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Oportunidade perdida

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uss_independence_cv-62

No início desta década, a US Navy ofereceu um pacote de transferência de navios à Marinha do Brasil, pela bagatela de US$ 150 milhões.

O “pacote” consistia de 2 destróieres da classe “Spruance” (foto abaixo), 4 fragatas OHP, um navio-tanque “Cimarron”, mais um LST da classe “Newport” e dois LPDs. Também nos foi oferecido o navio-aeródromo USS Independence (foto acima), da classe “Forrestal”, por US$ 80 milhões, antes da oferta do PA Foch feita pela França.

Alega-se que o negócio acabou não se concretizando por falta de recursos disponíveis.

NOTA DO BLOG: A título de comparação, a corveta Barroso custou US$ 263 milhões para ser construída.

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RogériodaltonlIväny Juniora.cancadoADEMIR Recent comment authors
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Eu
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Eu

O FOCH foi ‘comprado’ por US$ 12 milhões (pela Lei francesa a doação de material militar é proibida), então talvez não tenha sido um mal negocio.

CosmeBR
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CosmeBR

Ainda bem que não se concretizou, senão ao invés de novas aquisições de meios mais modernos, hoje a gente teria modernizações. E para a época além de caro de adquirir, não íamos poder manter.

Carlos Emilio Di santis Junior
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Essa aquisição teria sido problematica uma vez que o porta aviões em questão era muito mais caro de operar. Os navios da classe Spruance, igulamente caros de operar e ainda com alta vulnerabilidade devido a seu projeto antigo, frente aos modernos navios com caracteristicas furtivas.

Rodrigo Rauta
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Rodrigo Rauta

Pois é, tirando os dois LPD`s, o Navio tanque e talvez as OHP(se viessem com os Standard) o resto não ia ser bom negocio, visto que o PA ia ser bem caro de mater , assim como os Spruance!

Abraços!!

Bronco1
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Bronco1

As Spruance… Belíssimos navios e com uma capacidade e espaço de sobra para modernização/inclusão de novos equipamentos.

Quem gostava muito delas era o MO.

Eu cá sou muito fã dos Ticonderogas… ah se esse pacote fosse de uns 6 tipos + um NT… e isso no início da década de 90…

Sonho meu. Rs

Pra quem acha feio, “peito de pombo” por “peito de pombo” eu sou mais o dos Ticos do que o das Niterói. Rs

Angelo Nicolaci
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Angelo Nicolaci

Eu acho que teria sido valido o USS Independece, pois td bem que seja um pouco mais cara a sua operação, mas em termos de capacidade é muito maior que o A-12. Assim tbm como disse o BRONCO, as spruance poderiam ter sido modernizadas, mas mesmo assim teriamos que adiquirir novos navios, não mudaria as necessidades completamente.

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

A questão do custo para se manter essa estrutura é por si só uma falha na estrutura das FAs. Ora, se há falta de recursos e se pensarmos com este pré-suposto jamais teremos uma marinha de ponta. Não digo que esta compra teria sido boa ou ruim. Mas é preciso ter em mente que pare se ter uma marinha de ponta e forte será necessário manter meios capazes e tecnologicamente atuais. Essa estrutura denota a necessidade de se ter custos elevados de manutenção dos equipamentos. Precisamos saber que dinheiro colocado em defesa é investimento e não custo. Vamos ter que… Read more »

Marcelo Tadeu
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Marcelo Tadeu

E não teríamos as Niterói nem a capacidade de construção de escoltas pelo AMRJ. Sei não, compras de ocasião são bem vindas para preencher uma lacuna, mas não pode ser usada para interronper uma política naval definida, já basta o contingenciamento de verbas das FFAA.

Parthenon
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Parthenon

Nossa… a galera do BLOGNAVAL gosta de me massacrar, pondo fotos da minha paixão (Class Spruances), lindos, maravilhosos navios, e como o colega acima citou com espaço de sobra pra modernizações, e pra quem não sabe a Classe Ticonderoga é baseado no mesmo desenho de casco da Classe Spruances, só muda o recheio interno, a Classe Ticonderoga é o Guarda-chuva aereo das Frotas dos E.U.A. . Adoraria muito ver as SPRUANCES atuando por aqui, bom a possibilidade hoje é zero 🙁 , mas quem sabe umas 2 TICOS, seriam perfeitas. Agora vou dizer uma coisa, os 2 LPDs, o LST… Read more »

Marcos T.
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Marcos T.

A fotografia do destroier é de um navio real ou de um modelo em escala?

Igo
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Igo

Ainda bem que agora nós iremos fabricar tudo isso aqui no país.

