‘Prosub’ pode sofrer cortes já em 2010

sbr-scorpene

O relator da proposta orçamentária para 2010, deputado Geraldo Magela (PT-DF), vai propor um corte na verba destinada ao programa de construção de submarinos. Magela não adiantou de quanto será o corte, mas disse que poderá atingir R$ 800 milhões.

O deputado alega que a construção de um submarino leva de dois a três anos e que o valor previsto na proposta do governo de R$ 1,5 bilhões deverá ser gasto em três anos, por isso deverá destinar apenas cerca de R$ 400 milhões para serem gastos no programa no próximo ano.

Magela disse ainda que vai marcar reuniões com os ministros para saber “onde o corte vai doer menos”. “Quero saber onde eles vão chorar menos”, completou.

De acordo com o relator, o governo deixou pouca margem para as emendas parlamentares ao aumentar o volume de recursos para os ministérios. Também não não há previsão para o reajuste dos aposentados e dos servidores do Ministério Público e do Judiciário. “A estimativa de receita não dá nem para cobrir as emendas individuais. O rombo pode chegar a R$ 18 bilhões”, afirmou.

FONTE: Agência Brasil

Tagged with:
 

Se comentários » to “‘Prosub’ pode sofrer cortes já em 2010”

  1. Marcelo Tadeu disse:

    Isto é um absurdo democrático. Este infeliz que não sabe fazer um “o” com um copo, semi-analfabeto, pago pelos cofres públicos, que não entende nada de engenharia naval e não sabe distinguir uma popa de uma proa, é quem decide quando e como a MB deve construir um submarino. A democracia às vezes me enoja!!!!!

  2. McNamara disse:

    Prezado Marcelo. Observe o presidente da República, observe a candidata que ele apoia, observe o presidente do senado, observe os senadores… Seria uma indelicadeza dizer aqui, para onde iria o país, se dependesse exclusivamente dessas pessoas…é bem esse lugar que você pensou.

  3. Fábio Mayer disse:

    As “emendas individuais” são mais importantes, nota-se qual a preocupação desse imbecil.

    Submarinos que deveriam ser entregues em 2011 o serão em 2021, os de 2021 em 2075, e os de 2075 em 3177.

  4. Tocão disse:

    Tava demorando…

  5. Norberto Pontes disse:

    entenderam agora pq o país não deslancha???

  6. Alfredo.Araujo disse:

    “Norberto Pontes em 22 Set, 2009 às 10:00

    entenderam agora pq o país não deslancha???”

    Pq nao temos submarinos ???? hehe
    Brincadeiras a parte…

    Pq ele nao propoe cortes de gastos com salarios??

  7. Marcelo Tadeu disse:

    O Senado Federal, só o Senado, vai custar R$ 2 Bilhões para os cofres públicos, sem nenhum retorno para o país. Os US$ 30 Bilhões em reequipamento serão reenvestidos em TT, empregos e acesso a novas tecnologias. Vejam bem, não sou a favor de se acabar com o Congresso, sou a favor de que ninguém vote nas próximas eleições.

  8. CorsarioDF disse:

    Infelizmente esse é o País que temos!!!

  9. majunior disse:

    na moral, com todo o respeito q a minha patria merece, mais eu desisto! esse pais é uma vergonha!

  10. Clausewitz disse:

    Povo sem espinha dorsal, gera este tipo de gente!

  11. Alte. doenitz disse:

    É pessoal,

    A verdade é dura, mas é isso aí. Puro jogo de cena. O deputado que propõe o corte é da base aliada do governo.

  12. corsario01 disse:

    Pois é. Se assim for, podem anotar ai. Eu DESISTO.
    Vou passar a ler sobre esportes ou outros assuntos, por que decididamente, se isso ocorrer, não há como se pensar DEFESA neste país. É ______de ATURAR isso

  13. FERNANDO disse:

    Estes congressistas brasileiros,
    o que dizer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Paulo disse:

    E todos os planos de reaparelhamento vão por água abaixo.
    Alguém acreditou que em plena vespera de eleições os Deputados, Senadores e o próprio Lula iriam cumprir o seu dever para com a Defesa da Pátria?
    FX2 vai virar mirage 50 da venezuela, Prosub vai acabar rendendo uns Uboats e o exército vai cortar o resto do rancho….esse é o verdadeiro Brasil, não o dos Rafales, SNBs e outros quetais….

  15. RPiletti disse:

    Fecha a padaria que o sonho acabou.
    Isso é piada, é como começar e não saber se vai terminar. Barroso II – A Missão.

  16. Anker disse:

    Porque será que eu não estou surpreso???

  17. URUTAU disse:

    Caros senhores

    Eu ja havia postado esta materia ha 2 ou 3 dias atras fazendo um alerta a todos os caros amigos mas aparentemente ninguem demonstrou maior interesse quando postei essa materia que colhi do Congresso em Foco senhores se fosse feita uma investigação séria e autonoma pela Policia Federal sobre nossos politicos digo-lhes sem medo de errar 98 o/o seriam presos sumariamente

    SDS Senhores

  18. Borges disse:

    Isso é uma grande _______o q estao fazendo com as FFAA…
    queria que o Brasil retornasse a ditadura militar,porque talvez assim o Brasil começaria a andar pra frente,não so no quesito DEFESA,mas tambem no DESENVOLVIMENTO SOCIAL,ECONOMICO E POLÍTICO do país,ja que ele seria governado por pessoas que relamente se preocupam com o bem-estar da nação…
    Bem que aquele ultimo presidente militar(n lembro o nome) disse:”Voces irão sentir saudades”.E estamos sentindo msm
    Queria tanto que o Brasil voltasse a ser comandado pelos militares…alguem sabe se isso ainda pode se tornar realidade?Ou ja estamos completamente perdidos?
    Talvez com os militares no poder o Brasil teria mais domínio sobre a sua floresta amazôniza,onde todas as nações do mundo insistem que é internacional.
    Acho q so vao tomar vergonha na cara quando alguma Venezuela ou EUA da vida decidir invadir isso aki.Ai sim vao recorrer desesperados aos militares,que vao dar a vida usando estilingues e zarabatanas!!!:(

  19. Invincible disse:

    O Negócio é dar um golpe nesse país. Em seguida criar um sistema de educação eficiente. Depois de uns 20 anos e um povo inteligente da pra se implantar democracia no Brasil.

