Boa pedida para o CarNAVAL: Caçada ao Outubro Vermelho

36

bloghuntoct2_2

typhoonPara quem já viu faz tempo, vale a pena ver de novo. Quem ainda não assistiu, é bom passar na locadora e reservar para o CarNAVAL, em “homenagem” à colisão dos dois SSBN ocorrida recentemente nas profundezas do Atlântico Norte, por motivos ainda desconhecidos.
The Hunt For Red October
, A caçada ao Outubro Vermelho (br.), é um filme de 1990 dirigido por John McTiernan e estrelado por Sean Connery, Alec Baldwin, Scott Glenn, James Earl Jones e Sam Neill. A trilha sonora é de Basil Poledouris. O enredo é baseado em livro de mesmo nome de Tom Clancy.
A trilha sonora do filme é grandiosamente orquestrada, sendo alguns trechos acompanhados por um coral masculino cantando em russo.
É a história do submarino Outubro Vermelho, um SSBN russo da classe “Typhoon”, e seu capitão Marko Ramius (Sean Connery), tendo como pano de fundo os últimos anos da Guerra Fria.
O filme mostra a história do capitão lituano Marko Ramius (Sean Connery), no comando do gigantesco submarino nuclear soviético, dotado de uma tecnologia completamente nova de propulsão eletromagnética (lagarta), quase indetectável, pelo fato de não causar o turbilhão ruidoso dos sistemas com hélices.
Aparentemente para a maioria, o submarino iria atacar os Estados Unidos, mas do lado americano, há o analista da CIA Jack Ryan (Alec Baldwin), que segue todos os passos de Ramius, na tentativa de descobrir suas reais intenções.

the-hunt-for-red-october-1-1024

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Wiltgen

Galante,

Gostei do carNAVAL!
Acho que vou assistir pela milésima vez, para desespero da minha mulher! rsrsrsrs
Abraços,

Luciano Baqueiro

Quem lembra qual a grande pisada na bola em termos militares que ocorre neste filme ? Mantendo o clima carnavalesco do post, diria que é um tipo de “Samba do Criolo Doido” em termos AEROcarNAVAIS …

Alexandre Galante

O filme tem vários furos, mas no geral, tem muita coisa legal sobre guerra submarina.
Dos furos que me lembro agora, a cena do F-14 se acidentando no convés é um deles, o torpedo anti-submarino Mk.46 sendo detonado via botão, na fragata, também é outro.

Coralsea

O livro é bem melhor!!
Recomendo.

Alexandre Galante

É verdade, Coralsea, também tenho o livro, mas não deve ser tão fácil de encontrar quanto o filme.

Luciano Baqueiro

Com o mestre Alexandre Galante a bateria nunca atravessará. Como eu disse em termos AEROcarNAVAIS, me referia ao acidente do F-14 em que aparece a cena de um acidente da década de 50, talvez Guerra da Coréia, de um dos primitivos jatos americanos operados em PA – só não me lembro qual ( quem sabe um Grumman F9F Panther ), pois faz muito tempo que o assisti. Vai ganhar um 10 ! NOTA 10 !

Nunão

Falando em furos, o tiroteio no meio dos silos de ICBM também não é de se jogar fora, em se tratando de furos… de bala!

Mas o filme é sensacional. Pra quem for na locadora com intenções subaquático-carnavalescas, recomendo também dois da II GM, o já muito comentado alemão Das Boot e, pra aliviar e dar umas risadas, o Operation Peticoat também conhecido como Anáguas a Bordo, com direção de Blake Edwards (Pantera cor-de-rosa) e atuações de Cary Grant e Tony Curtiss.

Alexandre Galante

Boa lembrança, Nunão! O making-of do “Caçada ao Outubro Vermelho” também é excelente.

