1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Paddle - SS 263

Classe Gato

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 1º de abril de 1942
Lançamento: 30 de dezembro de 1942
Incorporação: 29 de março de 1943
Baixa: 18 de janeiro de 1957

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.475 ton (carregado na superfície) e 2.370 ton (carregado em mergulho).
Dimensões: 93,57 m de comprimento, 8,22 m de boca e 4,90 m de calado.
Propulsão: diesel-elétrica; 4 motores diesel G.M. de 16V cilindros com 1.600 hp cada (1), 4 geradores Allis Chalmers de 1.100 Kw, 4 motores elétricos Allis Chalmers de 2.700 hp, acoplados a dois eixos e dois hélices de 4 pás. Um motor diesel auxiliar e um gerador auxiliar de 300 Kw.
Dois conjuntos de baterias Sargo de 126 celulas cada.

Velocidade: máxima de 20 nós (superfície) e 8.75 nós (imersão).

Raio de ação: 12.000 milhas náuticas à 10 nós (superfície ou com snorkel), e ?? dias de autonomia.
Profundidade máxima de mergulho: 91 metros.
Armamento: 10 tubos de torpedos de 21 pol. (533 mm), sendo quatro na popa; com capacidade para 24 torpedos, 1 canhão de 3 pol. (76,2 mm/50), 2 metralhadoras de .50 pol. em reparos singelos e duas metralhadoras de 7,7 mm.

Direção de Tiro: TDC - Target Data Computer (Computador de Dados do Alvo - Eletro-mecânico) Mk 3 mod.5.

Equipamento Eletrônico: um sonar passivo JP 1; um sonar WCA; um telefone submarino UQC; 2 telefones submarinos de emergência BQC; um radar de superfície SJA; 1 transmissor-rádio TBL-6 e um TED; e os radioreceptores AN/URR-13, RAL-7, RAL-5, RBS-1, RBH-2 e RBO.

Código Internacional de Chamada: NAQR

Tripulação: 70 homens, sendo 6 oficiais e 54 praças.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Submarino USS Paddle - SS 263, foi construído pelo estaleiro Electric Boat Co., em Groton, Connecticut. O casco 62 teve sua quilha batida em 1º de abril de 1942, foi lançado ao mar em 30 de dezembro de 1942, tendo como madrinha a Sra. William M. Fechteler, e incorporado em 29 de março de 1943. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta (USN) Robert H. Rice.

 

A tripulação do Paddle posando para foto durante a festa de incorporação do navio. Na segunda coluna aparece o comandante, Capitão-de-Corveta Robert H. Rice (ao centro), os oficiais e chefes. (foto: R. Storm Cilley, via navsource).

 

1943

 

Depois de completar os testes de mar e treinamento, o Paddle partiu da Base de Submarinos de New London (Connecticut) em 8 de junho, seguindo para o Pacifico via Canal do Panamá, chegando a Base Naval de Pearl Harbour (Havaí), em 5 de julho. Ficou baseado em Pearl Harbor durante suas duas primeiras patrulhas de combate, realizando treinamento de guerra anti-submarino com contratorpedeiros no intervalo delas. Nessa época recebeu equipamento meteorológico.

 

Em 20 de julho suspendeu de Pearl Harbor sob o comando do CC Rice, para realizar a primeira patrulha de combate ao sul do Japão. Em 13 de agosto, em seu primeiro ataque, conseguiu um acerto no transporte "Hidaka Maru", mas as escoltas japonesas atentas forçaram o Paddle a mergulhar, sendo submetido a um ataque com cargas de profundidade por 13 horas continuas. Em 19 de agosto, enquanto patrulhava mergulhado a largo da costa japonesa, foi atacado por aviões de patrulha que lançaram sete bombas causando avarias leves. Com os reparos de emergência concluídos, voltou ao ataque, afundando o navio de carga e passageiros "Ataka Maru", em 23 de agosto na posição 34-37N, 137-53E. Encerrou sua patrulha em 12 de setembro depois de 54 dias, sendo que nesse mesmo mês de setembro um outro navio, não identificado, de 5.248 brt foi afundado ao largo de Nauru.

