Marinha assina Termo de Cooperação para construção de Lanchas-Escola

6

prototipo_lancha

No dia 28 de outubro de 2009, a Diretoria de Engenharia Naval (DEN) assinou Termo de Cooperação técnica com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a construção de seiscentas Lanchas-Escola para atender ao Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. A realização do objeto convencionado será regida pelos dispositivos legais que regulamentam a execução e a gestão de dotações orçamentárias descentralizadas entre órgãos e entidades da administração federal, neste caso, do FNDE para a Marinha do Brasil (MB).

O objetivo, como consta no Termo de Compromisso firmado em 15 de julho deste ano, entre o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa, com a interveniência do FNDE e da MB, é a produção inicial de 1500 Lanchas-Escola, com meta final prevista de 3000 lanchas, que serão destinadas aos estados, Distrito Federal e municípios, especialmente localizados nas áreas ribeirinhas da região Norte, para o atendimento dos alunos da Educação Básica pública, transportados da Zona Rural.

A decisão pela construção das Lanchas-Escola da primeira fase do Programa, nas Bases Navais, se coaduna com a política governamental de mútua cooperação entre o Ministério da Educação e o Comando da Marinha no incentivo à construção naval, aproveitando a capacidade industrial disponível em suas Bases Navais, que será utilizada para produção das embarcações pretendidas pelo FNDE.

As lanchas serão construídas a partir de um projeto desenvolvido pela Base Naval de Val-de-Cães, da seguinte forma: trezentas na Base Naval de Val-de-Cães, duzentas na Base Naval de Natal e cem na Base Naval de Aratu.
O Termo de Cooperação, ora assinado, terá duração total de 2 anos e 4 meses, sendo que 180 lanchas estão com sua entrega prevista para 2010, 360 lanchas para 2011 e as últimas 60 lanchas para 2012.
Principais características das Lanchas-Escola:

  • Comprimento total: 7,30m;
  • Boca moldada: 2,20 m;
  • Material: alumínio Naval;
  • Calado: 0,35 m;
  • Motorização: Motor de popa com potência de 90hp;
  • Deslocamento leve de projeto: 1,2 t;
  • Tanque de gasolina:100 litros; e
  • Capacidade de passageiros:20

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
corsario01

Eu queria ver uma foto destas lanchas.

flaviodepaula

Aqui no Amazonas estas lanchas são muito necessárias, para atender as comunidades do interior.

O problema é que, depois de prontas, quem vai opera-las, fazer manutenção??? Se jogar com o governo do estado, é jogar dinheiro fora.

Abraços

BRASIL!!!

Guilherme Poggio

Padilha,

São simplesmente barcos de alumínio igual a estes que você pode usar para pescar. Não tem segredo nenhum.

O flaviodepaula disse bem. Essas lanchas são como os ônibus escolares em outras localidades do Brasil (muito importantes). Mas quem vai cuidar delas?

cafuzzo

Salve Comandante e estimado corsário.
creioq ue vocês poderão ver o protótipo dela

comment image

se tiverem problemas para ver as lanchas me avisem encaminho-vos pelo email.
agora o colega flaviodepaula tocou num ponto bem interessante, quem vai mantê-las?
São extremamente necessárias e acho até a iniciativa louvável, porém, Brasil é Brasil…
Grande abraço e saudações

corsario01

Obrigado pelas fotos. Sempre gosto de poder pontuar bem as coisas antes de fazer qualquer comentário, por isso a necessidade de se conhecer as tais lanchas escolares.

Valeu!!!