    O que da pra fazer com uma praga dessa. So matando mesmo!

  20. Renato Filho disse:

    Senhores, observem bem o nome deste “politico” GERALDO MANGELA, peço que lembrem-se desse nome na proxima eleição nem começamos efetivamente nossos submarinos e ja tem parasitas de olho no orsamento mais que mitigado dos submarinos,,, ACHO QUE NOS BRASILEIROS DEVERIAMOS NOS VALER MUITO MAIS DE NOSSOS DIREITOS DE VOTO NAS PROPOSTAS PROJETOS QUE SÃO DE INTERESSE DO POVO, AFINAL DEMOCRACIA Ñ É FEITO PELO POVO E PARA O POVO ????

  21. Samuel disse:

    Realmente! Os servidores do MP e do Judiciário ganham muito pouco e as emendas parlamentares não podem faltar em ano eleitoral. Ridículo esse cidadão!!!!

  22. Rodrigo disse:

    Huahuhauhuhuhu Brasil Brasil lá lá lá lá Brasil Brasil…
    Meu deus esse país é patético.

  23. Emerson disse:

    Marcelo Tadeu, você esta errado !!!! Nosso RESPEITADO SENADO irá custar mais de 3 bilhoes, e não 2 bi!! O congresso custa POR ANO, 7 BILHOES, e os nossos congecistas precisão das emendas particulares para manter SEU CURRAL ELEITORAL !!! Se redUzir pela metade a VERBA do congresso, sobraria 3,5 Bilhoes, dava pra manter TODOS os programas necessários do reaparelhamanto/desenvolvimanto tecnológico das nossas FFAA e de NOSSO BRASIL !!!

  24. Clésio Luiz disse:

    É isso aí. Estou organizando uma missão de limpeza no congresso, que envolve tortura e e execução por traição após julgamento sumário. Quem está comigo? :-P

  25. Flavio disse:

    Quem será que banca estes parlamentares??? fora, claro, as emendas parlamentares…

    impressionante, por isso continuamos uma país de terceiro mundo industrializado

  26. Marcelo L. disse:

    A Marinha deveria se mexer e colocar no projeto do pré-sal uma verba fixa para seu reaparelhamento que poderia ser usada apenas com compras e desenvolvimento de equipamentos.

    Como prelecionava um velho mestre, o direito positivo é simples, o complicado é o subjetivo. Mas, sobre a Marinha acredito que as verbas para ela são as menos ameaçadas…o corte se continuar os adiamentos será em outra arma.

  27. Alfredo.Araujo disse:

    “Clésio Luiz em 22 Set, 2009 às 12:01

    É isso aí. Estou organizando uma missão de limpeza no congresso, que envolve tortura e e execução por traição após julgamento sumário. Quem está comigo?”

    Pra q julgamento??? Não existem inocentes naquela casa !!!
    Uma bomba, de preferencia NAPALM, poderia acabar com os nossos problemas!!

  28. Victor disse:

    Caro Renato Filho, infelizmente esse elemento é deputado pelo DF, é do Partido Talibã do mesmo nível de Palocci, Genoino e Dirceu, só se elegeu devido aos eleitores radicais do PT. Acredito que o Odebrecht pisou na bola e esqueceu de “conversar” com o Magela, ainda tem tempo.

  29. Carlos disse:

    Essse p_rra nao passa de ___________!!!

  30. Braziliano disse:

    Interessante!

    Tem uma pessoa aqui que adora defender o atual governo e é tão prolixo nos seus textos, bem escritos reconheça-se.

    Onde estará? Alguém viu?

  31. Leigo disse:

    Gente isso é vergonhoso …

    Mas cai entre nós …
    Vocês já não esperavam por isso ?
    Eu só não achei que seria tão cedo. É muito descaramento.

  32. ARC disse:

    É senhores ano que vem é eleitoral e submarino não dá voto. Podem se preparar para os cortes nas 3 Forças, se é que dá para cortar mais. O que me deixa inconformado é um presidente com uma aprovação de 60% (me corrijam se estiver errado) não tem coragem de se impôr.

  33. lucas lasota disse:

    Hum…depois dizem que haverá orçamento dedicado. Assim sera também com o rafale, com o urutu 3, com as novas escoltas, com o opalão, etc, etc

  34. Marcelo Tadeu disse:

    Corrigindo o nosso ilustríssimo deputado, não é: ” O rombo pode chegar a R$ 18 bilhões” é o ROUBO poderá chegar à R$ 18 bilhões!!!

  35. Douglas disse:

    é a velha história.

    A despesa corrente, diga-se folha de pagamento de funcionários só faz crescer…
    é isso… a conta vai estourar e tem que sair de algum lugar.

    O END foi apresentado com a habitual competencia de markenting desse governo marron, mas o principal, verba, ficou de fora. A proposta para aumentar a parcela de investimento foi esquecida e os contingenciamentos vão perdurar.

    Por isso tem que dar Gripen para a FAB…

    nao temos din din para outro avião com custo operacional elevado… ou vamos continuar a ter FA’s de desfile??? não basta comprar o avião tem que ter dinheiro para investir em treinamento, muito treinamento.

  36. Marcelo L. disse:

    Vamos destrinchar o que Magela falou para tentar entender o quanto o Congresso Brasileiro está fora da realidade:
    1- Ele promete um orçamento sem ficção, oras como ter certeza absoluta de quais serão despesas e receitas, a frase correta seria deverá ser o mais real possível;
    1a – Se continuarmos políticas anti-cíclicas contra o desaquecimento da economia global, os expertos do congresso esqueceram que o superávit tem que ser menor, é básico,
    2 – As emendas parlamentares são uma excrescência, todo congressista é a favor, como se o votassemos no parlamentar para ser executivo,
    3 – O projeto do Sub não está no PAC, se ele mesmo diz que as obras do PAC não serão cortadas,
    4 – O projeto subnuc é financimento de empréstimo pelo que sei do próximo ano, apesar do caixa ser único a verba é relativamente carimbada,
    5 – Próximo ano é eleição, ele como o resto da comissão querem um agrado, todo ano é essa palhaçada desde o Collor, essa comissão todo governo dá problema quando não escândalo.

