1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

EApFlu Leverger - U 20

Classe ?

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: ?
Incorporação: ?

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: ? ton.
Dimensões: ? m de comprimento, ? m de boca e ? m de calado.
Propulsão: diesel.

Eletricidade: ?

Tração Estática: ?

Velocidade: ?

Raio de Ação: ?
Armamento: nenhum.
Sensores: ?

Equipamentos: ?

Código Internacional de Chamada: ?
Tripulação: ?

 

 

H i s t ó r i c o

 

A Embarcação de Apoio Fluvial Leverger - U 20, foi a primeira embarcação a ostentar esse nome em homenagem ao Chefe-de-Esquadra Augusto João Manuel Leverger, Barão de Melgaço.

 

1995

 

No período de 16 a 31 de janeiro, realizou, junto com o NTrFlu Paraguassú - G 15, comissão de ACISO nas proximidades das cidades de Barão de Melgaço e Santos Antonio de Leverger, às margens do Rio Cuiabá, no Mato Grosso. Em Santo Antonio do Leverger, os navios foram visitados pelo Governador do Estado, Dante Martins de Oliveira.

 

1997

 

Entre 13 e 21 de setembro, participou da Operação RIBEIREX-PANTANAL-II/97, realizada na região de Forte de Coimbra. Esse operação, contou com a participação do NTrFlu Paraguassú - G 15, AvTrFlu Piraim - U 29, NPa Pirajá - P 11, NT Potengi - G 17 e EApFlu Leverger - U 20, GptFNLa, helicópteros dos Esquadrões HU-1, HU-2 e HU-4, de um destacamento do GruMEC, elementos do 2º Btl FN "Humaitá", destacamento do BtlOpEs "Tonelero", um destacamento da Cia de Comunicações e aeronaves AT-27 Tucano da FAB.

 

Entre 13 e 22 de outubro, participou da Operação CONJUNTEX-II/97, realizada na região do Fecho dos Morros, no Rio Paraguai, envolvendo também o AvTrFlu Piraim - U 29, e meios do Grupamento de Fuzileiros Navais e do Exercito Brasileiro.

 

A EApFlu Leverger - U 20, operando no Pantanal. (foto: Luis Eduardo Parreira) A EApFlu Leverger - U 20, atracada entre o AvTrFlu Piraim e uma EDVP durante um exercicio ribeirinho. (foto: SRPM)

A EApFlu Leverger - U 20, totalmente camuflada, abarrancada em um corixo no rio Paraguai. (foto: SRPM)

 

2011

 

Participou da Operação AGATA 3, realizada entre os dias 22 de novembro e 7 de dezembro, em conjunto com forças do Exército e da Força Aérea sob o coordenação do MD, realizada nas fronteiras Norte e Centro-Oeste envolvendo quase 7.000 homens, sendo 1400 da Marinha. O propósito principal da Operação foi reduzir as ações do crime organizado na faixa de fronteira e a Marinha atuou na realização de Patrulhas e Inspeções Navais e no controle das calhas fluviais, com o apoio de outros órgãos federais e estaduais. Foram abordadas 1329 embarcações, sendo apreendidas 7 e notificadas 28. Cerca de 24280 quilômetros de hidrovias foram navegadas pelos meios navais empregados. Foram empregados o M Parnaíba, o NTrFlu Paraguassu, os NPa Penedo, Piratini, Poti e Pirajá, o AvTrFlu Piraim, o NApLogFlu Potengi, a EApFlu Leverger, os NAsH Tenente Maximiano e Doutor Montenegro, o NPaFlu Amapá, Lanchas de Apoio ao Ensino, Lanchas Patrulhas e botes, além de helicópteros e tropas de fuzileiros navais.

 

2012

 

Entre 6 e 20 de agosto participou da Operação AGATA 5 integrando a FT ribeirinha sob o comando do CMG Daniel Silvino Costa Nogueira, Comandante da Flotilha do Mato Grosso junto com o M Parnaíba – U 17, os NPa Piratini – P 10 e Penedo – P 14, o AvTrFlu Piraím – U 29 e o NAsH Tenente Maximiano – U 28.

 

No período de 22 a 29 de novembro, participou da Operação RIBEIREX-Pantanal 2012, que foi realizada na região de Fazenda Califórnia, no município de Corumbá-MS e marcou o final do Programa Geral de Adestramento (PGAD) do Com6ºDN no ano.

 

2013

 

Entre os dias 25 de fevereiro e 15 de março participou da Operação CÁCERES-2013, realizada no trecho entre Ladário-MS e Cáceres-MT, na calha do rio Paraguai. Participaram da operação o NTrFlu Paraguassu - G 15, M Parnaíba - U 17, NApLogFlu Potengi - G 17, NAsH Tenente Maximiano - U 28, os NPa Piratini - P 10, Pirajá - P 11 e Poti - P 15 e a EApFlu Leverger - U 20, além de uma companhia de Fuzileiros Navais do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa), uma aeronave do 4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4), elementos da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira do Exército Brasileiro e aeronaves da Força Aérea Brasileira.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
  __/__/18__ a __/__/18__

 

B i b l i o g r a f i a

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 631, fev. 1995; n.º 669, jan. 1998.

 

- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha

 

- Colaboração Especial de Luis Eduardo Parreira.