Roger

pra quem ainda nao leu ao livro,

indico,

caçada ao outubro vermelho – tom clancy.

muito bom,

Marcelo Ostra

Ahhhh então o fato de apenas o CO e o OS do Dallas irem a bordo do OV

A FFG pelo menos eles acertaram, é a Reubem James mesmo (minha perry favorita !)

( )´s
MO

Marcelo

Reforço a dica ereforço que o livro é melhor. o “combate” entre YAK-36 e F-14 e o rasante de A-10 sobre o Kirov não aparecem no filme….
abçs
MM

Dalton

Gostei bem mais de ” Maré vermelha”, com Gene Hackman e Denzel Washington.

Quando reprisa…assisto novamente .

abraços

Vinicius Modolo

Esse combate do Yak e o Tomcat é o mais mentiroso!!! Ele dispara 4 Ad Attol e o F-14 escapa de 3 e o que acerta não derruba o avião. O Tom Clancy exagerou nessa parte. Acho q ele escreveu esse paragrafo em 4 de julho.

Mas o livro e os livro dele são ótimos pra que gosta dos meios militares.

Luciano Baqueiro

Amigos, já que estamos falando ( escrevendo ) sobre filmes, gostaria de pedir uma ajuda. Eu era menino e me lembro de uma série de TV americana ( claro ) que se passava num esquadrão de Corsair durante a 2ª Guerra no TO do Pacífico, o ator era o Robert Conrad e até já achei o none original da série : Baa Baa Black Sheep, mas não tenho a mínima idéia de qual era o seu nome no Brasil. Alguém lembra dela ? Ah, minha melhor lembrança foi um episódio que eles se infiltravam no território sob domínio japonês e… Read more »

JSilva

Com o detalhe que A-10 era da ANG.

Ostra, esse Alec Baldwin não morreu quando a casa dos irmãos Baldwin foi bombardeada pelos Canadenses?.

Dalton

Luciano…

Este foi fácil para mim…chamava-se “Demonios do ar”…e era ligeiramente baseada em fatos reais…do piloto fuzileiro,Major
Pappy Boyington.

Bons tempos aqueles.

Paul

Amigos,

Aproveitando a sessão de Dicas aqui vai mais uma: “Nimitz – de Volta ao Inferno” título original FINAL COUNTDOWN. com Kirk Douglas e Martin Sheen, é dos antigos mas interessante e inclusive tem no youtube no link – http://www.youtube.com/watch?v=CDrkEGiBh-0.

Abraços e bom CarNAVAL…hahaha

JSilva

“F-4U” Corsair.

O Esquadrão era o VMF-214 o do Pappy “Boyington”, um dos maiores ases norte-americanos.

O 214 hoje se chama VMA-214 e voa AV-8B Harrier II e já operou A-4 Skyhawk, entre outros modelos.

Luciano, era “Demonios do Ar”?????

Tem na www para baixar…

Olha ai Ostra, outra direto da Suiça, não seria melhor ficar como “Ovelhas Assassinas”? Não pode né? Fica politicamente incorreto e é muito violento.

Antonio

Nunão,

lançaram o Anáguas a Bordo em DVD ???

Há mais de 10 anos que eu procuro esse filme e só o encontro em VHS !!!!

Azevedo

Para quem topar uma imersão na guerra das Malvinas/Falklands
HMS Conventry
http://www.youtube.com/watch?v=elcMaOmgjgE (parte 1 de 6)

Operação Algeciras
http://www.youtube.com/watch?v=fVv1l6sSJJs (parte 1 de 8)

Rodrigo Cesarini

Uma comédia com direito a submarino japonês atacando a Califórnia é “1941”, de Steven Spielberg. Para quem não se lembra tem o John Belushi como um piloto maluco de P40(acho), Dan Aykroyd como capitão do exército. Muito bom.

JACUBÃO

Só uma pergunta.
Esse SUB da foto é da classe do KUSK (se é que escrevi certo)?