 

Em 17 de outubro suspendeu de Pearl Harbor, mais uma vez sob o comando do CC Rice, para realizar sua segunda patrulha de combate. Tomou posição ao largo de Nauru para prover de forma continua boletins meteorológicos para Força-Tarefa de Porta-Aviões que atacavam as Ilhas Gilberts e Marshalls na cobertura aos desembarques em Tarawa. Também dirigiu por radio, os bombardeiros da USAAF nas incursões sobre Tarawa. Atacou um navio tanque ao largo de Eniwetok, mas o contratorpedeiro que estava na escolta o forçou a mergulhar antes que pude-se confirmar os danos infligidos ao alvo. Encerrou sua patrulha em 9 de novembro depois de 58 dias.

 

1944

 

Depois de ser submetido a um periodo de reparos de rotina realizado entre 18 de dezembro de 1943 e 26 de fevereiro de 1944, em Mare Island, California, retornou para Pearl Harbor.

 

O USS Paddle - SS 263, realizando testes em 13 de fevereiro de 1944, depois de passar por um período normal de reparos em Mare Island, California. (foto: U.S. Navy) O USS Paddle - SS 263, realizando testes em 13 de fevereiro de 1944, depois de passar por um período normal de reparos em Mare Island, California. (foto: U.S. Navy) O USS Paddle - SS 263, realizando testes em 13 de fevereiro de 1944, depois de passar por um período normal de reparos em Mare Island, California. (foto: U.S. Navy) O USS Paddle - SS 263, realizando testes em 13 de fevereiro de 1944, depois de passar por um período normal de reparos em Mare Island, California. (foto: U.S. Navy)

 

Em 19 de março, partiu de Pearl Harbor, sob o comando do CC Nowell, para sua terceira patrulha de combate, nas Índias Ocidentais Holandesas e ao sul das Filipinas. Em 16 de abril num brilhante ataque noturno, afundou dois navios de um comboio de três, escoltados por quatro contratorpedeiros, sendo eles o transporte "Mito Maru" de 7.061 brt na poição 02-25S, 127-24E e o outro o cargueiro "Hino Maru" na posição 02-25S, 127-24E. Rompendo contato para recarregar os tubos de torpedo, voltou mais tarde para atacar, um navio tanque que se juntou ao grupo, um contratorpedeiro e uma aeronave. Encerrou essa patrulha no dia 12 de maio, em Flemantle (Austrália) depois de 54 dias.

 

Em 5 de junho suspendeu de Flemantle, sob o comando do CC Nowell, para realizar sua quarta patrulha de combate, que começou com o reconhecimento das rotas de aproximação a leste do Golfo de Davao, afim de da proteção contra as incursões japonesas, aos desembarques em Saipan. Em 30 de junho, foi avariado por bombas no Mar de Celebes, sendo rapidamente reparado. Em 6 de julho, atacou um pequeno comboio, conseguindo dois acertos em um grande cargueiro e afundando o Contratorpedeiro Hokaze na posição 03-24N, 125-28E, antes de ser forçado a mergulhar pelas outras escoltas. Retornou a Flemantle para um período de manutenção em 29 de julho depois de 54 dias de patrulha.

 

Em 22 de agosto suspendeu de Flamantle, ainda sob o comando do CC Howell, para realizar sua quinta patrulha de combate que foi realizada no Mar de Sulu, tendo encontrado poucos contatos na área. Em 7 de setembro, mandou para o fundo um cargueiro e avariou um navio-tanque no mesmo comboio. O cargueiro avariado era o "Eiyo Maru 2" pego na posição 08-11N, 122-40E e o afundado era o "Shinyo Maru", que transportava 750 prisioneiros de guerra, inclusive americanos. Sobreviveram apenas 83 homens. Encerrou a patrulha em 25 de setembro, em Flemantle, depois de 34 dias.

 

Preparou-se para sexta patrulha de combate na laguna de Mios Woendi, agora sob o comando do CC Fitz-Patrick, partindo em 3 de outubro para uma missão de salva-vidas ao largo de Balikpapan. Durante um breve período de operações ofensivas nessa comissão, ele afundou duas barcas de transporte de óleo e uma escuna armada, retornando a Flemantle em 1º de novembro, depois de 29 dias.

 

Sua sétima patrulha de combate iniciou-se em Flemantle em 25 de novembro, sobo o comando do CC Fitz-Patrick e terminou em Pearl Harbor em 18 de janeiro de 1945 depois de 53 dias. Operando principalmente no Mar do Sul da China e a oeste de Luzon (Filipinas), o Paddle lutou contra o mau tempo para se juntar ao seu irmão o USS Hammerhead - SS 364, ajudando a afundar no dia 8 de dezembro o navio-tanque "Shoei Maru" na posição 03-50N, 111-30E e avariando um contratorpedeiro. Depois de passar por uma revisão em San Francisco (Califórnia), realizou exercícios em Pearl Harbor.

