiro, chegou a St Pierre (Canadá).

 

Em 15 de janeiro partiu para Argentia onde fundeou no mesmo dia.

 

Em 18 de janeiro, partiu junto com o Grupo B 3 na escolta do comboio SC-117.

 

No dia 20 de janeiro, o comboio foi surpreso por uma violenta nevasca quando se achava a 200 milhas a leste de Newfoundland, com fortes ventos de oeste e com a temperatura oscilando em torno de - 15ºC.

 

Em 21 de janeiro, a tempestade continuava e o comboio passou a ser acompanhado por três submarinos alemães.

 

Na noite de 25 para 26 de janeiro, foram lançados torpedos contra o HMS Swale, capitânia do grupo, não acertando o alvo. As mensagens trocadas entre os submarinos alemães dando a posição do comboio são cada vez mais numerosas e o Comandante-em-Chefe das Rotas Ocidentais, mostrou sua ansiedade ordenando ao Grupo de Escolta B 2 que parti-se de Argentia para prestar socorro ao comboio SC-117. Nesse periodo foram confirmados pelo menos quinze contatos suibmarinos ao redor do comboio. Com a iminencia do ataque e o cair da noite, por volta das 19:00h, na posição lat. 055º 00'N e long 046ºW o comboio realiza uma curva para BE, fazendo com que os submaros inimigos perdencem o contato.

 

Em 3 de fevereiro, o comboio SC-117 chegou a Greenock.

 

Em 14 de fevereiro, o Grupo B 3 assumiu a escolta do comboio ONS-167, mas devido ao mau tempo este foi obrigado a se dispersar. No dia 15, o comboio conseguiu se reagrupar parcialmente.

 

No dia 21 de fevereiro, o comboio foi localizado pelo submarino U 664 a 150 milhas náuticas a leste do comboio ONS-166. Cinco submarinos do Grupo STURMBOCK que tentavam interceptar o ONS-166, mudaram de curso para interceptar o ONS-167.

 

As 20:45h são afundados os mercantes americanos SS Rosario (de 4659 ton.) e SS Henry H. Rogers são afundados pelo U 664.

 

No dia 22 de fevereiro, por volta das 02:30h o submarino veio a superfície para realizar uma transmisao de radio, e o Harvester captou os seus sinais aproximando-se do contato e realizando três ataques contra o mesmo, sem resultado aparente. O comboio não voltou a ser atacado.

 

Em 1 de março, chegou a St John's (Canadá).

 

Em 2 de março, partiu para realizar a escolta do comboio HX-228 (Comodoro J.O. Dunn), como capitania do Grupo de Escolta B 3, formado nessa ocasião pelos CT HMS Escapade, ORP Garland e ORP Burza, Cvs FNFL Narcissus, FNFL Aconit, FNFL Renoncule e FNFL Roselys.

 

Em 6 de março, o Grupo B 3 assumiu a escolta do comboio HX-228 (14 colunas e 60 navios mercantes) na posição lat. 46° 43' N e long. 49° 43' W. As 13:45h, o Grupo B 3 recebeu o reforço do NAeLde Escolta USS Bogue e dos CT USS Belknap e USS Badger.

 

As 20:24h de 10 de março, o comboio foi atacado e três navios foram torpedeados. O HMS Harvester desceu ao longo do comboio em busca de contatos.

 

As 20:48h o Harvester obteve um contato sonar nas proximidades de um dos navios torpedeados, o Andréa F. Luckenbach.

 

As 00:30h do dia 11 a cobertura da escolta foi modificada pelo HMS Harvester e foram captados sinais de radio a 25 milhas ao norte do comboio.

 

Por volta das 01:15h na posição lat. 51° 14' N e long. 29° 18' W foi realizado um segundo ataque aparentemente sincronizado, sendo torpedeados ao mesmo tempo e em lados opostos do comboio o SS William C. Gorgas e o SS Jamaica Producer.

 

O Harvester reassumiu seu posto ao primeiro ataque, ordenando imediatamente a busca e o ataque aos contatos localizados. Logo localiza um submarino na superfície a BB do comboio. O submarino mergulhou sendo atacado com granadas e obrigado a voltar a superfície.

 

As 01:15h o Harvester abalroou o submarino e fez o Suboficial Wilhel Gors prisioneiro.

 

As 01:20 o FNFL Aconit, estava a 7000 jardas a ré do Harvester e obteve um contato radar, navegando pela popa do CT a 1200 jardas, era um submarino alemão. A Corveta francesa abriu fogo com a 20 mm de BB, atingindo a vela e depois realizou um ataque com cargas de profundidade ajustadas para 50 pés.

 

Por volta das 01:37h são resgatados quatro sobreviventes que declaram ser tripulantes do U 444, indo juntar-se depois ao Harvester que estava parado recolhendo sobreviventes do SS William C. Corgas.

 

As 01:47h o Harvester passa o comando do Grupo B 3 para o HMS Escapade, já que devido as avarias sofridas em um dos hélices quando abalroou o primeiro submarino só podia dar 9 nós de velocidade. Passou a ser escoltado pela FNFL Aconit.

 

As 03:40h foi realizado o terceiro ataque, sendo torpedeado o cargueiro norueguês SS Brant County de 5.000 tons, carregado com munição.

 

As 04:11h o SS Brant County explode.

 

As 04:17h o comboio sofreu novo ataque e o HMS Harvester ordenou a FNFL Aconit que retornasse a sua posição na escolta dos cargueiros.

 

As 04:24h o ORP Garland obteve um contato-radar suspeito na superfície.

 

As 08:30h a Aconit notou fumaça no horizonte, e o Harvester enviou um mensagem comunicando que havia ficado sem maquinas e pedindo a Corveta que o encontrasse na posição lat. 51° 23' N e long. 28° 41' W. A Aconit virou de bordo e seguiu a toda força em socorro do Harvester, 45 milhas atrás da formação. Não foi possível comunicar ao HMS Escapade que ele era o novo capitania do Grupo de Escolta e que ela estava indo dar socorro do CT.

 

As 12:05h o Harvester é torpedeado e afundado pelo U 432 (Kapitänleutnant Hermann Eckhardt), pertencente ao Grupo Neuland/3º Flotilha e operava a partir de La Rochelle (França).

 

Depois do torpedeamento o U 432 foi atacado e afundado pela Corveta Aconit. Foram feitos 20 prisioneiros, entre eles o imediato.

 

As 13:16h, a Aconit iniciou o salvamento dos sobreviventes do Harvester.

 

As 14:10h, vinte e nove sobreviventes, sendo dois oficiais, além de outros seis resgatados pelos cargueiro SS Henry Wynkoop e dois pelo SS Willian C. Corgas.

 

As 16:55 a Aconit se juntou a Narcissus que resgatou o restante dos sobreviventes.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF A.A. Tait __/__1942 a __/__/1943

 

I m a g e n s

 

 Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.153.

 

- Colledge, J.J. Ships of The Royal Navy - The Complete Record of all Fighting Ships of de Royal Navy, from the Fifteenth Century to Present. 2ª edição. Annapolis, MD, USA. USNI. 1987.

 

- Colaboração de de Pedro Caminha.


(1) Em Tupi, significa "Embocadura Larga".