  37. Marcelo Ostra disse:

    bom, o que diria agoras aqueles que adoram chamar os outros do çindrome do vira lata

    como tem gente que acredita nos duendes ….

    Cume mesmo deveriamos construir 45 naes aqui ….. kkkkkkkkkkkkk

    A realidade eh outra coisa …. palavras bonitas em posts não bancam FA de ninguem ….

    MO

  38. Guarda Marinha disse:

    Caro Borges,

    O Gal Figueiredo foi o ultimo presidente militar, e realmente sentimos muito a sua falta, não somente pelo vilipêndio que a nossa democracia vem sofrendo pelos ‘dignos representantes politicos’.
    O Brasil esta sendo ‘roubado vergonhosamente’ e vemos somente politicos e magistrados sendo beneficiados.
    As FAs projetam, se esforçam e na hora que deveriam dar inicio aos projetos delineados, os politicos dão o contra, alguns destes se esquecem que o investimento na area de defesa gera empregos direto e indereto para nossos compratiotas, e nos capacitam a defender as nossas riquezas, espera o que de politicos que mantém apenas o compromisso com as mazelas de nosso povo para assim poderem manter os seus ‘currais eletorais’.
    Os militares cometeram muitos equivocos durante seus periodos de governo, mas a anarquia institucional não entra neste rol.

    Atc,

  39. Guarda Marinha disse:

    Da maneira como estes politicos adminstram a nossa defesa, continuares a adquirir equipamentos de oportunidade, tais como os MIRAGEM 2000, blindados Leopard, navios na reserva ou baixados em outras esquadras.
    Falta sempre dinheiro para investir nas FAs, mas nunca falta dinheiro para as verbas de gabinete dos politicos, orçamento enxuto para suas regias mordomias, enquanto isto nossos militares ficam a verem ‘navios fantasmas’, dai a origem da enorme quantidade de oficias e praças que optam por darem baixa, afinal não há reconhecimento por parte dos politicos e tampouco da sociedade.
    Atc,

  40. RODRIGO disse:

    Infelizmente, o General de Gaulle estava certo…..!!!!

  41. Guarda Marinha disse:

    O BRASIL NÃO É UM PAIS SERIO…

  42. Roberto CR disse:

    Braziliano em 22 Set, 2009 às 13:39

    Deputado não é governo. É poder legislativo. Pode até prestar o que se chama de suporte, apresentado na imprensa como bancada, mas não é governo, não tem poder de dar canetada sozinho.

    Melhor separar os bois. Aliás, é interessante ver que muitos aproveitam uma bobagem dita por um deputado padrão brasileiro (de baixíssima qualidade), pra falar mal do governo. E é falar mal mesmo, porque crítica exije mais análise do que se apresenta por aqui ultimamente.

    Na falta do que falar, ou de capacidade de argumentar, usam-se as pedras.

  43. Fernando disse:

    Bem, senhores, ao invés de choramingarmos nos posts, passemos o recado diretamente ao ilustríssimo F@$% da P%$# de nosso representante parlamentar (claro com o devido respeito as damas que exercem seu ofício nas ruas).

    http://www.magela13.com.br/index.php?option=com_contact&catid=12&Itemid=39

    Já passei meu desabafo para o referido Sr.

    Alguém mais se habilita?

    Abraços.

  44. Braziliano disse:

    Caro Roberto CR.

    O deputado em questão é do PT.

    O presidente lula (nefasto II) é do PT.

    O senador mercadante, do PT, vem impedindo a votação, creio que de uma lei, que proibirá o contingenciamento de verbas das nossas FF.AA.

    Porque será que esse deputado e o senador agem assim?

    Não seria uma tática diversionista. O nefasto II assopra e os seus fiéis janízaros mordem? E nossas (não dos traíras marxistas) FF.AA. vão morrendo à mingua … lentamente!

    Saudações quilombolas e farc_ianas!

  45. Roberto CR disse:

    Braziliano em 22 Set, 2009 às 15:55

    Pra isso que você afirma acontecer ( O nefasto II assopra e os seus fiéis janízaros mordem?), eles teriam que combinar com os russos.

    Braziliano, não tem bobo no Congresso. Entendo o que diz, mas para que este esquema funcione os outros deputados e senadores deveriam ser surdos, cegos e mudos. A coisa não é tão simples, não dá pra morder e assoprar sem que ninguém veja e reaja. E esse é que deveria ser o espírito mesmo do congresso, a soma dos componentes construindo a ação do corpo (instituição). Pena que a maioria dos componentes do nosso congresso é bichada.

    E as forças armadas morrem a míngua por conta do que fizeram no passado, goste-se ou não dessa justificativa. Perderam a confiança da classe política (que tem a chave do cofre), e vivem de remendos e favores atualmente. Deveriam usar a existência do MD para ganhar força e espaço, mas como toda semana tem um general dando indireta sobre os planos do governos para as armas (como se eles mesmos não tivessem participado da elaboração dos planos), fica difícil melhorar, achar apoio. Fora o ponto central: nunca tivemos doutrina, o que não conta a favor da propalada competência dos militares brasileiros.

    Abs

  46. mahan disse:

    O Sr MAGELA é DEPUTADO FEDERAL pelo PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), comandado pelo ILETRADO.

  47. Roberto Carvalho disse:

    Não adianta as FFAA. planejarem, virá sempre um congressista para impedir que se construa os equipamentos necessários para o reaparelhamento. Sigo os colegas acima:

    Se isso ocorrer, eu desisto de acompanhar o teme “defesa” nesse país.

  48. Hornet disse:

    Cortes deste tipo é uma coisa normal, pois a previsão orçamentária depende da arrecadação do ano anterior (e este ano tivemos a crise e tal). E não será apenas no prosub que existirão cortes, será no Orçamento como um todo, para as várias áreas. Na verdade trata-se de readequação do orçamento. Isso acontece até na prefeitura da cidade de cada um de vcs.

    No caso específico do Prosub, o que deveria estar sendo discutido é se haverá atrasos devido a isso.

