1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

Capitão-de-Corveta

Harry Brinkley Bass

 

Na foto como Capitão-Tenente

 

Nome

 

O NOME

 

Harry Brinkley Bass nasceu em Chicago, Illinois, em 4 de julho de 1916 e foi nomeado Aspirante na Academia Naval dos Estados Unidos em Anápolis em 11 de junho de 1934, graduando-se em 2 de junho de 1938 e promovido a Guarda-Marinha. O GM Bass apresentou-se para o serviço a bordo do Cruzador USS New Orleans - CA 32, então servindo na costa oeste, em 29 de junho de 1938. Desembarcou do New Orleans em 10 de junho de 1939, e apresentou-se no Contratorpedeiro USS Farragut -  DD 348, dois dias depois. Em 7 de agosto de 1940, Bass desembarcou do Farragut e seguiu para a Base Aeronaval de Pensacola, na Flórida, para iniciar seu treinamento de Aviador Naval. Seu treinamento foi iniciado em 25 de agosto de 1940 e prosseguiu até o inicio de 1941.

Em 7 de fevereiro de 1941 o GM Bass recebeu suas asas (brevet) de Aviador Naval, e no dia 20 deixou Pensacola. Realizou treinamento adicional na Base Aeronaval de Miami a partir de 24 de fevereiro de 1941. Em 14 de maio apresentou-se ao Esquadrão de Bombardeio VB 2 a bordo do NAe USS Lexington - CV 2. No final de 1941 o Lexington foi transferido da costa oeste para Oahu, no Havaí, onde ele e seu navio operaram pelo resto de sua carreira. Em 5 de dezembro de 1941, dois dias antes do ataque japonês a Pearl Harbor, Bass foi promovido a  Primeiro-Tenente, contanto antiguidade a partir de 2 de junho de 1941. No momento do ataque, o seu navio estava no mar com a Força-Tarefa 12 entregando bombardeiros de mergulho Vought SB2U-3 Vindicators do Esquadrão VMSB-231 do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) para reforçar as defesas da Ilha de Midway. Após a eclosão das hostilidades, ele participou em missões contra as instalações e o transporte marítimo do inimigo, nomeadamente o ataque a Lae e Salamaua na costa norte da Nova Guiné. Ele foi creditado com o naufrágio de um navio inimigo durante os ataques de 10 de março de 1942, ação pela qual recebeu a Navy Cross (Cruz da Marinha), e mais tarde recebeu a Estrela de Ouro no lugar de outra Cruz da Marinha por ter colaborado no afundamento do Navio-Aeródromo japonês IJS Shoho em 7 de maio de 1942 na Batalha do Mar de Coral. Essa mesma batalha, no entanto, trouxe a perda de seu navio, o Lexington. Depois de sofrer graves danos ao ser atingido por bombas e torpedos, ele foi afundado por torpedos do USS Phelps - DD 360.

Logo depois desse combate, em 15 de junho de 1942, Brinkley Bass foi promovido a Capitão-Tenente. No dia 26, ele recebeu ordens para se apresentar ao recém criado Esquadrão de Caça  VF-29. Esse esquadrão foi designado para embarcar no Navio-Aeródromo de Escolta USS Santee - CVE 29 e, nesse navio, ele e seu esquadrão prestaram apoio aéreo aos desembarques no Marrocos francês entre 8 e 11 de novembro de 1942. Sua participação nessa operação lhe rendeu a Silver Star (Estrela de Plata). Em 21 de dezembro de 1942, o CT Bass assumiu o comando do VF-29. Ele e seu esquadrão serviram a bordo do Santee por quase mais um ano. Durante esse período participaram da escolta de comboios e em Patrulhas Anti-Submarino de Busca e Destruição. Durante o verão de 1943, os aviões embarcados no  Santee conduziram uma serie de ações bem sucedidas contra os submarinos alemães operando ao sul dos Açores. Pela sua liderança no VF-29 durante esse período, o CT Bass recebeu uma carta e uma fita de comenda. Continuou no comando do VF-29 até a primavera de 1944, embora o esquadrão tenha deixado o Santee no final de 1943.

O então CT Bass no cockpít em uma de sua aeronaves.

Em 11 de abril de 1944, ele assumiu o comando do VF-74, e recebeu sua promoção a Capitão-de-Corveta no dia 15. No final de junho, o CC Bass e o VF-74 apresentaram-se a bordo do USS Kasaan Bay - CVE 69. Esse Navio-Aeródromo de Escolta suspendeu de Quonset Point, Rhode Island em 30 de junho e chegou a Oran, na Argélia, em 10 de julho. No mês seguinte seu esquadrão e o navio conduziram patrulhas A/S no Mediterrâneo e se prepararam para a invasão do sul da França. O Kasaan Bay, partiu de Valetta, Malta, em 12 de agosto de 1944 e chegou ao largo das praias de invasão no dia 15. Nos cinco dias que se seguiram, ele liderou seu esquadrão bombardeando e metralhando posições e linhas de abastecimento inimigas. O Capitão-de-Corveta Bass foi morto em 20 de agosto de 1944, quando seu avião caiu como resultado da ação do inimigo. Por esse ultimo combate foi agraciado com a Distinguished Flying Cross (Cruz de Distinção em Vôo) e com o Purple Heart (Coração Púrpura), postumamente.

O USS Bass, dedicado ao recentemente falecido Capitão-deCorveta Brinkley Bass, de Beaumont-TX e que foi batizado pela mãe do oficial, Sra. Percy Bass, também de Beaumont, correndo pela carreira do estaleiro Consolidated Steel, em Orange-TX. A Sra Bass no detalhe acima a esquerda e seu filho a direita. (Recorte de Jornal de 27 de maio de 1945)

[Voltar no Browser]