Home Data Comemorativa Flotilha de Mato Grosso faz 133 anos

Flotilha de Mato Grosso faz 133 anos

831
8

Flotilha do Mato Grosso

Hoje, 20 de outubro, a Flotilha de Mato Grosso completa seu 133º aniversário de criação, representando um longo período de contribuição na defesa da fronteira oeste de nosso País.

A Flotilha de Mato Grosso foi criada em 20 de outubro de 1876, fruto da visão da Marinha em defender os interesses nacionais na fronteira oeste e dentro de um contexto geopolítico de pós-guerra da Tríplice Aliança. Hoje, a Flotilha conta com 9 navios, sendo 4 Navios-Patrulha, 1 Monitor, 1 Navio de Transporte Fluvial, 1 Aviso de Transporte Fluvial, 1 Navio de Apoio Logístico Fluvial e 1 Navio de Assistência Hospitalar, este incorporado à Marinha do Brasil no corrente ano, e que tem atuado efetivamente na condução de assistências cívico-sociais e médico-hospitalares às populações ribeirinhas ao longo dos rios Paraguai e Cuiabá. A Flotilha dispõe ainda de um Grupo de Embarcações de Patrulha e Desembarque, que presta apoio na realização das Operações Ribeirinhas e de Patrulha Fluvial e de um Grupo de Mergulho, com atuação relevante em diversos incidentes de Busca e Salvamento.

No histórico destes 133 anos de existência, ressalta-se o esforço perene de se manter e aprimorar a capacidade operacional da Flotilha para o cumprimento de suas atribuições, que abrangem amplo espectro de atividades, com a execução de operações de extrema complexidade, como as Operações Ribeirinhas – que exigem forças especialmente configuradas e preparadas para tal – como também a nobre tarefa de concorrer para melhorar o bem-estar das populações ribeirinhas da região, por meio da prestação de assistência cívico-social, capacidade ampliada com a recente incorporação do NAsH TENENTE MAXIMIANO.

Nesta data de tão relevante significado, comemoramos e rememoramos os fatos históricos que marcaram a presença da Marinha em nossa região desde tempos idos, em especial a criação de nossa FloFlotilha.

“FLOTILHA, UM SÓ TIME, UM SÓ RUMO”

SAIBA MAIS:

8
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
JoneseClaudio LisboaVagnerNoelDalton Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marine
Visitante
Marine

Parabens a Flotilha e seus homens!!

catraca
Visitante

Parabéns a Flotilha !!!!!
Pra frente e pro alto !!!!

Dalton
Visitante
Dalton

Espero que o monitor Parnaiba tenha um fim digno de sua longa carreira de bons serviços prestados: torne-se um museu.

Noel
Visitante
Noel

Antes de tudo parabéns, e uma curiosidade: quantos helicópteros apoiam essa Flotilha? Alguém sabe informar?

Vagner
Visitante
Vagner

Atualmente, quatro helicópteros , do esquadrão HU-4, sediado na Base Fluvial de Ladário.

Abs.

Noel
Visitante
Noel

Ok, muito obrigado pela informação Vagner.
Sds

Claudio Lisboa
Visitante
Claudio Lisboa

Como Comandante da Flotilha de Mato Grosso agradeço a deferência do Blog Naval em apresentar matéria sobre a nossa Flotilha e aos comentaristas pelas mensagens de congratulações.
“FLOTILHA, UM SÓ TIME, UM SÓ RUMO”

Jonese
Visitante
Jonese

Parabéns a Flotilha pela sua atuação em nossas águas interiores, garantindo a defesa do território nacional. Gostaria de aproveitar aqui o ensejo e solicitar ao Comandante Cláudio Lisboa se poderia mandar promover um walkaround, ou ensaio fotográfico, dos navios da Flotilha, o que poderia surtir ajuda aos colegas de comunidades de nautimodelismo, e que carecem de materiais como este à disposição na internet. Seria até interessante poder ver as partes de obras-vivas dos navios, quando estes estiverem docados para manutenção. Tal material poderia ser encaminhado a redação aqui deste blog, e posteriormente publicada. Agradeço a atenção a esta msg, deixo… Read more »