    Creio que não, pois no cômputo geral o valor a ser investido será mantido. E essa preocupação está clara na fala do deputado:

    “O deputado alega que a construção de um submarino leva de dois a três anos e que o valor previsto na proposta do governo de R$ 1,5 bilhões deverá ser gasto em três anos, por isso deverá destinar apenas cerca de R$ 400 milhões para serem gastos no programa no próximo ano.”

    Além disso, por ser um projeto longo, vc pode tirar de um lado em um ano e completar o que faltar, para este mesmo ano, com a verba proveniente de outra fonte (como a verba do empréstimo externo. Foi pra isso que fizemos o finaciamento externo, aliás. E a maior parte da verba vem deste financiamento externo, não podemos nos esquecer disso. A parte do Orçamento da União é apenas uma contrapartida). Para se entender o funcionamento das verbas para o prosub, deixo aqui algumas informações e dados que retirei do site da DCI:

    “No começo de setembro, o Senado aprovou os dois projetos de resolução que autorizam a União a obter empréstimos externos no valor total de R$ 17,0 bilhões, dos quais cerca de R$ 12,1 bilhões para a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro, acompanhado de quatro submarinos convencionais, e cerca de R$ 5,1 bilhões para a construção de 50 helicópteros de transporte EC-725, da Eurocopter. Conforme os termos do acordo em fase de preparação, pela Comissão de Financiamentos Externos, a aquisição dos helicópteros, juntamente com apoio logístico inicial terá o empréstimo do Société Générale no valor de US$ 2.409.962.616 e contrapartida de US$ 108.225.110.

    O Congresso também já aprovou a proposição no valor de R$ 305 milhões, em crédito especial para viabilizar o pagamento de parcela do down payment, para a produção e aquisição de 50 helicópteros de médio porte de emprego geral das Forças Armadas – Projeto H-X BR. Neste caso, a abertura do crédito solicitada pelo Ministério da Defesa foi viabilizada por meio a conta de anulação parcial de dotação orçamentária desta Pasta.

    O projeto de lei de abertura de crédito para o Prosub ainda não tem designado relator e o prazo de apresentação para emendas termina no dia 14. A expectativa, conforme programação da Comissão é vê-lo votado até o dia 4 de outubro. Os recursos de créditos especiais servem para o governo cobrir despesas as quais não há dotação orçamentária específica e deve ser encaminhado ao Congresso pelo Presidente da República através de Projeto de Lei.” (Fonte: DCI Comércio Exterior)

    Ou seja, o Prosub já computa coisas semelhantes (emendas orçamentárias), uma vez que sabe que o Orçamento da União de 2010 ainda precisa ser revisto e votado no Congresso.

    Se for destinado apenas 400 milhões, provenientes dos recursos da União, como propõe o Deputado, o Prosub pode dar seguimento sem maiores dificuldades por meio da verba do empréstimo externo e por meio da linha de crédito especial aberta pelo Executivo. E nos anos subsequentes inverte-se a situação, com mais verbas provenientes do Orçamento da União e menos das demais fontes. É readequação de verbas. Não vejo nada demais nisso.

    Destacando o ponto que acho importante para enteder o assunto:

    “Os recursos de créditos especiais servem para o governo cobrir despesas as quais não há dotação orçamentária específica e deve ser encaminhado ao Congresso pelo Presidente da República através de Projeto de Lei.”

    Esse negócio de Orçamento da União é uma coisa complicada, e não é uma conta de 1 + 1 = 2. Não é bem assim que funciona.

    abraços a todos

  49. Flal disse:

    O mais incrivel é que recebemos determinação dos oficiais generais para mantermos o “moral da tropa” elevado.

    Agora eu pergunto:

    Como??????????????

  50. Hornet disse:

    E só pra lembrar também: o Orçamento da União votado em um ano, referente ao ano seguinte, é apenas uma previsão orçamentária. Se a arrecadação aumenta ou dinimui ao ano que ele se refere de fato, o Orçamento muda. E além disso, não se trata de imposição de verbas. O legislativo não pode impor a verba que o Executivo irá investir e nem tão pouco direcioná-la. Trata-se, como eu disse, de um reodernamento de verbas.

    O que significa o Orçamento da União para quem, por ventura, não saiba:

    “O orçamento da União sintetiza a definição das prioridades de gastos do governo e das formas como os recursos necessários para custear essas prioridades serão arrecadados por meio de tributos.”

    Como se vê, é focado em arrecadação por meio de tributos, não leva em conta outras fontes, como créditos especiais e nem financiamentos externos.

    enfim…segue o barco…quer dizer, o submarino…hehehe

    abraços a todos

  51. Marcos disse:

    Se alguns não votarem em ninguém outros votam e aí não teremos influência no resultado. Acredito que se marcarmos muito bem aqueles que são contra os interesses da nação e não votarmos nele teremos mais influência no resultado.
    Sugiro que os nomes dos políticos que não representam os interesses do país sejam constantemente lembrados aquí e em outros blogs.
    E que os bons também sejam lembrados.
    Um abraço a todos.

  52. Marcelo L. disse:

    Até cortei os nomes e partidos por que é tudo igual, mas os políticos encontram grana e forçam o governo quando querem, vai ter uma farra de 1 bi para as prefeituras por causa da crise, todos os órgãos tem que cortar verbas, agora quem ler quem são as prefeituras quebradas em sua maioria não tem nem como existir por viverem do fundo de partipação…assim não dá e todo ano vêm um relator falando em orçamento deve estar dentro da realidade, agora vai o texto retirado do blog do distinto senador:

    O líder dos xxxxx (xx) exigiu do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AM), que reúna os líderes partidários a fim de votar, ainda nesta semana, o projeto que libera a segunda compensação – R$ 1 bilhão – para os municípios brasileiros. Caso o Senado não vote a matéria ainda nesta semana, os xxxxxxxxxxxx vão obstruir a pauta de votações. O partido já tem o apoio do xxxx.

  53. Baschera disse:

    Uratau,

    Não me manifesteai antes, mas li seu recdo sim. Leio sempre.
    Assim como eu mesmo sempre destaco aqui, existe uma coisinha que é imprescindível para as FFAAs…… dinheiro.
    Nem terminou o ano e já começou a temporada de cortes, sempre onde não deve haver, claro, o destes políticos está garantido no final do mês, haja o que houver.