Vinicius Modolo
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Vinicius Modolo

a sim. iremos…..srsrsr

Cara um PA desses mão teria nem onde docar pra fazer manuteção (me corrijam se estiver errado) Seria como nossa marinha no inicio do século XX, com dois grandes navios modernos mas sem condições de fazer manutenção que teria de ser feita fora do país…

RoLoUcO
Visitante
RoLoUcO

muito bem fez a marinha de nao adquirir, de 95 a 97 tínhamos acabado de adquirir as greenhalg tipo 22, estávamos modernizando as niterois,e já devia estar rolando a conversa com a franca de adquirir o foch. navios menores e bem mais baratos de manter e operar!
e uke eu axo.

Adler Medrado
Visitante

Pelo menos com um PA desses nós não teríamos as dúvidas se seria possível ou não operar F-18 ou Rafales embarcados nele.

Norberto Pontes
Visitante
Norberto Pontes

QUE falta de administração.
deveriam ter se esforçado e feito o negócio.
Afinal o que o país arrecada com a festa das multas, só elas já garantem um baita recurso.
Pra mim foi idiotice.

Thomas D. Weiss
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Oferta maravihosa – nao aceitamos por que nao tinhamos $$$ – Spruance com VLS Mk41, Standard SAM, 2×4 Harpoon e VL Ascroc !!!, RAM, 2x Phalanx CIWS, 2x 127mm, 2 x3 TT, ECM … Perry com Phalanx e Standard SAM … E a US Navy dando pacote de manutencao … provavlemente viria um pacote de F/A-18C e D … Hawkeye AEW … Viking … LST … LPD … Cimarron Tanker … pelo valor nominal de US$ 150 milhoes … e ainda dizem que os EUA nao sao nossos amigos. Agora, claro – os ufanistas de plantao vao dizer : “estamos… Read more »

Eleazar Moura Jr.
Visitante
Eleazar Moura Jr.

Galante, é verdade que a MB quase fechou, anos 80 com a classe “Charles Adams”?
E mudando de assunto. Gostaria de saber se já foram iniciadas as revitalizações e modernizações das corvetas classe Inhaúma, das fragatas Type 22 e dos IKL, todos da Marinha do Brasil?

Alexandre Galante
Visitante

Thomas, você entendeu o espírito da coisa.

Alfredo_Araujo
Visitante
Alfredo_Araujo

“Norberto Pontes em 18 Ago, 2009 às 9:45

QUE falta de administração.
deveriam ter se esforçado e feito o negócio.”

Nao tem dinheiro nem p/ as Inhauma navegarem!!! Imagina Spruances…
Prefiro uma duzia de Inhaumas/Niterois navegando, com combustivel suficiente para manter a tripulação adestrada, e com suas “balas de canhao” em quantidade suficiente, do q Spruances e OHP docadas por falta de dinheiro e com meia duzia de misseis SM-1…

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Trocando os “Spruance” por + 2 FFG-7, ficaria de mto bom tamanho.
A retirada de serviço dos CT(FF) “Pará” não ficaria s/ substituição, não a mais adequada, mas pelo menos não ficaria a lacuna que há hoje.

Nossa: 1 X CVA; 6 X FFG-6; 6 X Niterói; 4 X Type 22B-1; 4 X Inhaúma; 4 X Type209; fora o restante…

Os argentinos iriam se arrancar os cabelos de raiva!!!

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“e com as Niteroi modernizadas …”

Já resolveram o problema da falta de sonar…

Celio Andrade
Visitante
Celio Andrade

Acho um bom negócio..precisamos preencher as lacunas e planejar ( e cumprir) a construçãode meios novos.
Acho qu8e o Lula, em Pé de ouvido com o Obama consegue uns navios..
Alguem sabe dizer o que tem disponivel hoje na USN ?
Precisamos de mais um porta avioes 2 navios tanques mais navios de transporte e desembarque e pelo menos 10 CT?fragatas…

marujo
Visitante
marujo

Na época, o que correu foi a informação que os Spruances não interessaram à MB porque o custo anual de operação de um navio da Classe custava US$ 26 milhões. A rejeição das OHP é porque os navios estariam perdendo os dentes, ou seja, os lançadores dos mísseis Santandard e Harpoon. É informação completamente nova a questão de falta de recursos para aquisição. Muito me admira porque US$ 150 milhões por uma esquadra quase completa não é um preço proibitivo.

walfredo
Visitante
walfredo

Acho que esta seria uma proposta tentadora para o Paraguai ou Uruguai. O Brasil não precisa de sucata, mas sim de meios novos, modernos, construídos no Brasil por brasileiros, frutos de pesquisa, desenvolvimento e produção nacional, de preferencia, realizadas pelos próprios militares, com apoio civil, dentro das unidades militares, economizando pessoal, instalações e guardando segredo industrial e tático, indispensável para manter o fator surpresa em caso de conflito.