Luciano Baqueiro

Muito obrigado amigos Dalton e JSilva. E JSilva qual o site que vc recomenda p/ baixá-lo ? Tem legenda / dublagem ou é só em ‘ingreis’ ?
Abraço.

Adler Medrado

Opa! Só para complementar o post, o coral cantando em russo é o Alexandrov Russian Red Army Choir. Na época da segunda guerra mundial eles cantavam músicas inspiracionais para os soldados que estavam no front. Segue abaixo o link para um trecho de um filme russo que demonstra isso: http://www.youtube.com/watch?v=yy8mxh0P63M

Para saber mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Army_Choir

Adler Medrado

Mais um link, agora com uma música do filme interpretada pelo coral do Alexandrov.

Dalton

jacubao… Só agora vi sua pergunta e como ainda ninguem respondeu, aqui vai: O sub da foto é um submarino estrategico da classe typhoon, armado com 20 misseis balisticos, todos situados a frente da ” vela” diferentemente dos anteriores e dos ocidentais onde os silos de misseis ficam na parte posterior da ” vela”. Sao os maiores submarinos já construidos e atualmente apenas dois estao em serviço, sendo que os proximos submarinos deste tipo serao bem menores, equivalentes em tamanho aos SSBN americanos. O Kursk, pertencia a classe Oscar II e era um SSGN, submarino com misseis de cruzeiro, um… Read more »

Marcelo Ostra

Jacubão, o da foto é um Typhoon

o KURSK era um Oscar II

MO

JACUBÃO

Valeu pela informação Dalton e M. Ostra.

Um forte abraço para vçs.

Dalton

Lembrei há pouco do filme ” O nucleo ” com a Hilary Swank ( a menina de ouro). O filme é de ficçao cientifica, mas o que mais gostei foi que no final do filme, o porta-avioes USS Abraham Lincoln e seu grupo de combate fazem uma apariçao.
Os navios estao navegando proximos, como vimos na foto da outra reportagem do blog sobre o Photex. Impressionante!

abraços

Iuri Korolev

Galante
1)Outro furo também são os painéis do posto de manobra.
Dá para ver que não é um submarino, parecem mais os aparelhos de um DJ em uma boate…

2) Cena forte é aquela do agente da KGB que fala em russo bem pronunciado

3)Alguém poderia explicar se é possível na prática aquelas manobras arriscadas feitas pelo Ramius de deixar o torpedo bater e não explodir ?

Coralsea

Outro bom livro do mesmo Tom Clancy é o “Red Sorm Rising”; vale a pena ler.
Seria uma terceira guerra mundial na Europa.

No momento estou lendo “Men of Honor” que narra a história de Carl Brashear que tornou-se o primeiro afroamericano a ser um sargento mergulhador.
Também estou lendo “The Tunnels of Cu Chi” da guerra do Vietnã; excelente….conta a história tanto do ponto de vista dos americanos como dos guerrilheiros Vitcongs…

Coralsea

Ops; quis dizer “Vietcongs”….:-(

Coralsea

E “Red Storm Rising”….querer teclar usando os 10 dedos comigo não dá certo…

Fábio Max

Filmão!

Mas um russo que o assista, tem engulhos…kkkkk

Nunão

“Antonio em 20 Fev, 2009 às 17:44

Nunão,

lançaram o Anáguas a Bordo em DVD ???”

Não sei, Antonio, o que eu tenho é um velho VHS, com o nome Operação Peticoat e uma tradução bem ruinzinha na legenda. Acho que “Anáguas a bordo” era o título brasileiro só da versão dublada.

Pra quem entende inglês razoavelmente e quer comprar, caso não exista DVD com legenda portuga, recomendo o DVD americano mesmo.

Saudações

JACUBÃO

Prefiro ficar jogando ACE COMBAT 5 enquanto “bebo” um RED LABEL com gêlo de água de coco, depois eu faço um Canguru Perneta, se não estiver doidão.