    Entendem agora, quando digo que este negócio de END, Pré-Sal, PAC, PEAs….. compra de Rafales, e por aí vai…é só para ingles ver ??

    Continuamos e continuaremos sempre comprando merrecas, em contagotas, material usado em 80% e novo em 20%, etc, etc….

    M.Ostra,

    Pois é, cade os que defendem os 45 NAe para a MB, mais 50 escoltas, 35 subs SSK e mais 15 SubNuc….. decerto estão viajando para o exterior….. gastando os dólares…. hahahaha……

    Vampiro Brasileiro…PUTZ….PUTZ….

    O último que sair, apague a luz…… enchi o saco !!!

    Sds.

  54. Marcelo Ostra disse:

    É Basque

    Complementando o Vampiro Brasieiro

    “Se eu quere eu si transformo num duende e ….”

    “Num creu neu, se finouse”

    Bento Oncerio, vampiro Marinheiro

    Mas olha que daquiapouco eles se manifestam ….

    Abs
    Mod MO

  55. Challenger disse:

    Começou a Palhaçada, depois me chamam de pessimista.
    `
    Provavelmente esse Deputado vai sugerir que o dinheiro seja usado pra alguma “obrinha” eleitoreira nas suas bases.

  56. emilson disse:

    Ja imaginava algo parecido, o maior problema é que esse dinheiro se for realmente for cortado, tomara que ele nao consiga aprovar essa emenda, não vai nunca ser usado para o povo, vai ser usado pra essa corja de vagabundos a maioria , viajar colocar parentes pra mamar nas tetas com nosso dinheiro e acima de tudo se voces não perceberam o o excelentissimo Lula está tentando apenas se mostrar e se promover para a opnião publica tentando colocar mais um do imundo petista e guerrilheiro (a candidata dele, ver a ficha da infeliz) para mandar e continuar por um bom tempo esconder a sujeira embaixo do tapete, porque se outro partido ganhar as eleições a sugeira vai ser tanta que a moral que o Brasil conseguiu vai ficar la embaixo no mundo, pena que quem sofre com a má vontade deles sao as forças armadas que lutam para manter a soberania desse pais rico….. é lastimável .

  57. Jairo disse:

    “Flal em 22 Set, 2009 às 18:37

    O mais incrivel é que recebemos determinação dos oficiais generais para mantermos o “moral da tropa” elevado.

    Agora eu pergunto:

    Como??????????????”

    Simples, muito simples: Imprime a explanação do Hornet, coloca a tropa em forma, leia, e pronto, tá resolvido.kkkkkkkkkkk

  58. Hornet disse:

    Pessoal,

    eu sei que é mais fácil ficar chorando pelos cantos, pois o espírito de carpideira é grande aqui.

    mas quem quiser e tiver realmente interesse (interesse real no assunto, e não apenas ficar chorando pelos cantos) em saber o que de fato representerá o provável corte (na verdade é um remanejamento) da verba dos subs, aconselho ver o vídeo abaixo, que é a entrevista na qual o Magela explica o caso. O vídeo dura uns 15 minutos, ele aborda o caso dos subs por volta dos 3:54 minutos (mas vale a pena ver até o final, para se entender a lógica do Orçamento da União):

    http://www.correiobraziliense.com.br/page/214/videos.shtml#video_61101

    volto a afirmar: não afeta em nada o prosub, pois é um remanejamento de verba. E ele ainda reafirma o caráter prioritário dos subs.

    não dá pra ficar comentando superficialmente as coisas, ou se basear exclusivamente em notas informativas mais superficiais…aí fica dífícil né pessoal!!!

    A não ser que queiram tirar a carteirinha de carpideiras profissionais…se for isso, então beleza! Chorem à vontade. O choro é livre…hehe

    abraços submarinísticos a todos

  59. Hornet disse:

    Jairo,

    tenho uma opção melhor: mostra o vídeo que postei acima para a tropa, até porque a tropa é formada por cidadãos que têm o direito de saber como se monta e se vota um Orçamento da União.

    Eu entendo o que o Flal fala. Mas tal coisa acontece mais por falta de informação concreta (de todos nós, não estou me referindo a ele, de forma alguma) do que por qualquer outra coisa.

    Vem uma nota, o blog publica (tudo bem, está correto isso), e todo mundo começa a chorar, pois são carpideiras profissionais. Chorar é mais fácil que pensar.

    Minha posição sempre foi diferente aqui. Procuro entender o que está acontecendo. Não tenho vocação pra carpideira (hehe). E se não acho uma lógica inicial (não sou especialista em orçamentos, mas sei procurar as informações), vou pesquisar até achar ou até entender a lógica das coisas. Pois acho que o blog não é um muro de lamentação, mas sim um espaço de informação. De troca de informações. E participar do blog, no meu modo de ver, é contribuir para aprofundar a discussão e para ampliar a informação.

    abraços

  60. Hornet disse:

    em tempo: o vídeo que postei está aguardando moderação, pois tem o link e essas coisas…mas em breve libera.

  61. DjBa disse:

    Hornet,

    Parabens, pelos seus comentários. Como acompanho, mesmo que de longe, como é implementado o orçamento de um órgão público vejo em suas palavras a mais perfeita lógica. Infelizmente, as pessoas não entendem que orçamento público não é planejado e executado de forma cartesiana e que existem vários artifícios legais para se chegar ao objeto final, neste caso o Prosub. Se não estou enganado, não havia sequer dotação orçamentária para o Prosub este ano, a qual já está em processo de aprovação.

    Sds

  62. Braziliano disse:

    Os que continuam no papel de defensores do indefensável, fariam um grande favor se respeitassem a inteligência dos demais participantes deste blog.

    As mensagens emocionais da maioria, refletem o que os participantes honestos perceberam:

    A desonestidade e facilidade com que os deputados de orientação marxistas achincalham as FF.AA. Obviamente com o beneplácito do nefasto II. Que é quem manda! Afirmação dele!

