Home Noticiário Internacional Dois EC225 para a Marinha Francesa

Dois EC225 para a Marinha Francesa

142
0

EC225 foto Eurocopter

A DGA francesa (direction générale de l’armement) notificou no dia primeiro de dezembro a aquisição de dois helicópteros de segurança marítima (SECMAR – sécurité maritime) EC225, da gama civil da Eurocopter. Os helicóteros deverão ser utilizados pela Marinha Francesa (marine nationale) em substituição a modelos Super-Frelon que estão no final de suas vidas úteis, a partir da base aeronaval de Lavéoc. Os EC225 estão previstos para chegar à base em março e junho de 2010.

Segundo a Eurocopter, ambos deverão operar em Lavéoc até o final de 2011, quando deverão entrar em serviço naquela base os primeiros helicópteros NH-90. Também segundo a empresa, os EC225, desde o lançamento, EC225 foto 2 Eurocopterforam selecionados em praticamente todas as competições em que entraram, tornando-se referência em missões SAR (Search and Rescue – Busca e Resgate) pelo mundo. Entre os operadores do modelo, estão a agência nacional de resgate da Coreia do Sul, O Ministério dos Transportes chinês, a Guarda-Costeira do Japão e grandes operadores  comerciais que prestam serviços a plataformas de petróleo e gás no Mar do Norte, Mar de Bering e Golfo do México.

A capacidade é de 24 passageiros e a velocidade máxima é de 325 km/h. Os EC225 SECMAR, segundo a DGA, são equipados com guincho capaz de içar simultaneamente duas pessoas a bordo. Na categoria de 11 toneladas de peso máximo de decolagem, o modelo  foi, segundo a Eurocopter, planejado desde o início prevendo missões SAR.

Também segundo a empresa e a DGA, por ser bimotor, possuir piloto automático exclusivo com controle nos 4 eixos e modos avançados para missões SAR, permitindo manter com precisão de um metro o posicionamento em relação a um navio, controles automáticos para falhas do motor, rotor de cinco pás e níveis baixos de vibração, o EC225 permite a realização de missões de longa duração com menos cansaço às tripulações, e mais segurança em condições extremas. Entre os cenários previstos está a capacidade de resgatar dez pessoas a 300 milhas náuticas, ou 15 pessoas a 250 milhas náuticas.

FONTES E FOTOS: Eurocopter e DGA

NOTA DO BLOG: a informação de que os EC225 operarão em Lavéoc até a chegada dos NH-90, configurando-se (na interpretação do Blog) como uma “solução tampão” para aquela base devido à desativação dos Super Frelon, é citada apenas na nota da Eurocopter sobre a compra. Na nota da DGA sobre o mesmo assunto, essa informação não aparece.

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of