Celio Andrade
Visitante
Celio Andrade

Walfredo,
Concordo com vc..mais antes de construirmos precisamos ter uma marinha…
Depois com um cronograma de construções e desenvolvimento ai sim substitui o “carro velho pelo novo”.
O que não podemos é ficar sem “andar”…
Tb não podemos levar 20 anos para construir..quanto a manter o navio acho que se a MB quer ser uma marinha de respeito internacional tem que se livrar desse pensamento pequeno…
Dinheiro tem. Se tem para manter 10 mil funcionarios no senado não tem pra marinha?
Abs.

Bruno
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Bruno

Talvez os states estejam afim de doar um PA desses ainda para o Brasil…seria interessante sim

Esdras
Visitante
Esdras

Acho este assunto complexo, porque poderia sim ter sido uma boa, mas o que será que os EUA queriam em troca? será que não falta uma informação aí?

Esdras
Visitante
Esdras

Lembrei de uma coisa, operar estes super porta aviões americanos não é um pouco mais caro do que o SP, e sim é muito mais caro, afinal eles tem mais que o dobro de capacidade e o dobro de tripulação.

Flavio
Visitante
Flavio

Isso que é se contentar com pouco… Leio os comentários e só vejo gente falando em receber doação americana, compras de oportunidade…Comprar a preço barato. Os caras falaram em vender navios baratos e já teve um ai que falou que provavelmente viriam uns F-18. O pessoal gosta de sonhar mesmo. Será que, se na época que foi oferecido, estes materiais estivessem realmente em bons estados, não teriam posto a venda no mercado internacional? Para algum aliado que quisesse comprar e pagar mais. Se tivessemos comprado hoje estariamos pensando em modernizar, e não construir. Walfredo, Concordo 100% com você. Acho que… Read more »

Capitão
Visitante
Capitão

Graças a Deus perdemos esta oportunidade!!!!!!

Cap

marujo
Visitante
marujo

A oferta ocorreu no governo FHC ou já no do Lula? Pode ter havido alguma restrição política a esta compra?

Marine
Visitante
Marine

Ah sim claro, Paraguai e Uruguai com NAe e Spruance seriam perfeitos…e se Spruance e sucata quem dira as type 22… Se o MO ver uma dessa tera um troco de vez!! Rsrsrs

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

O Lula assumiu em 2003…

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Marine em 18 Ago, 2009 às 12:38

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Essa foi boa Marine!!!!!

Abração.

Alexandre
Visitante
Alexandre

Um PA que tem capacidade para 90 aeronaves sendo operado por 4 ou 5 A4 como está operando o VF 1 atualmente. Acho que sobraria muito espaço. Poderiam firmar acordo com a associação de lojistas do estado e arrendar o espaço restante. Ou alugar o espaço para aeronaves de outras marinhas. Vamos cair na real. Além de enorme para nossas possibilidades seria inviavel financeiramente. Basta ler a matéria sobre o VF1 em operação com a FAB no nordeste no no mês passado e ver que essas possibilidades eram totalmente irreais. Uma pena.

Angelo Nicolaci
Visitante
Angelo Nicolaci

Acho que o forrstal seria uma boa compra de oportunidade antes do Foch, mas como não deu temos de nos contentar com Foch, afinal atenderia bem as necessidades da marinah que poderia embarcar qualquer dos vetores navais disponiveis sem se preocupar se o navio comporta ou não. o custo é maior sim é, mas também traria mais maturidade e experiencia na operação de Nae, e daria uma força realmente dissuassória, mas ah! esqueci, so temos que ter o suficiente pra deter uma força estrangeira pra nos preparar em terra pra recebe-los né? rsrsrs com bandeira branca por sianl no ritmo… Read more »

Walderson
Visitante
Walderson

Caro Adler,

concordo contigo. Realmente não teríamos este problema, pois não teríamos dinheiro para operá-lo, então, não precisaríamos de aviões. Hehehehe.
Um abraço, amigo.

Walderson
Visitante
Walderson

Galera,
vamos combinar né, galera. Foi uma boa oportunidade, mas continuamos a tratar os nossos militares como idiotas. Será que eles não entendem nada mesmo ou será que não tinha dinheiro para nada mesmo. Eu fico com a segunda opinião.
Um abraço a todos.

Alexandre J.Augusto
Visitante
Alexandre J.Augusto

fico imaginando o Paraguai patrulahndo o lago de itaipu com os Spruance.Isso forçaria o Brasil a rever a cada 6 meses os acordos ref.a Usina

Alexandre
Visitante
Alexandre

As poucas vezes em que o PA SP suspendeu já sofreu o acidente que vitimou 3 militares. Já foi uma clara demonstração que sem dinheiro não tem negócio. É brincadeira de gente grande. Ainda estamos na infância.