    Aí vem os janízaros tentarem “tapar o sol com a peneira” com explicações looooooooooongas, o que só demonstra um eruditismo servil a uma ideologia doentia.

    Leis e regras conflitantes como temos, abrem a porta para a atuação dos desonestos. É isso que é a realidade. Nada a ver com burocracia. Tem a ver com canalhice.

  63. Frederico Augusto Marques disse:

    Calma pessoal! O deputado Magela (PT) está tentando barganhar alguma coisa. De qualquer forma o presidente pode vetar o corte na LDO/LOA se assim entender, ou depois pedir suplementação orçamentária para o programa. Em ano eleitoral um corte no tão anunciado PROSUB colocaria o canditado do presidente em uma situação de desmoralização, por isso, não acredito que isso ocorrerá. Os deputados sabem que Jobim (MD) tem grande influência e apoio junto ao Ministro do Planejamento, portanto como a matéria está na mídia, estão usando isso para negociarem alguma emenda parlamentar. Essa notícia da agência brasil não teve repercussão alguma nos jornais que fazem oposição ao governo (O Globo, Folha etc.), portanto não vejo muita importância neste fato. Parece mais pirraça do pessoal financiado pela Krupp, que depois de perderem o jogo, agora tentam irritar os adversários.

  64. Jairo disse:

    Tá bom grande guru, vou passar o video pro alto-comando do EB, já que eles cortaram o expediente sem motivo, e ano que vem certamente ninguém terá problemas.

  65. Noel disse:

    Hornet, com certeza não faltaram recursos para o programa de construção dos Submarinos, mas o orçamento da MB deve sofrer algum corte, prejudicando ainda mais a já complicada operacionalidade da Força, sendo que as outras duas Forças devem também ter seus orçamentos cortados. Respeito sua opinião, mas vc deve convir que a situação, e perspectivas, não são nada boas.
    Sds

  66. Dalton disse:

    Só dois ou tres anos para construir um submarino? Os que temos levaram bem mais.

    Os futuros Escorpenes deverão levar ao menos 4 anos, desde que nao aconteça o que aconteceu com a CV Barroso.

    sds

  67. Washington disse:

    Como alguém sem o preparo técnico adequado pode ser relator de uma proposta tão importante e que diz respeito a segurança nacional? Notem que entre as justificativas do corte estão as emendas pessoais dos parlamentares, isso é clientelismo explícito e o autor é membro de um partido que se dizia diferente dos outros.

  68. Guarda Marinha disse:

    Hornet,

    SEUS COMENTARIOS AUXILIAM A COMPREENDEMOS ESTE TEMA ACRE..
    Tomara que os politicos tenha esta visão na hora precisa de atuarem sobre o orçamento.

    Atc,

  69. Nunão disse:

    Hornet (caso ainda passe por aqui):

    Só pra esclarecer de uma forma meio simplificada – independentemente das explicações de como funciona o orçamento da união, o problema é mais técnico e está aqui:

    “O deputado alega que a construção de um submarino leva de dois a três anos e que o valor previsto na proposta do governo de R$ 1,5 bilhões deverá ser gasto em três anos, por isso deverá destinar apenas cerca de R$ 400 milhões para serem gastos no programa no próximo ano.”

    O início de produção de um meio naval depende de encomendas, bem antecipadas, de materiais que levam mais tempo para serem produzidos (normalmente motores diesel, eixos, entre outros), para que, no momento em que devam ser instalados, estejam prontos. Por isso a verba destinada ao primeiro ano costuma ser bem maior, e não menor (ou igual) às demais.

    Assim, se realmente acontecer o corte, o dinheiro para dar início a essas encomendas vai ter que aparecer de algum lugar. Uma possibilidade é aparecer puxando o cobertor de outra área da Marinha. Uma história que a gente já conhece e sabe onde dá. E se não aparecer, o cronograma otimista vai pro espaço antes mesmo de começar. Outra história que a gente já conhece e também sabe onde dá.

    Enfim, a questão é essa, não dá pra dar jeitinho no orçamento em relação a isso. O jeito é esperar que aconteça algo que a gente não conheça do nosso espaço da experiência. Mas isso não está exatamente no meu horizonte de expectativas (só pra fazer referência a um alemão, já que o assunto é de subs, hehe)

    Saudações!

  70. Hornet disse:

    “Os que continuam no papel de defensores do indefensável, fariam um grande favor se respeitassem a inteligência dos demais participantes deste blog.

    Não tem problema, não. Os submarino não precisam de vc pra serem construidos e operarem.

    abraços

  71. Hornet disse:

    Nunão,

    cheguei quase agora da defesa (aquela de mestrado, que te falei) sobre o samba do Estácio. Muito boa inclusive, fiquei até supreso. Acheio que este assunto já estava encerrado, mas pelo visto ainda rende…legal isso!

    Sobre o sub, o equívoco seu e da maioria aqui é pensar apenas na graninha do Orçamento da União…esqueceu que tem o cartão de crédito!!!

    Os 400 mérreis é do impostinho nosso de cada dia…isso não dá pra nada mesmo (o total a ser investido no ano que vem é 1,2 merréis). O grosso vem do cartão de crédito. O financiamento francês, lembra?

    o nosso dinheirinho é só contrapartida (os 1,2 merréis). É normal este tipo de coisa. Por isso que pedimos (exigimos, ou sei lá…) o financiamento pra França.

    abração

    ps. Estou com o Estácio na cabeça. Lindos aqueles sambas, não?! Toca algum deles? Cheguei a tocar Noel e Isamel…mas faz tempo.

  72. Hornet disse:

    ops! “(os 1,2 merréis) = dos 1,2 merreis. Os 400 contos e tal…cerca de um terço..enfim, acho que vc já entendeu.

  73. Garreau disse:

    É Nunão, Galante…

    Do mesmo jeito que acontece na marinha, ao sabor das conveniências, navio e seus tripulantes são uma abstração quando demonstram suas necessidades, passam a ser relevantes se e quando, a duras penas, conseguem “destaque na mídia” e, logo logo, voltam à realidade do “cobertor curto”.

    Não há nada errado em ser ambicioso. O que é difícil demonstrar é que a ambição dos planos não pode ser desconectada da realidade. E a realidade é mais complexa e preocupante do que os press release fazem entender. “Na prática, a teoria é outra”.

