1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Grackle - MSC(O) 13

ex-AMS 13

ex-YMS 312

Classe YMS 1

 

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 7 de junho de 1943
Lançamento: 9 de novembro de 1943
Incorporação: 6 de dezembro de 1943

Baixa: 11 de outubro de 1957

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 270 ton. (padrão) e 320 ton (carregado).
Dimensões: 41.45 m de comprimento, 7.49 m de boca e 2.43 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel General Motors 8-268A de 880 bhp cada, acoplados a dois eixos com hélices de passo fixo através de um engrenagem redutora Snow and Knobstedt.

Eletricidade: dois geradores diesel G.E., 120cc, 60kw e 30 kw, para fornecimento de energia elétrica e um gerador diesel de emergência G.E., 250cc e 540kw para operações de varredura.

Velocidade: máxima de 12 nós.

Raio de ação: 2.500 milhas à 8 nós.
Armamento: 1 canhão singelo de 76 mm (3 pol./50) e 4 metralhadoras em dois reparos duplos Oerlikon Mk 12 de 20 mm.
Sensores: 1 radar de vigilância de superfície SPS-10 e um sonar AN/QUS-1B de alta definição para operações de caça-minas.

Código Internacional de Chamada: NPPF 
Tripulação: 32 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Varredor Auxiliar USS YMS 312, foi construído pelo estaleiro Henry B. Nevins Inc., de City Island, New York, EUA, tendo sua quilha batida em 7 de junho de 1943 e sendo batizado e lançado ao mar em 9 de novembro de 1943, tendo como madrina a Sra. W.G. Kroepke. Sua construção foi concluída em 4 de dezembro de 1943 e foi incorporado a U.S. Navy em 6 de dezembro de 1943, assumindo o comando naquela ocasião o Primeiro-Tenente (USN) Ray G. Huling.

 

O lançamento ao mar do Navio Varredor Auxiliar YMS 312, em 9 de novembro de 1943. (foto: City Island Nautical Museum)

 

1944

 

Em 4 de fevereiro, depois de concluir o cruzeiro de avaliação, foi para Base Naval de Key West (FL) onde realizou adestramento com o equipamento de sonar, seguindo na sequencia para Curacao, onde chegou em 17 de fevereiro

 

Depois de várias comissões de escolta, varredura de minas e patrulha no Caribe, seguiu no dia 1º de setembro para para San Pedro (CA) e Hawaii.

 

1946

 

Seu serviço no Teatro de Operações do Pacifico, terminou no dia 9 de abril quando seguiu para costa leste dos Estados Unidos, via Canal do Panamá, para realizar reparos em Charleston (SC).

 

Em 15 de maio, chegou a Norfolk (VA) passando a operar em Chesapeake Bay.

 

1947

 

Em 18 de fevereiro, recebeu o nome de USS Grackle e foi reclassificado como Navio Varredor AMS 13. Esse foi o segundo navio a ostentar o nome Grackle na U.S. Navy.

 

Em novembro, teve seu porto base mudado para Charleston. Operando a partir de Charleston, realizava operações rotineiras de varredura proximo a Martha Vineyard, ao largo de Massachussetts e prestou apoio a Escola Naval de Guerra de Minas de Yorktown (Virginia) - (Naval Mine Warfare School of Yorktown, Virginia), e a Estação Naval de Contra Medidas de Minas de Panamá City (Florida).

 

1951

 

Em 27 de junho, foi integrado a Escola Naval de Guerra de Minas de Yorktown (Virginia), onde passou a serviu como navio de treinamento.

 

1952

 

De 1º de março até quase o final do mês, esteve no Caribe para exercicios combinados da Esquadra em Puerto Rico, Cuba e Ilha Virgens.

 

1953-54

 

Alternou periodos participando de operações que incluiram comissões como navio de treinamento em Yorktown, exercicios anfibios na costa da Carolina do Norte, e operações de contraminagem ao longo da costa leste.

 

1955

 

Em 7 de fevereiro, foi reclassificado como Navio Varredor Costeiro (Antigo) MSC(O) 13.

 

1957

 

Em 11 de outubro, foi descomissionado da U.S. Navy em cerimônia realizada na Philadelphia, Pennsylvania e colocado na reserva.

 

1963

 

Em 1º de março, foi retirado do Registro Naval da U.S. Navy.

 

Depois de convertido em Caça-Minas foi transferido em 19 de abril, foi transferido sob os termos do Programa de Assistência Militar (Military Assistance Program - MAP) para Marinha do Brasil, onde recebeu o nome de Navio Varredor Juruena - M 14.

 

 

 

 

 

 

A Base de Navios de Contraminagem de Charleston, SC lotada. No primeiro grupo de cinco navios pode ser visto no centro o USS Grackle (MSC(O) 13). (foto: U.S. Navy)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
1º Ten. Ray G. Huling 06/12/1943 a __/__/194_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.153-154.

 

- YMS 425 - www.ussyms425.com

 

- Colaboração Especial do CMG (RRm) Egberto Baptista Sperling.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.