 

1945

 

Em 15 de maio, partiu de Pearl Harbor para sua oitava e ultima patrulha, também so o comando do CC Fitz-Patrick, que foi realizada no Mar Amarelo e do Leste da China, encontrando poucos contatos significativos, já que por essa época os submarinos norte-americanos haviam aniquilado a marinha mercante japonesa. Sendo assim voltou sua atenção para o afundamento de minas flutuantes com disparos de canhão, além de oito escunas e embarcações menores.

 

Chegou em Guam no dia 18 de julho, encerrando a sua última patrulha depois de 60 dias. Partiu em 13 de agosto para operar como salva-vidas para as tripulações das aeronaves que operavam ao sul da ilha de Honshu (Japão). Com o fim da guerra, partiu para Midway em 17 de agosto. A longa viagem de volta ao Atlântico, via Havaí e Canal do Panamá terminou em Staten Island (New York) em 30 de setembro.

 

Durante a 2ª Guerra Mundial afundou cinco navios, num total de 18.878 toneladas, além de diversas embarcações de menor porte. Recebeu 8 Estrelas de Combate. Suas 7 primeiras patrulhas foram consideradas bem sucedidas, recebendo também 7 Submarine Combat Insignia.

 

1946

 

Em 1º de fevereiro, foi descomissionado e colocado na reserva em New London (Connecticut).

 

Amarrados, provavelmente a um Tender, fundeado em New London, Connecticut, por volta de 1946, de dentro para fora o USS Paddle – SS 263, USS Haddo – SS 255, USS Halibut – SS 232 e USS Drum – SS 228 e outros dois submarinos. (foto: U.S. Navy) Amarrados, provavelmente a um Tender, fundeado em New London, Connecticut, por volta de 1946, de dentro para fora o USS Paddle – SS 263, USS Haddo – SS 255, USS Halibut – SS 232 e USS Drum – SS 228 e outros dois submarinos. (foto: U.S. Navy)

 

1956

 

Em 31 de agosto, foi recomissionado, iniciando os preparativos para sua transferência por empréstimo para a Marinha do Brasil, sob os termos do Programa de Assistência para Defesa Mutua (MDAP - Mutual Defense Assistance Program).

 

1957

 

Em 18 de janeiro foi descomissionado da U.S. Navy e transferido para Marinha do Brasil, recebendo o nome de Riachuelo - S 15, depois de 13 anos e 10 meses de sua incorporação.

 

1968

 

O Riachuelo deu baixa da Marinha do Brasil em março de 1968. Foi devolvido aos EUA, sendo usado como alvo e afundado em 30 de junho de 1968.

 

O u t r a s    F o t o s

 

foto: via Navsource

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Robert H. Rice 29/03/1943 a __/__/1944
CC Byron H. Nowell __/__/1944 a __/__/1944
CC Joseph P. Fitz-Patrick __/__/1944 a __/__/194_
   
   

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Souza, Marco Polo Áureo Cerqueira de; Nossos Submarinos - sinopse histórica; 1ª edição; Rio de Janeiro; SDGM; 1986; pág.: 57-65 e 115.

 

- Friedman, Norman. U.S. Submarines Through 1945: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1995.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.

- Submarinos do Brasil - www.planeta.terra.com.br/relacionamento/submarinosbr

 

- SUBNET - www.subnet.com.

 

- USS Paddle - SS 263 - http://www.ibiblio.org/hyperwar/USN/ships/SS/SS-263_Paddle.html 

 

- USS Paddle - SS 263 - Tonelagem de Navios afundados - http://www.rddesigns.com/ww2/listp.html

 

- Warships of World War II - www.warshipsww2.eu/ - 12/12/2010

 


(1) fez parte de um grupo de 12 submarinos da classe Gato, construídos pela Electric Boat que recebeu originalmente quatro motores diesel de dupla ação Hooven-Owens-Rentschler (HOR) de 1.350 hp cada. O fabricante sofreu diversos problemas no projeto e construção desses motores que se provaram problemáticos em termos de operação e manutenção, sendo substituídos nessas 12 unidades na primeira oportunidade possível, pelo GM-Winton 16-278A.