  74. Nunão disse:

    Hornet,

    “Sobre o sub, o equívoco seu e da maioria aqui é pensar apenas na graninha do Orçamento da União…esqueceu que tem o cartão de crédito!!!”

    Apenas deixando claro que eu não estou cometendo esse equívoco. Não esqueci do empréstimo, e a “graninha” do orçamento da União não é assim tão pequena. O que muita gente esquece (ou muitas vezes não está interessado em saber) é como funcionam as fases de construção de um navio militar ou submarino. Sem isso (que foi o que acrescentei, bem superficialmente, à discussão), o debate fica etéreo.

    Saudações!
    PS – o máximo que estou me aproximando do samba é o samba-rock, atualmente. A maior parte do meu repertório atual é funk-soul. Estamos agendando uma pá de shows em outubro / novembro, depois aviso você, caso coincida de passar por São Paulo.

  75. Hornet disse:

    Nunão,

    desculpe-me pelo “erro” (escrevi ontem quando estava meio cansado, tinha acabado de chegar de viagem e tal, não foi minha intenção, desculpa mesmo!).

    seu comentário é pertinente, sem dúvida. No entanto, é preciso levar em conta que temos a verba do financiamento que não entra neste cálculo do orçamento da União, e que também não é pouca (aliás, é o grosso da verba. O finaciamento é o grosso da verba).

    E fora isso (chegou a ver o vídeo?), o Magela (ele diz isso claramente) não está propondo corte, no caso específico do sub, mas redirecionamento, remanejamento. E isso é normal dentro de previsões orçamentárias. Já participei de discussões semelhantes na câmara Municipal de minha cidade, e tais coisas acontecem todo ano. É super normal e corriqueiro.

    Ele fala em corte para outras áreas, incluindo para a verba destinada aos próprios deputados e senadores, que têm 10 milhões cada um para propor emendas no orçamento e o Magela quer cortar para 8 milhões cada um (entre outros casos que ele comenta).

    No caso do sub ele é claro: remanejamento. É que a manchete dada pela agência Senado induz a erro de interpretação. Sem falar que ele citou o sub como um exemplo. Poderia ter citado o FX2, e aí a notícia estaria no aéreo, com a mesma má interpretação da maioria dos leitores. Enfim…

    Existe, segundo o relator do Orçamento, cerca de 1,5 bilhões destinados aos subs para o ano que vem (isso só do orçamento da União, sem levar em conta o empréstimo com a França). Mas a previsão de gasto efetivo, o que se vai gastar de fato no ano que vem com o sub é bem menos que isso. Essa verba é o total do que foi aprovado no Congresso, o que não quer dizer que vá ser gasta toda ela em um ano, entende? Sendo assim, ele disse que renanejaria esse orçamento, retirando uma parte dela (da verba do prosub) referente a 2010 e jogando para 2011 ou sei lá, pra quando fosse necessário.

    Que fique claro aqui: não se está tirando dinheiro do prosub. Não é isso. Até porque dinheiro aprovado no Congresso para um projeto precisa ser gasto necessariamente neste projeto. Não existe nenhuma possibilidade legal de retirar um dinheiro de um projeto e passar para outro. Isso é ilegal, pois trata-se de verba carimbada (destinada para um projeto e apenas ele). O que o Magela propõe, pra simplificar a explicação, é soltar o dinheiro de acordo com a necessidade e não deixá-lo disponível sem a previsão efetiva do gasto no ano corrente.

    Acho que a fala do Magela no vídeo esclarece perfeitamente este ponto que acabei de falar.

    Já sobre as encomendas a que vc se referiu, nada impede de serem feitas, quando forem necessárias. E ainda lembro que estamos na fase de começar a construir estaleiro, a base e essas coisas….não estaremos construindo o sub propriamente dito em 2010. Enfim…

    O que de fato existe aqui – e foi por isso que disse que eu entendia a preocupação do Flal (no caso dele não foi choro, foi uma preocupação honesta de quem realmente se preocupa com a MB) – é que gato escaldado tem medo de água fria. Quando se olha para o passado recente das FAs, qualquer manchete de jonal que tenha a palavra “corte” assusta todo mundo. Eu entendo isso. Mas neste caso específico dos subs precisa ser elucidado melhor. E o único jeito de se entender de verdade o que está sendo proposto é ver o vídeo com a fala do Magela. Sem isso, não se entende a situação (e aí começa a choradeira…kkkk).

    abração

    ps. Manda os informes dos shows pra mim, mesmo que não possa ir, eu repasso para os outros amigos. Todos que vc mandou eu repassei.

  76. Nunão disse:

    Hehe, Hornet, você definitivamente não dá o braço a torcer…

    De qualquer forma, não me custa nada torcer para que você esteja certo, e sinceramente prefiro estar errado nesse aspecto (do contingenciamento). Apenas acrescento que, dependendo do equipamento a ser instalado num navio, a encomenda tem que ser feita bem antes do batimento da quilha (no caso dos novos subs, antes mesmo da pedra fundamental do tal estaleiro).

    O único consolo, nesse aspecto, é que a primeira unidade vai ser construída na França.

    Saudações!

  77. Hornet disse:

    Nunão,

    hehehe…não se trata de dar o braço a torcer, mas acho que vc já entendeu a situação que está ocorrendo de fato (e não quer dar o braço a torcer também…hehehe)

    e não é consolo, o fato do primeiro ser contruído na França só corrobora com o que eu estava dizendo acima. Não é verdade?!!!

    abração

  78. Nunão disse:

    Hornet, é um consolo sim. Sem dinheiro, nem aqui nem na China, quer dizer, nem na França. Pois não se deve esquecer um detalhe: que não se deve encomendar equipamentos cada vez para um sub, depois pro próximo, depois pro outro, a conta-gotas conforme o dinheiro sai, se não o ganho de escala vai pras cucuias. Aí o primeiro até sai, o segundo atrasa, o terceiro acumula, e por aí vai.

    Mas como braço torcido deve doer, vou poupar o meu, e você poupa o seu também, hehe.

    Sobre os shows, pode deixar que aviso.

