1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

Vice-Almirante

Jorge do Paço Mattoso Maia

 

 

Nome e Brasão

 

O NOME

 

O Vice-Almirante Jorge do Paço Mattoso Maia, era filho do Sr. José do Paço Mattoso Maia e de dona Alice de Mattoso Maia, nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1894.

 

Aspirante a Guarda-Marinha em 1912. A Partir do posto de Capitão-de-Corveta, obteve todas as promoções por merecimento.

 

Embarcou, imediatou e comandou vários navios e submarinos. Foi Diretor Militar do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Capitão dos Portos da Bahia e Chefe do Estado-Maior do Segundo Distrito Naval, do Gabinete do Ministro da Marinha e do Estado-Maior da Esquadra.

 

Foi Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Diretor-Geral do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, 1955 e Ministro da Marinha de 19 de agosto de 1958 a 3 de janeiro de 1961.

 

Tem os cursos de Submarinos e da Escola de Guerra Naval e, mereceu as seguintes condecorações: Medalha da Vitória da Primeira Guerra Mundial; Medalha Naval do Mérito de Guerra (Segunda Guerra Mundial); Comendador da Ordem do Mérito Naval; Medalha do Cinqüentenário da Proclamação da República do Brasil; Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Rui Barbosa; Medalha de Maria Quitéria; Medalha Marechal Taumaturgo de Azevedo; Medalha do Pacificador e Medalha do Serviço Militar, de Ouro com passadeira de platina; Grande Oficial da Ordem de Aviz de Portugal; Oficial da Ordem da Estréia Negra da União Francesa; Comendador da Ordem do Mérito do Paraguai; Serviços Distintos da República do Chile; Cavaleiro da Ordem da Coroa da Itália; Grã-Cruz da Ordem do Mérito Naval da Espanha e Estrela da Solidariedade Italiana de Segunda Classe.

 

Faleceu no Rio de Janeiro em 3 de maio de 1973.

 

O BRASÃO

 

Num pentágono formado de cabos de ouro e encimado pela coroa naval, em campo prata, águia estendida de preto, membrana e bicada de ouro; no chefe, pavilhão de Ministro da Marinha, na sua cor. No campo prata, águia de preto, atributo da familia Maia, de Portugal, alude as origens do Almirante Mattoso Maia; no chefe, o pavilhão de Ministro da Marinha a honrosa investidura que coroou a carreira naval do ilustre Almirante.


- Andréa, Júlio. A Marinha Brasileira: florões de glórias e de epopéias memoráveis. Rio de Janeiro, SDGM, 1955.

[Voltar no Browser]