1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

CT Jutahy

depois HMS Havelock - H 88

Classe Javary/Havant

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 31 de maio de 1938
Lançamento: 16 de outubro de 1939
Incorporação (RN): 10 de fevereiro de 1940
Baixa (RN): 1946

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.340 ton (padrão); 1.854 ton (carregado).

Dimensões: 98.45 m de comprimento, 10.05 m de boca e 2.6 m de calado.
Propulsão: vapor; ? caldeiras; ? turbinas a vapor Parsons gerando 34.000 shp, acopladas a dois eixos.

Combustível: 455 ton. de óleo combustível.

Eletricidade: ?

Velocidade: máxima de 35.5 nós.

Raio de ação: 5.700 milhas á 15 nós.
Armamento: 3 canhões de 4.7 pol. (120 mm) em reparos singelos; 8 metralhadoras de 13 mm; 2 reparos quádruplos de 21 pol. (533 mm) e 2 calhas com capacidade para até 120 minas.

Sensores: 1 radar de vigilância aérea Type 291; 1 radar de vigilância de superfície Type 271 P/Q e Type 86TBS; e sonares Type 123A e Type 127 Sword.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 145 homens.

obs: características na RN. Nas informações sobre as características na MB constam 2 calhas e capacidade para até 120 minas.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro Jutahy, foi o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo(1) que é afluente do Solimões. O Jutahy foi ordenado em 1936 e construído pelo estaleiro J. Samuel White & Co., em Cowes, na Inglaterra. Teve sua quilha batida em 31 de maio de 1938 e foi lançado em 16 de outubro de 1939. Com o inicio da 2ª Guerra Mundial, nenhum dos navios de sua classe foi entregue, sendo requisitados pelo Almirantado Britânico em 4 de setembro de 1939. Foi incorporado como HMS Havelock - H 88.

 

A principal diferença desses navios em relação as outras unidades da classe "H" construídas para a Royal Navy era o fato dos nossos navios terem um reparo de 4.7 pol. a menos que os navios ingleses, além de uma maior capacidade de armazenagem de cargas de profundidade ou minas e diferenças nos equipamentos e no arranjo interno. Outros quatro navios semelhantes, foram construídos na Vickers Armstrong para a Turquia, sendo que dois acabaram sendo requisitados pelo Almirantado.

 

O Contratorpedeiro HMS Havelock, foi o terceiro navio a ostentar esse nome na Royal Navy.

 

1940

 

O Havelock, era capitânia, era capitânia do Grupo de Escolta B5.

 

1944

 

Em 18 de junho, participou do afundamento do Submarino U 767.

 

1946

 

Em 31 de outubro, foi vendido para a firma Ward, em Inverkeithing par desmanche.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

 Não disponível no momento

 

I m a g e n s

 

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B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.154-155.

 

- Colledge, J.J. Ships of The Royal Navy - The Complete Record of all Fighting Ships of de Royal Navy, from the Fifteenth Century to Present. 2ª edição. Annapolis, MD, USA. USNI. 1987.

 

- Colaboração de de Pedro Caminha.


(1) Em Tupi, significa "Árvore de Resina".