AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA

Consolidated Model 2 / PT-3

Biplano de treinamento primário


A e r o n a v e s

434

 


E s p e c i f i c a ç ã o   o r i g i n a l (1)

Origem: EUA (Consolidated Aircraft Corp.)
Dimensões: comprimento: 8,74 m; envergadura: 10,51 m; altura: 3,75 m; Superfície alar: 27,87 m2.

Pesos: vazio: 809,65 kg; máximo na decolagem: 1.125 kg.

Motores: um motor radial Wright R-790 J-5 Whirlwind de 9 cilindros rotativo, desenvolvendo 200 refrigerado a ar.

Desempenho: velocidade máxima: 164,11 km/h; razão inicial de subida: 1.524 m em 6-7 min; teto de serviço: 4.270 m; Autonomia 3-7 h.
Armamento: ausente.

Tripulação: dois tripulantes em tandem.


H i s t ó r i c o

Em 1922 o então major aviador do Exército dos EUA Reuben H. Fleet deixou a carreira militar para dedicar-se à construção de aeronaves (2). Em 1923, juntando a experiência da Gaulladet Aircraft Co. com os direitos de produção do modelo TW-3 da Dayton-Wright Aircraft (uma subsidiária da General Motors Co.), ele fundou a Consolidated Aircraft Corp. A nova companhia estabeleceu-se inicialmente em Buffalo, estado de Nova Iorque (3)

 

Após algumas modificações, o projeto TW-3 foi escolhido pelo Exército dos EUA para substituir o Curtiss JN-4D, firmando uma encomenda de 20 aeronaves, o primeiro contrato da nova companhia. O TW-3 continuou evoluindo até chegar no modelo Consolidated Model 1 (designado PT-1 - "primary trainer number 1" - pelo Exército dos EUA) em 1924 (4). 

Um exemplar do modelo PT-1 foi modificado para receber o motor radial Wright R-790 J-5 Whirlwind de 220 HP e recebeu o designação XPT-2. O modelo sofreu mais algumas mudanças na estrutura e foi aceito pelo Exército dos EUA como PT-3. Um total de 130 unidades foram construídas, seguidas por mais 120 do modelo PT-3A.

O PT-3 adquirido pela Aviação Naval Brasileira chegou em 1928, mesmo ano em que os Curtiss "Jenny" deram baixa, e recebeu a numeração 434. Posteriormente, com a reestruturação da Aviação Naval no início da década de 1930, a numeração 434 foi substituída por D1C-13 (1). Este único exemplar, embora recebido após os Consolidated NY-2, teve vida mais curta e acabou sendo utilizado até 1932. 

 


F o t o s

Consolidated PT-3. FOTO: SDGM


B i b l i o g r a f i a

 

(1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.35

(2) ALLSTAR network. Reuben H. Fleet. disponível em: <http://www.allstar.fiu.edu/aero/fleet.htm>, acesso em: 19 dez. 2007.

(3) AEROSITE Consolidated Aircraft Corporation. disponível em: <http://www.aerosite.net/content/view/2161/54/>, acesso em: 18 dez. 2007.

(4) NATIONAL MUSEUM OF USAF. CONSOLIDATED PT-1 TRUSTY. disponível em: <http://www.nationalmuseum.af.mil/exhibits/earlyyears/index.asp>, acesso em: 18 dez. 2007.