1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Corveta Encouraçada

Vital de Oliveira

ex-Guanabara

Classe ?

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 14 de março de 1863
Lançamento: 21 de março de 1867
Incorporação: 1867
Baixa: ?

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.424 ton.
Dimensões:  66.66 m de comprimento, 11.22 m de boca e 4.15 m de calado.

Blindagem: ?
Propulsão: mista, vela e vapor; com máquinas alternativas a vapor Matos e Braconnot, gerando 200 hp.

Velocidade: máxima de 8.5 nós.

Raio de ação: ?
Armamento: 8 canhões Whitworth de 32 cal. e 2 canhões de 9 cal. e 1 canhão de 2.5 cal.

Tripulação: 273 a 300 homens

 

 

H i s t ó r i c o

 

A Corveta Encouraçada Vital de Oliveira, ex-Guanabara, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Capitão-de-Fragata Manuel Antônio Vital de Oliveira, morto na Guerra do Paraguai. A Vital de Oliveira foi construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, segundo os planos de Napoleão Level e maquina de Matos e Braconnot, originalmente com o nome de Guanabara, sendo o primeiro navio a ostentar esse nome em homenagem a baia do Rio de Janeiro. Teve sua quilha batida em 14 de março de 1863, foi lançada ao mar em 21 de março de 1867 e foi incorporada e submetida a Mostra de Armamento em 1867. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Tenente Antônio Luiz von Hoonholtz (futuro Barão de Teffé), nomeado pelo Aviso de 29 de março de 1867.

 

1879

 

Foi destacada da Força Naval do 1º Distrito, com sede em Santa Catarina para realizar Viagem de Instrução ao exterior.

 

1879-1881

 

Entre 19 de novembro de 1879 e 24 de janeiro de 1881, realizou Viagem de Instrução de Guardas-Marinha e a I Circunavegação realizada por navio da Marinha do Brasil. Em comissão que durou 430 dias, dos quais 268 no mar e 162 nos portos e onde foram navegadas 35.044 milhas. Partiu do Rio de Janeiro sob o comando do Capitão-de-Fragata Júlio César de Noronha, visitando Lisboa, Gibraltar, Toulon, Malta, Port Said, Ismailia, Suez, Aden, Point des Galets, Singapura, Hong Kong, Nagasaki, Yokohama, San Francisco, Acapulco, Valparaiso, Port Otway, Punta Arenas e Montevideo. Nessa viagem também transportou o Chefe-de-Divisão Artur Silveira da Mota (Barão de Jaceguai), nomeado enviado extraordinário e ministro plenipotenciário em missão especial na China.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT Antônio Luiz von Hoonholtz 29/03/1867 a __/__/186_
CF Júlio César de Noronha __/__/1879 a __/__/1881

 

 

I m a g e n s

 

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B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.268.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Brasilia, SRPM, n.º 542, out. 1988; n.º 547, mar. 1989.