Home Data Comemorativa Flotilha de Mato Grosso faz 133 anos

Flotilha de Mato Grosso faz 133 anos

872
8

Flotilha do Mato Grosso

Hoje, 20 de outubro, a Flotilha de Mato Grosso completa seu 133º aniversário de criação, representando um longo período de contribuição na defesa da fronteira oeste de nosso País.

A Flotilha de Mato Grosso foi criada em 20 de outubro de 1876, fruto da visão da Marinha em defender os interesses nacionais na fronteira oeste e dentro de um contexto geopolítico de pós-guerra da Tríplice Aliança. Hoje, a Flotilha conta com 9 navios, sendo 4 Navios-Patrulha, 1 Monitor, 1 Navio de Transporte Fluvial, 1 Aviso de Transporte Fluvial, 1 Navio de Apoio Logístico Fluvial e 1 Navio de Assistência Hospitalar, este incorporado à Marinha do Brasil no corrente ano, e que tem atuado efetivamente na condução de assistências cívico-sociais e médico-hospitalares às populações ribeirinhas ao longo dos rios Paraguai e Cuiabá. A Flotilha dispõe ainda de um Grupo de Embarcações de Patrulha e Desembarque, que presta apoio na realização das Operações Ribeirinhas e de Patrulha Fluvial e de um Grupo de Mergulho, com atuação relevante em diversos incidentes de Busca e Salvamento.

No histórico destes 133 anos de existência, ressalta-se o esforço perene de se manter e aprimorar a capacidade operacional da Flotilha para o cumprimento de suas atribuições, que abrangem amplo espectro de atividades, com a execução de operações de extrema complexidade, como as Operações Ribeirinhas – que exigem forças especialmente configuradas e preparadas para tal – como também a nobre tarefa de concorrer para melhorar o bem-estar das populações ribeirinhas da região, por meio da prestação de assistência cívico-social, capacidade ampliada com a recente incorporação do NAsH TENENTE MAXIMIANO.

Nesta data de tão relevante significado, comemoramos e rememoramos os fatos históricos que marcaram a presença da Marinha em nossa região desde tempos idos, em especial a criação de nossa FloFlotilha.

“FLOTILHA, UM SÓ TIME, UM SÓ RUMO”

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
Marine
10 anos atrás

Parabens a Flotilha e seus homens!!

catraca
10 anos atrás

Parabéns a Flotilha !!!!!
Pra frente e pro alto !!!!

Dalton
Dalton
10 anos atrás

Espero que o monitor Parnaiba tenha um fim digno de sua longa carreira de bons serviços prestados: torne-se um museu.

Noel
Noel
10 anos atrás

Antes de tudo parabéns, e uma curiosidade: quantos helicópteros apoiam essa Flotilha? Alguém sabe informar?

Vagner
Vagner
10 anos atrás

Atualmente, quatro helicópteros , do esquadrão HU-4, sediado na Base Fluvial de Ladário.

Abs.

Noel
Noel
10 anos atrás

Ok, muito obrigado pela informação Vagner.
Sds

Claudio Lisboa
Claudio Lisboa
10 anos atrás

Como Comandante da Flotilha de Mato Grosso agradeço a deferência do Blog Naval em apresentar matéria sobre a nossa Flotilha e aos comentaristas pelas mensagens de congratulações.
“FLOTILHA, UM SÓ TIME, UM SÓ RUMO”

Jonese
Jonese
10 anos atrás

Parabéns a Flotilha pela sua atuação em nossas águas interiores, garantindo a defesa do território nacional. Gostaria de aproveitar aqui o ensejo e solicitar ao Comandante Cláudio Lisboa se poderia mandar promover um walkaround, ou ensaio fotográfico, dos navios da Flotilha, o que poderia surtir ajuda aos colegas de comunidades de nautimodelismo, e que carecem de materiais como este à disposição na internet. Seria até interessante poder ver as partes de obras-vivas dos navios, quando estes estiverem docados para manutenção. Tal material poderia ser encaminhado a redação aqui deste blog, e posteriormente publicada. Agradeço a atenção a esta msg, deixo… Read more »