  79. Garreau disse:

    Princípio do que seria a Doutrina Gates (SecDef dos EUA):
    “Pare de tentar comprar o futuro quando você não consegue pagar o presente.”

  80. Hornet disse:

    Nunão,

    mas vc é dureza, hein?…hehehe (Brincadeira, não leve a sério!!!)

    Se para o ano que vem a previsão de gastos no prosub era de, por exemplo (estou chutando, só pra exemplificar) 500 milhões provenientes do orçamento, a verba disponível para o prosub será de 500 milhões em 2010. Este é o ponto. Não vai afetar em nada o que já estava programado para o ano que vem.

    E essa previsão de gastos não mudará e os recursos estarão mantidos (na medida certa). Como será gasto isso eu não sei. Se será gasto na construção do estaleiro, na encomenda de equipamentos, no pagamento da DCNS, ou na compra de perfumes para a Carla Bruni eu não sei. Só sei que, pela fala do Magela, fica claro que não haverá corte nenhum. Não se está tirando dinheiro do prosub. Volto a dizer: é um remanejamento. Esta-se disponibilizando o que já estava previsto para ser gasto (quem fez essa previsão de gastos anuais certamente foram a MB, as empresas etc., que suponho que devam saber também desses detalhes que vc colocou) e nada a mais. E é claro, nada a menos também. Ou vc acha que vamos gastar os 6 bilhões de euros do prosub em um ano? Essa grana toda é para ser gasta em 10 ou 15 anos. E ainda teremos um prazo de, salvo engano, mais de 20 anos para pagar o financiamento feito. Ou seja, é coisa pra médio e longo prazo.

    A verba que o Congresso aprovou noo mês passado para os subs, de 1,5 bilhão, não foi aprovada para ser gasta toda ela em 2010. Ela foi aprovada para o programa como um todo. Se a necessidade de gostos efetivos for de 500 milhões em 2010, o prosub terá os 500 milhões. Se em 2011 precisar de 800 milhões, terá os 800 milhões e assim por diante. O dinheiro vai sendo liberado de acordo com a necessidade real de gasto. Não haverá dinheiro na “poupança do prosub”, guardado, mas para pagar os gastos haverá… é isso que o Magela está propondo fazer.

    O Orçamento da União vive das arrecadações anuais. Cada ano tem seu orçamento. Pra que alocar 1,5 bilhão para o ano de 2010, e aí tirar dinheiro de outros projetos, se o prosub só gastará 500 milhões? Entende? Em 2011, com outro Orçamento da União, disponibiliza-se o que for gastar em 2011 e assim por diante. Cada ano, um orçamento da União. E cada ano, o prosub terá seu verba necessária. Mas ano a ano e não tudo de um vez.

    Não adianta nada alocar para Orçamento de 2010 uma verba de 1,5 bilhão para o prosub, sendo que só será gasto de fato uma parte deste dinheiro. O restante retornaria aos cofres públicos depois, do mesmo modo. E o que está sendo proposto é um reordenamento de verbas para equilibrar todos os projetos do país, pois não existe apenas os submarinos a serem feitos no Brasil, existe uma infinidade de outros projetos. E a idéia é atender a todos os projetos.

    Não estamos exatamente com falta de recursos no orçamento, não se trata de falta de dinheiro, o que estamos é com o Orçamento desorganizado. O que está sendo proposto pelo relator é uma organização do Orçamento de tal modo que permita atender a todos os projetos e programas do Brasil de 2010, de modo concreto. É só isso.

    Em nenhum momento ele (Magela) e nem ninguém falou em suspender o prosub, em cancelar, em atrasar o programa, em cortar verbas do programa, em diminuir o orçamento do programa…nada disso. É só uma reorganização das verbas: o que for gasto em um dado ano estará disponível. E o que não for gasto, não estará. A conta é essa. E só essa.

    abração

  81. Nunão disse:

    Ok, Hornet, só falta combinar tudo isso com o resto dos envolvidos (parafraseando o Garrincha). Parabéns pelo post. Sei como funciona o orçamento, mas como há leitores que podem não saber, seu comentário será útil (se deixarem de lado as partes que eu não concordo, é claro…rsrsrs)

    Saudações! (mas sem cumprimentos, para não dar o braço a torcer)

  82. Hornet disse:

    Nunão,

    só pra gente encerrar o assunto: a matéria do post é sobre um provável corte no orçamento. A matéria se baseia na fala, na declaração do Magela. A origem da matéria é a fala do Magela, a entrevista do Magela.

    Eu coloquei o vídeo no qual o Magela deu a entrevista. Ou seja, eu coloquei a fonte, a origem da matéria. E na matéria ele está falando o que eu disse acima e todo mundo pode ver isso, basta assistir o vídeo.

    Não se trata de concordar ou discordar. Ou não estou concordando ou discordando do Magela e do que ele disse. Estou apenas esclarecendo o que ele disse. E por tabela, esclarecendo a matéria publicada no post. Apenas isso.

    Primeiro precisamos entender o que está acontecendo e depois avaliar se concordamos ou discordamos, não é verdade?

    abração

  83. Hornet disse:

    ops! “Ou não estou” = Eu não estou

  84. Hornet disse:

    Nunão,

    em tempo: o “encerrar o assunto”, é de minha parte (do tipo: fico por aqui, pra mim já está bom etc.), é claro. Longe de mim querer “encerrar” o debate no post, dar a última palavra ou algo do tipo.

    abração novamente

  85. Nunão disse:

    Hornet, pode ficar com a última palavra, não tem problema não.

    Xiiii, fiz esse comentário e sem querer fiquei com a última palavra… Agora já foi!

    Saudações!

Comente

Dê sua opinião sobre o tema, seguindo as regras abaixo:

O uso de gravatar é obrigatório na Trilogia. Se você ainda não tem, acesse o site do Gravatar e crie o seu.

1. Seja educado, respeite os outros leitores;

2. Mantenha o blog limpo, não use palavrões;

3. Mantenha-se no tema proposto. Não use esse espaço para propaganda política.

Caso não siga as regras, seu comentário poderá ser apagado sem aviso prévio, seu e-mail poderá ser marcado como spam e seus futuros comentários cairão diretamente na lixeira.