Norberto Pontes
Visitante
Norberto Pontes

nós brasileiros temos a mania de reclamar de tudo, se é bom, é porque é de fora, se é mau é coisa de brasileiro.
oras, tb não é assim.
volto a dizer que tudo vai devagar aqui não só no Brasil, mas no continente.
não sei se não temos dinheiro ou não sabemos usá-lo, ou se os governantes preferem gastar no seu mandato útil com bens materiais a benefício próprio etc…
AGORA precisamos de mudar o jeito de ver as coisas e tb arregaçar a manga e fazer algo, parece que essa vontade só existe para torçer para time de futebol, francamente…..

Challenger
Visitante
Challenger

Baita Mancada!

Já ouvi dizer o NAe oferecido foi o USS Saratoga, tanto faz o Saratoga, ou o Independence, foi uma mancada das Grossas por parte da MB, uma vez que não se pensou que os Aviões, disponiveis para operar no Ex-Foch, era restrito ao A-4 Skyhawk e Super Etendard, enquanto os NAes Americanos, operavam Caças mais avançados como o F-18 e Rafale.

KURITA
Visitante
KURITA

Esses oficiais da MB são uns ZÉ MANÉS mesmo. Que carma ser brasileiro

GUPPY
Visitante
GUPPY

Acho que a Marinha teria ganho se estivesse com todo o material oferecido. Claro que teríamos alguns contratempos, mas no final estaríamos operando o PA americano e não teríamos ficado todo esse tempo parado que o São Paulo(Foch) nos proporcionou. Os Spruances são lindíssimos e com os espaços disponíveis para modernizações, com certeza valeria a pena um investimento. Os outros navios do pacote, seriam muito bem vindos também. Quem tem o Marajó… A Marinha tem é que equacionar o seu problema de verbas. Exigir o repasse dos royalts que tem direito e estamos conversados. Quanto a aquisições novas, poderia acontecer… Read more »

bagatini
Visitante

Creio que não haveria dinheiro para manter tudo isto em operação, mas quais seriam as marinhas do mundo que poderiam deslocar um grupo tarefa destes? Talvez uma ou duas?
Já pensaram nisto?

GHz
Visitante
GHz

Já deram no saco essas lamúrias de Spruance e OHP. A gente explica e as viúvas não querem entender. É tudo pelo “Super Trunfo”!
Quem quiser ampliação, faça uma busca no post “Spruance: o destroyer benchmark”.
O “carrier” então, sem comentários, faltaria tudo para manter: atracadouro, dique, tripulação, conta de luz…

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GHz

Noel
Visitante
Noel

Pois é, não compramos né, e agora temos uma Esquadra magnífica né. Ora, no final dos anos 90, salvo engano meu, a MB possuia: 10 fragatas e 4 contra-torpedeiros, hoje, 9 fragatas. Caramba, a Esquadra encolhe a olhos vistos, e as tais futuras escoltas, por mais ultra, hiper ou super modernas, não conseguirão substituir os meios já desativados, e nem os que serão nos próximos anos, simplesmente por uma questão numérica, e de tempo, entre as assinaturas dos contratos, construção, provas de mar, etc… leverão anos, e logicamente são meios que não se constroi de uma só vez; e prá… Read more »

Celio Andrade
Visitante
Celio Andrade

Gente,
Se queremos ter uma marinha de respeito tem que mudar tudo..Alguns aqui pregam …que temos que ter mais navios quando ficamos na oportunidade de aumentarmos a esquadra..logo vem as criticas que nao teremos gente pra operar..ué faz -se nov seleção contratasse pessoas..se tem verba para tyer 10 mil funcionarios no senado não podemos ficar restritos a barcos pesqueiros na mb..

Angelo Nicolaci
Visitante
Angelo Nicolaci

Pessoal não tem o desemprego ai assolando a nação??? quer maior oportunidade de emprego do que com a aquisição de novos meios? mesmo que seja uma compra de oportunidade, não podemos é perder nossa capacidade, pois cada navio que dá baixa é uma tripulação que vai perder sua destreza, como o caso que passamos agora com o A-12 que ficou esse tempo todo parado e agora teremos que recuperar todo o potencial de operação por pessoal que perdemos e não houve como repor pela falta de onde treina-los, o Forrestal é grande é, mas teria sido uma boa compra, assim… Read more »

Angelo Nicolaci
Visitante
Angelo Nicolaci

Falta de dinheiro é na verdade falta de vergonha na cara do governo que mantem um bando de aspone que sugam um rio de dinheiro e não somam em nada a nossa nação