1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

Capitão-de-Mar-e-Guerra (USN) Willis Winter Bradley

 

Willis Winter Bradley em foto da época em que era Capitão-Tenente. (foto: reprodução do livro Medal of Honor 1861-1949, The Navy)

 

Nome

 

O NOME

 

Willis Winter Bradley, Jr. nasceu em Ransomville, NY em 28 de junho 1884, filho de Willis Winter e Sarah Anne Johnson Bradley. Freqüentou o Archibald Business College e o Curtis Commerce College em Minneapolis, Minnesota, depois a Hamlin University (Departamento Preparatório), em St. Paul, Minnesota, antes de ser apontado pelo estado de Dakota do Norte para a Academia Naval de Annapolis em 1903 aonde se graduou em 12 de setembro 1906. Foi para o mar, a bordo do Encouraçado USS Virgínia - BB 13 e depois de dois anos, como um aspirante experimentado, ele recebeu sua comissão como um 2º Tenente em 13 de setembro 1908. Serviu posteriormente no Navio de Suprimento Refrigerado USS Culgoa – AF 3, do final de 1908 a outubro de 1910, apresentou-se no Fore River Shipbuilding Company em Quincy, Massachusetts, para auxiliar na fase de acabamento e depois fazer parte da primeira tripulação do Contratorpedeiro USS Perkins - DD 26, aonde serviu até março de 1911. Após deixar o Perkins até setembro de 1912, serviu no Navio Transporte USS Hancock – AP 3 e, em seguida, no Encouraçado South Carolina - BB 26. Na sequencia comandou o Torpedeiro USS Biddle - TB 26 e o Grupo de Torpedeiros da Reserva, em Annapolis, Maryland.

A partir de setembro de 1913, Bradley estudou munições e explosivos na Escola de Posgraduação Naval, em Annapolis, Maryland, e depois foi para a Universidade de George Washington, em Washington, DC, aonde se graduou como Mestre em Química e Explosivos. Continuou seus estudos no Campo de Provas Navais, em Indian Head, Maryland., na Bausch & Lomb Optical Company em Rochester, NY, e na Midvale Steel Co., em Pittsburgh, Pennsylvania.

Em julho de 1915, Bradley voltou ao mar no comando do Contratorpedeiro USS Stewart - DD 13. Em dezembro de 1915, ele foi transferido para o comando do Contratorpedeiro USS Hull - DD 7 e da Divisão de Torpedeiros da Reserva, Esquadra do Pacífico. Na época em que esteve no Hull também comandou todas as forças navais nas áreas alagadas por ocasião da enchente em Otay-Tijuana, California. Após o serviço no Cruzador USS San Diego - CA 6 entre setembro de 1916 e fevereiro de 1917, Bradley tornou-se oficial de artilharia no Cruzador USS Pittsburgh - CA 4. O Capitão-Tenente Bradley foi agraciado com a Medalha de Honra em 23 de julho de 1917, quando de uma explosão de polvora em uma das casamatas do navio, ocasião em que entrou no compartimento, salvou a vida de um homem, e depois voltou a entrar na casamata para extinguir a queima da pólvora.

Transferido para terra novamente em janeiro de 1918, ele dirigiu a Seção de Explosivos, Espoletas e Cartuchos do Departamento de Munições da Marinha. Em agosto de 1919 seguiu para a Estação Naval Torpedeiros, em Keyport, Washington, para servir como inspetor naval.

Em junho de 1920 voltou ao mar, servindo como oficial de artilharia no Encouraçado USS Texas - BB 35 até maio de 1921, quando se apresentou ao Arsenal de Marinha de Mary Island para auxiliar no acabamento e comissionamento do Encouraçado USS Califórnia - BB 44, como seu primeiro Oficial de Artilharia.

Bradley retornou a Keyport maio de 1922, aonde ficou por dois anos como Inspetor Naval em Comando na Estação Naval de Torpedeiros. De julho de 1924 a novembro 1926, ele comandou o Cargueiro USS Gold Star - AK 12, um navio em estação em Guam. Entre o final de 1926 e meados de 1929, Bradley serviu na Seção da Reserva Naval do Departamento de Navegação da Marinha e, em seguida, tornou-se Governador de Guam em junho de 1929. Pelo seu serviço a Igreja Católica, quando lá esteve, Sua Santidade o Papa Pio XI o agraciou com a Medalha do Primeiro Aniversario da Independência da Cidade do Vaticano do Reino da Itália (Tratado de Latrão).

Em julho de 1931 retornou ao mar no comando do Navio de Suprimentos USS Bridge - AF 1. Dois anos mais tarde, assumiu o comando do Arsenal de Marinha de Pearl Harbor. Depois de apenas seis meses em Pearl Harbor, ele foi transferido para o comando do Cruzador USS Portland - CA 33. Promovido a Capitão-de-Mar-e-Guerra em 1º de julho de 1933. Em junho de 1937, ele foi transferido para a Escola de Guerra Naval como um estudante. Depois de um ano de serviço com a Seção da Costa do Pacífico do Conselho de Inspecção e Vistoria (INSURV), a partir de maio de 1938, Capitão  Bradley comandou o 31º Esquadrão de Contratorpedeiros (Desron 31), com sede em San Diego, California. Concluindo o seu periodo de comando no Desron 31 ele retornou ao Conselho de Inspecção e Vistoria (INSURV) da costa oeste. Ele continuou nesse posto por toda a Segunda Guerra Mundial até deixar o serviço ativo em 1º de agosto de 1946, como Capitão-de-Mar-e-Guerra.

Willis Winter Bradley quando já era Capitão-de-Mar-e-Guerra. (foto: U.S.Navy)

Entre 1947 e 1949, Bradley representou 18 º Distrito Congressional da Califórnia, na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. Ele morreu em Santa Barbara, Calofornia em 27 de agosto de 1954.

Além da Medalha de Honra, concedida pelo Congresso dos Estados Unidos da América na I Guerra Mundial, o Capitão Bradley foi agraciado com a Medalha de Pacificação Cubana (USS Virgínia); A Medalha de Serviço Mexicano (USS HULL); A Medalha da Vitória na Primeira Guerra Mundial, Broche de Patrulha (USS PITTSBURGH); a Medalha de Serviço de Defesa Americana, Medalha de Campanha Americana, e a Medalha da Vitória na II Guerra Mundial. Ele também foi agraciado com a Medalha do terremoto de Messina pela Cruz Vermelha Italiana, bem como a Medalha de Prata pelo Papa Pio XI (como já citado).

O Contratorpedeiro de Escolta USS Bradley - DE 1041 (1965-1988), depois reclassificado como Fragata FF 1041, foi o primeiro navio a ser nomeado em sua honra.

[Voltar no Browser]